BLACKWOOD
Easley Blackwwod de 1903
nascido em Indianapolis,
Indiana, escritor e personalidade do mundo do Bridge, já em 1933 introduziu a
convenção 4ST para perguntar Áses.
Após a fala de 4ST o parceiro marca:
5
=> para indicar ter zero ou 4 Ases;
5 => para
indicar ter 1 Ás;
5 =>
para indicar ter 2 Ases;
5
=> para indicar ter 3 Ases.
Importante: Após uma abertura de 1ST a voz de 4ST não é uma voz convencional
de pergunta de Ases, mas sim uma voz convencional que de convite a 6ST. Se o Abridor tiver o
máximo da abertura de 1ST (17 HCP para quem joga 15-17) ele deve marcar 6ST e
se tiver o mínimo deve passar em 4ST.
Na seqüência, após a pergunta de Ases, a fala de 5ST pergunta agora os Reis e
o parceiro marca:
5
=> para indicar ter zero ou 4 Reis;
5 => para
indicar ter 1 Rei;
5 => para indicar ter 2
Reis;
5
=> para indicar ter 3 Reis.
Nota1: a pergunta de 5ST, após 4ST, garante ao parceiro que a dupla possui todos os 4
Ases, no entanto se a pergunta de 5ST for feita pulando a pergunta de 4ST,
estamos diante de uma outra convenção de leilão, que consiste em perguntar ao
parceiro se ele tem 2 honras maiores, das 3 superiores, para marcar "Grand
Slam" no
seu naipe. Algumas duplas respondem 6
caso não tenham nenhuma dessas honras superiores e remarca 6 no naipe perguntado
se tiver somente 1 honra superior.
Perigo: Embora para se perguntar Ases ser de boa norma ter pelo menos 1 Ás,
pode ocorrer que o perguntador e o respondedor tenham somente 1 Ás cada um e se
o naipe a ser carteado
for Paus, a
resposta de 5
impede o carteio no naipe de Paus. Se o naipe combinado for Ouros e quem
perguntou Áses tem dois, mas seu parceiro nenhum.
Nesse caso há um estratagema
tradicional de após a resposta de Ases, o perguntador marcar um naipe não
mencionado, por exemplo 5 ou 5,
isso força o parceiro respondedor de Ases a
encerrar o leilão em 5ST, visto que 5ST direto seria pergunta de Reis.
Nota2: O fato do respondedor não ter um naipe não permite que ele assuma sua chicana
como um Ás e cometa o grave erro de contar a chicana como 1 Ás. Há outras formas adicionais para se convencionar a marcação da
chicana. Cabe a dupla adotar uma delas:
Resposta mais usada de chicana com um Ás:
Após a pergunta de 4ST o parceiro marca 5ST para indicar ter 1 Ás e uma
chicana. Evidentemente se a chicana é no naipe do parceiro abridor, o
respondedor deve omitir essa chicana marcando a resposta de 5
para indicar somente 1 Ás.
Resposta mais usada de chicana com 2 Ases:
Após a pergunta de 4ST o parceiro salta no nível 6 no naipe da chicana, caso
este naipe seja de hierarquia inferior ao naipe a ser carteado pela dupla. Em
caso contrário o salto é feito no naipe a ser carteado cabendo ao perguntar
inferir qual a chicana do parceiro.
Uma outra forma mais antiga usada era de após 4ST marcar:
6
para indicar nenhum Ás e uma chicana;
6
para indicar 1 Ás e uma chicana qualquer;
6 para
indicar 2 Ases e uma chicana qualquer;
6
para indicar 3 Ases e uma chicana qualquer.
Algumas antigas duplas alteravam essa convenção como se segue:
6
para indicar 1 Ás e uma chicana qualquer:
6
para indicar 2 Ases e uma chicana qualquer;
6 para
indicar 3 Ases e uma chicana qualquer.
Outras usavam a resposta de 5ST para indicar 2 Ases e uma chicana e para indicar
1 Ás a marcação de naipe em nível 6 para mostrar a chicana ou a marcação
do naipe abonado para mostrar chicana em naipe de hierarquia superior.
Marcação de Ases na interferência:
Após a pergunta de Ases, caso haja interferência em nível 5, há vários
modos de tratá-la e o mais usual entre as duplas é a convenção Double 0 Pass
1:
DOPI = dobro nenhum Ás, passo 1 Ás, naipe acima ou primeiro escalão indica dois
Ases,
pulando um naipe ou segundo escalão indica 3 Ases.
Algumas duplas invertem a convenção e usam dobro para indicar 1 Ás e o passo
para indicar zero Ás.
Outras duplas preferem usar o dobro como realmente forte interesse em punir o
interferente, mostrando assim honras no naipe do interferente e portanto o passo
é zero Ases, o primeiro escalão indica 1 Ás, o segundo escalão indica 2 Ases,
terceiro escalão indica 3 Ases.
Nota3: no caso da interferência ter sido dobro, normalmente isso é ignorado,
embora isso permita 2 escalões adicionais que a dupla pode usar.
///