Sistema SAYC: Standard American Yellow Card 

O Sistema SAYC, texto aqui adaptado da versão OKBRIDGE (http://www.okbirdge.com), se refere ao Sistema Natural conhecido como Standard American, jogado principalmente nos Estados Unidos, e que foi formalizado no cartão de convenções amarelo, pela American Contract Bridge League em 1988.

Embora na prática os Leilões possam ser muito competitivos o estudo de um sistema separa o Leilão livre do Leilão competitivo. Além disso há também diferenças nas aberturas e respostas quando uma abertura é feita em terceira ou quarta posição (parceiro já passou, logo tem menos de 13 pontos).

Todo Leilão busca achar o melhor contrato dentro do limite estatístico de pontos que somados a dupla deve ter. Ou seja, para se fazer um game em 3ST, 4 ou 4 são necessário 25-26 pontos e em naipe pobre (5 e 5) são necessário 27-28 pontos. Um Slam requer 32-33 pontos e um Grand-Slam requer 35-36 pontos.
Portanto o sistema de Leilão busca suprir informações para somar pontos da mão do Abridor com a mão do Responder e também busca informações de apoio (ou suporte) de cartas em naipe marcado. O encontro de cartas de um mesmo naipe para uma dupla (fit) considera satisfatório 8 cartas. Ou seja, se a abertura é feita em naipe rico que promete 5 cartas, então o abono (marcação do mesmo naipe pelo Respondedor) pode ser feito com 3 cartas, se a abertura é feita em naipe de Ouros, que é normalmente naipe quarto na abertura, então o abono deve ser feito com 4 cartas, se a abertura é feita em naipe de Paus, que pode ser 3 cartas, então o abono deve ser feito com 5 cartas. Evidentemente sempre existe as exceções, por exemplo, AK ou KQ segundos no naipe do parceiro que abriu em naipe rico, pode ser um melhor abono que 3 cartas pequenas. Possuindo xxx xxx xxx AKQx, após o parceiro abrir de 1 Paus, a melhor resposta é abonar Paus com 4 cartas.     

Nota Introdutória
Os principais tópicos de estudo de um sistema de leilão são:
1- abertura de 1ST
2- abertura de naipe rico
3- abertura de naipe pobre
4- abertura forçante a game
5- aberturas de barragem 
Além disso, quando se estuda um sistema de Bridge é preciso sempre separar o diálogo entre o Abridor e o Respondedor em duas parte:
- Leilão Livre => quando os oponentes sempre passam;
- Leilão Competitivo => quando os oponentes iniciaram ou interferem no leilão. 
Ou seja, às vezes uma fala convencional de leilão tem o mesmo significado tanto no leilão competitivo como no leilão livre outras vezes têm significado distinto.
obs. Há uma série de informações básicas disponíveis em "aulas de Bridge", que informam e testam o principiante para entender como participar de um leilão de Bridge. Leia este textos antes caso você seja um iniciante completo no jogo de Bridge.

Nota: quando se diz que uma fala de leilão é "sign-off" é para dizer que esta fala de leilão deve encerrar o leilão e portanto pede ao parceiro para "Passar". Por exemplo:
- após uma abertura em nível 1, se após o Abridor não fizer nenhum salto, ou nenhuma marcação reversa, na sua segunda fala, então a remarcação sem salto do mesmo naipe pelo Respondedor é um sign-off, pois o Abridor já contou sua mão; 
- após a abertura de 1ST ou 2ST a resposta de 3ST é um sign-off, pois o Abridor já contou sua mão.
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VISÃO  DA ESTRUTURA GERAL

No Sistema SAYC normalmente:
- abre-se no naipe mais longo, mas há exceções quando se tem mão fraca e naipes pobres;
   exemplo: 2=2=4=5 ou 3=1=4=5 ou 1=3=4=5 quando o naipe de Paus não é remarcável (não possui
   duas honras superiores) e o naipe de Ouros é sólido (AK10x, ou AQJx, ou KQJx, etc);
- abre-se de naipe rico ( e ) em nível 1 com pelo menos 5 cartas;
- aberturas de naipe em nível 1 requer 12 a 20 HCP (pontos em cartas altas, em inglês "High Cards
   Points");
- abre-se no naipe de maior hierarquia (maior , , , menor) quando se tem dois naipes contíguos,
   ou separados por somente um naipe, em mãos de distribuição 5-5 ou 6-5, e depois se repete o outro
   duas vezes;
Em mãos balanceadas:
- abre-se de 1
(1 Ouros) com 4-4 nos ricos em mãos 4=4=3=2.
- abre-se de 1
(1 Paus)   com 3-3 nos pobres em mãos 4=3=3=3 ou 3=4=3=3.
- abre-se de 1 em mãos com os dois naipes pobres 3=2=4=4 ou 2=3=4=4 quando os naipes pobres
   se equivalem para indicar uma boa saída ao parceiro, ou excepcionalmente abre-se de Ouros (1)
   quando o naipe de Paus for sem honra superior e o naipe de Ouros possuir honra superior. 

Abertura de Sem Trunfos (ST), uma das mais importantes aberturas de um sistema de leilão, mostra uma mão balanceada, que contém distribuição dita  regular por ter pelo menos duas cartas de cada naipe (4-4-3-2 ou 4-3-3-3 ou 5-3-3-2) e no máximo um dubleton. É comum, na distribuição 5-3-3-2, ter naipe quinto pobre, mas pode-se admitir, de comum acordo com o parceiro, ter também naipe rico  quinto. São 3 as faixas de pontuação de abertura de ST no SAYC: 
   1ST = 15-17 HCP
   2ST = 20-21 HCP
   3ST = 25-27 HCP

Abertura em naipe:
Mãos regulares de 12-14 HCP abre-se de 1 em naipe e quando não se tem abono de 4 cartas no naipe do Respondedor, o Abridor, na sua segunda fala,  marca  ST ao nível para indicar duas coisas:
- que tem mão regular e
- que tem abertura mínima;
Exemplo: Abridor Respondedor               Abridor Respondedor
                   1            1                              1          2
                   1ST <= 12-14 HCP                    2ST <= 12-14 HCP

Mãos regulares de 18-19 HCP abre-se de 1 em naipe e marca-se ST em salto;
Exemplo: Abridor Respondedor                Abridor Respondedor
                   1            1                               1          2
                   2ST <= 18-19 HCP                     3ST <= 18-19 HCP

Mãos regulares de 22-24 HCP abre-se de 2
  (voz convencional de mão forte) e na segunda fala marca-se  2ST. Veja texto sobre abertura de 2 Paus aqui.
Exemplo: Abridor Respondedor                Abridor Respondedor
                   2            2                                2          2
                   2ST <= 22-23 HCP                     2ST <= 22-23 HCP
 
Abertura de 2
 pode ser também para mãos de distribuição irregular, porém muito forte (21 HCP ou mais).
Exemplo: Abridor Respondedor                 Abridor Respondedor
                   2            2                                 2            2
                   2  <= 5 cartas 21 HCP ou +    3 <= 6 cartas 21 HCP ou +

As aberturas de 2, 2, 2 são fracas (6 a 10 HCP) com naipe sexto (vide depois longo artigo sobre naipe_sexto_fraco).

