CONSIDERAÇÕES SOBRE RESPOSTA NA ABERTURA DE 2 (ARTIFICIAL E FORÇANTE)

Antigamente no sistema GOREN todas as aberturas em nível 2 eram forçantes a "game". Quem joga "rodado" ("Rubber-Bridge") ainda usa esse tipo de convenção. No entanto, diante da pouca ocorrência das mãos de mais de 21 HCP adotou-se, entre os jogadores de torneio e quadra,
abrir de 2, 2 e 2 fraco com naipe sexto, enquanto que 2 passou a ser única mão forte com naipe indeterminado, onde a maioria das duplas considera essa abertura como absolutamente forçante a "game". 
No sistema inglês ACOL usa-se 2 e 2 como semi-forte, para mãos de 17 a 20 pontos. 

Evidentemente, outros sistemas, como o Precision e os sistemas italianos, usam como abertura forte 
1 e há até o sistema Romex que adota (além de 2 forte ou 1 forte - depende da versão) também 
2 como abertura forte! Mas o fato é que a abertura forte de 2 está bem cristalizada entre os jogadores de Bridge e para quem é iniciante neste jogo é recomendado sua adoção. 

O problema significativo a ser entendido é que não há uma uniformidade entre as falas que se seguirão após a abertura de 2. Muitas duplas seguem convenções meio particulares e algumas dessas convenções sobrevivem e até se tornam populares. Neste texto tentaremos resumir algumas das mais comuns que tomamos conhecimento.  

Antes porém, é importante conceituar que, diante de uma abertura forçante a "game", há um aceitação bem clara de que uma voz de resposta positiva, que sugere possibilidade de Slam, não deve ser baseada em pontos predominantemente de Damas e Valetes, embora essas honras sejam importantes para solidificar naipes, mas sim em vazas de controle que irão cobrir as perdedoras imediatas do Abridor, ou seja, em Ases e Reis. Nesse sentido considera-se que 1 Ás equivale a 2 controles ou a uma vaza certa e 1 Rei equivale a 1 controle ou a meia vaza certa. Uma resposta positiva, usando essa concepção, requer 3 controles ou 1 vaza e meia, por exemplo, 3 Reis ou KQ + K. Certas configurações como AQ ou AJ10 num mesmo naipe podem também ser consideradas como 1 vaza e meia, mas nesse caso é preciso um complemento mínimo de Dama ou Valetes para se totalizar os 8 HCP usuais para uma resposta positiva.

Entretanto, muitas duplas acertadamente adicionam alguns critérios para uma resposta positiva ser mencionada através da marcação de um naipe, como por exemplo, ser quinto com duas honras (A/K/Q), ou ser sexto com uma honra de Ás ou Rei, ou excepcionalmente QJxxxx .
Vejamos algumas dessas respostas abaixo:

1. 2 resposta negativa, positiva ou de espera
2. Resposta indicando Pontos
3. Resposta indicando Controles
4. Respostas Albert para 2
5. Resposta Paradox para 2
6. Resposta Romex para 2
7. Resposta Martelsby

1 - 2 negativo, positivo, ou voz de espera
O uso de 2 como resposta para mostrar a força da mão tem o objetivo principal de economizar passos no Leilão, reservando às outras vozes, mais bem definidas, para serem usadas apropriadamente junto com o esclarecimento de naipe. 

