ABERTURA 2 FLANNERY  - Baseada no livro 2 DIAMONS OPENING de 1984 por Bill Flannery

Bill
Flannery, de Pittsburgh - meio Oeste nos EUA, um forte jogador de Bridge com vários títulos e  vitórias em competições regionais nos EUA fez sua contribuição para a teoria de leilões em Bridge através da convenção "2 Flannery" pelos idos de 1965, que durante uma certa época na década de 70 a 80 amealhou vários simpatizantes, porém já final da década de 90 teve uma queda de interesse, sendo portanto pouco praticada hoje em dia.

A idéia básica dessa abertura é mostrar uma mão de 11 a 16 HCP com naipe de Copas quinto e Espadas quarto nas distribuições: 4=5=3=1, 4=5=1=3, 4=5=2=2, 4=5=4=0, 4=5=0=4.
Exemplos:
a) AJxx KQJxx xxx x   => 2 Flannery, abertura mínima mas concentrada nos ricos;
b) Kxxx Jxxxx AJx Q   => passo, 11 HCP, mas honras estão nos laterais;
c) AJ10x AJ9xx Jxx x   => 2 Flannery, abertura mínima;
d) J10xx J9xxx AJx A   => passo, 11 HCP, mas honras estão nos laterais;
e) AQ10x KQ109x J10x x   => 2 Flannery, boa mão, pois tem 10s e 9s reforçando;
f) AQ42 KQ832 J62 x   => 2 Flannery, mão ruim, não tem recheio de cartas médias;
g) AQJx QJ10xx Qxx x   => 2 Flannery, boa mão para ganhar a iniciativa de leilão;
h) AQJx KQJ10x Axx x   => 1, muito forte para 2 Flannery, e sobre 1ST marque 2;
i) AJ10x KQJxx Kx Kx   => 1, muito forte para 2 Flannery, e sobre 1ST marque 2ST;
k) AQ10x AKJ10x x K10x   => 1, muito forte para 2 Flannery, e sobre 1ST marque 2;
l) AJxx KQJxxx Qx x   => 1, tem naipe sexto;
m) AK10x AQJ10x Qx xx   => 2 Flannery, mão máxima;
n) AJ10x AK10xx KJx x   => 1, muito forte para 2 Flannery, e sobre 1ST marque 2.

Respostas para abertura de 2 Flannery
- passo => tenho muitas cartas de Ouros (6 ou mais) e total "misfit" nos naipes ricos;
- 2 => sign-off, aceito jogar em Copas, não temos chance de game;
- 2 => sign-off, aceito jogar em Espadas, não temos chance de game;
- 3 => sign-off, minha mão só carteia em Paus, total "misfit" nos naipes ricos;
- 3 => convite para 4, com o máximo 14-16, marque game;
- 3 => convite para 4, com o máximo 14-16, marque game;
- 3ST => sign-off, quer jogar game em 3ST;
- 4 => indeterminado, pode ser barragem ou mão forte, tranqüila para game;
- 4 => indeterminado, pode ser barragem ou mão forte, tranqüila para game;
- 4 => Transfer para 4, prefere que o Abridor fique protegido na saída, o resto é indeterminado;
- 4 => Transfer para 4, prefere que o Abridor fique protegido na saída, o resto é indeterminado;
- 4ST => pergunta de Áses;
- 5 => sign-off, quer jogar 5;
- 5 => sign-off, quer jogar 5;
- 2ST => resposta positiva, pesquisa a mão do Abridor, pode ser tentativa de game ou de Slam:
                 3 => mão 4=5=1=3, com tripleton de Paus;
                 3 => mão 4=5=3-1, com tripleton de Ouros;
                 3 => mão 4=5=2=2, dois dubletons e mão mínima (11 a 13 HCP);
                 3 => mão 4=5=2=2, dois dubletons e mão máxima (bons 14 a 16 HCP);
                 3ST => mão 4=5=2=2, máximo com honra (A/K/Q) em ambos os dubletons;
                 4 => mão 4=5=0=4, com 4 cartas de Paus;
                 4 => mão 4=5=4=0, com 4 cartas de Ouros;
Após a resposta do Abridor descrevendo a distribuição da mão, todas as vozes do Respondedor que levem a game ou a Slams são conclusivas (3ST/4/4/5/5/Slams). A marcação de naipe rico ao nível de 3 é sign-off. Após a marcação de tripleton em 3 ou 3, o Responder pergunta se a mão é mínima ou máxima em 4 e o Abridor responde 4 mínimo e 4 máximo. A voz de 4ST é pergunta de Ases.
- 3 => resposta positiva, era usada originalmente para perguntar ao Abridor se ele tinha uma honra em Ouros (Ax/Kx/Qxx) e ele dizia que sim marcando 3ST, o que servia para jogar 3ST quando o Respondedor tivesse Paus fechado, ou servia para ir a Slam em Ouros se Ouros fosse o naipe do Respondedor. No entanto, dada a raridade dessa seqüência, optou-se por usar a voz de 3 como interrogativa do número de Honras Altas (A/K/Q) no naipe de Espadas e depois no naipe de Copas, sendo que as respostas em escalão são:
- o primeiro naipe acima => 1 Honra Alta
- o segundo naipe acima => 2 Honras Altas
- o terceiro naipe acima => 3 Honras Altas
- o quarto naipe acima => nenhuma Honra Alta
Exemplos:       
Abridor (Kxxx KQxxx Ax xx)   Respondedor ( AQJx xx xx AKQxx)
     2                                                                3 <= pergunta honras em Espadas
     3 => 1H                                                   3 <= pergunta honras em Copas
     4 => 2H                                                   4ST <= pergunta Ases
     5 => 2Áses                                             6  <= contrato final
Abridor (KJ9x AQxxx Qx xx)   Respondedor ( xxx KJ10x Kx AKQJ)
     2                                                                3 <= pergunta honras em Espadas
     3 => 1H                                                   3 <= pergunta honras em Copas
     4 => 2H                                                   4 => contrato final
Abridor (AQ10x AQxxx xx xx)   Respondedor ( xxx KJ10x Ax AKQJ)
     2                                                                3 <= pergunta honras em Espadas
     3 => 2H                                                   3 <= pergunta honras em Copas
     4 => 2H                                                   4ST <= pergunta Ases
     5 => 2 Ases                                            6 <= contrato final

