2/1 = ABERTURA DE NAIPE RICO E RESPOSTA DE
1ST FORÇANTE
por Carlos Salgado Nunes (Carlão)
No sistema natural
tradicional, num leilão livre (sem interferência adversária) após a abertura
de naipe rico, a resposta de naipe pobre em nível 2 indica, em princípio, uma
mão de 10 ou mais pontos. No entanto certos jogadores admitem que a
remarcação do naipe de resposta pode ser feita com menos de 10 pontos
mas
com naipe longo, mostrando na remarcação do naipe, que a mão só joga nesse naipe e que ele
pode passar com mão mínima ou sem abono.
Por exemplo: NORTE ESTE SUL
OESTE
1
passo 2
passo
2
passo 3
passo
?
vamos supor que a mão de NORTE seja: Kx
KQ10xx
AQxx
xx
O que deve NORTE fazer?
A resposta depende de como NORTE entende a mão de SUL na remarcação de Paus.
Podemos supor 3 versões para a mensagem do Respondedor ao remarcar Paus:
1- Sul tem: Qxx
x
Jx
QJ10xxxx (passe - só jogo em Paus parceiro)
2- Sul tem: Qxx
xx
Jx
KQJ10xx (convite - tenho entre 10-11 pontos)
3- Sul tem: Jxx
Ax
xx
AKQJxx (Paus sólido - fale mais parceiro)
Esse problema não tinha boa
solução pois:
em (1) a alternativa para se evitar a marcação no nível 2 sem ter
os 10 pontos característicos de uma fala positiva, seria marcar 1ST e se o parceiro
falasse outra vez marcar então o naipe longo, porém quando o parceiro passava,
jogar 1ST geralmente provocava uma situação de quebra de
comunicação entre a mão e o morto de modo que o naipe longo
ficava sujeito a não fazer suas vazas firmes;
em (2) no caso de mão de convite, a solução adotada era
marcar Paus duas vezes, o que era então entendido como uma mão de convite;
em (3) no caso de mão positiva com natural remarcação de Paus, algumas duplas convencionam que era
necessário pular em Paus para mostrar unicolor forte.
O fato era que, não havia como se
marcar sem ambiguidade em algumas variantes intermediárias dessas mãos mostradas.
No Leilão acima, para a mão forte uma
tentativa seria marcar o quarto naipe que pede pega ou esclarecimento da mão ao
parceiro, mas isso se presta mais a uma mão que só quer jogar 3ST tipo: Jx xx
Kxx AKJ10x e não com a mão Jxx Ax xx AKQJxx que quer ouvir se o parceiro
marca:
- 3 pedindo pega, ou
- 3 para mostrar 5-5, caso
em que a mão já fica ruim (e obriga 3ST do Respondedor), ou
- 4 para mostrar a seca de
Espadas (em mão 1-5-4-3) crescendo a mão para Slam, ou
- 3ST baseada numa pega de
Espadas, caso em a mão ainda pode servir para jogar Slam.
Note que uma
primeira fala de resposta direta em 3, que mostrava mão forte de 16 ou mais pontos, tira
aqui espaço de leilão para um melhor esclarecimento da mão do
Abridor, razão inclusive para o fato que o salto de resposta em
mão forte ("Strong Jump Shift") não é mais tão
universal entre os bridgistas. Muitas duplas dos EUA jogam que o salto do Respondedor em
outro naipe é mão de barragem, no entanto outras duplas estão testando o
salto com indicação de mão intermediária, naipe sexto
limitada entre 9-11 HXP e portanto também isso requer um acordo da dupla antes de se usar esta
marcação que se aplica bem em mãos fortes (16 ou +) quando se quer obter um
abono de honra superior (A/K/Q), mesmo que seja seca! Tal como se mostra no
exemplo abaixo:
Abridor Oponente Respondedor
1
passo 3 => pede
abono de honra em mão tipo:
Kxx
AK
x
AQJxxxx
ou Axxx
Kx
x
AKJxxx
Pois bem, todas essas
seqüências
tendem a ser resolvidas, sem ambigüidade, ao se jogar que a resposta em outro
naipe no nível 2 seja forçante a "game" (12 ou + pontos em cartas altas HCP). Como nas
seqüências
abaixo:
Abridor Oponente Respondedor
1
passo 2 => forcing game
1
passo 2/2 => forcing game
1
passo 2/2/2 => forcing game
Desta forma, jogando-se 2/1
forcing game, quando se abre de 1 em naipe rico, a resposta de 1ST é forçante
por uma volta, indicando
uma mão com força entre 5 a 11 HCP, que deve ser encarada pelo Abridor como um
início de sign-off, e em princípio, com ausência de abono, embora possa ser
até uma mão de convite ou uma tentativa de abonar em nível 2 desencorajando o
Abridor a prosseguir o leilão.
