PROCEDIMENTO DE LEILÃO APÓS ABERTURA FRACA ADVERSÁRIA EM NÍVEL 2

Quando o adversário abre de 2 fraco (2 ou 2 ou 2) o que fazer quando se tem abertura? Bem isso vai depender do tipo de abertura que se tem:

Caso 1 - temos uma abertura de 12-15 nesse caso as opções são:
1a) temos 4 cartas no naipe adversário em mão regular => então passar
1b) estamos curto no naipe do adversário em mão regular, com honra terceira em todos os outros naipes => podemos então dobrar ou marcar naipe rico quinto com 2 honras.
1c) temos naipe sólido quinto ou sexto e estamos curto em um naipe qualquer => marcar nosso naipe
1d) temos uma mão de barragem com bom naipe sexto ou sétimo => marcar o naipe em salto para atrapalhar adversários e indicar saída ou possível defesa ao parceiro.
1e) temos um bicolor tipo 5-5 ou 6-5 com honras concentradas no bicolor => então marcar o naipe do adversário dando um cue-bid para indicar bicolor.
Obs. Nesse caso o respondedor deve marcar não necessariamente seu naipe mais longo, mas pode marcar o seu naipe terceiro na seqüência e se o parceiro marcar outro naipe e este for sua seca ou dubleton então ele deve marcar o naipe que sobrou caso tenha pelo menos 3 cartas nesse naipe.

Caso 2 - temos uma abertura regular com 19-21 e uma pega e meia no naipe adversário
Após a abertura fraca em nível marcamos direto 3ST

Caso 3 - temos uma abertura regular com 22-24 e uma pega e meia no naipe adversária
Após a abertura fraca dobramos e depois marcamos 3ST;

Caso 4 - temos uma abertura regular entre 16-18 pontos
4a) com uma pega no naipe adversário => marcar 2ST
obs. Nesse caso o parceiro com 9 ou mais pontos faz Stayman em 3 e as respostas são: 
3 sem naipe rico,
3 com 4 cartas de Copas, 
3 com 4 cartas de Espadas, 
3ST com os dois ricos.
Se o parceiro tiver 5 cartas em naipe rico com 9 ou mais pontos ele marca o naipe para o abridor preferir entre 3ST ou 4 no naipe rico.
Nota: Muitas duplas adotam a convenção de Stayman com 3 vozes e a resposta de 3 não exclui a hipótese de ter também 4 cartas de Espadas. Desde que a pergunta de naipe rico exija posse de naipe rico, isso permite sempre um Transfer para a mão forte de ST cartear.
4b) se não temos pega no naipe do adversário, dubleton ou seca, dobramos e aqui há toda uma convenção de resposta do parceiro:
- o parceiro com mão regular e menos de 7 pontos deve dar um sign-off em nível 2 ou em nível 3, porém o ovo de Colombo do bridge moderno é que para dar o sign-off em nível 3 o parceiro marca antes 2ST, que pode indicar uma mão boa ou pode indicar uma mão muito fraca e o dobrador só vai saber isso na outra voz do respondedor. 

Após a marcação de 2ST o dobrador com 16-18 pontos e sem pega no naipe do adversário fica obrigado a marcar 3. E o respondedor passa com naipe longo de Paus ou marca seu naipe longo e obriga o dobrador a passar.
A vantagem desse esquema é que com 7 a 9 pontos o respondedor pode marcar direto o seu naipe em nível 3 que indica mão intermediária e mostra alguns pontos. Isso é muito importante quando o dobrador tem mão forte e preciso só de alguma coisa na mão do respondedor para ir a game.

Vejamos a convenção detalhada que acabamos de falar:

Lebensohl contra abertura de 2 fraco

Quando o adversário abre de 2 fraco (2 ou 2 ou 2) indicando um monocolor sexto com 7 a 10 pontos, o dobre do parceiro requer pelo menos 13+ pontos e deve ser feito com 3 cartas nos outros 3 naipes. Quando se tem um bicolor costuma-se dar um cue-bid indicando uma mão 5-5 ou 6-5 não necessariamente muito forte. Quando a mão é equilibrada e com pelo menos uma pega e meia no naipe da abertura (AJx ou K10xx), com 15-17 pontos costuma-se marcar 2ST e com 18-20 pontos costuma-se marcar 3ST.

Vejamos agora as regras a serem usadas quando o Parceiro dobra diante da situação:

Oponente Parceiro Oponente Nós
 2fraco      dobro     passo     ?

Atitude: com zero a 6 pontos dar sign-off; com 7 a 9 convidar; com 10 ou mais tentar game.

Regra 1: a marcação de qualquer naipe em nível 2 é sign-off, indicando mão de menos de 7 pontos. O Parceiro dobrador reabre o leilão somente se tiver uma mão com mais de 18 pontos ou uma mão de distribuição muito forte.
Exemplo: Oponente Parceiro Oponente Nós 
                  2       dobro     passo     2 <= sign-off
                                                                    J945 53 J9432 42

Regra 2: a marcação de 2ST força o parceiro dobrador a marcar 3 e aí segue várias alternativas possíveis:

a) passar em 3 caso nosso naipe longo seja Paus, ou marcar outro naipe de hierarquia inferior ao do oponente abridor para caracterizar mão fraca com menos de 7 pontos. O nosso sign-off pode ser feito com naipe quarto!
Exemplo: Oponente Parceiro Oponente   Nós
                 2        dobro     passo       2ST
              passo        3        passo   (3 ou 3) <= sign-off
                                                                                 9745 953 J94 K42 <= passar

Nota: O Parceiro Dobrador somente deve evitar a marcação de 3 se tiver uma mão muito forte.

Exemplo: Oponente Parceiro Oponente  Nós
                  2        dobro     passo     2ST
                passo       3        passo     4

Nós: 9 J953 J942 K842 <= pretendemos passar em 3 porém após 3
pois o parceiro pode Ter uma mão como se segue: A4 KQ1072 AQ7 QJ7

b) Na 2a. fala marca-se um naipe hierarquicamente superior ao do abridor indicando uma mão forçante a game com pega no naipe do abridor e naipe quinto com mais de 10 pontos.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                1ST       2           2ST            passo
                3      passo     (3 ou 3) <= sign-off

c) na 2a fala dá-se um cue-bid no naipe do abridor indicando mais de 10 pontos e pelo menos um naipe rico quarto sem pega no naipe do adversário.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                1ST       2            2ST           passo
                3      passo      (3 ou 3) <= sign-off

d) na 2a. fala marca-se 3ST indicando força de game, ausência de naipe rico, pega no naipe do adversário.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                1ST     2            2ST          passo
                3    passo     (3 ou 3) <= sign-off

Regra 3: Com 7 a 9 pontos faz-se convite marcando naipe em nível sem dar salto e sem passar por 2ST. Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
               1ST      2           2ST          passo
               3     passo     (3 ou 3) <= sign-off

Regra 4: com 10 ou mais pontos e ausência de pega no naipe do adversário dá-se um cue-bid para perguntar naipe rico quarto.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
                1ST       2           2ST            passo
                3      passo     (3 ou 3) <= sign-off

Regra 5: com 10 ou mais pontos e ausência de naipe rico e ausência de pega marca-se 3ST para indicar naipes pobres e força de game.
Nota: O dobrador se não tiver pega deve reabrir o leilão.

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