1 - As mãos 4333 e
4432 com 16 a 18 High Card Points (HCP)
ou Pontos PH (A=4, R=3, D=2 e V=1)
tal como se costuma
chamar aqui no
Brasil.
RD84
RD75
R53
A9 => 1ST com 17 hcp
RV84
86
RD32
AR4
=> 1STcom 16 hcp
2 - As mãos equilibradas de
15+ HCP. Considera-se 15+ HCP as
mãos recheadas com dez e noves ou as que tiverem fouchetes
tipo AQ
segunda ou terceira a serem
protegidas na saída.
AD10
RV10
A105
V942
=> 1ST com 15 hcp e 3 dez
R5
R964
AV104
RV10 => 1ST com 15 hcp e 2 dez
3 - As mãos 5-3-3-2 com naipe pobre 5º e 15+ a 17
HCP.
AD
RV4
R53
RV964
=> 1ST com 17 hcp e naipe
5º
AR4
974
AD
R8764
=> 1ST com 16 hcp e naipe
5º
84
974
AR4
ARDV4
=> 1ST com 17 hcp e naipe
5º
Esta
última mão, que não possui defesa contra uma saída em
naipe rico, é duvidosa em
ser aberta de 1ST, porém a mão tem
7 vazas sendo portanto 1ST forte. Ter um
naipe 5º numa
abertura de 1ST acrescenta mais 1 ponto na força da mão.
4 - As mãos 5-3-3-2 com naipe rico 5º e 15+ a 18 PH, com
pega
em todos os naipes e se houverem forquilhas a serem protegidas.
D10753
R64
AD
RD10
=> 1ST com 15 hcp e naipe
5º
ARD75
A64
A42
98
=> 1
não se abre de 1ST com rico 5º
RV1075
ARD
94 RD6
=> a não ser que o rico seja fraco e a
mão seja mais adequada para receber
a saída, além disso quando
não não se tem pega em um dos naipes há uma boa
razão para se
abrir no naipe rico
5º com 16-17 HCP.
5 - As mãos 6-3-3-2 de 15+ a 17 HCP, com naipe 6º pobre
fraco e
pegas em todos os naipes, podem ser abertas também de !ST, mas
se o naipe 6º for encabeçado por duas
honras, sendo uma maior e
outra menor é recomendado abrir no naipe 6º.
AD
RV4
D97532
RV
=> 1ST
32
ARD
AV7532
R4
=> 1
R2
R74
AD10732
R4 => 1¨
Primeira voz do respondedor
As respostas à uma abertura de 1ST estão baseadas no princípio
da transferência ("transfer")
de carteio para a mão forte, com o
respondedor marcando um naipe de
hierarqui inferior para que o
abridor de 1ST marque o naipe seguinte.
A vantagem enorme
dessa
transferência está no fato que o
carteador poderá receber uma saída
fovarável e decisiva
para o sucesso do contrato. além do ganho de uma volta
de leilão
(ganho de tempo).
Para se referir a transferência
será usada a forma abreviada Transfer.
Abridor Respondedor (obs. leilão livre - sem interferência)
1ST ?
Passo - Até 7 HCP e mão equilibrada, sem interesse em
game.
Nota0: chamamos de game leiloar um contrato que some 100+
pontos por
vaza para se ganhar o prêmio de 300 ou 500 pontos
dependendo se a dupla estiver
não vulnerável ou vulnerável.
2
- Pede naipe rico 4º (PNR)(convenção Stayman).
2
- Transfer para 2.
2
- Transfer para 2.
2
- Transfer para 2ST.
2ST - Transfer para 3.
3,
3 - Monocolor
convite a 3ST.
3,
3 - Monocolor
de
/, perspectiva de
cheleme (slam).
3ST - 9+ a 14 HCP, sem rico 4º ou qualquer 4-3-3-3.
4
- Transfer para 4.
4
- Transfer para 4.
4
- Transfer para 4.
4
- Pergunta de Áses, convenção Super-Gerber.
4ST - Transfer para 5.
5,
5
- Natural,
conclusivo, o abridor deve passar.