RESPOSTAS E LEILÃO APÓS ABERTURA DE 1ST (15-17 HCP
Como já falamos, uma das principais aberturas de um sistema de Bridge está em 1ST. Existem sistemas que jogam essa abertura representando uma força em pontos de cartas altas entre 13-15 (ACOL e Precision), outras entre 16-18 (GOREN) e outras entre 17-20 (Fiore Napolitano). No SAYC e no Two Over One (2/1) o intervalo de pontos da abertura de 1ST é de 15-17 HCP.
Veja aqui detalhamento de 1ST_SAYC

Convenção "Gerber" = após abertura de 1ST, ou 2ST ou ainda após uma segunda fala do Abridor em Sem Trunfos, o salto em 4
  pelo Respondedor é pergunta de Ases. A resposta é feita em escalões tal como  na convenção "Blackwood". Na seqüência algumas dupla usam 5 para pergunta Reis outras usam 5 como sing-off para cartear e adotam a voz de 5ST para pergunta de Reis. Porém há um bom consenso de que 4ST encerra o leilão.
Abridor  Oponente  Respondedor  Oponente 
1NT          passa           4
                 passa
  ?    <= as respostas são:
4
  indica  zero ou 4 Ases 
4
  indica   1  Ás       
4
  indica   2 Ases    
4NT indica   3 Ases 
Nota1: qualquer marcação a seguir terminar o leilão exceto 5ST (ou 5?) que pergunta Reis.
Nota2: após a abertura de 1ST, a resposta em 4ST é convite para 6ST, visto que a pergunta de Ases é feita em 4
  Gerber. O Abridor com 15 HCP deve passar em 4ST e com 17 HCP deve marcar 6ST.

CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA ("TRANSFER")
Quando o Abridor abre de Sem Trunfos (ST), que possui cartas tipo AQ10 KJ9 Kx Q108, a prática tem mostrado que a mão forte terá mais vantagens se cartear, pois pode receber uma saída mais favorável ou evitar de receber uma saída desfavorável. Assim sendo, nas aberturas de 1ST ou de 2ST, o Respondedor busca transferir o carteio para a mão forte (15-17 HCP ou 20-21 HCP)  e portanto foi criada uma convenção de leilão para fazer a transferência de carteio com o Respondedor marcando o naipe anterior (ou inferior) hierarquicamente ao seu naipe rico longo. Leia essa convenção denominada de "Jacoby Transfer".
 
INTERFERÊNCIA APÓS ABERTURA DE 1ST 

Quando os oponentes dobram para indicar que tem uma mão fraca com naipe longo, todas as convenções e respostas estão "ativas", pois são úteis. Por  exemplo:
Abridor Oponente Respondedor 
  1ST        dobro         2
     => (Stayman)
  1ST        dobro     2/2
=> (transfer para Copas/Espadas)
  1ST        dobro        2      => (transfer para naipe pobre - obriga 3)

Quando os oponentes interferem em nível 2 falando naipe após a abertura de 1ST, a convenção Stayman e os Transfers ficam "desativados". As falas ficam todas naturais, exceto o "cue-bid", que pode ser usado como uma voz forçante, em substituição ao Stayman, para perguntar naipe rico ao abridor. Portanto qualquer  marcação de naipe ao nível 2 pelo Respondedor é sign-off. 

Nesse caso, o dobro no naipe do interferente, feito pelo Respondedor, é punitivo, mas se for alertado que sua voz é artificial, como por exemplo 2 para indicar bicolor 5-5 rico como na convenção CAPP, o dobro promete Ouros. No entanto, se a interferência artificial foi em 2ST para indicar um bicolor 5-5 pobre, o dobre, em princípio, indica boas 4 ou 5  cartas em um dos naipes pobres autorizando o parceiro a dobrar o naipe pobre em que tiver também suas boas 4 cartas.

Se durante um Transfer, o naipe inferior mencionado for dobrado e o Abridor tiver somente duas cartas brancas (sem honra) no naipe superior de transferência, o Abridor pode passar, caso tenha um bom naipe, convidando assim o Respondedor a aceitar jogar dobrado nesse naipe e ao mesmo tempo negando apoio no naipe do Transfer. 

Se após a fala de Transfer ocorrer uma interferência adversária ("overcall"), o Abridor está liberado de fazer o Transfer, mas pode marcar o naipe da transferência com boa mão e bom abono. O dobro feito pelo Abridor no naipe interferido é punitivo, mas o Abridor de 1ST, por pouco conhecer a mão do parceiro, deve evitar de fazê-lo. Se o abridor passar o Respondedor deve então executar sua voz normal passando, ou dobrando, ou mudando de naipe, ou indo a game, porém sempre comandando o leilão.

Se o 2
  (Stayman) for dobrado, o abridor deve marcar normalmente seu naipe rico e marcar 2 para negar naipe rico. Passar indica naipe 4o. de Paus e  redobrar indica naipe quinto de Paus. O leilão continua normalmente. 

Na verdade existem convenções especiais, tal como a importante convenção Lebensohl que trata melhor todo esse problema da interferência adversária. Recomendamos o estudo dessa convenção.

RESPOSTAS PARA ABERTURA DE 2NT (20-21) OU 3NT (25-27) 

Usa-se Stayman e "Jacoby Transfers" para os ricos.
Abridor  Respondedor
  2NT         3
 => Stayman (pergunta naipe rico)
                                4
  => Gerber - pergunta Ases (após fazer Stayman)
                  3
  => Jacoby Transfer para Copas (mostra 5 cartas de Copas)
                  3
  => Jacoby Transfer para Espadas (mostra 5 cartas de Espadas)
                  3
  => transfer para 4 onde o Respondedor pode passar ou corrigir para 4 sign-off
                  4  => Gerber (pergunta Áses)
                 4ST  => convite a 6ST
Abridor  Respondedor
  3ST         4
   => Stayman
                                5
  => Gerber - pergunta Ases (após fazer Stayman)
                  4
  => Jacoby Transfer para Copas
                  4
  => Jacoby Transfer para Espadas
                  4   => transfer para 5 onde o Respondedor pode passar ou corrigir para 5 sign-off
                 4ST   => convite a 6ST
                  5   => Gerber (pergunta Ases)

RESPOSTAS E CONTINUAÇÃO DE LEILÃO APÓS ABERTURA DE NAIPE RICO

Princípio da resposta forçante e resposta sign-off: Após o Abridor iniciar o leilão com um naipe em nível 1, a cada mudança de naipe feita pelo Respondedor cabe ao Abridor continuar o leilão, ou seja, a mudança de naipe pelo Respondedor é forçante por 1 volta. No entanto, após o Abridor limitar sua mão na segunda fala, a remarcação do naipe pelo Respondedor é sign-off, ou seja passável, exceções para quando o Abridor tem bom abono para o naipe do Respondedor e ainda não mostrou esse abono.

