Como jogar Bridge em 10
Minutos
(1) Introdução
O jogo de Bridge é um dos mais excitantes jogos do mundo. É fácil aprender,
mas leva tempo para saber jogar bem; é muito divertido e desafiador!
Diferentemente de outros jogos e esportes, cada mão de Bridge demora cerca de 5
minutos para ser jogada do início ao fim. A ação, a pressão, as estratégias
e emoções, os instantes de realização (ou derrota) transcorrem
maravilhosamente rápidos. O sentimento de acerto de uma única mão de Bridge
pode durar por anos, tal como lances criativos no jogo de xadrez. ♠
♥
♦
♣Qualquer um pode competir. Idosos e jovens,
ricos e pobres, homens e mulheres, saudáveis e deficientes, todos podem
competir em igual nível. Você nunca é muito velho para aprender disse, aos 90
anos, um antigo campeão inglês de Bridge. Muitos acreditam que
o Bridge impede uma degenerescência cerebral!
Os jovens irão aprender o valor da ética , bom comportamento e equilíbrio
emocional.
Certa vez, um famoso promovedor de jogos de Tênis considerou o Bridge
melhor que o Tênis, e acrescentou, você não precisa correr e dar uma batida
especial para fazer uma
jogada vencedora, você simplesmente precisa pensar!
O jogo de Bridge tem mudado a vida de pessoas. Ele tem ensejado casamentos (e
divórcios), grandes amizades, oportunidades de negócios, grandes satisfações
e ocasional sadismo massacrando adversários. Enfim, ele certamente pode lhe trazer
mais vida e satisfação.
(2) Como Começar
Bridge é jogado numa mesa, redonda ou quadrada, com 4 pessoas, cada uma
associando um ponto cardeal (Norte Sul Leste Oeste). O jogo é uma batalha entre
duas duplas, Norte-Sul contra Este-Oeste, ou você e seu parceiro contra a dupla
de oponentes.
Para jogar você precisa de um baralho de 52
cartas (não entra Coringa). São 4 grupos de 13 cartas representando um naipe
(Espadas
♠, Copas
♥,
Ouros
♦ e Paus
♣).
No jogo de Bridge os naipes obedecem uma hierarquia e Espadas tem a maior
hierarquia e Paus a menor.
Cada naipe tem 13 cartas e o Ás é a carta
maior e o Dois a carta menor:
A K Q J 10 9 8 7 6 5 4 3 2
Após os jogadores se sentarem aquele que tirar
a cartas maior fica sendo o Dador. Ele embaralha as cartas e o jogador a sua
direita corta em dois montes, de modo que o Dador inverte o monte de baixo para
cima e começa a distribuir as cartas uma a uma iniciando pelo jogador a sua
esquerda até que cada jogador tenha recebido 13 cartas.
Caso a formação das duplas não tenha algum
outro critério, as duas cartas maiores tiradas podem formar uma dupla e as duas
menores a outra dupla. Quem tirou a carta maior escolhe a cruzeta, Norte-Sul ou Este-Oeste. Muitas vezes joga-se revezando as duplas, de modo que cada um joga
com os outros três de parceiro.
(3) Classificando suas cartas
Após as cartas terem sido dadas, cada jogador inicia a organizar suas 13 cartas
separando as cartas por naipes e ordenando cada naipe na seqüência conforme
exemplo abaixo:
A J 4 2
♥
Q 9 7 3
♦ 10 6 5
♣
K 2
Nota: A expressão "mão de Bridge"
tem dois significados. Refere-se as 13 cartas que cada jogador recebeu e também
se refere as 52 cartas dadas que configurou uma distribuição
específica após o corte e a dada das cartas. Ou seja, um jogador pode dizer
como raridades que teve uma "mão de Bridge" com 9 cartas de um único naipe, ou pode dizer que a
"mão de Bridge" dada não tinha nenhuma carta alta acima do 10 na cruzeta N-S.