Sequências após resposta de 2
O respondedor utiliza o
Stayman (2)
nos casos abaixo:
1- Com mão semipositiva de 8 a 9- PH, com ou sem naipe rico 4º.
A102
RV64
9853
102 => 2
A102
102
9853
RV64 => 2
2- Com mãos positivas que possuem pelo menos um naipe rico 4º.
RV64
82
AR8643
10 => 2
RV64
D10863
A64
10 => 2
3- Com mãos positivas que precisam pesquisar naipe pobre 4º.
102
A4
RV864
A1092 => 2
4- Com mãos positivas que querem mostrar um naipe pobre 5º,
com ou sem rico
4º.
R64
AR
1076
RD864 => 2
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Pede Naipe Rico (PNR) ou convenção Stayman
?
2
<= Sem naipe rico, indefinido se é máximo ou mínimo.
R63
AD
RV643
R87 => 2
Min
RD3
AD
RV64
R875 => 2
Max
2
- Com pelo menos 4,
não define a força da mão.
RV64
AR86
A10
V87 2
Min
R4
AR86
ARV
10853 2
Max
2
- Com pelo menos 4,
sem 4,
força indefinida.
RV64
A10
AR86
V87 => 2
Min
RDV4
A10
AR86
V87 => 2
Max
2ST - Com um naipe pobre 5º e máximo.
AD6
RD
RV1084
R87
=> 2ST
3,
3 - Naipe pobre
6º furado, força indefinida.
AD
RD7
V98732
RV => 3¨
Min
AD
RD7
AD
V98732 => 3
Max
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Stayman
2 ?
2,
2 - Não
forçante com pelo menos 5-4 nos ricos.
AD64
D8643
763
2 => 2
AD1064
V863
76
52 => 2
Abridor Respondedor
1ST 2
(PedeNaipeRico)
2
2
(pelo menos 5 e 4,
7/9 pontos)
?
Passo - Mínimo, considerando 2
o melhor parcial.
A87
R109
RV103
RV3 => Passo
AR7
DV
R982
DV53
=> Passo
2ST - Mínimo, com dubletão de copas.
AD9
76
RD108
RV75
=> 2ST
Apoio simples ( 3
) - Mínimo bem combinado.
A2
D86
RDV2
R1092 => 3
Apoio à game ( 4
) - Máximo com apoio.
AD8
RV2
AR6
10982 => 4
3ST - Máximo sem apoio.
AV2
V6
RD108
ADV2
=> 3ST
Abridor Respondedor
1ST 2
(PNR)
2
?
2
- Relé mostrando que o respondedor tem 4
pede ao abridor informações adicionais.
AD64
96
D863
982
=> 2
AD64
96
RV1064
D2
=> 2
AD64
9
AR106
V864
=> 2
Nota 1: Sobre resposta de 2
ao 2 PNR,
o
respondedor com 4
marca sempre 2
Abridor Respondedor
1ST 2
(PNR)
2
2
<= tenho 4
e nego 4
?
2ST - Mínimo sem 4.
AD6
RV64
D86
A97
=> 2ST
AD6
RV64
D8
A976
=> 2ST
R10
DV982
AV9
A97 => 2ST
3
- Máximo com 5.
R10 DV982
AR2
A97 => 3
3
- Máximo com 4 e 4.
AD6 RV64
R6
RV102 => 3
3
- Máximo com 4 e 4.
AD6
RV64
RV102
R6 => 3
3
- Mínimo com 4.
AD65
RV64
D6
RV10 => 3
passável
3ST - Máximo com mão 4-3-3-3 e 4.
AD6
RV64
R63
RV10
=> 3ST
4
- Máximo com 4 e 4,
honras concentradas nos ricos.
AD65
RDV6
R6
R109 => 4
4,
4 - Máximo com
4, honras
concentradas no naipe marcado.
AD63
RV64
AR6
102 => 4
Abridor Respondedor
1ST 2
(PNR)
(2/2/2) ?
Segue exemplos referentes à resposta de 2
do abridor após 2.
2ST - Convite a 3ST. Nega 4
sobre 2 do abridor
7-9 hcp.