As aberturas de naipe rico mostram abertura de 12-20 HCP com 5 ou mais cartas no naipe e permitem uma série de convenções de marcações pelo respondedor.

Após a abertura de 1
a resposta de 1 requer 4 cartas de Espadas e pelo menos 6 pontos, tendendo a negar abono de Copas.

Após abertura de naipe rico as respostas são:
a) 1ST => 6 a 10 pontos não forçante (o abridor pode passar);
b) 2 ou 2
ou 2 (na abertura de Espadas) => 10 ou mais pontos com pelo menos 4 cartas no naipe;
c) apoio no naipe de abertura (abono) em nível 2 => exige 3 ou 4 cartas com 6 a 9 pontos;
d) apoio no naipe de abertura em nível 3 => exige 3 ou 4 cartas e 10 a 11 pontos;
e) apoio no naipe de abertura em nível 4 => tende a mostrar um apoio de 5 cartas em mão de resposta fraca, mas é também feito com 4 cartas de abono e mão de boa distribuição (seca ou chicana), sendo portanto evitado usar o antigo modo do sistema Goren de marcar game em naipe rico com mão equilibrada sem passar antes por uma voz intermediária em nível 2.  
f) 2ST => Jacoby 2NT, sem carta seca ou chicana, com 13 ou + pontos e 4 ou + cartas de abono e pede para o Abridor marcar sua seca ou chicana se tiver. Tradicionalmente esta voz não indicava abono e muitos jogadores ainda usam o salto de resposta em 2ST para indicar uma mão equilibrada, com 13-15 HCP ou com 11-12 HCP, dependendo do modismo da época. Portanto consulte o parceiro ao conferir o sistema.
g) 3ST => normalmente é uma resposta com o equivalente de uma abertura de 1ST, ou seja, sem seca com 15-17 HCP, mas nega apoio terceiro no naipe rico de abertura e naipe quarto no outro rico, e nega também naipe quinto pobre. 
Abridor  Respondedor
 1 rico          3ST       => 15-17 HCP com duas carta brancas no naipe do parceiro 
h) salto em outro naipe mostra 16 ou + HCP:
Abridor   Respondedor          (convenção "strong jump shift")
    1
      (2/3/3 => naipe bom e mão forte com 16 ou + HCP
Abridor  Respondedor
    1      (3
/3/3 => naipe bom e mão forte com 16 ou + HCP
Nota: o SAYC tem evoluído e exatamente o salto com mudança de naipe tem recebido outras interpretações ao longo dos anos. Muitas duplas preferem adotar a convenção "weak jump shift" que indica naipe sexto com pelo uma honra e máximo de 6 HCP, outras preferem usar a convenção intermediária, onde o naipe sexto tem 2 honras e a mão tem 9-11 HCP. Portanto, para esta voz é necessário primeiro fazer um acordo com o parceiro, pois pode surgir interpretações diferentes para uma mesma voz de leilão.
 
Recapitulando, após a abertura de naipe rico o apoio no naipe (abono) tem 3 significados:
Abridor    Respondedor
 1 rico       2 no rico  =>  6 a 9 pontos com 3 ou 4 cartas de abono
 1 rico       3 no rico  => 10 a 11 pontos com 3 ou 4 cartas de abono (convite)
 1 rico       4 no rico  =>  mão fraca em HCP e boa distribuição com 5 cartas de abono

Nota1: quando o respondedor abona em nível 2 e depois os adversários competem no leilão, caso o respondedor tenha abono quarto ele deve abonar novamente, pois a prática tem mostrado que com um "fit" de 9 cartas no nível 3 uma dupla pode competir adequadamente mesmo com 18-20 HCP. 

Nota2: em mãos intermediárias 10-11 pontos de abono terceiro com concentração de honras em naipe quinto lateral, normalmente se marca o naipe quinto e depois se abona o naipe rico convidando o parceiro. 
Exemplos:
Abridor    Respondedor       leilão => Abridor   Respondedor
A106         87                                    1              2  
AJ1095      Q63                                 2ST             3  <= convite
432             AKJ102                           4            passo
K2               J103                              passo                               
Abridor    Respondedor       leilão => Abridor   Respondedor
KQ1076     J32                                  1              2  
Q84            87                                    2             2  <= forçante uma volta           
KQ94          853                                 3              3  <= nada em Copas     
3                  AKQJ2                           passo                                            

Segunda Fala do Abridor

- Abridor remarca seu naipe com mão mínima (12-15 pontos) e naipe sexto;
- A segunda voz do Abridor em Sem Trunfos indica mão mínima (12-15 HCP) e regular;
- O abono do abridor no naipe do respondedor indica mão mínima e 4 cartas de apoio;
- A marcação de um segundo naipe em hierarquia inferior indica mão limitada a 17 HCP;
- A remarcação em salto do naipe de abertura indica naipe sexto e (16-18 pontos);
- A marcação de em salto de um novo naipe indica mão forte (18-20 pontos) e o Respondedor não pode passar;
- Após abertura de 1 e a resposta de 1 o salto em 1ST indica 18-20 HCP;
- Após a abertura de 1 em naipe rico e a resposta de 1ST a fala de 2ST é convite com 16-17 HCP;
- Após a abertura de 1 em naipe rico e a resposta de 1ST a fala de 3ST indica 18-20 HCP.

A segunda fala do Abridor com mão mínima (12-15 pontos):
- abona o naipe do respondedor com 4 cartas ou 3 cartas com boas honras;
- remarca um novo naipe em ordem decrescente (hierarquia inferior);
- remarca o naipe de abertura para indicar naipe sexto;
- marca 1ST na resposta de 1 para indicar mão 5-3-3-2.

A segunda fala do Abridor com mão média (16-17) em distribuição tipo 5-4-3-1  ou 4-4-4-1
- abona em  salto ao nível 3 o naipe do respondedor com 4 cartas;
- marca o segundo naipe em salto se tiver 3 cartas no naipe do respondedor;
- marca o segundo naipe sem saltar se tiver seca no naipe do respondedor;

A segunda fala do Abridor com mão de 18-20 HCP em distribuição 5-4-x-x
- abona em salto ao nível 4 com 18-20 pontos em distribuição 5-4-2-2
- abona indiretamente marcando a sua seca no nível 4 em distribuição 5-4-3-1 ou 6-4-2-1;
- marcação reversa em nível 2 de outro naipe de hierarquia superior (16-20) veja LEB de rever;
- salta em nível 3 com 18-20 HCP em distribuição 5-4-x-x ou 5-5-x-x:

SEGUNDA FALA DO RESPONDEDOR

Se o Respondedor marcou um naipe no nível 1, de posse do conhecimento da força da mão do Abridor, na sua segunda fala ele, respondedor capitão agora da dupla, irá considerar a soma de pontos da dupla de modo a concluir o leilão, ou ainda cooperativamente com o parceiro buscar o melhor contrato. Portanto cabe ao capitão do leilão definir se a dupla deve jogar somente um parcial, ir a "game", ou ir a Slam. São 3 as possíveis vozes do Respondedor:
- segunda fala encerrando o leilão ("sign-off") em parcial ou em "game";
- segunda fala convidando a "game" o Abridor, ou seja o Abridor pode passar;
- segunda fala forçando por uma volta o Abridor a falar, para obter mais informações.

