2/1 = ABERTURA DE NAIPE RICO E RESPOSTA DE 1ST FORÇANTE
por Carlos Salgado Nunes (Carlão)

No sistema natural tradicional, num leilão livre (sem interferência adversária) após a abertura de naipe rico, a resposta de naipe pobre em nível 2 indica, em princípio, uma  mão de 10 ou mais pontos. No entanto certos jogadores admitem que a remarcação do naipe de resposta pode ser feita com menos de 10 pontos mas com naipe longo, mostrando na remarcação do naipe, que a mão só joga nesse naipe e que ele pode passar com mão mínima ou sem abono.
Por exemplo: NORTE  ESTE     SUL      OESTE
                           1     passo     2      passo
                           2     passo     3      passo
                            ?
vamos supor que a mão de NORTE seja: Kx KQ10xx AQxx  xx
O que deve NORTE fazer?
A resposta depende de como NORTE entende a mão de SUL na remarcação de Paus.
Podemos supor 3 versões para a mensagem do Respondedor ao remarcar Paus:
1- Sul tem: Qxx x    Jx   QJ10xxxx (passe - só jogo em Paus parceiro)
2- Sul tem: Qxx xx  Jx   KQJ10xx (convite - tenho entre 10-11 pontos)
3- Sul tem: Jxx  Ax  xx  AKQJxx (Paus sólido - fale mais parceiro)

Esse problema não tinha boa solução pois:
em (1) a alternativa para se evitar a marcação no nível 2 sem ter os 10 pontos característicos de uma fala positiva, seria marcar 1ST e se o parceiro falasse outra vez marcar então o naipe longo, porém quando o parceiro passava, jogar 1ST geralmente provocava uma situação de quebra de comunicação entre a mão e o morto de modo que o naipe longo ficava sujeito a não fazer suas vazas firmes; 
em (2) no caso de mão de convite, a solução adotada era marcar Paus duas vezes, o que era então entendido como uma mão de convite;
em (3) no caso de mão positiva com natural remarcação de Paus, algumas duplas convencionam que era necessário pular em Paus para mostrar unicolor forte.
O fato era que, não havia como se marcar sem ambiguidade em algumas variantes intermediárias dessas mãos mostradas.

No Leilão acima, para a mão forte uma tentativa seria marcar o quarto naipe que pede pega ou esclarecimento da mão ao parceiro, mas isso se presta mais a uma mão que só quer jogar 3ST tipo: Jx xx Kxx AKJ10x e não com a mão Jxx Ax xx AKQJxx que quer ouvir se o parceiro marca:
- 3 pedindo pega, ou
- 3 para mostrar 5-5, caso em que a mão já fica ruim (e obriga 3ST do Respondedor), ou
- 4 para mostrar a seca de Espadas (em mão 1-5-4-3) crescendo a mão para Slam, ou
- 3ST baseada numa pega de Espadas, caso em a mão ainda pode servir para jogar Slam.

Note que uma primeira fala de resposta direta em 3, que mostrava mão forte de 16 ou mais pontos, tira aqui espaço de leilão para um melhor esclarecimento da mão do Abridor, razão inclusive para o fato que o salto de resposta em mão forte ("Strong Jump Shift") não é mais tão universal entre os bridgistas. Muitas duplas dos EUA jogam que o salto do Respondedor em outro naipe é mão de barragem, no entanto outras duplas estão testando o salto com indicação de mão intermediária, naipe sexto limitada entre 9-11 HXP e portanto também isso requer um acordo da dupla antes de se usar esta marcação que se aplica bem em mãos fortes (16 ou +) quando se quer obter um abono de honra superior (A/K/Q), mesmo que seja seca! Tal como se mostra no exemplo abaixo:
Abridor Oponente Respondedor        
 1           passo        3 => pede abono de honra em mão tipo:
Kxx AK x AQJxxxx  ou  Axxx Kx x AKJxxx

Pois bem, todas essas seqüências tendem a ser resolvidas, sem ambigüidade, ao se jogar que a resposta em outro naipe no nível 2 seja forçante a "game" (12 ou + pontos em cartas altas HCP). Como nas seqüências abaixo:
Abridor  Oponente   Respondedor
 1           passo           2 => forcing game
 1           passo       2/2 => forcing game
 1           passo   2/2/2 => forcing game

Desta forma, jogando-se 2/1 forcing game, quando se abre de 1 em naipe rico, a resposta de 1ST é forçante por uma volta, indicando uma mão com força entre 5 a 11 HCP, que deve ser encarada pelo Abridor como um início de sign-off, e em princípio, com ausência de abono, embora possa ser até uma mão de convite ou uma tentativa de abonar em nível 2 desencorajando o Abridor a prosseguir o leilão.

