SISTEMA RBB - Revista Brasileira de Bridge - publicação fev/2002 no. 296

O sistema RBB foi criado para ser usado no Painel dos Experts da Revista Brasileira de Bridge ao propor problemas de marcações de leilões em determinadas situações.

O RBB é um sistema Natural rico quinto (nos moldes do Standard American) onde a abertura de naipe pobre pode ter 3 cartas (com 3 cartas em ambos os pobres, nas mãos 4-3-3-3, abre-se de 1 Paus).

Repostas às Aberturas de 1 em naipe pobre:
- Apoio invertido:
   simples = 10+ pontos com 4 cartas, nega naipe rico;
   em salto = 6/9 pontos pontos com 5 cartas;
   segunda fala do Abridor
   . 2ST = mínimo com 3 cartas;
   .remarcação = mínimo com 4 cartas;
   .outro naipe = máximo e pode ser indicação de honras
   .outro naipe em salto = máximo, splinter (carta seca/chicana);
   .3ST = 18+/20- pontos, com 3 cartas no naipe de abertura
- Após a resposta de 1 em naipe:
   - 2ST = Forçante a Game (FG), com mão regular (18-20)
                 pode ter abono 4o. ou mão 5-4-2-2 com abono 4o.
   - 3ST = mostra naipe longo, mão forte e pega em laterais (pode ter seca)
   - marcação de outro naipe em salto duplo = splinter, mão forte com abono
   - remarcação do naipe de abertura (4/4) em nível 4
                 mostra naipe sexto encabeçado por AK e abono quarto
   - abono no naipe rico em salto no nível 4 (4/4)
                 mostra mão fraca, distribucional, com abono 4o. ou 5o.
- Após 1/1 seguido de 1ST mostrando mão regular de 12-14 pontos
   - 2 = Check back Stayman:
                .2 = sem abono terceiro ou o outro naipe rico
                .2/2 = abono 3o. ou outro naipe (com os dois marca-se 2)
 - Após 1/1 seguido de 2ST mostrando mão regular de 18-20 pontos
   - 3 = Check back Stayman
                .3 = sem abono 3o. ou outro naipe rico
                .3/3 = abono 3o. ou o outro naipe rico (com os dois marcar 3)
                .4/4 = abono 4o.
                .remarcação do naipe pobre (4/4) mostra abono com 5-4-2-2
- Após 1 em naipe seguido de remarcação do naipe
       - novo naipe é natural forçante por uma volta (F1)
- 1ST = 6-9 pontos
- 2ST = natural, convite 10-12 pontos sem naipe rico
- 3ST = natural, 13-15 pontos sem naipe rico
- 2 após 1 é natural com pelo menos 10 pontos (F1)
       - segunda fala do Abridor:
                 .2 = mínimo, mão irregular, pode ter mão 5-4-2-2
                 .2/2 = máximo, pode ser somente honras no naipe
                 .2ST = mínimo, mão regular, não forçante (NF)
                 .3 = máximo, mão irregular, abono 4o.
                 .3/3 = mínimo, splinter com abono 4o.
- salto em novo naipe = mão forte mais de 15 pontos
     (de passado, mostra bom naipe 5o. e abono 4o. = "fit show")