É Preciso saber parar o leilão. As falas usadas para dar "sign-off" em parcial são:
passo, 1ST, simples preferência no abono do naipe do Abridor e remarcação no nível 2 do naipe já marcado no nível 1. Exemplo em leilão livre:
Abridor   Respondedor
 1H                 1
 2        (2/2/passo) <= sign-off indicando 6-10 pontos
pois a voz de 2 tende a limitar a mão do Abridor em 15 HCP  

As falas usadas para convite a "game" são:
2ST, abono no nível 3 ao segundo naipe do abridor ou salto em naipe pobre do primeiro naipe do Abridor.
Exemplo em leilão livre:
Abridor   Respondedor
 1                 1
 1ST            (2ST/3) <= convite indicando 10-12 pontos
Abridor   Respondedor
 1                 1
 2            (2ST/3) <= convite indicando 10-12 pontos

A SEGUNDA VOLTA COM LEILÃO FORÇANTE
Um novo naipe marcado pelo respondedor, diferente de 1ST, implica que o Abridor deve falar mais uma vez, mesmo porque, essa segunda fala de naipe do respondedor pode ser a marcação do quarto naipe, caso que deve ser interpretado e alertado como possível voz artificial.
Exemplo em leilão livre:
Abridor   Respondedor
 1                 1D
 1H                 1S   <= seqüência natural, mas Abridor não pode passar
Abridor   Respondedor
 1H                 1S
 2C                 2D   <= voz forçante por uma volta e Ouros pode ser artificial
nesse caso o abridor com 5-5 remarca Paus,
com 3 cartas de Espadas marca 2S ou 3S com honra superior terceira e boa mão,
com pega em Ouros marca 2ST,
com abono quarto de Ouros marca 3D
sem abono ou pega de Ouros Abridor pode remarcar Copas ou abonar Espadas com honra segunda.

Abridor   Respondedor
 1H                 1S
 1ST           (2C/2D)   <= voz não forçante, normalmente naipe pobre pode ser mais longo que Espadas.
Abridor   Respondedor
  1H                 1S
  2                 2   <= voz não forçante mostra naipe sexto fraco e seca de Copas.
Abridor  Respondedor
  1                1ST
(2/2)   (2/2) <= após o Abridor mostrar dois naipes o naipe do Respondedor é sign-off. 

SEGUNDA VOLTA COM FALAS FORÇANTES APÓS 1ST DO ABRIDOR LIMITANDO A ABERTURA
Nesse caso uma marcação invertida ("revér") ou um salto mudando de naipe provoca um situação forçante a "game".
Abridor   Respondedor
  1H                 1S
 1ST           (3C/3D)   <= voz forçante por uma volta e naipe de Espadas é igual ou mais longo.
Abridor   Respondedor
  1C                 1D
  1H            (2S/3D)   <= seqüências forçantes a "game" 

VOZES USADAS PARA DEFINIR SIGN-OFFs EM NÍVEL DE GAME
são: 3ST, 4H, 4S, 5C, 5D.

Se o respondedor inicialmente marca um novo naipe em nível 2, as mesmas regras se aplicam, exceção feita a um subseqüente salto no primeiro naipe do abridor ao nível 3 estabelecendo uma seqüência forçante a "game", visto que o abono direto ao nível 3 seria então uma voz de convite (10-12 pontos). 
Exemplo em leilão livre:
Abridor   Respondedor
 1S                 1C
 2H         (2ST/3C/3H)   <= mostram mão intermediária (11-12 pontos) de convite
Abridor   Respondedor
 1S                 2C
 2H                 3D   <= voz forçante a "game", pode ser artificial pedindo pega em Ouros 
Abridor   Respondedor
 1S                2C
 2H                3S   <= voz forçante a "game", abono terceiro com honra, interesse em Slam

Nota: toda vez que o respondedor marca um naipe novo no nível 2 ele não pode passar na segunda fala do abridor, exceto se esta for dada atingindo o "game" (3ST, 4H, 4S, 5C, 5D).
 Abridor   Respondedor
  1S                 2C
  2D      <= voz forçante por uma volta, a voz de 2 promete 10 HCP e Abridor pode ter 16 HCP  
Abridor   Respondedor
  1S                 2C
  2D        (2S/2ST/3C/3D)   <= voz limitada do respondedor, Abridor pode passar

RESPOSTAS PARA ABERTURA DE NAIPE POBRE (1C ou 1D)
- Abertura de 1 Ouros  sugere 4 ou + cartas, pois com 3-3 nos pobres abre-se de 1 Paus. A exceção para se abrir de 1 Ouros com 3 cartas ocorre na distribuição 4=4=3=2.

- As respostas e desenvolvimento de leilão seguem basicamente as idéias anteriores. 
- Ao respondedor, com mão limitada, é prioritário marcar naipe rico se tiver.
- O respondedor pode abonar Ouros com bom naipe quarto, mas abono de Paus exige 5 cartas.
- A resposta de naipe em nível 1 é indeterminada e indica 6 a 15 HCP.
- A resposta de 1ST indica mão equilibrada   6-10 HCP - nega naipe rico.
- A resposta de 2ST indica mão equilibrada 13-15 HCP - nega naipe rico.
- A resposta de 3ST indica mão equilibrada 16-17 HCP - nega naipe rico.
- O abono direto em nível 2 nega naipe rico e indica 6-9 pontos.
- O abono direto em nível 3 nega naipe rico e indica 10-11 pontos.
- O abono direto em nível 4 nega naipe rico e mostra poucos HCP e 6 ou 7 cartas no naipe.

O Abridor define a sua força na segunda fala:
- remarcando o naipe pobre em nível 2 para indicar naipe sexto (o quinto sólido) e 12-15 HCP;
- remarcando o naipe pobre em nível 3 para indicar naipe sexto/sétimo e 16/17 HCP;
- abonando o naipe do respondedor em nível 2 para indicar 12-15 HCP;
- abonando o naipe do respondedor em salto no nível 3 para indicar 16-17 HCP;
- abonando o naipe rico do respondedor em salto no nível 4 para indicar 18-20 HCP;
- marcando seu naipe rico em nível limitando a mão a 12-15 HCP;
- marcando outro naipe de hierarquia superior em nível 2 para mostra 5-4-x-x e 16-20 HCP;
- marcando 1ST para mostrar mão regular sem abono de 4 cartas e 12-15 HCP;
- marcando 2ST para mostra mão regular com 18-19 HCP;
- marcando 3ST para mostrar naipe pobre de abertura fechado e pegas laterais para tentar 9 vazas.

