ABERTURA DE 2  forçante a game 

Antes de iniciar a leitura deste texto é recomendado ter lido "2 Paus Tipos de Respostas".

Vamos separar em 2 tipos de mãos, as regulares ou balanceadas com distribuição 4443, 4432 e 5332 entre 22 a 28 HCP (High Cards Points) e as irregulares com 21+ HCP.

1) Pode-se indicar mãos regulares fortes nas faixas abaixo:
22 a 23 HCP, 24 a 25 HCP, 26 a 27 HCP e 28 a 29 HCP.

Nos casos de mãos equilibradas (4333 442 5332), após o Abridor mostrar mão regular e sua faixa de pontos, cabe ao Respondedor ser o Capitão da mão, isto é, aquele que irá comandar o leilão e definir o contrato final.
Em mãos irregulares o Capitão da mão é a mão forte, em que pese que todo Leilão tem aspectos de colaboração, e exceções que no decorrer do Leilão um jogador pode se considerar suficiente bem informado para concluir o Leilão. 

Abridor Respondedor
  2        2   <= voz de espera (waiting) mão ainda indefinida
  ?

Após 2, abridor marca sua mão regular como segue:
a) 2ST = 22-23 HCP, nesse caso as falas do Respondedor são:
- passo
- 3 pede naipe rico (Stayman)
        pedir naipe rico tem 3 respostas:
        3 = não tem rico;
        3 = tem 4 cartas e pode ter 4 cartas;
        3 = tem 4 cartas. 
- 3 é transfer para 3 - significa que o Respondedor tem 5+ cartas;
- 3 é transfer para 3 - significa que o Respondedor tem 5+ cartas; - 3 pede naipe pobre e o Abridor marca 3ST sem naipe pobre.

b)
3ST = 24-25 HCP, nesse caso as fala do Respondedor são:
- passo
- 4 pede naipe rico e Abridor marca 4ST sem rico;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 5;
- 5 transfer para 5.

Nota: como se vê a ideia é sempre a mão forte cartear.


c)
3
= 26-27 HCP, nesse caso as falas do Respondedor são:
- 3 transfer para 3ST;
- 4 pede naipe rico e Abridor marca 4ST sem rico;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 5;
- 5 transfer para 5.

d)
3 = 28-29 HCP, nesse caso as falas do Respondedor são:
- 3 3ST para jogar;
- 4 pede naipe rico e Abridor marca 4ST sem rico;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 4;
- 4 transfer para 5;
- 5 transfer para 5.

2) As mãos irregulares fortes que apresentam 21+ HCP, inclusive mãos tricolores, que são de difícil marcação, exigem que o Abridor na sua segunda fala marque seu naipe 4o. (como se fosse 5o.).

Regra 1 – o Abridor, após a resposta indefinida de 2, marca:
- 2 indicando 4+ cartas - Respondedor marca 3 negativo 0-4 HCP
- 2 indicando 5+ cartas - Respondedor marca 3 negativo 0-4 HCP
- 3 indicando 6+ cartas - Respondedor marca 3 negativo 0-4 HCP
- 3 indicando 6+ cartas - Respondedor marca 3 negativo 0-4 HCP

Nota1: essas respostas negativas do Respondedor não são naipes e sim o aviso que o Leilão pode terminar em nível 3 em naipe rico ou em nível 4 em naipe pobre.

Nota2: caso o Respondedor tenha abono de 4 cartas e mão muito fraca ele abona a voz de 2 marcando 4; abona a voz de 2 marcando 4; abona a voz de 3 marcando 5 e abona a voz de 3 marcando 5.

Quando o Respondedor não tem apoio e tem 5+ HCP ele tem duas opções de marcação:
1- marcar seu naipe de 5+ cartas que sabemos não ter duas honras
     superiores, ou
2- marcar ST ao nível quando só tem naipe quarto, esperando que o Abridor em caso de ter mão 64xx marque seu naipe em nível 4 de modo que o Respondedor pode então passar ou preferir com apenas duas cartas o naipe sexto do Abridor.

Regra 2 – após a marcação de 2 ou 2 na segunda fala do Abridor, o Respondedor, que já marcou mão indefinida ao dizer 2, além de abono de 3 cartas, pode ter um A ou, um K, ou ainda alguma seca junto com Dama em naipe lateral ou de apoio no naipe do abridor. Assim, para diferenciar o abono ruim do Respondedor, caso ele não tenha nada mesmo, convenciona-se que abonar o naipe rico em salto indica máxima fraqueza e que abonar em nível 3 ou dar um splinter em nível 4, indica abono melhor. Ou seja, abonar em nível 3 permite que o Respondedor marque depois alguma honra (A ou K).

