Como jogar Bridge em 10 Minutos 

(1) Introdução
O jogo de Bridge é um dos mais excitantes jogos do mundo. É fácil aprender, mas leva tempo para saber jogar bem; é muito divertido e desafiador! Diferentemente de outros jogos e esportes, cada mão de Bridge demora cerca de 5 minutos para ser jogada do início ao fim. A ação, a pressão, as estratégias e emoções, os instantes de realização (ou derrota) transcorrem maravilhosamente rápidos. O sentimento de acerto de uma única mão de Bridge pode durar por anos, tal como lances criativos no jogo de xadrez. 

Qualquer um pode competir. Idosos e jovens, ricos e pobres, homens e mulheres, saudáveis e deficientes, todos podem competir em igual nível. Você nunca é muito velho para aprender disse, aos 90 anos, um antigo campeão inglês de Bridge. Muitos acreditam que o Bridge impede uma degenerescência cerebral!

Os jovens irão aprender o valor da ética , bom comportamento e equilíbrio emocional. Certa vez, um famoso promovedor de jogos de Tênis considerou o Bridge melhor que o Tênis, e acrescentou, você não precisa correr e dar uma batida especial para fazer uma jogada vencedora, você simplesmente precisa pensar!  

O jogo de Bridge tem mudado a vida de pessoas. Ele tem ensejado casamentos (e divórcios), grandes amizades, oportunidades de negócios, grandes satisfações e ocasional sadismo massacrando adversários. Enfim, ele certamente pode lhe trazer mais vida e satisfação.

(2) Como Começar
Bridge é jogado numa mesa, redonda ou quadrada, com 4 pessoas, cada uma associando um ponto cardeal (Norte Sul Leste Oeste). O jogo é uma batalha entre duas duplas, Norte-Sul contra Este-Oeste, ou você e seu parceiro contra a dupla de oponentes. 

Para jogar você precisa de um baralho de 52 cartas (não entra Coringa). São 4 grupos de 13 cartas representando um naipe (Espadas , Copas , Ouros e Paus ). No jogo de Bridge os naipes obedecem uma hierarquia e Espadas tem a maior hierarquia e Paus a menor.   

Cada naipe tem 13 cartas e o Ás é a carta maior e o Dois a carta menor:
A K Q J 10 9 8 7 6 5 4 3 2

Após os jogadores se sentarem aquele que tirar a cartas maior fica sendo o Dador. Ele embaralha as cartas e o jogador a sua direita corta em dois montes, de modo que o Dador inverte o monte de baixo para cima e começa a distribuir as cartas uma a uma iniciando pelo jogador a sua esquerda até que cada jogador tenha recebido 13 cartas. 

Caso a formação das duplas não tenha algum outro critério, as duas cartas maiores tiradas podem formar uma dupla e as duas menores a outra dupla. Quem tirou a carta maior escolhe a cruzeta, Norte-Sul ou Este-Oeste. Muitas vezes joga-se revezando as duplas, de modo que cada um joga com os outros três de parceiro.

(3) Classificando suas cartas
Após as cartas terem sido dadas, cada jogador inicia a organizar suas 13 cartas separando as cartas por naipes e ordenando cada naipe na seqüência conforme exemplo abaixo: 
                      A J 4 2
Q 9 7 3 10 6 5 K 2

Nota: A expressão "mão de Bridge" tem dois significados. Refere-se as 13 cartas que cada jogador recebeu e também se refere as 52 cartas dadas que configurou uma distribuição específica após o corte e a dada das cartas. Ou seja, um jogador pode dizer como raridades que teve uma "mão de Bridge" com 9 cartas de um único naipe, ou pode dizer que a "mão de Bridge" dada não tinha nenhuma carta alta acima do 10 na cruzeta N-S.  

Geralmente os artigos de Bridge em revistas e livros apresentam as cartas seguindo a hierarquia dos naipes (maior menor) e separaram os naipes verticalmente como se segue:
A J 4 2
Q 9 7 3
K 2
10 6 5

Você está agora pronto para jogar, pois as cartas foram dadas e cada jogador arrumou sua mão separando em naipes e ordenando por valor. Agora o jogo constará de duas fases: LEILÃO e CARTEIO.

(4) Vazas
O principal objetivo do Bridge é fazer "vazas". O Leilão é uma fase onde se tenta predizer quantas vazas cada cruzeta pode fazer. Portanto o primeiro entendimento a ser feito é o que é a vaza. Veja aqui.

Entendendo que existe 13 vazas em cada "mão de Bridge", durante a fase de CARTEIO, podemos tentar entender  a fase de LEILÃO onde se relaciona vazas e LEILÃO. 