ABERTURA DE 2C - RESPOSTAS E DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO

Uma abertura de 2C  requer 22 ou + HCP em mão regulares e 21 HCP em mãos irregulares (que tem seca ou chicana), sendo que, nas mãos irregulares, tradicionalmente se avalia a abertura de 2C por  uma mão com 4 perdedoras se o naipe longo for rico e por 3 perdedoras se o naipe longo for pobre.

Respostas:
2D => é artificial e tende a mostrar uma mão negativa com menos de 8 HCP ou ausência de 1 Ás e 1 Rei ou 3 Reis, ou 1 Rei junto com uma Dama e mais 1 Rei, enfim ausência de 1 Vaza e meia; no entanto muitas duplas admitem poder ter um duplo sentido e ser uma mão indefinida, sem uma boa fala inicial e portanto ser uma fala neutra ou de espera ("waiting"). Nesse caso a marcação do naipe pobre mais "barato" (o próximo na seqüência) indica uma mão bem negativa, entre zero e 3 pontos;
2H ou 2S ou  3C ou 3D => são falas positivas que indicam naipe pelo menos  quinto, com honra superior, e pelo menos 8 HCP; 
2ST => mostra uma mão balanceada (4-3-3-3 ou 4-4-3-2) com 8-10 HCP;
3ST => idem com 11-13 HCP;
3H ou 3S => vozes não muito usuais mostram mão fraca com até 2 figuras em naipe sexto;
4C ou 4D ou  4H ou 4S => idem com naipe sétimo; 

A segunda fala do Abridor, para mãos regulares:
- 2ST depois de 2D mostra 22-24 HCP;
- 3ST depois de 2D mostra 25-27 HCP;
- 4ST depois de 2D mostra 28-29 HCP; 

Após o Abridor marcar 2ST para mostrar 22-24 HCP, o leilão segue tal como na abertura de 2ST:
Abridor   Respondedor
 2C                 2D
 2ST                3C   <= Stayman, voz artificial pedindo naipe rico 
Abridor   Respondedor
 2C                 2D
 2ST           (3D/3H) <= Jacoby transfer, para Copas e Espadas, respectivamente
Abridor   Respondedor
 2C                 2D
 2ST                4C   <= Gerber, pergunta de Áses
Abridor   Respondedor
 2C                 2D
 2ST                4ST   <= convite a slam, o abridor com 24 HCP marca 6ST, com 22 HCP passa

Se o Abridor marca um naipe após a voz de resposta de 2D o leilão é forçante até o nível 3 do naipe rico do Abridor ou até o nível 4 do naipe pobre do Abridor.
Em geral o Abridor mostra naipe quinto, exceto em mãos 4-4-4-1 com 22 ou mais HCP.
Abridor   Respondedor
 2C                 2D
 2H                 2S
 3H     <= não forçante, o respondedor com mão de menos de 3 HCP pode passar. 

veja artigo sobre abertura 2 aqui

ABERTURA DE 2 FRACO NAIPE SEXTO (2D/2H/2S)

- Abertura de 2 fraco mostra naipe sexto com 6-11 pontos HCP concentrados no naipe.
- Em situações de abertura em terceira posição, pode-se abrir com bom naipe quinto.
- Com naipe fraco, alguns jogadores optam por abrir de 2 fraco com naipe sétimo. Não recomendado.
- Não se usa de abrir de 2 fraco com outro naipe rico quarto devido a falta de meios para se encontrar "fit" 4-4 nesse caso.

As Respostas diante de uma abertura de 2 fraco sãos:
- 2ST pelo respondedor é forçante por uma volta e mostra interesse de ir a "game";
- Após 2ST o Abridor com mínimo remarca seu naipe e com máximo marca honra lateral;
- Com bicolor 6-4 ou 6-5, marca-se o naipe pobre em nível 4 se for encabeçado por honra;
- Se os oponentes intervém com um dobro ou a marcação de naipe 2ST continua válida;
- Com AKQxxx no naipe o Abridor marca 3ST
- Abono no naipe do Abridor é RONF = "Raise Only Non-Force", ou seja, é um "sign-off" e pode ser pura barragem, mesmo indo a "game";
- A resposta em 3ST é para cartear;
- A marcação de novo naipe pelo respondedor é forçante por uma volta e mostra pelo menos 5 cartas no naipe mencionado, sendo que o Abridor deve abonar com 3 cartas ou honra segunda, ou remarcar seu naipe em nível 3. Com o máximo o Abridor pode marcar seu lateral "un passant".

Para detalhamento veja artigo Naipe Sexto Fraco.

APROXIMAÇÃO DE SLAM 
- 4ST Blackwood é usado para perguntar Áses, porém há outras convenções usuais como RKC, que recomendamos que seja estudada. 
As respostas para 4ST são:
5C zero ou 4 Áses,
5D 1 Ás,
5H 2 Áses,
5S 3 Áses.
- 5ST Blackwood é usado para perguntar Reis e garante ao parceiro a posse dos 4 Áses
As respostas para 4ST são:
6C zero ou 4 Reis,
6D 1 Rei,
6H 2 Reis,
6S 3 Reis

Um pulo direto a 5ST não é pergunta de Reis, mas sim a convenção de "Grand Slam Force" (GSF) perguntando ao parceiro se ele tem duas das 3 maiores honras (AK ou AQ ou KQ) no naipe combinado de trunfo e o parceiro deve marcar 6 no naipe de trunfo caso não tenha e marcar 7 se tiver.

Quando é feita pergunta de Áses e constata-se ausência de 2 Áses, o leilão pode terminar em 5ST através da marcação em nível 5 de um naipe não falado antes para obrigar o parceiro a marcar 5ST. Exemplo:
Abridor  Respondedor   leilão Abridor Respondedor
S KQ1076    S J                           1S              2C  
H J8              H KQ7                      3             4ST            
D A4             D KQJ10                  5              5  <= Transfer para 5ST     
C KJ97         C AQ1082               5ST           passo                                     

Outra forma de se aproximar de Slam garantindo que não falta algum casal (AK de um mesmo naipe) é se utilizar de "cue-bidding" após ter combinado naipe. Exemplo:
Abridor  Respondedor          leilão Abridor Respondedor
S Q10976    S J2                                 1S           2C  
H AQ             H K4                                3           3   cue-bid mostra A            
D K4             D AQJ10         A  =>    3           4   voz de espera (nega A)     
C KJ97         C AQ1082    K/seca   4           4   Rei ou seca de
                          nega controle de    5         passo pois também não controlo
Ou seja, após o naipe combinado a dupla vai marcando seus Áses e Reis, chicanas e seca na seqüência do leilão. Algumas duplas marcam indiferentemente o Ás ou o Rei, outras marcam primeiro o(s) Ás(es) e somente depois os Rei(s) ou seca. Isso requer um acordo pela dupla.