Respostas às aberturas de 1 em naipe rico
- 1 sobre 1 = natural, naipe 4o.
   segue seqüência similar a 1/1 e resposta de 1, inclusive a seqüência
   sobre 1ST (o Abridor com 15+/18- deve marcar por baixo 2/2 com 3 cartas)
- 1ST = até 11 pontos
        - segunda fala do Abridor:
           .2/2 pode ser 3 cartas e está limitado a 17 pontos
           .2 na abertura de 1 é pelo menos naipe 4o. até 17 pontos
                - segunda fala do Respondedor:
                   .2ST é convite com 10/11 pontos
                   .novo naipe é "sign-off"
           .2ST = natural (FG) 18+/20
            .naipe novo em duplo salto é auto splinter em monocolor fortíssimo
 - 2 sobre 1 = FG (exceto se o respondedor remarcar seu naipe)
         - segunda fala do Abridor:
            .outro naipe inferior em nível 2= natural, naipe 4o. e força indefinida
            .remarcação do naipe rico de abertura = neutro, geralmente mínimo
            .2 (abertura 1) ou 3/3(sem saltar ou abonar) = natural 16+ pontos
            .2ST = natural 16 pontos
            .naipe em salto é splinter com abono 4o.
            .remarcação em salto = mão forte e naipe autônomo
- salto em novo naipe = mão forte mais de 15 pontos
- abono simples (2/2) = 6 a 9 pontos com 3 ou 4 cartas
- abono em salto (3/3) = convite com 4 cartas (10-11 pontos)
            (para abonar no nível 3 com 3 cartas convidando marca-se antes 1ST)
- abono em 4/4 = forte abono (5/6 cartas) mão fraca
- 2ST = abono 4o. FG
        - segunda fala do Abridor
           .remarcação no nível 3 = naipe 6o. boa mão
           .novo naipe ao nível 3 = natural
           .3ST = natural, boa mão
           .remarcação no nível 4 = mínimo (12-14 pontos)
           .novo naipe em nível 4 = seca 
- 3 (sobre 1) ou 4 (sobre 1) = naipe longo, mão de barragem
- 3ST = splinter no outro naipe rico, 10 a 12 pontos 
- 4/4 = splinter, 10 a 12 pontos
- De passado: salto em novo naipe = convite com bom naipe 5o. e abono; 
                          2 = Drury (convite com 10-12 e abono)

Desenvolvimento do leilão após abertura de 1 em naipe
- 4o. naipe = forçante a game
- 4o. naipe em salto = forçante com mão 5-5
- convites naturais naturais, após naipe rico abonado em nível 2
   .2ST = mostra mão regular de 16 pontos
   .outro naipe mostra honras e pede explicação de honras do respondedor
   .remarcação no nível 3 pergunta máximo (8-9 pontos) ou mínimo (6-7 pontos)
- Sobre reversa:
    - remarcação do respondedor é naipe 5o., neutro
    - 4o. naipe ao nível 2, ou se não for possível, 2ST = negativa, mão fraca
    - outra voz = natural FG

Abertura de 1ST (requisitos: 15+/18- pontos, mão regular)
- 2 = Stayman (na seqüência 3/3 é natural FG)
- 2/2 = transferência para naipe superior (Jacoby Transfer)
- 2 = pede naipe pobre (vide mss)
- 2ST = natural, convite com 8/9 pontos
- 3/3 = natural, convite com 6 pontos e naipe sexto
- 3/3 = artificial, convite a Slam em naipe pobre 
- 4/4 = artificial, transferência para 4/4  
      - a transferência para naipe rico feita em nível 2 e depois abonada em
        nível 4, é mais forte e tentativa a Slam se Abridor tiver o máximo
      (não se usa a antiga convenção Gerber de pergunta de Ases)
- 4/4 = conclusivo (para jogar)
- 4ST = quantitativo, convite a 6ST

Abertura de 2ST requisitos: 20+/22- pontos, mão regular
- 3 = Stayman (na seqüência 4/4 é natural FG)
- 3/3 = transferência para naipe superior (Jacoby Transfer)
- 3 = pede naipe pobre (vide mss)
- 4/4/4/4 = transferência para naipe superior 4/4/4/5
- 3ST = quantitativo (convite a 6ST)

Abertura de 2 FG requisitos: mão regular de 23+ pontos ou irregular de 21+ pontos
- 2 = neutro ("waiting"), nega ausência de clara voz positiva
             (a segunda voz do Respondedor no naipe pobre mais barato é segunda negativa 0-3 pontos)
- naipe = bom naipe 5o. encabeçado de honra maior
- outras = naturais

Abertura de 3ST ("gambling") requisito: naipe pobre 7o. ou 8o. fechado e máximo Dama lateral
- A resposta em 4 é para passar ou corrigir para 4
- A resposta em 5 é para passar ou corrigir para 5
- 4/4/5/Slams são marcações conclusivas