AD6
V86
¨
D643
972 => 2ST
3
- O respondedor garante a posse de um naipe pobre qualquer
no mínimo 5º,
posteriormente será esclarecido qual é o naipe.
A voz de 3
também pode ser usada pelas mãos com rico
combinado onde o respondedor quer
saber se o abridor tem o
máximo da abertura para marcar o pequeno cheleme (petit
slam).
Nega
4 se o abridor
respondeu 2.
R2
AD2
DV1075
D86
=> 3
R2
AD72
AV85
1092
=> 3
3
- Pede naipe pobre (PNP).
R2
A2
DV1075
R863
=> 3
(PNP)
3 cartas de apoio ( 3
) - Natural, convite.
R86
A1085
10742
V6 => 3
3 cartas de naipe rico ( 3
) - Naipe 5º, forçante à
game.
RD763
AD86
R32
6 => 3
3ST - 9+ a 14 PH, sem rico combinado.
ª
R82
2
RV1075
D863 => 3ST
4 de apoio ao rico ( 4
) - Natural, conclusivo.
R2
AR86
10964
1092 => 4
4 do outro rico ( 4
) - Pergunta de Áses, convenção
Super-Gerber.
2
RDV6
ADV109
D86 => 4
4ST - Convite com 14+ a 16- PH sem rico combinado.
Sobre resposta de 2
ao 2 PNR:
RD2
ADV6
DV6
976 => 4ST
Naipe em salto ( 4,
4 )
- splinter (seca) interesse em cheleme.
AD64
RV1064 D75
2 => 4
AD64
RV1064
5
QJ2 => 4
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
1ST 2 1ST 2
2ST ? 2 ?
Quando o abridor responde 2ST ao 2
PNR, o respondedor tem
as mesmas opções da resposta de 2
indicando não ter naipe
rico,
isto é, 3 afirma
ter um pobre 5º, 3
pergunta qual é o
pobre, 3
ou 3
natural, etc.
Abridor Respondedor
1ST 2 PNR.
3, 3
?
O desenvolvimento nesta sequência é natural, conforme
sistema.
Os exemplos se referem à resposta de 3
após 2
PNR.
Abridor Respondedor
1ST 2
4
, 4 - Controle indicando máximo e apoio para o rico 5º.Sobre 2
do abridor seguido de 3
do respondedor:
AR84
R64
A53
D94 => 4
Abridor Respondedor
1ST 2 PNR.
2,2,2, 2ST 3
3 ................... ?
Os exemplos se referem à resposta de 2
ao 2
PNR.
3
- Com pelo menos 5.
R6
AD2
V64
R10864 => 3
3
- Com pelo menos 5.
R6
AD82
R10953
V2 => 3
4 apoio no rico ( 4
) - Convite a 6 combinado neste rico.
AD2
RV64
A3
10964 => 4
Abridor Respondedor
1ST 2 PNR.
2 3
Tem pobre no mínimo 5º.
3 3
indica naipe quinto de Paus.
?
3ST - Sem apoio para paus, mínimo ou máximo.
AD84
RD64
AV2
103
=> 3ST Min
AD84
RD64
ADV
103 => 3ST Max
Apoio simples ( 4
)- Apoio e mínimo.
V2
RD64
AD82
A94 => 4
Naipe ( 3,
4 )
- Controle com apoio e máximo.
A4
RD64
AD3
D864 => 3
Abridor Respondedor
1ST 2 PNR.
2,2,2,2ST 3
=>
Pede naipe pobre (PedeNaipePobre).
?
Os exemplos se referem à resposta de 2
ao 2
PNR.
3
- Com 4, máximo ou
mínimo.
A2
RD86
R64
RV85 => 3
Min
3
- Com 4, máximo ou
mínimo.
A2
RD86
RV64
RD5 => 3
Max
3ST - com nenhum ou os dois pobres, conforme resposta inicial.
A82
RD86
RV8
R64
=> 3ST
Sobre resposta de 2
ao 2 PNR:
A2
RD8
RV64
R985 => 3ST
Abridor Respondedor
1ST 2 PNR.