Regra para "cue bids":
0) Após naipe combinado, nunca passe em outro naipe!
1) Após o naipe combinado, marque o naipe do primeiro controle e marque Áses antes de chicanas; 
2) Faça o plano dos "cue bids". Procure provocar o "cue bid" que gostaria de saber se existe, pois o "cue-bid" mais econômico na seqüência pode não ser o mais esclarecedor. Além disso, um "cue-bid" de Rei pode ser feito excepcionalmente antes de um cue-bid de Ás para evitar elevar a seqüência para um nível muito alto, e pode ser mais útil para saber de um controle fundamental para se jogar Slam. 
3) Se possível dê o cue-bid de Áses primeiro e depois de Reis.
4) Só avance do nível de game com "cue-bids", se estiver claro que o Slam é possível, principalmente considerando as honras no naipe de trunfo. 
5) Um "cue-bid" em nível 5, acima do naipe de trunfo, é tentativa de jogar 7.
6) O jogador que puder julgar o contrato final deve fazê-lo imediatamente. 
7) Se um "cue-bid" é dobrado, o parceiro deve passar para que o redobro possa esclarecer se o "cue-bid" foi dado com Ás ou com Rei, pois o Redobre direto mostra o Ás e se estiver claro que o "cue-bid" dado foi com o Ás, então o passar mostra o Rei ou a seca nesse naipe. 
(8) Evite dar cue-bid com chicana ou seca no naipe marcado pelo parceiro. O "cue-bid" de apoio em naipe marcado pelo parceiro pode ser feito com honra segunda (Ás, Rei ou até a Dama!).
Exemplo: 
Abridor       Respondedor                            Leilão              
AR10x     Qx                                      Abridor  Respondedor
x              Axx                                        1          2 <= mão de + de 15 HCP
Qxx         AKJ109    tenho honra => 3          3 <= cue-bid Ás de Copas
AQxxx    Kxx          cue-bid Ás    =>  3         4 <= cue-bid de apoio
                           Grand Slam Forcing  => 5ST         7 <= tenho 2 honras maiores
                                                                     passo
Note que se o Abridor praticamente contou 13 vazas considerando 2 vazas do casal de Espadas, o Ás de Copas e um corte, 5 vazas de Ouros e pelo menos 4 vazas de Paus.         

LEILÃO DEFENSIVO

A interferência em leilão aberto pelo Oponente, chamado de sobre-fala ou "Overcall" deve mostrar uma força de mão entre 8-16 pontos, e quando a mão for mais forte deve-se dobrar primeiro e depois marcar o naipe longo. 

Após um Overcall, a única voz forçante do parceiro de quem fez o Overcall, está em dar um "cue-bid" no naipe de abertura do Abridor. Isso pede ao interferente ("Overcaller") para esclarecer melhor sua mão e a nesse caso remarcação do naipe é sinal de fraqueza: 
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
   1            1                   passo              2
 passo         2 <= overcall mínimo (8-10 pontos) 
               outro naipe <= 11-12 HCP
               2ST <= 11-12 HCP, qualquer marcação em salto é forçante a game.   

Após um overcall em nível 1 o parceiro do Interferente ("advancer") marca:
- abono em nível 2 com pelo menos 3 cartas e 6-11 HCP;
- abono em nível 3 com 4 cartas e 10-12 HCP;
- abono em nível 4 com 4 ou mais cartas e mão de boa distribuição ou 16 ou + HCP; 
- 1ST com 9-11 HCP;
- 2ST com 12-14 HCP;
- 3ST com 15-16 HCP;
- outro naipe, não forçante, nega ter apoio no naipe do overcall;
- cue-bid tentativa de game (algumas duplas jogam forçante a game) e pode (ou não) ter apoio.

Um overcall de 1ST mostra 15-18 HCP e uma mão balanceada com pega no naipe adversário e continua válido o Stayman e o Transfer.

Após abertura de 1 em naipe pelo adversária o overcall de 2ST é conhecido como "Unusual NT" que mostra um bicolor 5-5 nos dois menores naipes de hierarquia, excluindo o naipe de abertura. Isso pode ser feito inclusive sobre uma mão de abertura de 2 com o mesmo significado, mas tem significado diferente (16-19 HCP) se for feito sobre abertura de 2 fraco. Veja Michaels e Unusual NT aqui.

O overcall em salto mostra naipe longo com 6-11 HCP:
Abridor  Interferente
  1         2/2/2  <= overcall fraco com naipe sexto de 2 honras altas
  1         2/2/3  <= idem
  1         2/3/3  <= idem
  1         3/3/3  <= idem

Na reabertura de leilão competitivo não se aplica o overcall em salto fraco:
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
  1          passo                  2                 3 <= mão indefinida, pode ser naipe longo
 passo       3 *                 passo             4 <= parceiro a mão é fraca com naipe longo
                                                                                 xx x Kxx AQJxxxx
Note que o Interferente1 ao dar o cue-bid convidou o parceiro a ir a game.
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
 1          passo                 passo            2   8-11 HCP naipe quinto ou sexto
 1          passo                 passo            3 13-15 HCP naipe sexto 
 1          passo                 passo            2 13-15 HCP naipe quinto ou sexto

Não se aplica overcall fraco em salto após uma abertura fraca:
Abridor  Interferente
   2       3/4/4 <= mão forte com naipe longo, o parceiro com 1 Ás deve marcar game, pois dar um cue-bid indica uma mão de 2 naipes longos 5-5 ou 6-5 ou 6-6 e não precisa ser forte e dobrar para depois marcar naipe longo mostrando mão forte corre o risco do parceiro passar.    

Após abertura adversária em naipe pobre caso os adversários marquem dois naipes, a nossa marcação do naipe pobre do Abridor é voz natural e indica bom naipe.
Abridor Interfente1 Respondedor Interferente2
   1        passo             1                   2 <= naipe de Ouros, não é forçante. 

