ABERTURA DE 2  forçante a game      

A conceituação inicial é que a abertura de 2 requer 22+ pontos em cartas altas (HCP) em mãos regulares (4-3-3-3 / 4-4-3-2 / 5-3-3-2) e 21+ HCP em mãos irregulares, sendo que nas mãos irregulares para se abrir de 2 adotasse o princípio que quando o naipe longo for rico então a mão só pode ter 4 perdedoras e quando o naipe rico for pobre a mão só pode ter 3 perdedoras. Portanto uma mão AKQJ9873 
xx Ax com 4 perdedoras e 14 HCP deve ser aberta conforme a convenção Namyats
Por outro lado, há mãos (
KJ743 AQ64  AKQ   ou   J96542  AK  AKQ KJ ) que podem ter 21/22 HCP e que apresentam 4,5 perdedoras ou falta de consistência para serem abertas de 2 

Respostas para abertura de 2

Abridor Oponente Respondedor
  2
        dobrou      redobro => indica menos de 5 HCP
  2
     falou naipe  2ST => 7-10 HCP sem Ases, sem naipe 5º e com pega no naipe oponente
  2
     falou naipe  marcação de naipe => naipe 5º com duas honras altas (AK/AQ/KQ) ou 6º c/1 honra alta ou seja é positivo (requer 1 A e K ou 3K ou AQ e QJx)
  2
     falou naipe  passo => indica mais de 5 HCP e ausência de bom naipe
  2
     falou naipe  dobro => indica mão fraca, zero a 5 HCP.       
  2
        passo          2   => voz de espera indica 4+ HCP ou 1 K ou duas Q.
  2
        passo          2   => máximo do negativo zero a 4 hcp, nega A, K ou 2 Damas
  2
        passo          2   => positivo c/Espadas, naipe 5+ com duas honras superiores
  2
        passo         2ST   => positivo c/Copas, naipe 5+ com duas honras altas, isso permite o Transfer
  2
        passo     3/3=> positivo com naipe 5+ com duas honras altas
  2
        passo     3/3=> KQxxxx    ou KJxxxx    e mais nada
  2
        passo     naipe no nível 4  => KQxxxxx ou  KJxxxxx e mais nada
  
Nota: quando o oponente interfere é muito importante que o Respondedor informe ao Abridor se tem 5+ HCP passando ou falando e negue essa hipótese dobrando ou redobrando após a fala do oponente, sendo que se o Respondedor tiver um Ás ele deve considerar como 5 HCP, enquanto que uma mão de 3J+1Q deve ser considerada menos que 5 HCP.                                


Vamos agora separar a abertura de 2
em 2 tipos de mãos, as regulares entre 22 a 29 
HCP e as irregulares com 21+ HCP.

Parte 1) Pode-se indicar mãos regulares fortes nas faixas abaixo:
22 a 23 HCP, 24 a 25 HCP, 26 a 27 HCP e 28 a 29 HCP.

Abridor Oponente Respondedor
  2
        passo              2     <= voz de espera indica 4+ HCP ou 1 K.
   ?
O
Abridor marca sua mão regular através de vozes que devem ser alertadas:
2ST => 22-23 HCP
3ST => 24-25 HCP
3
  => 26-27 HCP
3
  => 28-29 HCP

4ST = pergunta Ases (Blackwood) e em seguida 5ST pergunta Reis (Blackwood), sendo que após a fala do Respondedor qualquer marcação de naipe em nível 5 ou em nível 6 é conclusiva de Leilão indicando que faltam cartas chaves. Portanto para perguntar Reis é necessário antes perguntas os Ases.

Nota1: A abertura inicial de 4ST é também pergunta de Ases, mas deve ser feita para mãos bem raras como:
KQJ AKQ98762 7   ou   AQJ10 AKQJ10 AK 
AK

Nota2: A abertura inicial de 5ST pergunta Damas e indica que o Abridor pensa em jogar Grand Slam, Slam ou ficar em 5ST.
As respostas são: passo = zero Q; 6
= 1 Q ; 6= 2 Q.
Exemplo:
AKx AKJ10 AKQ AKQ
OBS. O Respondedor, sabendo que o Abridor tem os 4 casais (AK), mesmo com zero HCP, possuindo naipe 7+ deve marcar seu naipe em nível 7.

Nota3: A abertura inicial  de 6ST também pergunta Damas, e o Respondedor passa com nenhuma Dama, marca 7ST com uma Dama, ou marca seu naipe longo de 7+ cartas.

Evidentemente essas particularidades da convenção de 2
aqui propostas, que nunca ocorrem, só podem ser usadas após os parceiros estudarem juntos a abertura de 2.

Em todos esses casos que caracterizam a abertura de 2
com mão regular, após o Abridor mostrar sua faixa de pontos, é o Respondedor que se torna o Capitão da mão, isto é, cabe ao Respondedor comandar o Leilão para definir o contrato final. Em mãos irregulares o Capitão da mão é geralmente a mão forte, em que pese que todo Leilão possui aspectos de colaboração de modo que no decorrer de um Leilão um dos integrantes da dupla pode se considerar suficientemente bem informado para concluir o Leilão. 