Regra 3 - após abertura de 2 as vozes positivas de respostas indicam pelo menos a força de uma vaza e meia (A + K, ou três Reis, ou ainda AQ + Dama), com pelo menos 8 HCP. Exemplos de vozes positivas e seus significados:

Abridor Respondedor
 2       2 => indica 5+ cartas com uma duas altas (AK/KQ/AQ);
2       2 => idem
 2
     2ST => indica ausência de naipe rico quinto marcável e mão
                       equilibrada com 7 a 10 HCP.
 2
     3 => indica naipe sexto duas honras altas
 2
      3 => idem
 2     3ST => indica ausência de naipe rico quinto marcável e mão
                      equilibrado com 11-12 HCP

Regra 4 = Após abertura de 2 as vozes em naipe rico marcadas em salto no nível 3 ou 4 indicam mão de barragem como se segue:

Abridor Respondedor
 2       3/3
=> mão de barragem com naipe sexto encabeçado por
                           Rei: KQx5432 ou KJx5432 sem mais nada lateral.
 
2      4/4 => mão de barragem com naipe sétimo encabeçado por
                           Rei: KQx5432 ou KJx5432

Regra 5 = Após abertura de 2 as vozes em naipe pobre marcadas em salto no nível 4 ou 5 indicam mão de barragem como se segue:
Abridor Respondedor
 2      4/4 => mão de barragem com naipe sétimo encabeçado por
                           Rei: KQx5432 ou KJx5432
 2      5/5 => mão de barragem com naipe oitavo encabeçado por
                           Rei ou Ás : Kxxx5432 ou Axxx5432


Seqüências após segunda fala do abridor em 2
:

Abridor Respondedor
  2       2
  2       ?

2 - indica mão irregular do Respondedor, negando abono em Copas e indicando pelo menos 5 cartas de Espadas e acima de 3 HCP ou pelo menos 1 Rei, que não precisa ser no naipe marcado.

2ST – indica uma mão regular, com 4 a 7 HCP e nega apoio de Copas, ou 5 cartas de Espadas.

3 - essa voz é artificial (ou convencional) e indica máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP e nega abono quarto, sendo que ela não mostra naipe nenhum. Caso o Respondedor tenha naipe de Paus longo ele pode mostrar isso marcando 4 na próxima fala. Da mesma forma um naipe de Espadas ou de Ouros só pode ser falado depois, pois é prioritário marcar a segunda negativa.

3 - essa fala indica mão irregular, com naipe de Ouros pelo menos quinto e 4-7 HCP.

3 - mostra abono pelo menos terceiro, com alguma honra tipo A ou K, ou honra de abono com Dama em naipe lateral. Nega seca se o abono for quarto.

3, ou 4, ou 4 - indicam "splinter", abono quarto de Copas, com seca ou corte no naipe marcado e mostra de 4-7 pontos.

4 - mostra mão de menos de 4 HCP, com abono quarto.

Seqüências após 2 do abridor

 

Esta seqüência é bem similar a anterior:
Abridor Respondedor
  2        2
  2        ?

2ST – indica uma mão regular, com 4 a 7 HCP e nega apoio de Espadas ou 5 cartas de Copas com uma honra.
3 - essa voz é artificial (ou convencional) e indica máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP e nega abono quarto, e não indica naipe.
3 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe sexto de Ouros e nega abono.
3 - indica mão irregular de 4-7 HCP com naipe quinto de Copas e nega abono.
3 - mostra abono pelo menos terceiro, com alguma honra tipo A ou K, ou honra de abono com Dama em naipe lateral. Nega seca se o abono for quarto.
4, 4 ou 4- indicam "splinter", abono quarto de Espadas, com seca ou corte no naipe marcado.
4 - mostra mão de menos de 3 HCP, com abono quarto

Seqüências após 2ST do abridor

Abridor Respondedor
   2        2
  2ST       ?
A voz de 2ST do Abridor indica mão regular com 22-23 HCP (ou 23-24 HCP, dependendo de como se abre de 2ST com 20-21 ou com 21-22) e tende a negar naipe rico quinto sólido, ou seja pode ter naipe rico quinto que deve ser tratado como se fosse naipe quarto devido ter somente uma honra.