No entanto, quando o adversário marcou somente um naipe, a nossa marcação de seu naipe é uma convenção denominada de "Michaels cuebid", que mostra um bicolor 5-5 ou 6-5, e em princípio mão fraca de 7-10 pontos, em naipe conforme convenção:
Se o adversário abriu de naipe o cue-bid em seguida mostra bicolor de naipes ricos:
Abridor Interfente
   1         2  <= mostra bicolor de naipe rico
   1         2  <= mostra bicolor de naipe rico
Se o adversário abriu de naipe rico o cue-bid em seguida mostra bicolor do outro naipe rico com um dos naipes pobres:
Abridor Interferente
   1         2  <= mostra bicolor de Espadas com um pobre
   1         2  <= mostra bicolor de Copas com um pobre

Nesse caso a voz de ST pede pelo naipe pobre:
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
  1             2                   passo             2ST <= pede ao parceiro para marcar o pobre
  1             2                     4                4ST <= pede ao parceiro para marcar o pobre
Porém a voz de 3ST é para jogar 3ST e a de 4 é para escolher o pobre:
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
  1             2                   3                  3ST <= quer jogar game em 3ST
  1             2                   3                  4  <= pede ao parceiro para escolher o naipe pobre 

Reabertura de leilão possui convenções especiais (veja artigo aqui )
Abridor Interferente1 Respondedor Interferente2
  1          passo                  passo             1ST <= 10-15 HCP
  1          passo                  passo      2/3/3 <= abertura com bom naipe 5o. ou 6o.
  1          passo                  passo             2ST  <= 18-20 HCP
  1          passo                  passo           dobro <= após o dobro marcar ST no nível é 16-17 HCP
  1          passo                  passo             2 abertura com seca ou chicana no naipe adversário

Após o adversário ter aberto de naipe, dobres até 4 inclusive são informativos
Dobre de 4/5/5 são em princípio punitivos, isto é, não prometem 3 cartas de suporte nos outros naipes e pode ter honras no naipe dobrado.

Após um dobre informativo, o salto em naipe do Respondedor é convite, para ser forçante a game é necessário dar um cue-bid antes.

Contra aberturas de barragens, a interferência em naipe não é forçante e mostra bom naipe, já a marcação de 3ST é para jogar, podendo ser baseada em naipe pobre longo ou em mais de 20 HCP, enquanto que o cue-bid mostra 2 naipes longos e não é forçante a game.

LEILÃO COMPETITIVO

Existe uma variedade grande de seqüências, razão pela qual toda dupla de se estruturar com base em um guia de convenções para evitar um mal entendimento de leilão, pois nem sempre o significado de uma fala feita em leilão livre é o mesmo num leilão competitivo.
Por exemplo, com mão fraca tipo Q43 A875 AQJ4 J3 após abertura de 1 e resposta de 1 a segunda fala do Abridor deve ser 1ST, no entanto se ocorrer uma intervenção em 2 o Abridor pode passar para indicar um mínimo de abertura e ausência de 4 cartas ou pode abonar o Respondedor marcando 2. Certas diante dessa dúvida, passar ou abonar, usam uma convenção de dobrar para indicar que possuem 3 cartas de abono ("Support Double"); 

Dar um cue-bid no naipe do interferente mostra uma mão forte e estabelece uma seqüência forçante a game. Normalmente o Abridor deve dizer se tem pega no naipe do interferente marcando ST no nivel ou em caso contrário esclarecer melhor sua mão remarcando o naipe de abertura ou marcando um outro naipe onde tem concentração de honras, pois já que o leilão ficou forçante a game agora deve ocorrer um diálogo para se chegar no melhor contrato.
Abridor  Interferente Respondedor 
   1           2                  3 <= forçante a game (normalmente tem abono)

Resposta em nível 1 depois de uma interferência normalmente tem o mesmo significado ignorando o overcall do oponente e pode ser feito com 4 cartas e 6 a 9 pontos, no entanto em algumas situações é possível se fazer uma distinção entre naipe 4o. e naipe 5o. e isso irá permitir um abono terceiro num leilão competitivo. Já quando a resposta deve ser dada em nível 2 é mais usual fazê-lo com naipe 5o. e pelo menos 10 pontos e se for feita em nível, sem dar salto, é praticamente forçante a game, a menos que o Respondedor repita o naipe.
Abridor  Interferente Respondedor
   1             1             1/1    <= 4 ou + cartas e 6 ou + HCP
   1             1              dobro      <= indica ter os dois naipes ricos e 6 ou + HCP
1/1        1              dobro      <= indica ter 4 cartas de Espadas e 6 ou + HCP
1/1        1                1         <= indica ter 5 cartas de Espadas e 6 ou + HCP
1/1        1              dobro      <= indica ter 4 cartas de Copas e 6 ou + HCP 
1/1        1                2         <= indica naipe 5o. e 10 ou + HCP
1/1        1                2         <= indica naipe 5o. e 10 ou + HCP
1/1        2 fraco      3         <= forçante a game 5 ou + cartas
1/1        3 fraco      3         <= forçante a game 5 ou + cartas

Dobre Negativo, informando ter os naipes não falados, são usados pelo menos até nas interferências em 2 e mostram mão equilibrada com 4-4 ou 4-5 e podem ser feitos com mãos limitadas a disputar um parcial ou mãos com força de game.

Abridor Interferente Respondedor
   1          2                 dobro    <= 4-4 ou 5-4 nos naipes não falados
   1          2                 dobro    <= 4-4 ou 5-4 nos naipes não falados
   1          2 fraco      dobro     <= 4-4 ou 5-4 nos pobres
   1       2/3            dobro    <= 4-4 ou 5-4 nos ricos
   1          2                dobro     <= tem pelo menos 1 rico e pode ter abono de Ouros

As respostas para um dobre negativo são:
1) fala mínima abaixo de game indica < 16 pontos e não é forçante
2) fala em pulo indica 16-18 pontos, mas não é forçante
3) Cue bid no naipe do interferente mostra 19+ pontos, é forçante a game.
4) Passo (embora rara) mostra ter 5 cartas no naipe do interferente
Em resumo, o Abridor deve tomar suas decisões supondo que o Respondedor tem menos de 10 HCP e quando mais curto estiver no naipe do interferente mais propenso estará em dobrar informativo com poucos pontos em cartas altas.

Considerando que o dobre negativo não é punitivo e sim feito para pedir naipe, quando o Respondedor tem o naipe do interferente ele deve passar esperando a reabertura do leilão com dobre feito pelo Abridor para então passar transformando o dobre em punitivo. Assim sendo, quando um oponente faz um overcall seguido de 2 passos, o Abridor, com mão mínima e equilibrada deve avaliar sua mão para decidir se reabre com dobre ou se deve passar. Se ele tiver 3 ou 4 cartas no naipe do interferente ele deve passar pois provavelmente seu parceiro não tem pontos para competir pois está propenso a ter poucas cartas no naipe do interferente. Por outro lado, se o Abridor tiver 2 ou menos cartas no naipe do interferente ele deve dobrar pois é provável que seu parceiro tenha passado com alguns pontos e tendo o naipe do interferente. Na verdade, caso o Respondedor não tenha o naipe do interferente ele deve marcar seu naipe mais longo ou abonar o Abridor, pois provavelmente o overcall foi feito com muito jogo ou o parceiro do interferente ("advancer") tem jogo, mas não tem abono para o naipe do overcall.
Abridor  Oponente  Respondedor Oponente
   1           2               passo            passo
     ?
a) com KQ854  K54  AJ84 6    <= passo, pois parceiro não tem jogo
b) com KQ854  K54  J   AJ84   <= dobro, pois parceiro provavelmente tem Ouros