Após 2ST perguntando a mão se os Oponentes interferem em 3 ou 3 o Abridor fala:
- passo <= mão mínima e duas cartas na naipe adversário;
- dobro <= honra terceira ou 4 cartas no naipe adversário;
- 3 <= indeterminada quanto a força, mas seca no naipe adversário;
- 3 <= máximo (14-16 HCP) honras nos ricos, mão 5-4-2-2;
- 3ST <= máximo (14-16 HCP) honras nos pobres e pega, mão 5-4-2-2;
- 4 no outro naipe pobre <= mão 4=5-4-0 com chicana no naipe adversário.

A Escolha do Respondedor quando tem que dar sign-off após 2 Flannery:
- xxx xx Axxx Kxxx  <= prefira o "fit" 5-2;
- xxx xx x KQxxxxx  <= prefira o "fit" 4-3 devido a seca de Ouros para cortar 1 Ouros;
- xxx x AQ109xx Qxx  <= passo, e torça para o Abridor não tenha chicana, ou 4 cartas de .
- xxx xx x KQJxxxx  <= 3 sign-off;
- x xx J109xx AKJxx  <= 2

Mãos de Convite após abertura de 2 Flannery:
- Q10xx x Axxx KJxx  <= 3
- xx KJx KJxx Kxxx  <= 3
- Kxxx xxx Axx Axx  <= 3

Mãos de Game:
- 9xxxxx - Kx Kxxxx  <= 4
AJxx Qxx Kxx Kxx  <= 4
- 9x Jxxx xxx   AKJx  <= 4 Transfer para 4 protegendo possível honra em Ouros
- Q98x Qx AQ10xx xx  <= 4 Transfer para 4 protegendo possível honra em Paus
- xxx x AKxx AKJ10x  <= 3ST pois é remota a possibilidade de Slam em naipe pobre  

Nota: Após interferência adversária todos os dobres do Respondedor são punitivos.  

Atacando Contra 2 Flannery
- atacar trunfo é estratégia dominante
- sair de Ás em naipe pobre busca realizar de imediato as ganhadoras
- com 4 trunfos atacar no naipe longo forçando o Carteador a cortar

Concluindo: As vantagens da convenção Flannery estão no fato de que:
1) praticamente descreve a mão com uma única voz e isso dá uma vantagem a dupla abridora;
2) o oponente que quer intervir tem que fazê-lo no nível 3 e isso pode criar "overbids" ou multas;
3) o Respondedor pode facilmente avaliar sua mão de acordo com seus naipes ricos;
4) a reposta de 2ST permite fácil pesquisa nas possibilidade de game e Slams.

A desvantagem é que essas mãos 4=5=x-x não são tão freqüentes como a do naipe sexto fraco de Ouros, de modo que a validade de usar esta ferramenta fica algo que comprometida, tal como ficou a abertura de 2 tricolor. Além do que, jogando o sistema 2/1 com 1ST forçante invertido é bem satisfatório o tratamento para as mãos 4=5-x-x, incluindo-se facilidades para tratar a resposta com 5 cartas de Espadas. Ou seja, é tudo uma questão de freqüência na ocorrência dessa distribuição. 

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