Bridge Rodado
É o
jogo caseiro ou jogo a dinheiro que existe em muitos clubes. Nessa
modalidade, normalmente 4 jogadores (ou 5 ou 6) se revezam como
parceiro. Ou seja, o jogador "A" joga de parceiro com o
"B" contra a dupla formada pelo "C" com o
"D". O jogo consiste numa melhor de 3 em fazer
"game" (100 pontos). Quem faz o primeiro "game"
fica vulnerável e se a outra dupla tinha alguns pontos de parcial
eles ficam separados para o cômputo geral e outro "game"
tem início. Se a mesma dupla faz o segundo "game" o jogo
termina com uma bonificação de 700 pontos para a dupla que fez 2 x
0. Se foi a outra dupla que fez o "game" então joga-se a
negra para desempatar e o prêmio para a dupla vencedora é uma
bonificação de 500 pontos.
No "Rubber Bridge" quando o contrato é
parcial, por exemplo contrato de 2 Copas, se for feito com uma vaza
a mais, marca-se 60 pontos para efeito de se atingir os 100 pontos
necessários para o "game" e marca-se 30 pontos para
efeito de cômputo geral. Desta forma, a dupla que já tem 60 pontos
de parcial só precisa de um contrato que faça 40 pontos para
atingir o "game". Se jogarem e cumprirem um contrato de 1
Ouros, que vale 20 pontos, então eles terão de parcial 60+20 e
ainda não terão atingido os pontos necessários para o
"game".
Da mesma forma que as vazas a mais, as multas por contratos não
cumpridos, somente computadas para ao final do "Rubber",
ou seja ao final da melhor de 3 é calculada a
diferença de pontos entre o acumulado obtido por cada dupla e arredondando-se a dezena
acima de 50 para 100. A cada 100 pontos de diferença denomina-se de 1
"casa".
Se num jogo valendo dinheiro se o valor da casa fosse de 2
reais e a dupla vencedora tivesse ganho a melhor de 3 marcando e
cumprindo 3ST (100 pontos) e depois marcando e cumprindo 4 Copas
(120). Então com a bonificação de 700 pontos ela teria um total de
920 pontos ou 9 casas que representaria 18 reais. No entanto, se essa
dupla, após ter cumprido 3ST tivesse sofrido um multa de 4 downs dobradas
que representa -1100 pontos, então, mesmo tendo ganho a melhor de
3, ela teria perdido 2 casas ou 4 reais, pois 920 - 1100 = -180
=> -200 = - 2 casas.
No segundo emparceiramento há uma troca de parceiros e o jogador "A" joga com o "C" e o "B" com o "D". Finalmente no terceiro emparceiramento o "A" joga com o "D" e o "B" com o "C". Após o final da rodada um novo ciclo pode ser iniciado e assim por diante até o final do tempo previsto para o jogo.
O Bridge Rodado
envolve um pouco de sorte na medida em que um determinado jogador
seja mais privilegiado em receber boas cartas (Ases / Reis / Damas) e encontre na maioria das vezes as honras ausentes bem
colocadas. Portanto aqui o Bridge perde um pouco da sua beleza em
buscar os contratos ideais e passa a ser um esporte mais comercial
para os profissionais que jogam rodado e que evitam arriscar jogar contratos
mais apurados quando têm um lucro certo.
No rodado, para marcar "Grand Slam",
costuma-se dizer que é preciso ter um leilão onde se poder contar
as 13 vazas, pois ter um "Petit Slam" certo é dinheiro em caixa,
enquanto que no jogo de quadra os dois lados tem as mesmas cartas e
vence quem faz mais pontos. Logo, além de se avaliar as
probabilidades de sucesso, contra o risco de se perder os pontos de
"game" e de "Petit Slam", é preciso levar em conta que o
outro pode marcar e cumprir o contrato de "Grand Slam" e assim ganhar
um jogo que estava equilibrado.
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