1.1.  2 como negativo.   
Tradicional adotar essa voz do Respondedor como negativa, que indica zero a 7 pontos em cartas altas, porém isso é melhor caracterizado na sua segunda voz, onde o Respondedor poder marcar sua segunda negativa em 3 (0-2 hcp) caso o Abridor marque um naipe rico em nível 2, ou no naipe seguinte, caso o Abridor marque um naipe pobre em nível 3. 
Assim, a resposta de 2 nega 3 controles (K=1 controle e A=2 controles) ou a posse de 1 Ás e 1 Rei, ou de 3 Reis, ou KQxxx + Kx, ou ainda uma mão com AQxxx num naipe de 5+ cartas e QJx noutro. As mãos com 4 Damas e 1 Valete, que possuem 9 pontos em cartas não se prestam para um positivo em naipe, pois diante de uma abertura forte o fundamental é a posse de controles e. No entanto, marca-se 2ST como resposta positiva com 8 a 10 pontos em cartas. 
Num jogo de rodado ("Rubber Bridge') as aberturas de 2, 2, 2 e 2 são forçantes a game e antes o negativo era 2ST, mas com a evolução do Bridge adota-se também no jogo de rodado que 2 é a resposta negativa na abertura de 2, mantendo nas aberturas forte de 2, 2 e 2 o negativo como 2ST. 
Assim, se você vai jogar Bridge com um parceiro novo e não teve tempo hábil para combinar detalhes do sistema que irão jogar, quando o parceiro abrior de 2 assuma a tradiciconal resposta de 2 como negativa. 
Após uma resposta negativa em 2 se o Abridor marcar um naipe rico em nível 2 o Respondedor com 4 cartas e 0-2 pontos deve pular a game no nível 4 para indicar fraquesa total, porém com 4 cartas de abono, pois o Abridor pode ter uma mão tricolor. Se o abono for terceiro o Respondedor marca 3 para indicar a segunda negativa e depois abona com 3 cartas caso o Abridor marque outro naipe. Note que se você for um Abridor de 2 com uma mão tipo AKQJ10x AK Ax AQJ, após a marcação da segunda negativa pelo Respondedor, tenha como certo que só um milagre vai impedir que você deixe de dar duas vazas.
Por outro lado, se o Respondedor possuir de 3 a 7 pontos (pelo menos 1 Rei se tiver 3 pontos), quando o Abridor marca naipe rico no nível 2, tanto com 3 ou 4 cartas de apoio, deve-se abonar em nível 3 para mostrar que não é uma mão negativa total e que pode ter alguma honra importante. Em outro caso, com 3 a 7 pontos, ele deve marcar seu naipe quinto ou dizer 2ST, esperando que o Abridor marque seu outro naipe para então poder aboná-lo se houver encontro de naipes ("fit"). 
O resto é seqüência natural de Leilão que busca um melhor contrato para se jogar. 
O problema maior da resposta negativa de 2 é que em determinadas mãos não se tem uma adequada marcação para indicar uma voz positiva de modo construtivo. Ex. Jxxx 9xxx x AKJ9 (2ST ??)

1.2. 2 como única resposta positiva.    
Algumas duplas, ao contrário,  usam a resposta de 2 como positiva indicando, ter 8 ou + HCP ou ter a posse de uma vaza e meia (3 controles). Isso simplesmente informa ao parceiro que há possibilidade de Slam, mas atrasa o esclarecimento do naipe da mão do Respondedor. 

Essa prática foi introduzida pelo bridgista teórico Alvin Roth que considerou melhor esclarecer as mãos negativas e deixar para segunda e terceira voz do Respondedor os detalhes da sua mão positiva. 
As resposta são:
2 é positivo, GF, com pelo menos 3 controles ou 1 Ás e duas Damas e 7+ hcp.
2 é artificial e negativa (menos de 8 hcp e sem naipe marcável)
2, 3, 3 e 3 indicam 5 cartas com 3 a 7 hcp e mão de até 2 controles
  AJxxx Jx xxx xx <=2 / Qxx x KJ1098x xxx <=3 / xx KQ109x Jxxx xx <=3 
2ST é balanceada com 8 a 10 hcp e até 2 controles (QJxx Jx KJx Jxxx) 
3ST é balanceada com 11 a 13 hcp e até 2 controles (QJxx Jx AQJx Jxx) 

1.3. 2 como espera ("waiting") e a segunda negativa em naipe pobre.
É bem popular e sua idéia básica é de 2 como um "relay" para que o Abridor defina sua mão e então o Respondedor possa avaliar se sua resposta será positiva ou negativa, bem como de permitir mais espaço no Leilão. 
Além disso, muitas duplas consideram que a resposta positiva em um naipe necessariamente tem que mostrar um bom naipe, digamos 2 honras com 5 pontos no naipe quinto ou um naipe sexto com uma honra alta, adicionalmente a ter pelo menos 8 HCP. 
Em distribuições 4-3-3-3 ou 4-4-3-2 a voz de 2ST normalmente indica honras (pega) em todos os naipes e mão balanceada. 
Nesse caso, sem essas características básicas, mesmo com mão de 8 ou mais HCP o Respondedor se vê obrigado a marcar 2 esperando que o Abridor inicie a descrição de sua mão para então mostrar uma segunda negativa, citada acima, ou mostrar uma mão positiva.
As resposta são:
2 waiting, nega possibilidade de uma voz bem definida. A segunda negativa é feita com 0-4 hcp, sem Ás e marcando 3, ou o naipe seguinte caso o Abridor marque um naipe pobre no nível 3. 
2, 2, 5+ cartas com 2 honras altas, 3 e 3 6+ cartas com 1 honra alta, ou 5+ com 2 honras altas
2ST resposta positiva em mão balanceada e 8+ hcp
3, 3 naipe de 6+ cartas com 1 perdedora  