Antes de falarmos sobre 1ST
forçante vamos propor uma estrutura de resposta, muito jogada nos EUA e pela
Internet no OKBridge e algumas alterações jogadas no Brasil, para distinguir um abono terceiro de um abono quarto e
de um abono
construtivo de um abono barragem:
Abridor Oponente Respondedor
1
passo 1
=> indefinida com
ao menos 4 cartas de Espada.
1
passo 1ST => nega 4 cartas
de Espadas e indica 5-11 pontos, o abridor deve falar
mais uma
vez (ST forçante).
1
passo 1ST => ST
forçante - 5 a 11 pontos.
1rico passo 2rico => abono
terceiro (ou quarto) com 6 a 9 pontos.
1rico passo 3rico
=> abono quarto 9-11 pontos
versão BR => abono
quarto 9-11 HCP- sem seca.
1rico passo 4rico
=> abono
quinto - 0 a 7 pontos - barragem.
1rico passo 5rico
=> abono
sexto/sétimo - nada lateral - barragem total.
1
passo 2
=> mão de 9 a 11
pontos - naipe sexto com 2 honras tipo
AJxxxx ou KJ10xxx ou
AQxxx ou QJ9xxx e
nega apoio
terceiro de
Copas. O abridor pode passar com mínimo.
1
passo 3
=>
idem naipe
sexto com 9-11 pontos.
1rico passo 3pobre => idem
naipe sexto com 9-11 pontos.
1
passo 2
=> forcing game -
12 ou mais HCP - 5 cartas.
1rico passo 2pobre => forcing
game - 12 ou mais HCP.
1
passo 3 =>
splinter (seca ou chicana ) 12-15
em cartas altas
versão BR => splinter (seca ou chicana
) 9 a
11 em cartas altas - abono quarto.
1
passo 4 => splinter (seca
ou chicana
)
12-15 em cartas altas - abono quarto.
versão BR => splinter (seca ou chicana
)
9 a 11 em cartas altas - abono quarto.
1rico passo
4pobre => splinter (seca ou chicana no pobre) 12-15 em cartas altas - abono quarto.
versão BR => splinter (seca ou chicana no pobre) 9 a 11 em
cartas altas - abono quarto.
1rico passo 2ST
=>
Jacoby -
12 ou mais HCP - abono quarto sem seca ou chicana
versão BR => Jacoby - 12-15 HCP - abono quarto - pode ter seca
ou chicana
1rico passo 3ST
=> p/cartear
- 12-14 - (mão equilibrada 4-3-3-3 ou 4-4-3-2 com dubleton no rico
de abertura) ou qualquer outra convenção da
dupla, como por exemplo, naipe sétimo pobre fechado (AKQxxxx),
facilitando o Transfer para jogar Slam.
Obs. As mãos de splinter, isto é, carta seca ou chicana no naipe mencionado em triplo salto, só podem ser dadas com abono quarto, e não se permite seca de Ás ou Rei. No Brasil esse splinter é feito, por algumas duplas, com 9-11 pontos em cartas altas enquanto que no Standard American esse splinter somente é feito com 12-15 pontos em cartas altas.
Vejamos agora as seqüências após a resposta de 1.
Abridor Oponente Respondedor
Oponente
1
passo 1
passo
?
O abridor com 4 cartas de
Espadas e 12-15 abona em 2,
com 4 cartas de Espadas e
16-17 abona em salto em 3,
com 4 cartas de Espadas e
18-20 abona em 4 sem seca
com 4 cartas de Espadas18-20
e seca marca splinter em naipe pobre
Com o mínimo (12-15) e mão
5-3-3-2 marca 1ST
com mão 5-4-2-2 ou 5-4-3-1
marca o outro naipe quarto pobre em nível 2
com não 6-3-3-1 ou 6-3-2-2
remarca o naipe sexto
com mão 6-4-2-1 remarca o
naipe só se ele for sólido e o naipe pobre for fraco
Abridor Oponente Respondedor
Oponente
1
passo 1ST
passo
?