No caso das mãos regulares vale o tradicional Stayman de 3 vozes de resposta e os 4 Transfers.
Assim, após o leilão sem interferência, vejamos essas vozes:
     Abridor        Respondedor
        2
               2    
3ST/3
/3       ?  <= 4 é Stayman e sobre a voz de 4 a marcação de 4ST é sign-off
                                 <= 4
é Transfer para 4 e em seguida 4ST é RKC em
                                 <= 4
é Transfer para 4 e em seguida 4ST é RKC em
                                 <= 4
é Transfer para 5
                                 <=4ST pede ao Abridor para marcar seu naipe pobre ou passar
                                 <= 5
é Transfer para 5

A sequência: Abridor 2
resposta 2 ou 2 seguido de 2ST pelo Abridor se procede conforme abertura de 2ST.
Abridor Respondedor
  2
       2 ou 2
  2ST       ?
A voz de 2ST do Abridor indica mão regular com 22-23 HCP e tende a negar naipe rico quinto sólido, ou seja pode ter naipe rico quinto que deve ser tratado como se fosse naipe quarto devido ter somente uma honra.

Abridor Respondedor
2ST         ? 
        3
 => indica um naipe rico e faz Stayman, sendo que o Abridor marca:
               3
 sem naipe rico,
  
            se o Respondedor marcar 3
ele mostra 5 e 4 Smolen
               se o Respondedor marcar 3
ele mostra 5
img_site/hearts.gif e 4 Smolen
               3
 com 4 cartas de Copas, podendo ter 4 cartas de Espadas
               Se o Respondedor marcar 3ST sobre 3
 o Abridor pode marcar 4
               3
 com 4 cartas de Espadas.
        3
 => Transfer para Copas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
  
     3
 => Transfer para Espadas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
        3
 => pede naipe pobre, sendo que o Abridor marca:
              3ST para indicar que não tem naipe pobre,
              4
 para indicar que tem 4 cartas de Paus (pode ter ambos)
                     Se o Respondedor marcar 4ST é sign-off, mas o Abridor tem ambos marca 5
img_site/diamonds.gif.
              4
 para indicar que tem 4 cartas de Ouros. 
       3ST=> para encerrar o leilão (sign-off).
       4
 => Transfer (texas) para Copas.
       4
 => Transfer (texas) para Espadas.
       4
=> Transfer para 5
img_site/clubs.gif
      4ST => pergunta Ases (RKC) e em seguida 5ST pergunta Reis (RKC)
  
    5
=> Transfer para 5
img_site/diamonds.gif


Nas mãos de resposta com máximo negativo, o Abridor pode avaliar se deve parar antes de game.
     Abridor        Respondedor
        2
               2  <= nega A e K e não pode ter duas Damas
          ?
Assim o Abridor com mão regular marca 2ST ou 3ST, mas com mão de 4 perdedoras deve parar antes de game.
Por exemplo, com
AQJ102 KQJ A3 KQ3 a marcação de 2 deixa de ser forçante a game
                         com 
QJ10 AKQJ98 AQJ a marcação de 3 igualmente o Respondedor pode passar

Portanto após a resposta de máxima negativa o Abridor deve concluir o contrato de game somente se ele tiver esperança de sucesso, por sua vez o Respondedor somente não deve passar na marcação de naipe do Abridor quando ele tiver esperança de sucesso em algum contrato.    
   

Parte 2) As mãos irregulares fortes que apresentam 21+ HCP, inclusive mãos tricolores, que são de difícil marcação, pois exigem que o Abridor na sua segunda fala marque seu naipe 4º (como se fosse 5º).

O Abridor, após a resposta de espera em 2, marca 2/2 indicando seu naipe “longo” e pedindo abono de 3 cartas ao Respondedor. Se o Respondedor negar apoio marcando outro naipe esse naipe tende a ser quinto, pois com somente naipes quartos, salvo exceções tipo AK10x ou AQJx, o Respondedor deve marcar 2ST aguardando a terceira fala do Abridor. Assim, o abridor pode falar outro naipe ou concluir o leilão em 3ST.

Sequência após segunda fala do abridor em 2:

Abridor Respondedor
  2
       2
  2
       ?

2
 - indica mão irregular do Respondedor, negando abono em Copas e indicando pelo menos 5 cartas quaisquer de Espadas.
2ST – indica uma mão regular, nega apoio de Copas e qualquer naipe 5º com 4-8 HCP
3
 - indica naipe 5º de Paus
3
 - indica naipe 5º de Ouros
3
 - mostra interesse em Slam, abono com honra 3ª ou de 4 cartas sem seca.
3
/4/4 - indica "splinter", abono quarto de Copas, com seca no naipe marcado.
3ST - indica uma mão regular, nega apoio de Copas e qualquer naipe 5º com 9-11 HCP
4
 - mostra mão de resposta mais fraca que o abono em 3 com 4-7 HCP.

Sequência após 2 do abridor
Abridor Respondedor
  2
       2
  2
       ?

