ORIENTAÇÃO PARA ATITUDE DO JOGADOR DURANTE AO LEILÃO
A0) Sou Dador
("dealer") - primeiro a falar no
leilão
A1) Verificar se tenho algum tipo de
abertura:
- Se Sim - então Abrir o Leilão
- Se não - então
Passar.
B0) Sou Segundo de mão
B1) O primeiro de mão passou - então agir como
se fosse o Dador.
B2) O Dador abriu de 1 em naipe:
- verificar se tenho abertura também:
Se Sim - dizer dobro informando mão com 12 ou + pontos e pelo menos 3 cartas nos outros naipes;
Se Sim - e mão regular de 15-17 pontos então dizer 1ST se tiver
pega no naipe de
abertura;
Se Sim - com naipe do Abridor: 13-15 passar, 16-18
=> 1ST, 18 ou + dobrar e depois marcar ST.
Se Sim - com 13-15 e ausência de mão
equilibrada, marcar naipe longo.
Se Sim - com 16 ou mais e ausência de
mão equilibrada, dizer dobro e depois marcar o naipe longo.
B3) verificar se tenho mão de overcall (sobrefala):
Se Sim - com 9-12 pontos e naipe quinto
c/honra superior marcar o naipe
Se Sim - com 7-10 pontos e naipe 6o.
com 2 honras superiores (A/K/Q) marcar em salto simples.
Se Sim - com 7-10 pontos e naipe 7o. com 2 honras
marcar o naipe em salto duplo.
B4) não se enquadrando em nenhuma situação
acima - PASSAR
C0) Sou terceiro de mão:
C1) os dois primeiros passaram - então agir
como se fosse o Dador.
C2) o segundo de mão abriu - então agir como
se fosse segundo de mão.
C3) o meu parceiro abriu o leilão e não houve
interferência (leilão livre):
- sem abono quinto e menos de 6 pontos - PASSAR
- sem abono e com 6 a 9 pontos:
- marcar naipe rico se tiver;
- marcar 1 Ouros com 5 ou + cartas se
a abertura foi de 1 Paus;
- marcar naipe rico em nível 1 se
possível ou marcar 1ST;
- com abono de naipe quinto rico ou sexto pobre pular
para nível 4 fazendo barragem.
- com abono e com 6 a 9 pontos - abonar no nível 2.
- com abono e com 10-11 pontos - abonar no nível 3.
- com mão de abertura 13-15, mudar de naipe e depois
ir a "game".
- com mão de abertura de 16 ou + mudar de naipe em
salto e depois ir a game/Slam.
C4) o adversário dobrou mostrando que tem
também abertura então:
- redobrar se tiver 10 ou mais pontos
- abonar o parceiro no nível 2 com 5-7
pontos e no nível 3 com 8-9 pontos.
- marcar naipe longo em salto se tiver 1
honra alta (A ou K) e 7-9 pontos.
- marcar naipe quinto se tiver seca ou
chicana no naipe do parceiro e 0-9 pontos.
- marcar naipe sexto sem salto se tiver
menos de 7 pontos.
- sem naipe rico, tendo mão equilibrada e 8-9 pontos marcar 1ST.
- com 6-9 pontos marcar naipe rico quinto.
- passar - nas outras situações, com 2 ou
3 cartas no naipe do parceiro.
C5) o adversário marcou naipe em nível 1:
- marcar 1ST com 8-10 pontos e pega (honra)
no naipe do adversário.
- marcar 2ST com 11-12 pontos e pega
(honra) no naipe do adversário.
- marcar 3ST com 13-15 pontos e pega
(honra) no naipe do adversário.
- marcar naipe rico quinto ou sexto em
nível 1 com 6 ou mais pontos.
- se o adversário marcou 1 dobrar com os dois
naipes ricos (4-4) e 6 ou + pontos.
- se o adversário marcou 1 com
1 naipe
rico quarto marcar o naipe tendo 6 ou + pontos.
- se o adversário marcou 1, dobrar informativo (sputnik) com
7 ou +
pontos e com 4 cartas de .
- se o adversário marcou 1, dobrar informativo
(sputnik) com 7 ou + pontos e com 4 cartas de .
- abonar o naipe pobre do parceiro se não
tiver naipe rico para mencionar.
- passar se tiver o naipe do adversário e
menos de 8 pontos.
- passar se tiver menos que 6 pontos.
- com 10 ou mais pontos marcar naipe ao nível 2
C6) O oponente marcou naipe em nível 2
então:
- abonar normalmente em nível 2 com 6-9
pontos;
- abonar normalmente em nível 3 com 10-11
pontos;
- dobrar e depois abonar a game com 12-15
pontos;
- marcar o naipe do oponente em nível 3
(cue-bid) com 16 ou mais pontos;
- dobrar informativo com mais de 8 pontos e
dois outros naipes não mencionados ainda;
- marcar naipe quinto ou sexto com 8-10
pontos;
- marcar naipe sétimo em salto com mão fraca ("weak
jump shift" em competição);
- dobrar e depois falar naipe com 11-12 pontos com mão
sem naipe quinto;
- dobrar e depois marcar naipe do oponente (cue-bid) com
13-15 pontos para forçar game;
- marcar game direto com abono quinto e
menos de 8 pontos
D0) Sou quarto de mão:
D1) os três primeiros passaram - então agir
como se fosse o Dador.
D2) o oponente terceiro de mão abriu - então
agir como se fosse segundo de mão.
D3) o meu parceiro abriu o leilão e não houve
interferência (leilão livre) - vide C3.