Antes de falarmos sobre 1ST forçante vamos propor uma estrutura de resposta, muito jogada nos EUA e pela Internet no  OKBridge e algumas alterações jogadas no Brasil, para distinguir um abono terceiro de um abono quarto e de um abono construtivo de um abono barragem:

Abridor Oponente Respondedor
1         passo         1  => indefinida com ao menos 4 cartas de Espada.
1         passo        1ST  => nega 4 cartas de Espadas e indica 5-11 pontos, o abridor deve falar 
                                                mais uma vez (ST forçante).
1         passo        1ST  => ST forçante - 5 a 11 pontos.
1rico     passo     2rico   => abono terceiro (ou quarto) com 6 a 9 pontos.
1rico     passo     3rico   => abono quarto 9-11 pontos
                      versão BR => abono quarto 9-11 HCP- sem seca.
1rico     passo     4rico   => abono quinto - 0 a 7 pontos - barragem.
1rico     passo     5rico   => abono sexto/sétimo - nada lateral - barragem total.
1         passo      2     => mão de 9 a 11 pontos - naipe sexto com 2 honras tipo 
                                                 AJxxxx ou KJ10xxx ou AQxxx ou QJ9xxx e nega apoio
                                                 terceiro de Copas. O abridor pode passar com mínimo.
1        passo       3     =>  idem naipe sexto com 9-11 pontos.
1rico    passo  3pobre   =>  idem naipe sexto com 9-11 pontos.
1        passo       2     =>  forcing game - 12 ou mais HCP - 5 cartas.
1rico    passo  2pobre   =>  forcing game - 12 ou mais HCP.
1        passo      3       => splinter (seca ou chicana ) 12-15 em cartas altas  
                      versão BR  => splinter (seca ou chicana ) 9 a 11 em cartas altas - abono quarto.
1        passo     4       => splinter (seca ou chicana ) 12-15 em cartas altas - abono quarto.
                      versão BR  => splinter (seca ou chicana 9 a 11 em cartas altas - abono quarto.
1rico    passo   4pobre   => splinter (seca ou chicana no pobre) 12-15 em cartas altas - abono quarto.
                     versão BR   => splinter (seca ou chicana no pobre) 9 a 11 em cartas altas - abono quarto.
1rico    passo   2ST         => Jacoby - 12 ou mais HCP - abono quarto sem seca ou chicana 
                     versão BR   => Jacoby - 12-15 HCP - abono quarto - pode ter seca ou chicana                     
1rico    passo  3ST          => p/cartear - 12-14 - (mão equilibrada 4-3-3-3 ou 4-4-3-2 com dubleton no rico de abertura) ou qualquer outra convenção da dupla, como por exemplo, naipe sétimo pobre fechado (AKQxxxx), facilitando o Transfer para jogar Slam.

Obs. As mãos de splinter, isto é, carta seca ou chicana no naipe mencionado em triplo salto, só podem ser dadas com abono quarto, e não se permite seca de Ás ou Rei. No Brasil esse splinter é feito, por algumas duplas, com 9-11 pontos em cartas altas enquanto que no Standard American esse splinter somente é feito com 12-15 pontos em cartas altas.

Vejamos agora as seqüências após a resposta de 1.

Abridor Oponente Respondedor Oponente
1            passo            1                passo
 ? 
O abridor com 4 cartas de Espadas e 12-15 abona em 2,
com 4 cartas de Espadas e 16-17 abona em salto em 3,
com 4 cartas de Espadas e 18-20 abona em 4 sem seca
com 4 cartas de Espadas18-20 e seca marca splinter em naipe pobre
Com o mínimo (12-15) e mão 5-3-3-2 marca 1ST
com mão 5-4-2-2 ou 5-4-3-1 marca o outro naipe quarto pobre em nível 2
com não 6-3-3-1 ou 6-3-2-2 remarca o naipe sexto
com mão 6-4-2-1 remarca o naipe só se ele for sólido e o naipe pobre for fraco

Abridor Oponente Respondedor Oponente
1            passo          1ST                passo
 ? 
O Abridor deveria passar com mão 4-5-2-2 e mínimo, mas o 1ST de resposta é forçante e como com mão mínima e média não se pode marcar 2, pois isso indicaria mão forte de 18 a 20 HCP, fica-se restrito a remarcar Copas com 5 cartas ou marcar naipe de duas cartas. Na verdade é devido principalmente a esta situação que se inverte a resposta do ST forçante na abertura de 1 (veja ST forçante invertido aqui), pois não se pode nem pensar em passar, diante da possibilidade de um abono retardo. Portanto na mão com 4 cartas de Espadas o Abridor fica meio sem fala e deve optar por remarcar Copas.