Quando o oponente a esquerda do Abridor dobra informativo, por exemplo:
Abridor  Oponente  Respondedor  Oponente
  1          dobro          1 ou 1  <= forçante por 1 volta
  1          dobro                2        <= não forçante, provável naipe 6o.
  1          dobro               2ST        <= abono com 10-11 HCP
  1          dobro            redobro   <= 10 HCP ou +te por 1 volta
  1          dobro          1 ou 1  <= forçante por 1 volta
  1          dobro               2         <= abono 4o. 6 a 9 HCP
  1          dobro               3         <= abono 5o. 6 a 9 HCP
  1          dobro        2/2/3 <= naipe 6o. para jogar - sign-off

As respostas para um dobre informativo, após Respondedor passar, são:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1naipe    dobro            passo            ?
a) fala mínima mostra 0-9 pontos
b) 1ST => 7-10 HCP, tem uma pega
c) 2ST => 10-12 HCP, duas pegas
d) naipe em pulo => 10-12 pontos, não forçante
e) cue-bid => 13 ou + HCP ou tem os naipes ricos ou tricolor
f) 3ST => 13-16 HCP
g) duplo salto => mão fraca, naipe 6o. ou 7o.
h) passo => situação rara, 5 ou 6 cartas no naipe do Abridor

Segunda fala do dobrador após resposta de mínimo em nível 1:
Passo = menos de 15 pontos;
abono nível 2 = 15-17 pontos e 4 cartas de abono;
abono nível 3 = 18-20 pontos e 4 cartas de abono;
novo naipe = 18-20 pontos, 5+ cartas
novo naipe em salto = naipe 6o. fechado, mão forte, mas não é forçante
1ST = 18-19 pontos
2ST = 19-21 pontos caso não tenha ocorrido salto,  21-22 em salto
3ST = mostra 9 vazas
Cue bid = 21+ pontos, forçante a game, tem interesse até em Slam

Orientação sobre que dobre contra abertura de 1ST:
Um dobre direto de 1ST é punitivo, e mostra uma mão de 17 ou + HCP, tão boa ou melhor que a mão do Abridor de 1ST. Porém se a abertura de 1ST é fraca (12-15), então o dobre mostra 15 HCP.
Após o dobre, se o Respondedor passar, o parceiro do dobrador deve passar com mão equilibrada e deve marcar naipe com naipe sexto e mão fraca. Com 8 ou + pontos a marcação do naipe pode ser feita em salto mostrando interesse em game sendo vulnerável contra não.
Se o Respondedor marcar naipe, o dobro é punitivo e o cue-bid pede naipe.

Orientação sobre quando um dobre é punitivo:
1. O dobre é punitivo quando é feito após o leilão adversário ter se encerrado:
             1  passo    2    passo        ou        1ST  passo  3ST  dobro
             4  passo passo  dobro   
2. Quando o dobro do parceiro já definiu sua distribuição e força:
             1       dobro    2    passo
           passo     2       3     dobro      
3. Quando ocorreu um redobro anterior:
            1      dobro   redobro  passo
           passo    2      dobro
4. Quando either has earlier made a penalty X or a penalty pass of a takeout X.
5. Quando an artificial bid has been X'ed.
6. Quando the major suit response to a preempt has been X'ed.
7. In borderline cases, when the X'er is behind the original bidder.

Um redobre pode 3 diferentes significados:

a) Para jogar:

Por exemplo, sua dupla leiloou e está no nível 4 ou superior:
4   dobro   redobro  <= este redobre é interesse em jogar redobrado e mostra também que tem
                    jogo para punir com dobre qualquer marcação adversária.

The opponents double an artificial bid:
1NT -- (Pass) -- 2D -- (Double)
Redouble = Penalty. good diamond suit;

A good hand if their double is for takeout:
1S -- (Double) -- Redouble = 10+ points;

SOS, requesting a different suit, if your side is doubled for penalty
in a trump suit at the three level or lower:

1D -- (Pass) -- Pass -- (Double)
Pass -- (Pass) -- Redouble = SOS, responder can support at least
two of the unbid suits.

Unless otherwise noted elsewhere, any bid or double by the opponents
cancels a convention intended for non-competitive sequences.

Examples: 1H -- 1S -- 2NT = Natural (12-14 HCP).
2C -- Double -- 2D = Natural and Positive.

If the opponents use a convention (such as Michaels or the unusual
notrump), you can double to show at least 10 points, or you can cuebid
one of their shown suit(s) to force to game.

1S -- (2S) -- 3H = game force.
-- Double = at least 10 points, probably balanced.

A forcing pass is used when opponents are clearly competitively
bidding for preemptive reasons and you are unsure if you should X or
bid higher (usually past game). A pass forces partner to either X or bid.

Convenções de Saídas e Sinais de Chamada ou Contagem

Esta é uma área onde há cada dupla deve fazer um acordo prévio, pois mesmo jogando-se a Sinalização Padrão ("Standard Carding"), pode haver dúvidas em algumas saídas, como por exemplo com AKx, onde alguns jogadores usam sair de A outros de K, querendo diferenciar uma saída que pede Atitude (interesse no naipe) de outra que pede a contagem de cartas.

A sinalização padrão tem por lema colocar carta alta para indicar interesse no naipe e colocar uma carta pequena para indicar que não tem honra ou interesse nesse naipe. As saídas com cartas altas indicam seqüência ou honras juntas. As saídas em naipe é feita na 4a. carta maior. Para indicar número para de cartas serve-se primeiro uma carta alta e depois uma baixa (2, 4 ou seis cartas) e para se indicar número impar serve-se primeiro pequena e depois grande (3 ou 5).

Veja aqui algo mais sobre sinalizar.

Na verdade uma dupla precisa ter um cartão de convenção explicitando o nome do Sistema usado (por exemplo o SAYC) e as convenções adicionais selecionadas pela dupla. Além disso deve dizer o seu modo de sinalização e marcar a saída (contra naipe em negrito ou sublinhando ou cortando com um risco e contra ST circulando a carta) nas seqüências abaixo:
- qual a saída com AKx
sugestão:
AKx
- qual a saída com: xxx, xxxx ou xxxxx (4a. ou 3a. e 5a.)
sugestão: xx
x, xxxx, xxxxx contra naipe e xxx. xxxx, xxxxx contra ST
obs. quem usa a antiga convenção MUD (middle up down) com 3 cartas sem honra sai na carta do meio.
- qual a saída com KJ10x, K109x, Q109x
sugestão: K
J10x, K109x, Q109x contra naipe e ST
- qual a saída contra ST em AJ10x e A109x
sugestão: A
J10x e A109x contra ST

Nota: algumas adotam a saída jornalística contra ST, que tem por convenção que uma saída de Valete nega honra superior (J109x) e uma saída de 10 mostra uma honra (A1098, K1098, Q1098) suporior ou duas honras superiores (AQ109, AJ109, KJ109), pois isso ajuda muito a poder mudar o ataque quando o Declarante (Carteador) fica caracterizado como possuidor de 2 ou 3 honras altas no naipe. 

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