2 3
PNP.
3 (=4)
?
4 apoio ( 4
) - Estabelece o naipe.
A2
R2
RV864
R1064 => 4
4ST - Convite.
A82
R8
R643
R985 => 4ST
3ST - Conclusivo.
Após o abridor ter marcado 2
sobre 2 PNR:
A2
R864
RDV2
V94 => 3ST
marcação do outro rico ( 4
) é Super-Gerber (Áses ?).
Após o abridor ter marcado 2
sobre o 2 PNR:
A
R864
RV98
RD64 => 4
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
D54
AV3 1ST 2
PNR
AV
4 2 3
PNP.
D72
ARV64 3 Paus 3
cubid
AR963
V1087 4 4ST
.................................. 5
2A e HT 6§
.................................. Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
R4
V872 1ST 2 PNR.
ARD2
8 2
2 Relé com 4.
V852
AD974 2ST mínimo 3 Tem
pobre 5º.
DV6
AR2 3 Relé 3
o naipe é
...................................
4 5
cuebid
...................................
5 Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
RV63
AD87 1ST 2 PNR.
AR2
8 2 4
Super-Gerber (Áses ?).
V52
ARD974 5 2A e HT 7ª
A86
52 Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
RV2
A864 1ST 2 PNR.
AD
R754 2ST Pobre 5º 3 PNP.
DV1075
AR4 3 Ouros 4
Super-Gerber (Áses ?).
RD4
98 5 Um Ás 6
..................................... Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
RV1075
D64 1ST 2 PNR.
AD
V953 2 2ST Convite.
R53
97 3 Naipe 5º 4ª
AV5
RD105 Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
ARV2
D1087 1ST 2 PNR.
A2
RD86 2 3 Tem
pobre 5º.
AD86
97 3 Relé 4
Convite a 6.
432
AR7 6 Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
102
AD64 1ST 2 PNR.
AR86
2 2 2 Relé com 4.
A95
DV42 3 Max 4
4 Paus combinou.
RDV7
A864 4
cuebid 4ST
..................................
5 2A e HT 6
.................................. Passo
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
AR86
2 1ST 2 PNR.
102
AD64 2 3 PNP.
A95
DV42 3 (4) 4 Paus combinou.
RDV7
A864 4
cuebid 4ST
...................................
5 2A e HT 6
................................................
Passo
Super-Gerber na abertura
de 1ST
Nas aberturas de ST a voz de 4ST tem significado natural,
a
não ser que haja naipe combinado.
O abridor de ST não deve perguntar Áses, exceção
feita a
algumas situações onde há um naipe implicitamente
combinado. As vozes
de 4
Outro rico ( 2
) - Máximo com naipe 5º, sem apoio de
copas.
AD763
R2
A102
A98 2
Abridor Respondedor
1ST 2
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
3ST - Máximo ou mínimo, sem apoio 3º para o 1º naipe e 4º para o 2º.
AD102
D3
AV102
R76 <= 3ST Min
AD102
A3
AV102
R76 <= 3ST Max
apoio de 3 cartas ao rico ( 3
) - Máximo ou mínimo, com apoio
para copas
sem apoio para o pobre.
AD102
R76
AV102
D3 <= 3 Min
AD102
R76
AV102
A3
<= 3
Max
Naipe lateral ( 3,
3 )
- Mínimo com apoio 4º para o pobre,
podendo ter três cartas do 1º naipe,
controle no naipe marcado.
AD102
D2
R76
AV102 <= 3
segundo naipe 4+ cartas
AD102
R76
D2
AV102
<= 3
segundo naipe 4 cartas
Apoio ao pobre ( 4
) - Máximo, apoio para o pobre sem apoio
para copas.
AD107
76 ¨ RD3
AD86 <= 4
Naipe lateral em salto ( 4,
4 )
- Máximo e apoio
para ambos os naipes, controle no naipe marcado (VTES).
R76
RD2 A95
AV86 4
VTES
Apoio ao 1º naipe em salto ( 4
) - Idêntico a VTES, duplo
apoio com honras
concentradas nos naipes do respondedor.