A segunda fala do Respondedor, após confirmação de mão regular da Abridor, deve seguir a mesma convenção que a dupla joga quando se abre direto de 2ST com mão forte e equilibrada. Sugerimos ser:
3 => indica ter 4 cartas em naipe rico e pede naipe rico, tal como no Stayman, sendo que o Abridor marca:
    3 sem naipe rico,
    3 com 4 cartas de Copas, podendo ter 4 cartas de Espadas,
    3 com 4 cartas de Espadas.
Nota3: Se o Respondedor marcar 3ST sobre 3 o Abridor possuindo também naipe de Espadas pode marcar 4.
3 => Transfer para Copas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
3 => Transfer para Espadas (Abridor pula em 4 com 4 cartas)
3 => pede naipe pobre, sendo que o Abridor marca:
    3ST para indicar que não tem naipe pobre,
    4 para indicar que tem 4 cartas de Paus (pode ter ambos)
Nota4: Se o Respondedor marcar 4ST depois é sign-off, mas o Abridor com ambos marca 5.
    4 para indicar que tem 4 cartas de Ouros.
3ST => para encerrar o leilão (sign-off).
4 => Transfer (texas) para Copas.
4 => Transfer (texas) para Espadas.

Seqüências após 3/3 do abridor

Abridor Respondedor
  2          2
 3/3     ?
A voz de 3/3 do Abridor indica naipe sexto pobre, e as distribuições do abridor prováveis são 6331 ou 6322 ou 64xx e menos provável 55xx, 65xx, 7xxx, de modo que o Respondedor deve somente marcar naipe rico se este for quinto, deixando que o abridor com outro naipe rico em mão 64xx, ou 7-4-x-x marque o seu naipe rico em nível 4, para que o Respondedor possa então dar a preferência adequada.
A marcação do naipe seguinte pelo respondedo é sempre indicação da máxima da negativa, que mostra menos de 4 HCP. Portanto sobre 3 do abridor a voz de 3 não é naipe e sim máxima da negativa.

Abridor Respondedor
  2          3ST
    ?
Esta voz rara deve indicar mão tipo 4-3-3-3 ou 4-4-3-2 com 11-12 HCP, sendo que agora é uma questão de somar pontos ou de verificar a existência de A e K para marcar 6ST ou 7ST.

TESTE SUA MARCAÇÃO DE ABERTURA:

KQ2 AK63 AQ76 K7 => 2ST

AKQJ32 AK98 AK4 - => 2
na segunda fala marcar 2

A A98 AKQV63 A54  => 2
na segunda fala marcar 3

As mãos muito fortes, mas que precisam de algo na mão do parceiro, não devem ser abertas de 2. Admite-se abrir no nível de 1 mãos até 22 pontos.

AKJ3 Q Q9753 AKQ  => 1 e na segunda fala marcar 2

AKJ3 Q Q975  AKQJ => 1 e na segunda fala marcar 2 a menos
                                             que o Respondedor marque 1.

Mãos bicolores de 4 perdedoras que não tenha 21 HCP podem ser abertas em nível 1.

AK986 AK542 A75 -  => 1
na segunda fala saltar em 3

A6 - AK9875 KQJ97  => 1
na segunda fala saltar em 3

A6 - AK987  KQJ975 => 1
na segunda fala marcar 2

Mãos muito forte com 21+ HCP abre-se de 2
AK84 A2 AKQ53 K4   => 2 e na segunda fala marcar 2ST

AK AK84 AKQ53 54   => 2 e na segunda fala marcar 2ST

AK 54 AKQ53 AK84   => 2 e na segunda fala marcar 2ST

AK84 AK 54 AK753   => 2ST

AK AK84 Q4 AKQ53   => 2 e na segunda fala marcar 3ST

AK A4 AK84 AKQ53   => 2 e na segunda fala marcar 3

A2 AK54 AKQ853 3   => 2
na segunda fala marcar 3 e na terceira fala 4

AQ 4 KQJ102 AKQJ3  => 2 e na 2a. fala marcar 3 e depois 4

AK10 AK 63 AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 r
                                                 depois marcar naipe de Espadas
AQ AK54 6   AKJ1065 => 2 e se a resposta for 2 marcar 3 e
                                                depois 4
AQ AQ865 AK8764 -  => 2 se a resposta for 2 marcar 3 e
                                                depois 4
A3 2 AKJ1063 AK76   => 1 e sobre marcação de naipe rico
                                                marcar 3 e depois 4

Mãos Fortes Regulares e Raras.
AK75 AK4 AQJ KJ4  => 2 e depois 3ST
AK75 AK4 AQJ AK3  => 2 e se a resposta for 2 marcar 3
                                                indicando 27-28 balanceado
AKQJ AK4 AQJ AK4    => 2 e se a resposta for 2 marcar 3
                                                indicando 29-30 balanceado
AKQ7654 K6 7 AKQJ   => 2 e depois 2 e 3
KQJ106 K6 7 AKQ985 => 1 e na segunda fala marcar 2 e
                                                 depois 3

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