O Abridor deveria passar
com mão 4-5-2-2 e mínimo, mas o 1ST de resposta é forçante e como com mão
mínima e média não se pode marcar 2, pois isso indicaria mão
forte de 18 a 20 HCP, fica-se restrito a remarcar Copas com 5 cartas ou marcar
naipe de duas cartas. Na
verdade é devido principalmente a esta situação que se inverte a resposta do ST forçante na
abertura de 1
(veja ST forçante invertido aqui),
pois não se pode nem pensar em passar, diante da possibilidade de um abono retardo.
Portanto
na mão com 4 cartas de Espadas o Abridor fica meio sem fala e deve optar por
remarcar Copas.
Princípio 1: sobre a
resposta de 1ST forçante, o salto em outro naipe indica uma mão 5-5 bicolor com
força equivalente a 18-20 pontos, sendo sempre forçante por uma volta e
raramente não forçante a game.
Princípio 2: sobre a resposta de 1ST a marcação de 2ST indica mão de 18-20 HCP com outro naipe quarto em distribuição (5-4-2-2 ou 5-4-3-1) ou mão 6-3-x-x. Nesse caso o Respondedor marca 3 (voz artificial) para perguntar qual é o outro naipe quarto ou se é mão de naipe sexto. As respostas são: 3 indica naipe 4o. de Ouros; 3 no outro rico indica naipe 4o. no outro rico, remarcação do naipe de abertura indica naipe 6o. e 3ST indica naipe 4o. de Paus.
Note que muitos jogadores
que jogam ST forçante não jogam esse princípio e jogam que a segunda voz do Abridor em 2ST indica uma mão 5-3-3-2 com 16-17 pontos enquanto que a
prudência sugere que a mão
5-3-3-2 com 16-17 HCP seja marcada por baixo dizendo-se o naipe pobre terceiro mais inferior
e se o Respondedor marcar outro naipe fala-se então 2ST convite ou abona-se,
indicando 16-17 HCP.
Princípio 3: sobre a
resposta de 1ST forçante a remarcação do naipe rico de abertura, em nível
3, indica mão de 16-17 pontos com naipe sexto sólido (2 honras maiores), que
pede apoio de 2 cartas e pelo menos 8 pontos para se marcar game. Essa
remarcação em salto do abridor permite que o Respondedor passe, porém se o Respondedor marcar outro naipe é sign-off absoluto
no caso de ausência de bom abono por parte da mão do Abridor.
Princípio 4: sobre a resposta de 1ST forçante o salto a 3ST indica mão de 18-20 com distribuição 5-3-3-2.
Princípio 5: mãos irregulares de 16-17 marca-se como se fossem de 12-15. O abridor com mão 5-4-3-1 ou 5-4-2-2 de 16-17 pontos que recebe a resposta de 1ST forçante, deve marcar seu naipe quarto em nível 2 e se o Respondedor marcar outra coisa o Abridor deve falar mais uma vez (o que for mais adequado), para mostrar sua força adicional, convidando a "game" o Respondedor ao caracterizar sua mão de abertura com 16-17 pontos em cartas altas.
Recapitulando:
Abridor Oponente Respondedor
Oponente
rico passo 1ST forçante passo
?
Como princípio geral o
salto em nível 3 no mesmo naipe indica uma mão de naipe sexto, que
pede abono segundo para game. Essa voz é passável, quando o Respondedor está
com seca ou tem dubleton com 5-7 pontos. O Abridor quando tem naipe sexto não
sólido deve marcar por baixo como se fosse
uma voz de 12-15 pontos, remarcando o naipe em nível 2, porém quando o naipe
é sólido pode se dar ao luxo de remarcar em nível 3 pedindo apoio de
dubleton.
O Abridor com naipe 7o. não sólido e 18-20 HCP marca 2ST, mas com naipe 7o. sólido e
18-20 HCP vai direto a game.
Vejamos agora o papel do Respondedor com 10-11 pontos:
O Respondedor que tem mão
de convite com 10-11 pontos, após a marcação de naipe pobre em nível 2 pelo
abridor marca:
- abono no naipe rico em
nível 3 com 3 cartas e 10-11 pontos, considerando os pontos de distribuição
onde, a chicana vale 3, a seca vale 2 e o dubleton 1.
- abono no naipe rico em
nível 4 com 5 ou + cartas e 7-8 pontos em cartas altas;
- marcação de 2ST para
mostrar seus 10-11 sem abono terceiro.