Princípio 1: sobre a resposta de 1ST forçante, o salto em outro naipe indica uma mão 5-5 bicolor com força equivalente a 18-20 pontos, sendo sempre forçante por uma volta e raramente não forçante a game.

Princípio 2: sobre a resposta de 1ST a marcação de 2ST indica mão de 18-20 HCP com outro naipe quarto em distribuição (5-4-2-2 ou 5-4-3-1) ou mão 6-3-x-x. Nesse caso o Respondedor marca 3 (voz artificial) para perguntar qual é o outro naipe quarto ou se é mão de naipe sexto. As respostas são: 3 indica naipe 4o. de Ouros; 3 no outro rico indica naipe 4o. no outro rico, remarcação do naipe de abertura indica naipe 6o. e 3ST indica naipe 4o. de Paus.

Note que muitos jogadores que jogam ST forçante não jogam esse princípio e jogam que a segunda voz do Abridor em 2ST indica uma mão 5-3-3-2 com 16-17 pontos enquanto que a prudência sugere que a mão 5-3-3-2 com 16-17 HCP seja marcada por baixo dizendo-se o naipe pobre terceiro mais inferior e se o Respondedor marcar outro naipe fala-se então 2ST convite ou abona-se, indicando 16-17 HCP.

Princípio 3: sobre a resposta de 1ST forçante a remarcação do naipe rico de abertura, em nível 3, indica mão de 16-17 pontos com naipe sexto sólido (2 honras maiores), que pede apoio de 2 cartas e pelo menos 8 pontos para se marcar game. Essa remarcação em salto do abridor permite que o Respondedor passe, porém se o Respondedor marcar outro naipe é sign-off absoluto no caso de ausência de bom abono por parte da mão do Abridor. 

Princípio 4: sobre a resposta de 1ST forçante o salto a 3ST indica mão de 18-20 com distribuição 5-3-3-2.

Princípio 5: mãos irregulares de 16-17 marca-se como se fossem de 12-15. O abridor com mão 5-4-3-1 ou 5-4-2-2 de 16-17 pontos que recebe a resposta de 1ST forçante, deve marcar seu naipe quarto em nível 2 e se o Respondedor marcar outra coisa o Abridor deve falar mais uma vez (o que for mais adequado), para mostrar sua força adicional, convidando a "game" o Respondedor ao caracterizar sua mão de abertura com 16-17 pontos em cartas altas.

Recapitulando:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
 rico       passo      1ST forçante    passo
   ? 
Como princípio geral o salto em nível 3 no mesmo naipe indica uma mão de naipe sexto, que pede abono segundo para game. Essa voz é passável, quando o Respondedor está com seca ou tem dubleton com 5-7 pontos. O Abridor quando tem naipe sexto não sólido deve marcar por baixo como se fosse uma voz de 12-15 pontos, remarcando o naipe em nível 2, porém quando o naipe é sólido pode se dar ao luxo de remarcar em nível 3 pedindo apoio de dubleton.

O Abridor com naipe 7o. não sólido e 18-20 HCP marca 2ST, mas com naipe 7o. sólido e 18-20 HCP vai direto a game.

Vejamos agora o papel do Respondedor com 10-11 pontos:

O Respondedor que tem mão de convite com 10-11 pontos, após a marcação de naipe pobre em nível 2 pelo abridor marca:
- abono no naipe rico em nível 3 com 3 cartas e 10-11 pontos, considerando os pontos de distribuição onde, a chicana vale 3, a seca vale 2 e o dubleton 1.
- abono no naipe rico em nível 4 com 5 ou + cartas e 7-8 pontos em cartas altas;
- marcação de 2ST para mostrar seus 10-11 sem abono terceiro.

Note que o splinter direto é feito com 4 ou + cartas de abono, 9-11 pontos em cartas altas e pontos de distribuição que totalizam força de 12 a 14 pontos. Com 12 ou + pontos em cartas altas usamos a convenção "Jacoby 2nt" mesmo com carta seca na mão do Respondedor (o Standard American usa o Jacoby sempre sem seca e com 12-15 pontos).