A76
RDV V85
AD85 4©
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2 3
<=
Convite com no mínimo 6.
?
Passo - Mínimo sem apoio.
AR2
75
RD95
RV76 Passo
3ST, 4
- Máximo ou mínimo com apoio.
RD10
964
RD10
AD98 3ST
765
RD10
RD10
AD98 4©
Tratamento dos bicolores
ricos na abertura de 1ST
Se a mão definitivamente não tem
game, o respondedor
escolhe o melhor naipe para fazer o tranfer e
passar.
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2 ?
V10953
98642
85
4 Passo
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2 ?
98642 V10953
85
4 Passo
Se a mão tiver game somente se o abridor tiver a mão
ideal, deve-se marcar 2
e depois corrigir para 2,
que é
uma manobra limitada a 5 PH. Nos bicolores de 6-7 PH onde
o
game
é mais provável marca-se 2
e em seguida 3.
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2 ?
RV753
V10742
85
5
<= 2
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2
?
RV543
R9642
85
4
=> 3
Se a mão quer jogar no mínimo game, o respondedor deve
usar a voz reservada para bicolores ricos na resposta de 2.
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2ST 3
<= Bicolor rico.
RDV75
A7532
853
-
<= 3
Sob o convite com o bicolor rico, o abridor de 1ST tem
as
opções abaixo.
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
2 2
<= bicolor rico convite a game 7-8 hcp
?
Passo - Preferência por 2.
A76
D85
RD85
A94 Passo
3
- Preferência, quer jogar 3.
A7
D85
RD85
A843 3
3
- Convite.
AR7
A85
RDV2
753
<= 3 4,
4 - Conclusivo.
AV64
R2
AR76
D53
<= 4
Sequências após
resposta de 2
A resposta de 2
deve ser feita com os seguintes tipos de mão:
1-
Qualquer mão negativa, convite ou positiva com 5
ou mais.
V9853
86
D863
32 <= 2 Neg
AV853
863
D863
2 <= 2 Conv
AV853
863
A863
2 <= 2 Pos
2- Bicolor superconvite de 5
e 5 com 6/7 PH.
R8654
R10763
83
2 2
3- Bicolor positivo de espadas com 4
ou 4.
RV853
A63
A863
2 2
Abridor Respondedor
1ST 2
<= Transfer.
?
2
- Na grande maioria das mãos.
V2
AR84
AD83
RV9 2ª
V82
AR84
A83
RV9 2ª
2ST - Máximo maximorum (18 PH) e duas honras
terceiras
de espadas. Esta voz é ruim se o respondedor estiver muito fraco.
RD8
RV7
AD63
R63 2ST
3
- Máximo e duas honras quartas de espadas.
RD83
RV62
AV6
R3 <= 3
Naipe pobre no nível de 3 ( 3,
3 )
- Máximo, 4 sem
duas
honras e concentração de honras no naipe marcado.
D982
RV82
ARV
R3 3
Outro rico ( 3
) - Máximo com 5,
sem apoio de espadas.
R3
AD763
A102
A98 3
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
2ST - Convite a 3ST/4
com 5.3
, 3 - Com quatro cartas do naipe marcado e cincoAV853 A63 2 D853 => 3
3
- É o superconvite (6/7 PH) com 5
e 5.
R9854
R10954
85
4 3
3
- Convite à partida com 6.
RV8763
D64
97
87 3ª
3ST - Para o abridor optar entre 3ST e 4.
AR975
42
D102
983 3ST
Salto em naipe ( 4,
4, 4
) - splinter (VTSC)
com interesse em cheleme.