Note que o splinter direto é feito com 4 ou + cartas de abono, 9-11 pontos em cartas altas e pontos de distribuição que totalizam força de 12 a 14 pontos. Com 12 ou + pontos em cartas altas usamos a convenção "Jacoby 2nt" mesmo com carta seca na mão do Respondedor (o Standard American usa o Jacoby sempre sem seca e com 12-15 pontos).
Convenção Jacoby
= no
leilão livre abre-se em naipe rico e parceiro marca 2ST para indicar outra
abertura com abono pelo menos 4o. no naipe rico em mão sem carta
seca.
O Abridor na segunda fala
marca:
- outro naipe em nível 3
para indicar seca no naipe marcado;
- remarca o naipe de
abertura para indicar mão forte com 17 ou + pontos;
- marca 3ST para indica mão
5-3-3-2 ou 5-4-2-2 com bons 14-16 pontos;
- salta a "game" em nível 4
para indicar mão mínima (12-13), sem seca ou bicolor 5-5.
- marca outro naipe em
nível 4 para indicar bicolor 5-5.
O Respondedor encerra em "game" ou inicia marcação de primeiro controle (cue-bid) em outros naipes, o que
força o Abridor a marcar seus controles (ases) também.
Nota: muitas duplas usando Jacoby preferem usar a segunda fala do
abridor, ao invés de marcar a seca. marcar outro naipe lateral,
buscando duplo "fit" para jogar slam no 4-4.
A seqüência para se marcar
"game" em Copas, após abertura de 1 Espadas, requer a marcação de 1ST forçante,
antes do salto a 4 Copas.
Exemplo:
1
passo 1ST passo
2pobre passo 4 => uma
mão tipo xx
KQJ10xxx
xx
Kx
ou xx
AQJxxxxx
xx
x
Princípio 6: Após o Abridor marcar 2 naipes, se o Respondedor marcar um terceiro naipe é um Sign-off feito com naipe sexto ou sétimo. O Abridor só deve continuar o leilão tendo apoio no naipe do Respondedor.
Princípio 7- Jogar em fit
5-2 é melhor que 4-3, logo se o Respondedor tiver que optar entre passar num
segundo naipe com 3 cartas e abonar o primeiro com 2 cartas, abonar com duas
cartas é melhor.
Nota: exceção a esse
princípio é feita em mãos onde há seca em um naipe e portanto
havendo 3 cartas no morto há chance de se cortar uma carta no naipe
da seca, o que valoriza as 3 cartas.
Abridor Oponente Respondedor
Oponente
1rico passo 1ST
forçante passo
2pobre passo
?
Respondedor só passa
com mínimo (5-7) e 4 cartas no naipe pobre, porém com honra segunda no naipe de abertura
deve preferir o naipe rico principalmente em torneios de dupla
Com 3 cartas no naipe
pobre e duas no rico prefere o rico;
Com naipe sétimo.
marca seu naipe;
Com naipe sexto,
sem 4 cartas no pobre, marca seu naipe.
Com 10-11 pontos e
dubleton no rico marca 2ST convite.
Com seca no rico e 5-5
nos naipes não falados marca o mais econômico.
Com 5 cartas no naipe
pobre, abona em nível 3 com 8-9 e marca 2ST com 10-11 pontos.
Com 10-11 e abono
terceiro do rico abona em nível 3.
Princípio 8: Dobrar o interferente é convite a punir ou indica seca conforme acordo da dupla.
Abridor Oponente Respondedor
Oponente
1rico passo 1ST
forçante 2 pobre
dobro passo ?
O Abridor tendo 4 cartas (2 vazas) no naipe interferente dobra e o Respondedor deve tirar o dobre com seca e marcar seu naipe sexto, porém com duas possíveis vazas na mão, tipo AK, pode aceitar passar mesmo com seca devido ao "misfit" (desencontro de naipe). No entanto muitas duplas nos EUA jogam que o dobre indica seca ou chicana no naipe do oponente e interesse em ouvir o naipe do Respondedor.
Princípio 9: Após interferência o passe indica uma mão sem opção natural de voz, isto é, sem naipe quarto adicional possível de ser marcado no nível 2 e sem naipe sexto rico.
Princípio 10: O cue-bid no naipe do interferente é uma mão de 18-20 pontos com seca ou chicana no naipe do interferente.