Abertura de 2/2/2 requisitos: naipe 6o., barragem (vide artigo aqui)
- 2ST = pede honra lateral
             (Abridor só mostra honra se estiver no máximo e marca 3ST com AKQxxx)
- abonos = barragem
- naipe rico sobre pobre = forçante, pede abono
- naipe pobre sobre rico = cue-bid

Abertura de 3/3/3/3 requisitos: naipe 7o., barragem (Regra do 3 e 2)
- abonos = barragem
- naipe rico sobre pobre = forçante, pede abono
- naipe pobre sobre rico = cue-bid F1
- marcação de game = conclusivo
- 4ST = pergunta Áses

Abertura de 4/4/4/4 requisitos: naipe 7o. ou 8o., barragem (
Regra do 3 e 2)
- naipe rico sobre naipe pobre = conclusivo
- naipe pobre sobre naipe rico = cue-bid F1
- marcação de game = conclusivo
- 4ST = ´pergunta Ases


Leilão Competitivo
- dobres negativos, responsivos e competitivos (vide dobres)
- sobre interferência adversária:
   .abono em salto = fraco, 4 cartas
   .salto em outro naipe = fraco, naipe 6o. ou 7o.
   .cue-bid = abono limite ou +
   .cue-bid em salto = splinter
   .após resposta em nível 1 em naipe e interferência em 4a. posição = dobro/redobro indica 3 cartas de abono ("support double")

Sobre dobro punitivo da abertura de 1ST
- passo = aceita jogar 1ST dobrado
- redobro = quer punir adversário se marcar naipe
- naipe em nível 2 = natural, fraco e naipe longo

Sobre dobro da abertura de 1 em naipe
- redobre = quer punir ou mostrar força de 10+pontos
- marcação de naipe em nível 1 = F1
- marcação de naipe em nível 2 = NF
- salto em novo naipe = NF
- duplo salto em novo naipe = splinter com abono de 4 cartas
- 2ST = abono de 4 cartas e 10-11 pontos


Após interferência no nível 2
- sobre 1ST = uso da convenção Lebensohl
- marcação de 2 em naipe = NF
- marcação de 3 em naipe = FG
- 2ST = é artificial e obriga a 3

     segunda fala do Respondedor:
     .naipe = conclusivo, para jogar
      .cue-bid = indica pega e pelo menos 1 naipe rico 4o. (interferência de 2 até 3)
      .3ST = indica pega e ausência de naipe rico
- 3ST direto = força de game e ausência de pega
- cue-bid direto = força de game, pelo menos 1 naipe rico, ausência de pega
- dobre = informativo 

Leilão Defensivo
- Interferência com naipe em salto = mão fraca, naipe longo
   (não se aplica sobre abertura de barragem ou reabertura em 4a. posição)
- cue-bid sobre naipe rico = Michaels (bicolor de um pobre com o outro rico)
- cue-bid sobre naipe pobre = natural, bom naipe
- cue-bid em salto sobre naipe pobre = natural, barragem
- cue-bid em salto sobre naipe rico = pede pega para jogar 3ST (naipe pobre sólido)
- interferência de 2ST em salto = bicolor dos naipes de menor hierarquia excluindo naipe de abertura
- dobres informativo sobre abertura de barragem até 4
- reabertura com ST em 4a. posição:
   .1ST = 10 a 14 e segue-se leilão natural, sem Stayman ou transferências
   .2ST = 18 a 19 e segue-se sistema com Stayman e transferências
- Lebensohl após dobre do parceiro a uma abertura adversária de 2 fraca
- sobre interferência ou dobre do parceiro = cue-bid F1, novo naipe NF
- sobre interferência de 1ST do parceiro, segue tudo como na abertura de 1ST
- interferência sobre 1ST adversário = usa-se ASPTRO modificado:
    .2 = bicolor de com outro
    .2 = bicolor de com outro
    .2ST = bicolor de pobres
    .2/2/3/3 = natural naipe longo


Aproximação de Slam
- pergunta de Ases Romana (Avarelli) e na interferência DOPI
- cue-bids em geral
- 5ST em salto =Grand Slam Forcing (GSF)

Saídas
- Com honra são naturais = cabeça de seqüência
- quarta carta

/ / /