Convenção Jacoby = no leilão livre abre-se em naipe rico e parceiro marca 2ST para indicar outra abertura com abono pelo menos 4o. no naipe rico em mão sem carta seca.
O Abridor na segunda fala marca:
- outro naipe em nível 3 para indicar seca no naipe marcado;
- remarca o naipe de abertura para indicar mão forte com 17 ou + pontos;
- marca 3ST para indica mão 5-3-3-2 ou 5-4-2-2 com bons 14-16 pontos;
- salta a "game" em nível 4 para indicar mão mínima (12-13), sem seca ou bicolor 5-5.
- marca outro naipe em nível 4 para indicar bicolor 5-5.
O Respondedor encerra em "game" ou inicia marcação de primeiro controle (cue-bid) em outros naipes, o que força o Abridor a marcar seus controles (ases) também.

Nota: muitas duplas usando Jacoby preferem usar a segunda fala do abridor, ao invés de marcar a seca. marcar outro naipe lateral, buscando duplo "fit" para jogar slam no 4-4.

A seqüência para se marcar "game" em Copas, após abertura de 1 Espadas, requer a marcação de 1ST forçante, antes do salto a 4 Copas.
Exemplo: 
1         passo      1ST      passo
2pobre  passo       4 => uma mão tipo xx KQJ10xxx xx Kx
                                                                  ou xx AQJxxxxx xx x

Princípio 6: Após o Abridor marcar 2 naipes, se o Respondedor marcar um terceiro naipe é um Sign-off feito com naipe sexto ou sétimo. O Abridor só deve continuar o leilão tendo apoio no naipe do Respondedor.

Princípio 7- Jogar em fit 5-2 é melhor que 4-3, logo se o Respondedor tiver que optar entre passar num segundo naipe com 3 cartas e abonar o primeiro com 2 cartas, abonar com duas cartas é melhor.
Nota: exceção a esse princípio é feita em mãos onde há seca em um naipe e portanto havendo 3 cartas no morto há chance de se cortar uma carta no naipe da seca, o que valoriza as 3 cartas.

Abridor Oponente Respondedor Oponente
1rico       passo       1ST forçante   passo
2pobre   passo             ?

Respondedor só passa com mínimo (5-7) e 4 cartas no naipe pobre, porém com honra segunda no naipe de abertura deve preferir o naipe rico principalmente em torneios de dupla
Com 3 cartas no naipe pobre e duas no rico prefere o rico;
Com naipe sétimo. marca seu naipe;
Com naipe sexto, sem 4 cartas no pobre, marca seu naipe.
Com 10-11 pontos e dubleton no rico marca 2ST convite.
Com seca no rico e 5-5 nos naipes não falados marca o mais econômico.
Com 5 cartas no naipe pobre, abona em nível 3 com 8-9 e marca 2ST com 10-11 pontos.
Com 10-11 e abono terceiro do rico abona em nível 3.

Princípio 8: Dobrar o interferente é convite a punir ou indica seca conforme acordo da dupla.

Abridor Oponente Respondedor  Oponente
1rico       passo      1ST forçante    2 pobre
dobro     passo        ?

O Abridor tendo 4 cartas (2 vazas) no naipe interferente dobra e o Respondedor deve tirar o dobre com seca e marcar seu naipe sexto, porém com duas possíveis vazas na mão, tipo AK, pode aceitar passar mesmo com seca devido ao "misfit" (desencontro de naipe). No  entanto muitas duplas nos EUA jogam que o dobre indica seca ou chicana no naipe do oponente e interesse em ouvir o naipe do Respondedor.

Princípio 9: Após interferência o passe indica uma mão sem opção natural de voz, isto é, sem naipe quarto adicional possível de ser marcado no nível 2 e sem naipe sexto rico.

Princípio 10: O cue-bid no naipe do interferente é uma mão de 18-20 pontos com seca ou chicana no naipe do interferente.