Geralmente os artigos de Bridge em revistas e
livros apresentam as
cartas seguindo a hierarquia dos naipes (maior
♠♥♦♣
menor)
e separaram os naipes verticalmente como se segue:
♠ A J 4 2
♥ Q 9 7 3
♦ K 2
♣ 10 6 5
Você está agora pronto para jogar, pois as
cartas foram dadas e cada jogador arrumou sua mão separando em naipes e
ordenando por valor. Agora o jogo constará de duas fases: LEILÃO e CARTEIO.
(4) Vazas
O principal objetivo do Bridge é fazer "vazas". O Leilão é uma fase
onde se tenta predizer quantas vazas cada cruzeta pode fazer. Portanto o primeiro
entendimento a ser feito é o que é a vaza. Veja aqui.
Entendendo que existe 13 vazas em cada
"mão de Bridge", durante a fase de CARTEIO, podemos tentar
entender a fase
de LEILÃO onde se relaciona vazas e LEILÃO.
(5) O LEILÃO
No LEILÃO os lances são feitos de forma verbal e devem ter sempre a mesma
entonação de voz. Você contrata (se obriga a fazer) o número de vazas
correspondente ao maior lance de
LEILÃO. É o Dador das cartas que dá o primeiro lance de LEILÃO, ou diz PASSO,
abstendo-se de dar lance. Qualquer jogador pode dar um lance no LEILÃO e este
termina após um lance ser dado e os outros três jogadores falarem PASSO
abstendo-se de competir no Leilão. Caso
ninguém dê lance no Leilão a mão é denominada de passada e não é carteada
(não é jogada).
Dar um lance significa que você, em nome da
sua dupla, se obriga a fazer o número de vazas que seu lance indica. O número
mínimo de vazas para se obrigar a fazer é de 7 vazas e o número de vazas
máximo, obviamente, é de 13 vazas (todas). No entanto, não se diz "Me Obrigo a Fazer 7
Vazas", ou "Me Obrigo em Nome da Dupla a Fazer 10 Vazas", por convenção se diz 1
para significar 7 vazas e se diz 7 para significar 13 vazas. Para se obrigar a
fazer 10 vazas, basta dizer 4. Portanto você pode dar qualquer lance de 1
a 7 que isso significa somar mais 6 vazas ao lance mencionado.
Os lances seguem sempre o sentido horário e quando você dá o lance é preciso
dizer um naipe ou dizer Sem Trunfos, que se considera de maior hierarquia entre
os naipes. Quando se leiloa um contrato Sem Trunfos não se permite cortar vazas
e se aplica mais quando o interessado tem 3 cartas em todos os naipes e
ausência de naipe longo.
Os lances possíveis de Leilão são:
1♣
1♦
1♥
1♠
1ST (requer ou promete fazer 7 vazas)
2♣
2♦
2♥
2♠
2ST (requer ou promete fazer 8 vazas)
3♣
3 3♥
3♠
3ST (requer ou promete fazer 9 vazas)
4♣
4♦
4♥ 4♠
4ST (requer ou promete fazer 10 vazas)
5♣ 5♦
5♥ 5♠
5ST (requer ou promete fazer 11 vazas)
6♣
6♦
6♥ 6♠
6ST (requer ou promete fazer 12 vazas)
7♣ 7♦
7♥
7♠
7ST (requer ou promete fazer 13 vazas)
Durante o LEILÃO cada jogador deve falar na sua vez, e ele pode dar um lance ou
dizer PASSO. Além disso, o jogador pode dizer DOBRO para um lance feito pelo
oponente e este pode dizer REDOBRO. Dizer DOBRO significa duvidar que o contrato
seja cumprido, mas se for cumprido os pontos referentes serão computados
dobrados, porém se o contrato não for cumprido as multas serão computadas
dobradas.
Quando você dá um lance em naipe é porque você e seu parceiro devem ter
bastante cartas nesse naipe, 8 ou mais cartas, e por conseqüente os oponentes
tem poucas, 5 ou menos.