1.4. 2 como voz de espera e  2 como super negativa (0-2 hcp) 
É uma resposta bem mais moderna. Nela a voz de 2 como resposta imediata na abertura de 2, indica 0 a 2 hcp como se fosse a segunda negativa. 
Isso permite que o Abridor de 2 possa terminar em contrato parcial no nível 3, ou nível 4 em caso de naipe pobre.
Nessa convenção a voz de 2 é de espera podendo ser negativa de 3 a 7 hcp, ou positiva.
Quando o Respondedor tem uma voz positiva de 2 ele marca 2ST permitindo uma transferência de carteio para a mão forte do Abridor que marca 3 com 3 cartas. O ruim disso é que se o carteio final ficar em ST não será a mão forte que irá cartear e os defensores vendo as cartas da mesa poderão melhor se estruturar na defesa.  

1.5. 2 como voz negativa e  2 artifical como voz positiva GF 
Foi introduzida pelo expert bridgista da california, Marshall Miles.
Nela a voz de 2 como resposta imediata na abertura de 2, indica uma mão positiva com pelo menos 2 controles, sem um naipe bom de 5+ cartas e 7+ hcp. 
Nessa convenção a voz de 2 é negativa negando 3 controles e com menos de 7 hcp. A segunda negativa continua em naipe pobre.
Quando o Respondedor tem uma voz positiva de 2 ele marca 2ST permitindo uma transferência de carteio para a mão forte do Abridor que marca 3 com 3 cartas.
As vozes de 2, 3 e 3 mostram naipe de 5+ cartas com duas honras.
As vozes de 4, 4, 4 e 4 são transfer e mostram um naipe longo como uma perdedora.

2. Resposta mostrando Pontos em escalões (passos). 
Um critério plausível, porém não muito usual, consiste em mostrar os pontos da mão do Respondedor. Uma tabela possível seria:
Abridor   Respondedor
   2              2  <=    0-4   pontos
                      2  <=    5-7   pontos
                      2  <=   8-10  pontos
                      2ST <= 11-13  pontos
                      ....
O problema desse esquema é que o Abridor não fica sabendo onde esses pontos estão e de que tipo são.  

3. Resposta mostrando Controles por Escalão (passos).  
Um critério usado na abertura de 1 forte, principalmente pelos antigos campeões italianos, de mostrar  cartas chaves (A ou K) pode ser adotado também na abertura de 2
Nesse caso a tabela de controles seria:
Abridor   Respondedor
   2             2  <=  0-1   controle
                      2  <=    2     controles
                      2  <=    3     controles
                      2ST <=    4     controles
                      ....
O Respondedor, ao mostrar 1 ou 2 controles, pode ter uma mão branca com um 1 Rei ou um Ás, logo a segunda fala do Respondedor é para marcar a segunda negativa no naipe pobre mais econômico possível. Isso evita que o Abridor possa ficar tentado a pesquisar um Slam e gere um "overbidding". 


4. Resposta "Albert Two Clubs".
Esta descrição está no livro "Conventions at a Glance" de Granovetter.
As resposta bem definidas são:
Abridor    Respondedor
   2             2  <= 7 ou + HCP
                      2  <=  0-6 HCP
                      2  <=  5 ou + cartas de Espadas 
                      2ST <=  5 ou + cartas de Copas
                      3/3 <= natural  
                      3  <=  0-2 HCP em mão balanceada
                      3  <=  AKQxxx 
                      3ST <=  AKQxxx 
                      4/4 <=AKQJxx ou AKQxxxx do naipe mencionado

Evidentemente essas possibilidades do Abridor de 2 encontrar um Respondedor com naipe sexto ou sétimo fechado com AKQxxx são muito improváveis, logo essa parte da convenção seria melhor usada substituindo essas vozes por situações de mão fraca com naipe longo, com uma ou duas honras, pois as vozes de naipe quinto (ou superior) não requerem aqui nenhuma honra, somente ter voz positiva com mais de 7+ HCP. 