D4) o oponente primeiro de mão abriu e o
parceiro deu overcall:
- parceiro limitado a 16 pontos,
logo, sem abono, menos de 8
pontos, mão regular => passar;
- com naipe longo e seca (singleton)
ou chicana (void) no naipe do parceiro podemos marcar nosso naipe longo
(encabeçado de honra alta) para
avisá-lo do problema, sem que isso seja forçante
(o parceiro poderá passar se não tiver abono para o nosso naipe);
- com abono e 7-9 abonamos no nível seguinte;
- com abono e 10-11 abonamos em nível 3 como se ele
tivesse aberto;
- com abono e 12-13 damos um cue-bid (marcando o naipe
do oponente) e
depois abonamos;
- com abono e 14-15 abonamos em nível de game em naipe
rico e em naipe pobre, conforme seja nossa mão, devemos optar em game em 3ST
tendo pega no naipe do Abridor, ou marcando game em naipe pobre com seca no
naipe do Abridor e sabendo que o nosso parceiro demonstrar não ter pega para
jogar em ST, pois se dermos um cue-bid o parceiro deve marcar ST ao nível se
tiver pega;
- sem abono, mas com pega no naipe
adversário marcamos 1ST com 8-10;
- sem abono, mas com pega no naipe
adversário marcamos 2ST com 11-13;
- sem abono, mas com pega no naipe
adversário marcamos 3ST com 14 ou +.
- com mão forte e naipe sexto sólido
marcamos game em nosso naipe.
D5) o oponente primeiro de mão abriu, o
parceiro passou e o outro oponente falou em nível 1:
- nesse caso devemos ter muito cuidado em
agir com uma abertura em mão equilibrada, pois o parceiro deve ter mão com
menos de 6 pontos, de modo que um dobre
deve ser feito mais para indicar
os dois outros naipes não falados (5-4 em geral) e uma marcação de 1ST
com os naipes falados deve ser feita com 17-18 pontos e sólida pega, pois
estamos numa situação de "sanduíche".
- com abertura 12-16 em mão equilibrada,
sem naipe quinto, é melhor passar;
- com bom naipe quinto ou sexto sempre
devemos mencioná-lo, mesmo que tenhamos somente 8
pontos - é indicativo de saída;
- com uma mão fortíssima devemos dar um
cue-bid no naipe adversário onde estamos mais curto;
- com mão regular e 19-20 pontos devemos
dobrar e depois marcar 1 ou 2ST.
D6) o primeiro de mão abriu, o
parceiro passou e o outro oponente falou outro naipe em nível 2:
- nesse caso,
com abertura, passar com mão regular ou marcar naipe bem sólido, parceiro tem
zero.
D7) o primeiro de mão abriu, o parceiro e o outro oponente passaram, logo estamos numa situação chamada de
reabertura de leilão em quarta posição e aqui muda todo o significado do leilão pois
se o parceiro tiver abertura será com o naipe do Abridor (vide depois o artigo reabrir):
- nesse caso, passar com menos de 8 pontos, pois o Abridor
deve ter uma mão muito forte, visto que com 16
ou + o parceiro dificilmente passaria.
- com 8 ou + seguir o receituário supondo
que o parceiro passou com 10-15 pontos:
- com mão regular e 11-15 pontos marcar 1ST
- com mão regular e 16-18 dobrar e depois
marcar ST no nível
- com mão regular e 19-20 pontos marcar
direto 2ST;
- com mão regular e 21-23 pontos dobrar e
depois marcar ST em salto;
- com mão regular e 24-26 pontos marcar
direto 3ST ;
- com mão de 9-12 pontos e naipe quinto,
marcar o naipe quinto
- com mão de 13-16 pontos e bom naipe
quinto ou sexto, marcar o naipe em salto;
- com mão irregular, tipo 5-4-3-1,
sólido naipe 5o. e 17-20 dobrar e depois marcar naipe em salto;
- com mão irregular, naipe 6o. sólido (6-3-2-2
/ 6-3-3-1), 17-20, dobrar e depois marcar em
salto;
- com mão irregular e 21 ou + pontos,
marcar o naipe oponente (cue-bid) no nível 2
- finalmente considere que com 10-12 pontos se você
tem o naipe do oponente, então seu parceiro poderia ter falado no leilão se
tivesse 10 ou mais pontos, logo é melhor passar, porém se você está bem curto no naipe do
Abridor provavelmente seu parceiro tem jogo e não pode falar no leilão por ter
o naipe do Abridor,
logo é melhor dobrar e seu parceiro com 5 ou mais cartas com honras no naipe
Abridor poderá passar e sua dupla ganhar pontos.
ORIENTAÇÃO PARA INTERFERÊNCIA EM LEILÕES ABERTO PELO OPONENTE:
- Quando o oponente abre e nós temos 10 ou mais pontos com uma mão tricolor com seca no naipe do adversário, estamos numa situação ideal de dobrar. Ou seja, podemos dobrar até com 10 pontos com (4-4-4-1) tricolor e seca no naipe adversário.
- No entanto quando temos uma mão 5-4-2-2 com 12-15 pontos, onde o naipe quarto é rico e o naipe quinto é pobre, devemos dobrar somente se o adversário abriu no outro naipe rico. Ou seja, não podemos dobrar com um naipe pobre tendo um dubleton num naipe rico não mencionado, pois dobrar e falar novamente indica uma mão de 16 a 20 pontos.
- Com mão 5-4-3-1 ou 5-4-2-2, com 12-15
pontos, onde o naipe rico é quinto, devemos marcar o naipe rico ao invés de
dobrar, a menos que o naipe rico não tenha nenhuma honra superior (A/K/Q).
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