A grande vantagem de dar lance no naipe longo,
para propor que ele seja o naipe de Trunfo, é que você, ou seu parceiro,
estarão curtos em outros naipes e portanto poderão usar a propriedade de fazer a
vaza, cortando com uma carta de Trunfo, quando não tiverem mais carta do naipe
corrente (que está sendo jogado) e que você seria obrigado a servir (ou seguir) se tivesse
cartas nesse naipe.
Desta forma o LEILÃO é geralmente uma
disputa para
que o naipe onde você e seu parceiro tenham juntos um grande número de cartas seja o naipe Trunfo.
Por exemplo, se houver uma convenção, entre você
e seu parceiro, na qual ele somente dará um lance inicial de fazer 7 vazas em Espadas,
caso tenho 5 cartas ou mais cartas nesse naipe, e se você, por coincidência, tiver também 5
cartas no naipe de Espadas, fica claro para você que sua dupla possui juntos 10 ou mais
cartas nesse naipe. Logo Espadas para vocês é o naipe ideal para ser o naipe de
Trunfo.
Porém, se você tiver somente 1 cartas nesse naipe, provavelmente os
adversários terão 6 ou 7 cartas em Espadas, logo você pode propor um outro
naipe para seu parceiro, que rapidamente entenderá que você não tem o naipe
dele, mas que tem 5 ou mais cartas nesse outro naipe.
Quando você e seu parceiro possuem muitos Ases, Reis e Damas em todos os
naipes, que são
estatisticamente as cartas que mais fazem vazas, e não possuírem um naipe
longo de 5 ou 6 cartas, tende a ser mais interessante cartear
sem que haja um naipe de Trunfo definido, ou seja, é mais seguro cartear em Sem Trunfos
(ST).
Em mãos que você tem 4 cartas num naipe e seu
parceiro tem no máximo 3 cartas nele, ou vice-versa, de modo que vocês não possuam nenhum
naipe oitavo ou nono juntos, é muito comum o contrato final ser em Sem Trunfos.
DICA: Certas estatísticas apontam que para uma dupla que tenha a metade dos Ases,
Reis e Damas do baralho, basta ter junto um naipe de 8 cartas (4-4, 5-3, 6-2,
7-1) para ser um bom contrato tentar fazer 8 vazas com esse naipe de trunfo; basta ter
junto um naipe de
9 cartas (5-4, 6-3, 7-2, 8-1) para ser um bom contrato tentar fazer 9 vazas com
esse naipe de trunfo;
basta ter junto um naipe de 10 cartas (5-5, 6-4, 7-3, 8-2) para ser um bom
contrato tentar fazer 10 vazas com esse naipe de trunfo.
(6) Veja a Ordem dos Lances num LEILÃO
Evidentemente o LEILÃO não permite voltar lance e portanto se o oponente
leiloou 1, caso você
tenha o naipe de Paus longo, você não pode dar o lance de 1♣,
pois Paus é de hierarquia inferior e este lance em nível 1 foi portanto
coberto. Logo o seu lance deve ser 2
para competir em Paus. Caso o lance oponente fosse 1
você poderia dizer no mesmo nível, 1 ou
1ST, pois Espadas e Sem Trunfos têm hierarquia superior a Copas.
Eis aqui um exemplo de LEILÃO
N =
Pedro |
E = Maria |
S = Paulo |
O =
Luiz |
1 |
2♣ |
2♥ |
passo |
4♥ |
passo |
passo |
passo |
Pedro, o Dador, iniciou o LEILÃO prometendo
fazer 7 vazas se o Trunfo for Ouros.
Maria, oponente de Pedro e de Paulo e
parceira de Luiz, prometeu fazer 8 vazas se o Trunfo for Paus. Paulo, que tinha
um naipe longo de Copas, prometeu fazer 8 vazas se o naipe de Trunfo for Copas.
Luiz, que tinha poucas cartas altas, e não tinha muitas cartas de Paus, PASSOU,
quer dizer não deu lance.