5.  Resposta Paradox
Encontra-se no site pessoal de Chris Ryall
Abridor   Respondedor
   2             2  <= voz de espera, porém positiva ou semi positiva
                     2  <= voz negativa para jogar em Copas, mas pode ser positiva para Espadas
                     2  <= voz negativa para jogar em Espadas, mas pode ser positiva para Copas
A idéia aqui é ir mostrando onde se está curto, no caso de mão muito fraca, assumindo que a abertura forte é baseada num naipe rico.
Chris Ryall sugere 2 Leilões inusitados:
Abridor  Respondedor                                             Abridor Respondedor                       
    2          2 <= muito fraco e curto em          2           2  <= muito fraco e curto em
  passo!!                                                                    passo!!
Embora essa estrutura de resposta seja muito estranha ela evita se jogar game com chance muito reduzida, sendo portanto um negócio lucrativo garantir um parcial segura. 

6. Resposta Romex.
Feitas por George Rosenkranz (acha-se no livro "Bridge: The Bidder's Game")

A abertura de 2 é forçante a "game", exceto quando na segunda fala o Abridor marca 2ST que mostra 21-22 HCP.
Abridor   Respondedor
  2              2  <= 0-1 controle
                      2  <= 2 controles
                      2  <= 3 controles
                      2ST <= 4 controles em mais de dois naipes
                      3  <= 4 controles em dois naipes
                      3 <=  5 controles  
                      3  <=  mão 2=2=4=5, com 6 ou + HCP, menos que Qx nos ricos e honra em cada pobre
                      3  <=  mão 2=2=5=4, com 6 ou + HCP, menos que Qx nos ricos e honra em cada pobre

                     3ST  <= sólido naipe sétimo pobre, sem A ou K em outros naipes
                      4  <= sólido naipe sétimo ou oitavo em Copas sem A ou K em outros naipes
                      4  <= sólido naipe sétimo ou oitavo em Espadas sem A ou K em outros naipes
                      4  <= semi-sólido naipe sétimo ou oitavo em Copas
                      4  <= semi-sólido naipe sétimo ou oitavo em Espadas 

7. Resposta Martelsby
Esta resposta combina mostrar ter positivo com naipe quinto (ou mais longo) com duas honras altas (AK/AQ/KQ) através da fala artificial de 2 ou mostrar controles.
Abridor   Respondedor
  2              2  <= 0-1 controle
                      2  <= 2 controles
                      2  <= positivo 2 honras altas em um naipe quinto
                      2ST <= 3 controles 
                      3  <= 4 controles 
                      3  <=  5 controles ou mais 
Após o Respondedor marcar 2, o Abridor pode mostrar seu naipe pedindo apoio e então o Leilão segue natural, ou pode marcar 2ST para que o Respondedor mostre seu naipe fazendo um Transfer ao marcar o naipe abaixo, de modo a transferir o carteio para a mão forte.

8. Resposta Albarran
Após abertura de 2 o Respondedor marca Ases. 
Deve-se aos franceses Pierre Albarran (1894-1960) e Baron Robert de Nexon, que em 1935 publicaram um interessante livro sobre "Notre Methode de Bridge"
Abridor  Respondedor
   2           ?
                   2  <= não tem Ás e menos de 7 hcp
                   2  <= tem Ás de
                   2  <= tem Ás de
                   2ST <= não tem Ás mas tem 8+ hcp
                   3  <= tem Ás de
                   3  <= tem Ás de
                   3  <= tem 2 Ases de hierarquia mista (1 rico e outro pobre)
                   3  <= tem 2 Ases da mesma cor
                   3ST <= tem 2 Ases de mesma hierarquia
Nota: na versão de 1935 usava-se 3ST para marcar 2 Ases e 3ST para marcar 3 Ases.

9. Proposta de Sudhir Aggarwal (da Índia) usar 2 como FG e usar algumas seqüências especiais:
Abridor  Respondedor
   2           ?
                   2  <= positivo Forçante a Game (FG)
                   2  <= resposta negativa - nega controles (A e K), mas pode ter Damas e Valetes
                   2  <= tem 5+ de boa qualidade e FG
                   2ST <= tem 5+ de boa qualidade e FG
                   3  <= tem 5+ de boa qualidade e FG
                   3  <= tem 5+ de boa qualidade e FG
                   3  <= tricolor 4=1=4=4 seca e FG
                   3  <= tricolor 4=1=4=4 seca e FG
                   3ST <= um naipe sólido tipo AKQJxx sem nenhum controle lateral
                   4/4/4/4 <= são transfers com naipe 8o. sem nenhum controle no naipe

Concluindo: cabe aos jogadores de uma dupla melhor definirem suas seqüências de respostas diante de uma abertura de 2, sendo que essas informações anteriores se prestam mais a dar novas idéias na estruturação a ser adotada. Leia agora a abertura de 2 Paus. 
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