Princípio 11: Após o
Abridor contar sua mão e sua força, a marcação do Respondedor será sign-off. Exemplo: Abridor tem
Ax
KQJxx
AJ10xx
Q
e o leilão corre:
1
passo 1ST passo
3
passo 4 => é
sign-off
Abridor tem Kxx
AKJxx
x
AKxx
e o leilão corre:
1
passo 1ST passo
2ST* passo 3 => é
sign-off, pois nem quiz perguntar a mão do Abridor
* mão 5-4 com 18-20 HCP
Nota: Certos jogadores, com naipe rico quinto e mão de 16-17 pontos de distribuição 5-3-3-2 preferem abrir a mão com 1ST e não no naipe rico e depois dizer o naipe. Nesse caso se a dupla usar convenção de Stayman longo onde se marca máximo e mínimo, pode-se usar a voz de resposta de 3 com dupla interpretação: os dois ricos quartos ou um rico quinto. Nesse caso a voz de 3 pede esclarecimento da mão e o abridor de 1ST marca 3 com naipe quinto de Copas, 3 com naipe quinto de Espadas e 3ST com os dois ricos quartos. Outra forma para a dupla é adotar o Puppet Stayman muito jogado nos EUA e no OKBridge.
Diante do exposto segue as seguintes propostas de marcação:
Situação A) O leilão
corre:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
passo 1ST
passo
2
passo 2
passo
?
a)
Abridor tem:
AKxxx
x
Q109xx
Kx
e sua voz pode ser = passo
b)
Abridor tem: AKxxx
A10x
Q109x
x e sua voz pode ser = 3
c)
Abridor tem: AKxxx
Ax
Q109x
Kx e sua voz pode ser = passo
d)
Abridor tem: AKJxx
Ax
Q109x
Kx e sua voz pode ser = 2ST
e)
Abridor tem: AKxxx
x
Q109xx
KQ e sua voz pode ser = passo
f) Abridor tem: AKJxx
AKx
Q109x
x e sua voz pode ser = 4
g)
Abridor tem: AKJ10x
-
Q109xx
Kxx e sua voz pode ser = 2
Situação B) O leilão
corre:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
passo 1ST (forc)
passo
?
a)
Abridor tem: AKJxx
x
KQ109x
Ax e sua voz pode ser = 3
b)
Abridor tem: AKxxx
A10x
Qx
KJx e sua voz pode ser = 2
c)
Abridor tem: AKQxx
Ax
Q109
Axx e sua voz pode ser = 3ST
d)
Abridor tem: AKJxxx
Ax
J109x
x e sua voz pode ser = 2
e)
Abridor tem: Qxxxx
KJx
K109
AK e sua voz pode ser = 2
f) Abridor tem: AKJxx
AKQx
Q109
x e sua voz pode ser = 2ST
g)
Abridor tem: AKJ10x
AKxxx
x
Kx e sua voz pode ser = 3
Situação C) O leilão
corre:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
passo 1ST(forc)
passo
?
a)
Abridor tem: AKJx
AK108x
K109
x sugestão => 2
b)
Abridor tem: Axxx
AJ10xx
Qx
Jx sugestão => 2
c)
Abridor tem: Axxx
AQJxx
Q109
xx marque => 2
d)
Abridor tem: Kxx
AKQxx
9x
Qxx marque => 2
e)
Abridor tem: Qx
KQJ9x
9
AKQxx marque => 3
f) Abridor tem:
AJx
AKxxxx
A109
x sugestão => 3
g)
Abridor tem: AJ10
KQJ109xx
x
KQ marque => 4
h)
Abridor tem: K10x
KQJ9x
KJx
AK marque => 3ST
i) Abridor tem:
AJx
AKxxx
AK109
x marque
=> 2ST
j) Abridor tem:
A10
KQJ10x xx
AKQx marque => 2ST
Situação D) O leilão
corre:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
passo 1ST (forc)
passo
2
passo ?
a) Respondedor tem: Jx
AJ108x 109
xxxx marque => 2
b) Respondedor tem: Axxx
xxxx xx
Jxx marque => 2
c) Respondedor tem: Axx
AJxx
9
Jxxxx marque => 3
d) Respondedor tem: xxx
Qxxx Axx
Q10x marque => 2
e) Respondedor tem: Qxxxx
KQJ9x 9
Qxx sugestão => 4
f) Respondedor tem:
Jx
AKxxxx 109
xxx marque => 2
g) Respondedor tem: 10
KQJxxxx Jxx
xx sugestão => 3
h) Respondedor tem: K10x
AQJ9x x
xxxx marque => 3
i) Respondedor tem:
10
AJ9xx KQxx
xxx
marque => 3
i) Respondedor tem:
10
J109xx KQxx
xxx
marque => passo
/ / / fim / / /