(5) O LEILÃO
No LEILÃO os lances são feitos de forma verbal e devem ter sempre a mesma entonação de voz. Você contrata (se obriga a fazer) o número de vazas correspondente ao maior lance de LEILÃO. É o Dador das cartas que dá o primeiro lance de LEILÃO, ou diz PASSO, abstendo-se de dar lance. Qualquer jogador pode dar um lance no LEILÃO e este termina após um lance ser dado e os outros três jogadores falarem PASSO abstendo-se de competir no Leilão. Caso ninguém dê lance no Leilão a mão é denominada de passada e não é carteada (não é jogada). 

Dar um lance significa que você, em nome da sua dupla, se obriga a fazer o número de vazas que seu lance indica. O número mínimo de vazas para se obrigar a fazer é de 7 vazas e o número de vazas máximo, obviamente, é de 13 vazas (todas). No entanto, não se diz "Me Obrigo a Fazer 7 Vazas", ou "Me Obrigo em Nome da Dupla a Fazer 10 Vazas", por convenção se diz 1 para significar 7 vazas e se diz 7 para significar 13 vazas. Para se obrigar a fazer 10 vazas, basta dizer 4.  Portanto você pode dar qualquer lance de 1 a 7 que isso significa somar mais 6 vazas ao lance mencionado.

Os lances seguem sempre o sentido horário e quando você dá o lance é preciso dizer um naipe ou dizer Sem Trunfos, que se considera de maior hierarquia entre os naipes. Quando se leiloa um contrato Sem Trunfos não se permite cortar vazas e se aplica mais quando o interessado tem 3 cartas em todos os naipes e ausência de naipe longo. 
Os lances possíveis de Leilão são:
1
    1   1   1    1ST    (requer ou promete fazer   7 vazas)
2
    2   2   2    2ST    (requer ou promete fazer   8 vazas)
3
    3D   3   3    3ST    (requer ou promete fazer   9 vazas)
4
    4   4   4    4ST    (requer ou promete fazer 10 vazas)
5
    5   5   5    5ST    (requer ou promete fazer 11 vazas)
6
    6   6   6    6ST    (requer ou promete fazer 12 vazas)
7
    7   7   7    7ST    (requer ou promete fazer 13 vazas)

Durante o LEILÃO cada jogador deve falar na sua vez, e ele pode dar um lance ou dizer PASSO. Além disso, o jogador pode dizer DOBRO para um lance feito pelo oponente e este pode dizer REDOBRO. Dizer DOBRO significa duvidar que o contrato seja cumprido, mas se for cumprido os pontos referentes serão computados dobrados, porém se o contrato não for cumprido as multas serão computadas dobradas. 

Quando você dá um lance em naipe é porque você e seu parceiro devem ter bastante cartas nesse naipe, 8 ou mais cartas, e por conseqüente os oponentes tem poucas, 5 ou menos. 

A grande vantagem de dar lance no naipe longo, para propor que ele seja o naipe de Trunfo, é que você, ou seu parceiro, estarão curtos em outros naipes e portanto poderão usar a propriedade de fazer a vaza, cortando com uma carta de Trunfo, quando não tiverem mais carta do naipe corrente (que está sendo jogado) e que você seria obrigado a servir (ou seguir) se tivesse cartas nesse naipe. 

Desta forma o LEILÃO é geralmente uma disputa para que o naipe onde você e seu parceiro tenham juntos um grande número de cartas seja o naipe Trunfo. 
Por exemplo, se houver uma convenção, entre você e seu parceiro, na qual ele somente dará um lance inicial de fazer 7 vazas em Espadas, caso tenho 5 cartas ou mais cartas nesse naipe, e se você, por coincidência, tiver também 5 cartas no naipe de Espadas, fica claro para você que sua dupla possui juntos 10 ou mais cartas nesse naipe. Logo Espadas para vocês é o naipe ideal para ser o naipe de Trunfo. 

Porém, se você tiver somente 1 cartas nesse naipe, provavelmente os adversários terão 6 ou 7 cartas em Espadas, logo você pode propor um outro naipe para seu parceiro, que rapidamente entenderá que você não tem o naipe dele, mas que tem 5 ou mais cartas nesse outro naipe. 

Quando você e seu parceiro possuem muitos Ases, Reis e Damas em todos os naipes, que são estatisticamente as cartas que mais fazem vazas, e não possuírem um naipe longo de 5 ou 6 cartas, tende a ser mais interessante cartear sem que haja um naipe de Trunfo definido, ou seja, é mais seguro cartear em Sem Trunfos (ST). 

Em mãos que você tem 4 cartas num naipe e seu parceiro tem no máximo 3 cartas nele, ou vice-versa, de modo que vocês não possuam nenhum naipe oitavo ou nono juntos, é muito comum o contrato final ser em Sem Trunfos.