AD8654
A53
1098
3 4
VTSC
AD8654
A53
3
1098 4
VTSC
AD8654
3
A53
1098 4
VTSC
4ST - O abridor deve optar entre passar,
marcar 5
5ST - O abridor deve optar entre 6
e 6ST.Abridor Respondedor Abridor Respondedor
============================================ 3
- Bicolor de naipes ricos no mínimo 5-5. 3
- Bicolor de copas e ouros no mínimo 5-5. 3
- Bicolor de espadas e ouros no mínimo 5-5. 3ST - Monocolor pobre, 8 a 10 PH e seca/chicana de
copas. 4 - Bicolor pobre 6-5 e no máximo duas cartas chaves (cc).86 - A9853 D98764 => 4 4 - Bicolor rico no mínimo 6-5 e no máximo duas cartas chaves. A9853 D98764 86 - => 4 4
- Bicolor de copas e ouros no mínimo 6-5, máximo 2 cc. |
Abridor Respondedor
1ST 2
4
?4
- Máximo, controle de espadas e naipe de paus.
R53
2
76
AD87432 => 4
4ST - Máximo, controle de ouros e naipe de paus.
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
3
- Negativa de ouros, sem esperança de partida.3
- Bicolor de copas e paus, no mínimo 5-5.
86
AV954
3
AD863 3©
3
- Bicolor de espadas e paus, no mínimo 5-5.
AV954
86
3
AD863 3
3ST - Monocolor pobre, 8 a 10 PH e seca ou chicana de
espadas.
4
- Bicolor /, mínimo 6-5, máximo 2 cc, melhor naipe .É uma negativa convite que pode ser dada com um dos tipos de
mão abaixo:
1-
Naipe 6º ou 7º encabeçado por RD ou AD e nada lateral.
965
4
RD7654
1072 => 3
965
4
1072
AD7654 => 3
2- Naipe 6º ou 7º de Ás ou Rei e alguma esperança de entrada lateral,
como por exemplo uma Dama.
86
74
96
A1098753 => 3
96
D42
RV10654
86 => 3
Sequências após respostas de 3
e 3Abridor Respondedor
1ST 3
Apoio ( 4
) - Mínimo com apoio.Naipe lateral ( 3,
4, 4
) - Máximo com apoio de Hxx
ou melhor,
controle no naipe marcado.
ADV8
AR42
76
A76 <= 3
VTC
Abridor Respondedor
1ST 3
Naipe ( 4,
)
- Controle com belo naipe de paus.
D76
2
A76
ADV764 <= 4VTC
4
- Pergunta de Áses, convenção Super-Gerber.4ST - Convite a 6. O abridor pode passar, marcar 6,
6ST
ou então responder Áses e deixar a opção para o respondedor.
97
RD2
R2
AD8763
<= 4ST
Abridor Respondedor
1ST 3
5
- Mínimo mas o apoio é tripletão ou melhor.4,
4, 4
- Máximo, controle no naipe marcado, apoio de tripletão ou melhor.
AR84
D86
AV3
R4 4
A resposta de 4
pode ser dada com uma das mãos abaixo:
1-
Monocolor de ouros, negativo, que quer game ou cheleme.
Abridor Respondedor
1ST 4
4 ?
Passo - Negativo de ouros. Quer cartear no nível de
4, pois
poderia ter carteado 3
com a resposta de 2ST.
5
- Conclusivo, manobra para transferir o
carteio para o abridor.
4ST - Pergunta de Áses. Não usou a resposta de 3
para transferir o carteio ao abridor.
Sequências após resposta de 4,
4
As respostas de 4/4
podem ser dadas com uma das mãos abaixo:
1-
Monocolor rico que quer
game ou cheleme.
Abridor Respondedor
1ST 4, 4
4, 4
?
Passo - Quer cartear game
4ST - Pergunta de Áses. Esta é a maneira garantida
de poder
perguntar Áses com 4ST, após transferência para o rico.
Sequências após resposta de 4,
cuja
resposta de 4
é Super-Gerber
Sequências após resposta de 4ST.
A resposta de 4ST indica um monocolor de paus que quer
game,
transferindo o carteio para o abridor.
Abridor Respondedor
1ST 4ST
5
?
Passo - Natural.
Tratamento dos monocolores na abertura de 1ST
Quando a mão equilibrada é mostrada com 1ST existem os
tratamentos abaixo para os monocolores.
Tratamento dos bicolores na abertura de 1ST
Os bicolores na abertura de 1ST são mostrados na forma abaixo.
Tabela 6: Tratamento dos bicolores na abertura de 1ST