Pedro, parceiro de Paulo, tinha também boas cartas
em Copas e como sabia que fazer 10 vazas em Copas dá um prêmio adicional de
bonificação em pontos, marcou 4♥
para que Paulo, carteando pela dupla, tentasse cumprir o contrato para ganhar o
prêmio.
Perceba que o LEILÃO se encerrou após 3
PASSOS seguidos.
A voz de DOBRO poderia ter sido feita pela dupla Maria-Luiz, caso achassem que o
contrato de 10 vazas em Copas não seria cumprido. Ou seja, que eles iriam fazer
pelo menos 4 vazas. Num curso de LEILÃO essas vozes de DOBRO duvidando são
mais claramente explicadas e existe inclusive vozes de DOBRO que podem ter um
sentido informativo após o início do Leilão. Por exemplo, Maria ao invés de
dizer 2 que indica 5 ou
6 cartas de Paus, poderia ter dito DOBRO no sentido de dizer que tem 4 cartas em
cada um dos outros naipes não falados. Seu parceiro Luiz poderia então marcar
um naipe de 4 cartas sabendo que a dupla teria juntos 8 cartas desse naipe e que
portanto os oponentes teriam no máximo 5 cartas.
(7) O Carteio começa
Após os 3 passos do Leilão, o carteio começa, e o jogador a direita de quem
mencionou primeiramente o naipe vencedor do LEILÃO, no caso Luiz, será o
Saidor. Ele escolhe uma carta e a deposita no meio da mesa. Nesse momento o
parceiro de Paulo, passa a ser o Morto e expõe suas cartas na mesa para que
todos vejam. Paulo, o primeiro declarante das Copas, se torna o Carteador e ele irá jogar pelo Morto e por si
mesmo. O Morto (Pedro) nada mais faz a não ser separar alguma carta solicitada pelo Carteador e
colocar no meio da mesa, caso o Carteador não a alcance direito.
Veja o diagrama:
Pedro (Morto)
♠ A42
♥ QJ8
AQJ3
Contrato: 4♥ => requer
fazer 10 vazas
♣ 852
Carteador: Sul
Luiz
Maria Saidor: Oeste
♠ 109876
N
♠
QJ5
♥ 75
O E ♥
62
♦ 10876
S ♦
943
♣ 73
♣
AK1094
Paulo (Carteador)
♠ K3
♥ AK10943
K2
♣ QJ6
Paulo, no seu contrato de 4♥
precisa fazer 10 vazas sendo o naipe Trunfo Copas. A luta da dupla oponente
Maria e Luiz é fazer 4 vazas para evitar que o contrato seja cumprido. Se o
Carteador fizer 9 vazas diz-se que ele irá fazer 1 abaixo, em inglês 1 down.
(8)Seqüência do Carteio
O saidor é Luiz,pois está a esquerda do
Carteador e como sua parceira indicou uma saída em Paus ele sai de
♣8 para indicar que tem duas cartas
de Paus. Maria faz a vaza 1 com o Rei de Paus.
Quem faz a vaza inicia uma nova vaza e Maria joga então o
♣A
e faz a segunda vaza.
Na terceira vaza Maria joga o
♣4
e o Carteador serve a
♣Q
e como Luiz não tem mais cartas de Paus ele corta a vaza de Paus alta com o seu
♥5 que é Trunfo e joga Ouros mas
agora o Carteador tira os trunfos e nãotem mais perdedoras e faz um CLAIM
mostrando suas cartas.
O importante aqui é destacar se Maria não tivesse marcado
2♣
Luiz poderia ter saido de
♠10
e isso permitiria que Paulo fizesse 12 vazas, pois iria descartar dois Paus nos
dois Ouros altos e somente perderia uma vaza de Ouros.
O carteio terminou com N-S realizando 12 vazas e
E-O somente 1 vazas. Isso tudo, Leilão e Carteio, ocorre de 2 a 5 minutos, o
que faz o jogo não ser monótono.