2ST – indica uma mão regular, nega apoio de Espadas ou naipe 5º.
3
 - essa voz é artificial (ou convencional) e indica máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP e nega abono quarto, e não indica naipe.
3
 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe sexto de Ouros e nega abono.
3
 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe quinto de Copas e nega abono.
3
 - mostra abono pelo menos terceiro, com alguma honra tipo A ou K, ou honra de abono com Dama em naipe lateral. Nega seca se o abono for quarto.
4
, 4 ou 4- indicam "splinter", abono quarto de Espadas, com seca ou corte no naipe marcado.
4
 - mostra mão de menos de 3 HCP, com abono quarto

Seqüências após 3/3img_site/diamonds.gif do abridor

Abridor Respondedor          Abridor   Respondedor
  2
          2                           2            2
  3
           ?                              3             ?
A
voz de 3
/3 do Abridor tende a indicar naipe sexto pobre, e as distribuições do abridor prováveis são 6–3-3-1 ou 6-3-2-2 e menos provável 6-4-x-x, 5-5-x-x, 6-5-x-x, 7-x-x-x, de modo que o Respondedor deve somente marcar naipe rico se este for quinto, deixando que o abridor com outro naipe rico em mão 6-4-x-x, ou 7-4-x-x marque o seu naipe rico em nível 4, para que o Respondedor possa dar a preferência adequada. Assim, se o Respondedor não tiver abono, nem naipe 5º deve marcar 3ST quando não tiver perspectiva de Slam. No entanto, com 10+ HCP o Respondedor deve buscar Slam marcando preferencialmente onde tem suas honras.



TESTE SUA MARCAÇÃO DE ABERTURA:

KQAK63 AQ76 K7 => 2ST
agora o capitão é o Respondedor

AKQJ32 AK98 AK4 - => 2
na resposta de 2
na segunda fala marcar 2
na resposta de 2
na segunda fala marcar 4

KQ KQJ1098 
AK  QJ10 => 2
na resposta de 2
na segunda fala marcar 2
na resposta de 2
passar

A98 AKQJ63 A54  => 2
na resposta de 2
na segunda fala marcar 3
na resposta de 2
marcar 3ST

A3 AQJ98 AKQ K5  => 2
tanto na resposta de 2
como 2 marcar 2

AQ103 AQJ9 AKQ4 
tanto na resposta de 2
img_site/diamonds.gif como 2 marcar 2

As mãos muito fortes, mas que precisam de algo na mão do parceiro, não devem ser abertas de 2.
Admite-se abrir no nível de 1 mãos até 22 pontos.

AKJ3 Q9753 AKQ  => 1
na segunda fala marcar 2

AKJ3 img_site/hearts.gifQ975  AKQJ => 1
na segunda fala marcar 2
 a menos que o Respondedor marque 1.

Mãos bicolores de 4 perdedoras que não tenha 21 HCP podem ser abertas em nível 1.

AK986 AQ542 A75 -  => 1
na segunda fala saltar em 3


K6 
img_site/diamonds.gifAK9875 KQJ97  => 1
na segunda fala saltar em 3


K6 AK987  KQJ975 => 1
na segunda fala marcar 2

Mãos com 22-23 HCP abre-se de 2
AK84 A2 AKQ53 K4   => 2
na segunda fala marcar 2ST na resposta de 2

na segunda fala marcar 3
na resposta de 2

AK AK84 AKQ103 54   => 2
na segunda fala marcar 3


AK 54 AKQ53 AK84   => 2
na segunda fala marcar 2ST

AK84 AK 54 AK753   => 2ST

AK AK84 Q4 AKQ53   => 2
na segunda fala marcar 3ST

AK K4 AK84 AKQ53   => 2
na segunda fala marcar 3
na resposta de 2
na segunda fala marcar 3ST na resposta de 2


A2 AK54 AKQ853 3   => 2
na segunda fala marcar 3
img_site/diamonds.gif e na terceira fala 4

AQ KQJ102 AKQJ3  => 2
na segunda fala marcar 3
 e depois
na resposta de 2
marcar 4
na resposta de 2
marcar 4ST

AK10 AK 63 AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 ou 2 marcar 3
AQ AK54 6   AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 e depois 4
AQ AK865 AQ8764  -  => 2 se a resposta for 2 marcar 3 e depois 4 mas se for 2 convidar com 3
A3 AKJ1063 AK76   => 1 e sobre marcação de naipe rico marcar 3 e depois 4


AK75 AK4  AQJ  K84   => 2 e depois 3ST, porém se a resposta foi 2 marque somente 2ST
AK75 AK4  AQJ  AK3   => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 (27-28 HCP) se foi 2 marcar 3ST
AKQJ AK4 AQJ AK4     => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 (29-30 HCP) se foi 2 marcar 3ST
AKQ7654 K6 AKQJ   => 2 e se a resposta foi 2 marcar 2 e se foi 2 marcar 4
KQJ106 K6 AKQ985 => 1 e na segunda fala marcar 2 e depois 3 

/ / /