Princípio 11: Após o Abridor contar sua mão e sua força, a marcação do Respondedor será sign-off. Exemplo: Abridor tem    Ax KQJxx AJ10xx  Q    e o leilão corre: 
1     passo    1ST    passo
3     passo    4 => é sign-off

Abridor tem   Kxx AKJxx x AKxx     e o leilão corre: 
1     passo    1ST     passo
2ST*  passo     3 => é sign-off, pois nem quiz perguntar a mão do Abridor  
* mão 5-4 com 18-20 HCP

Nota: Certos jogadores, com naipe rico quinto e mão de 16-17 pontos de distribuição 5-3-3-2 preferem abrir a mão com 1ST e não no naipe rico e depois dizer o naipe. Nesse caso se a dupla usar convenção de Stayman longo onde se marca máximo e mínimo, pode-se usar a voz de resposta de 3 com dupla interpretação: os dois ricos quartos ou um rico quinto. Nesse caso a voz de 3 pede esclarecimento da mão e o abridor de 1ST marca 3 com naipe quinto de Copas, 3 com naipe quinto de Espadas e 3ST com os dois ricos quartos. Outra forma para a dupla é adotar o Puppet Stayman muito jogado nos EUA e no OKBridge.

Diante do exposto segue as seguintes propostas de marcação:

Situação A) O leilão corre: 
Abridor  Oponente Respondedor Oponente 
  1           passo         1ST                passo
  2           passo         2                 passo
   ?
a) Abridor tem: AKxxx   x        Q109xx  Kx   e sua voz pode ser = passo
b) Abridor tem: AKxxx   A10x Q109x    x     e sua voz pode ser = 3
c) Abridor tem: AKxxx   Ax      Q109x    Kx   e sua voz pode ser = passo
d) Abridor tem: AKJxx   Ax      Q109x    Kx   e sua voz pode ser = 2ST
e) Abridor tem: AKxxx   x        Q109xx  KQ  e sua voz pode ser = passo
f)  Abridor tem: AKJxx   AKx    Q109x    x     e sua voz pode ser = 4
g) Abridor tem: AKJ10x -         Q109xx Kxx e sua voz pode ser = 2

Situação B) O leilão corre: 
Abridor  Oponente Respondedor Oponente 
   1          passo         1ST (forc)      passo
    ? 
a) Abridor tem: AKJxx    x         KQ109x  Ax     e sua voz pode ser = 3
b) Abridor tem: AKxxx   A10x   Qx           KJx   e sua voz pode ser = 2
c) Abridor tem: AKQxx   Ax       Q109      Axx  e sua voz pode ser = 3ST
d) Abridor tem: AKJxxx Ax        J109x    x       e sua voz pode ser = 2
e) Abridor tem: Qxxxx   KJx      K109      AK    e sua voz pode ser = 2
f)  Abridor tem: AKJxx   AKQx   Q109       x       e sua voz pode ser = 2ST
g) Abridor tem: AKJ10x AKxxx x              Kx     e sua voz pode ser = 3

Situação C) O leilão corre:
Abridor  Oponente Respondedor Oponente  
   1          passo          1ST(forc)     passo
    ?
a) Abridor tem: AKJx   AK108x    K109    x          sugestão => 2
b) Abridor tem: Axxx  AJ10xx     Qx        Jx        sugestão => 2
c) Abridor tem: Axxx  AQJxx       Q109    xx        marque    => 2
d) Abridor tem: Kxx    AKQxx       9x         Qxx     marque    => 2
e) Abridor tem: Qx      KQJ9x       9          AKQxx marque    => 3
f) 
Abridor tem:  AJx    AKxxxx     A109   x           sugestão => 3
g)
Abridor tem: AJ10  KQJ109xx x          KQ        marque   => 4
h)
Abridor tem: K10x  KQJ9x       KJx       AK        marque   => 3ST
i) 
Abridor tem:  AJx     AKxxx       AK109 x          marque    => 2ST
j) 
Abridor tem:  A10     KQJ10x     xx        AKQx   marque   => 2ST

Situação D) O leilão corre:
Abridor  Oponente Respondedor Oponente 
  1            passo        1ST (forc)    passo
  2            passo          ?
a) Respondedor tem: Jx           AJ108x    109    xxxx    marque   => 2
b) Respondedor tem: Axxx     xxxx        xx      Jxx       marque   => 2
c) Respondedor tem: Axx       AJxx         9        Jxxxx  marque   => 3
d) Respondedor tem: xxx       Qxxx        Axx    Q10x   marque   => 2
e) Respondedor tem: Qxxxx  KQJ9x      9         Qxx     sugestão => 4
f)  Respondedor tem:  Jx          AKxxxx   109    xxx      marque   => 2
g) Respondedor tem: 10         KQJxxxx  Jxx     xx        sugestão => 3
h) Respondedor tem: K10x    AQJ9x       x        xxxx    marque   => 3
i)  Respondedor tem: 10         AJ9xx       KQxx xxx      marque   => 3
i)  Respondedor tem: 10         J109xx     KQxx xxx      marque   => passo

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