(9) A Contagem de Pontos
A segunda principal idéia do Bridge é a contagem de pontos e os bônus ou
prêmios que se ganha em determinados contratos.
Contagem dos
pontos vazas após a sexta vaza contratada:
- cada vaza em naipe naipe pobre (♣
ou
♦) vale 20
pontos;
- cada vaza em naipe rico (♥
ou
♠)
vale 30 pontos;
- jogando em Sem Trunfos a primeira vaza vale 40 pontos e as demais 30
pontos.
Nota: se no leilão o número de vazas contratados atingir 100 ou mais pontos,
então isso dá a dupla contratante um prêmio, denominada de GAME, caso o
contrato seja cumprido, porém se o número de vazas contratadas não atingir
100 pontos, mesmo que se faça mais vazas que somadas resultam em 100 pontos,
não haverá o prêmio de GAME, e somente um prêmio menor, denominado de
PARCIAL, dado ao contrato feito.
Contagem dos pontos de parcial => a cada contrato parcial cumprido deve-se
somar o valor de 50 pontos de prêmio de parcial + valor de cada vaza após a
sexta (as seis primeiras não são somadas).
No caso de
contrato que atinge 100 pontos, deve-se somar aos pontos das
vazas ao prêmio de:
- Game
não vulnerável dá prêmio de 300 pontos
- Game vulnerável dá prêmio
de 500 pontos
Em contratos que se atinge 12 ou 13 vazas há, além do prêmio de game, um prêmio
de:
- Pequeno Slam, para 12 vazas contratadas e feitas, no valor de 500 pontos (nãoVul) e 750
(Vul);
- Grande Slam, para 13 vazas contratadas e feitas, no valor de 1000
pontos (nãoVul) e 1500 (Vul).
O significado de Vulnerável ou Não Vulnerável advém de uma melhor de três
de game. Ou seja, no início ninguém é vulnerável, após uma dupla fazer um
game ela se torna vulnerável. Se a mesma dupla fizer outro game, o placar da
melhor de três é 2 a zero, porém se a outra dupla fizer o game o placar fica
1 a 1 e ocorre uma negra para decidir que vence por 2 a 1. Ou seja, 4
situações podem ocorrer N-S e E-O não Vulnerável, N-S e E-O Vulnerável, N-S
Vul e E-O nVul, finalmente N-S nVul e E-O Vul.
Terminada uma melhor de três troca-se de parceiro. Nota:
quando não se cumpre o contrato existe uma multa de 50 pontos por vaza nVul e
100 pontos por vaza Vul, portanto ao invés de se ganhar os prêmios, se perde
na multa. Além disso, se o contrato for dobrado a multa é dobrada e segue uma
tabela. Veja aqui.
Existe métodos de LEILÃO que permite que
você e seu parceiro façam uma avaliação mais precisa das mãos e possam se
aproximar ou atingir os contratos mais adequados. Para tal você, juntamente com
seu parceiro, precisam estudar um
Sistema de Leilão comum.
10) Modos de se Jogar Bridge
Na verdade descrevemos anteriormente um modo de jogar Bridge mais caseiro,
que chamamos de RODADO ou em inglês "Rubber Bridge", porém o mais
popular talvez seja o TORNEIO, que é feito com a participação de 40 a 100 pessoas jogando num
salão de um Clube. Finalmente o terceiro modo é o de QUADRA onde um time joga
contra outro time. Leia mais na sessão "Modalidades de Jogar"
Leitura para Novatos
Leia na sessão de "Aula de de Bridge" do site, todos os textos
existentes, e depois faça uma avaliação se você pode evoluir na aprendizagem
sozinho ou irá precisar de um professor e de um curso para entender Bridge. No
"Bridge Club" em São Paulo, há cursos para iniciantes.
Na famosa revista norte-americana BRIDGE WORLD há uma série de textos para
iniciantes em Bridge.
Veja o link abaixo:
http://www.bridgeworld.com/default.asp?d=intro_to_bridge&f=introtobridgemainpage.html
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