DICA: Certas estatísticas apontam que para uma dupla que tenha a metade dos Ases, Reis e Damas do baralho, basta ter junto um naipe de 8 cartas (4-4, 5-3, 6-2, 7-1) para ser um bom contrato tentar fazer 8 vazas com esse naipe de trunfo; basta ter junto um naipe de 9 cartas (5-4, 6-3, 7-2, 8-1) para ser um bom contrato tentar fazer 9 vazas com esse naipe de trunfo; basta ter junto um naipe de 10 cartas (5-5, 6-4, 7-3, 8-2) para ser um bom contrato tentar fazer 10 vazas com esse naipe de trunfo.   

(6) Veja a Ordem dos Lances num LEILÃO
Evidentemente o LEILÃO não permite voltar lance e portanto se o oponente leiloou 1, caso você tenha o naipe de Paus longo, você não pode dar o lance de 1
, pois Paus é de hierarquia inferior e este lance em nível 1 foi portanto coberto. Logo o seu lance deve ser 2 para competir em Paus. Caso o lance oponente fosse 1 você poderia dizer no mesmo nível, 1 ou 1ST, pois Espadas e Sem Trunfos têm hierarquia superior a Copas. 

Eis aqui um exemplo de LEILÃO

 N = Pedro E = Maria S = Paulo O  = Luiz
  1   2   2  passo
  4  passo   passo  passo

Pedro, o Dador, iniciou o LEILÃO prometendo fazer 7 vazas se o Trunfo for Ouros. 
Maria, oponente de Pedro e de Paulo e parceira de Luiz, prometeu fazer 8 vazas se o Trunfo for Paus. Paulo, que tinha um naipe longo de Copas, prometeu fazer 8 vazas se o naipe de Trunfo for Copas. 
Luiz, que tinha poucas cartas altas, e não tinha muitas cartas de Paus, PASSOU, quer dizer não deu lance. 
Pedro, parceiro de Paulo, tinha também boas cartas em Copas e como sabia que fazer 10 vazas em Copas dá um prêmio adicional de bonificação em pontos, marcou 4
para que Paulo, carteando pela dupla, tentasse cumprir o contrato para ganhar o prêmio. 

Perceba que o LEILÃO se encerrou após 3 PASSOS seguidos. 

A voz de DOBRO poderia ter sido feita pela dupla Maria-Luiz, caso achassem que o contrato de 10 vazas em Copas não seria cumprido. Ou seja, que eles iriam fazer pelo menos 4 vazas. Num curso de LEILÃO essas vozes de DOBRO duvidando são mais claramente explicadas e existe inclusive vozes de DOBRO que podem ter um sentido informativo após o início do Leilão. Por exemplo, Maria ao invés de dizer 2 que indica 5 ou 6 cartas de Paus, poderia ter dito DOBRO no sentido de dizer que tem 4 cartas em cada um dos outros naipes não falados. Seu parceiro Luiz poderia então marcar um naipe de 4 cartas sabendo que a dupla teria juntos 8 cartas desse naipe e que portanto os oponentes teriam no máximo 5 cartas.

(7) O Carteio começa
Após os 3 passos do Leilão, o carteio começa, e o jogador a direita de quem mencionou primeiramente o naipe  vencedor do LEILÃO, no caso Luiz, será o Saidor. Ele escolhe uma carta e a deposita no meio da mesa. Nesse momento o parceiro de Paulo, passa a ser o Morto e expõe suas cartas na mesa para que todos vejam. Paulo, o primeiro declarante das Copas, se torna o Carteador e ele irá jogar pelo Morto e por si mesmo. O Morto (Pedro) nada mais faz a não ser separar alguma carta solicitada pelo Carteador e colocar no meio da mesa, caso o Carteador não a alcance direito. 
Veja o diagrama
:

                 Pedro (Morto)
                  
A42
                  
QJ8
                   AQJ3                    Contrato: 4
=> requer fazer 10 vazas
                  
852                      Carteador: Sul
     Luiz                        Maria      Saidor: Oeste
 109876       N         QJ5
 75           O      E      62
 10876         S          943
 73                           AK1094
                Paulo (Carteador)
                   
K3
                   
AK10943
                    K2
                   
QJ6

Paulo, no seu contrato de 4 precisa fazer 10 vazas sendo o naipe Trunfo Copas. A luta da dupla oponente Maria e Luiz é fazer 4 vazas para evitar que o contrato seja cumprido. Se o Carteador fizer 9 vazas diz-se que ele irá fazer 1 abaixo, em inglês 1 down. 

(8)Seqüência do Carteio

O saidor é Luiz,pois está a esquerda do Carteador e como sua parceira indicou uma saída em Paus ele sai de 8 para indicar que tem duas cartas de Paus. Maria faz a vaza 1 com o Rei de Paus. Quem faz a vaza inicia uma nova vaza e Maria joga então o A e faz a segunda vaza.

Na terceira vaza Maria joga o
4 e o Carteador serve a Q e como Luiz não tem mais cartas de Paus ele corta a vaza de Paus alta com o seu 5 que é Trunfo e joga Ouros mas agora o Carteador tira os trunfos e nãotem mais perdedoras e faz um CLAIM mostrando suas cartas. 

O importante aqui é destacar se Maria não tivesse marcado
2 Luiz poderia ter saido de 10 e isso permitiria que Paulo fizesse 12 vazas, pois iria descartar dois Paus nos dois Ouros altos e somente perderia uma vaza de Ouros.     

O carteio terminou com N-S realizando 12 vazas e E-O somente 1 vazas. Isso tudo, Leilão e Carteio, ocorre de 2 a 5 minutos, o que faz o jogo não ser monótono.

(9) A Contagem de Pontos
A segunda principal idéia do Bridge é a contagem de pontos e os bônus ou prêmios que se ganha em determinados contratos.


Contagem dos pontos vazas após a sexta vaza contratada:
- cada vaza em naipe naipe pobre (
ou  ) vale 20 pontos;
- cada vaza em naipe rico (
ou ) vale 30 pontos;
- jogando em Sem Trunfos a primeira vaza vale 40 pontos e as demais 30 pontos. 
 
Nota: se no leilão o número de vazas contratados atingir 100 ou mais pontos, então isso dá a dupla contratante um prêmio, denominada de GAME, caso o contrato seja cumprido, porém se o número de vazas contratadas não atingir 100 pontos, mesmo que se faça mais vazas que somadas resultam em 100 pontos, não haverá o prêmio de GAME, e somente um prêmio menor, denominado de PARCIAL, dado ao contrato feito.
 
Contagem dos pontos de parcial => a cada contrato parcial cumprido deve-se somar o valor de 50 pontos de prêmio de parcial + valor de cada vaza após a sexta (as seis primeiras não são somadas).

No caso de contrato que atinge 100 pontos, deve-se somar aos pontos das vazas ao prêmio de:
- Game não vulnerável dá prêmio de 300 pontos
- Game       vulnerável dá prêmio de 500 pontos
Em contratos que se atinge 12 ou 13 vazas há, além do prêmio de game, um prêmio de:
- Pequeno Slam, para 12 vazas contratadas e feitas, no valor de 500 pontos (nãoVul) e 750 (Vul);
- Grande   Slam, para 13 vazas contratadas e feitas, no valor de 1000 pontos (nãoVul) e 1500 (Vul).

O significado de Vulnerável ou Não Vulnerável advém de uma melhor de três de game. Ou seja, no início ninguém é vulnerável, após uma dupla fazer um game ela se torna vulnerável. Se a mesma dupla fizer outro game, o placar da melhor de três é 2 a zero, porém se a outra dupla fizer o game o placar fica 1 a 1 e ocorre uma negra para decidir que vence por 2 a 1. Ou seja, 4 situações podem ocorrer N-S e E-O não Vulnerável, N-S e E-O Vulnerável, N-S Vul e E-O nVul, finalmente N-S nVul e E-O Vul.

Terminada uma melhor de três troca-se de parceiro.

Nota: quando não se cumpre o contrato existe uma multa de 50 pontos por vaza nVul e 100 pontos por vaza Vul, portanto ao invés de se ganhar os prêmios, se perde na multa. Além disso, se o contrato for dobrado a multa é dobrada e segue uma tabela. Veja aqui.

Existe métodos de LEILÃO que permite que você e seu parceiro façam uma avaliação mais precisa das mãos e possam se aproximar ou atingir os contratos mais adequados. Para tal você, juntamente com seu parceiro, precisam estudar um Sistema de Leilão comum.

10) Modos de se Jogar Bridge
Na verdade descrevemos anteriormente um modo de jogar Bridge mais caseiro, que chamamos de RODADO ou em inglês "Rubber Bridge", porém o mais popular talvez seja o TORNEIO, que é feito com a participação de 40 a 100 pessoas jogando num salão de um Clube. Finalmente o terceiro modo é o de QUADRA onde um time joga contra outro time. Leia mais na sessão "Modalidades de Jogar"

Leitura para Novatos
Leia na sessão de "Aula de de Bridge" do site, todos os textos existentes, e depois faça uma avaliação se você pode evoluir na aprendizagem sozinho ou irá precisar de um professor e de um curso para entender Bridge. No "Bridge Club" em São Paulo, há cursos para iniciantes.

Na famosa revista norte-americana BRIDGE WORLD há uma série de textos para iniciantes em Bridge.
Veja o link abaixo:
http://www.bridgeworld.com/default.asp?d=intro_to_bridge&f=introtobridgemainpage.html

/ / /