ABERTURA 2
FLANNERY - Baseada no livro 2 DIAMONS OPENING
de 1984 por Bill Flannery
Bill Flannery, de Pittsburgh - meio Oeste nos EUA, um forte
jogador de Bridge com vários títulos e vitórias em competições
regionais nos EUA fez sua contribuição para a teoria de leilões em Bridge
através da convenção "2
Flannery" pelos idos de 1965,
que durante uma certa época na década de 70 a 80 amealhou vários simpatizantes,
porém já final da década de 90 teve uma queda de interesse, sendo portanto pouco
praticada hoje em dia.
A idéia básica dessa abertura é mostrar
uma mão de 11 a 16 HCP com naipe de Copas quinto e Espadas quarto nas
distribuições: 4=5=3=1, 4=5=1=3, 4=5=2=2, 4=5=4=0, 4=5=0=4.
Exemplos:
a) AJxx
KQJxx xxx
x => 2
Flannery, abertura mínima mas concentrada nos ricos;
b) Kxxx
Jxxxx AJx
Q => passo, 11 HCP, mas honras estão nos laterais;
c) AJ10x
AJ9xx Jxx
x => 2
Flannery, abertura mínima;
d) J10xx
J9xxx AJx
A => passo, 11 HCP, mas honras estão nos laterais;
e) AQ10x
KQ109x J10x
x => 2
Flannery, boa mão, pois tem 10s e 9s reforçando;
f) AQ42
KQ832 J62
x => 2
Flannery, mão ruim, não tem recheio de cartas médias;
g) AQJx
QJ10xx Qxx
x => 2
Flannery, boa mão para ganhar a iniciativa de leilão;
h) AQJx
KQJ10x Axx
x => 1,
muito forte para 2
Flannery, e sobre 1ST marque 2;
i) AJ10x
KQJxx Kx
Kx => 1,
muito forte para 2
Flannery, e sobre 1ST marque 2ST;
k) AQ10x
AKJ10x x
K10x => 1,
muito forte para 2
Flannery, e sobre 1ST marque 2;
l) AJxx
KQJxxx Qx
x => 1,
tem naipe sexto;
m) AK10x
AQJ10x Qx
xx => 2
Flannery, mão máxima;
n) AJ10x
AK10xx KJx
x => 1,
muito forte para 2
Flannery, e sobre 1ST marque 2.
Respostas para abertura de 2
Flannery
- passo => tenho muitas cartas de Ouros (6 ou mais) e total "misfit"
nos naipes ricos;
- 2 =>
sign-off,
aceito jogar em Copas, não temos chance de game;
- 2 => sign-off,
aceito jogar em Espadas, não temos chance de game;
- 3 => sign-off,
minha mão só carteia em Paus, total "misfit" nos naipes ricos;
- 3 => convite para 4,
com o máximo 14-16, marque game;
- 3 => convite para 4,
com o máximo 14-16, marque game;
- 3ST => sign-off, quer jogar game em 3ST;
- 4 => indeterminado,
pode ser barragem ou mão forte, tranqüila para game;
- 4 => indeterminado,
pode ser barragem ou mão forte, tranqüila para game;
- 4 => Transfer para
4, prefere que o Abridor
fique protegido na saída, o resto é indeterminado;
- 4 => Transfer para
4, prefere que o Abridor
fique protegido na saída, o resto é indeterminado;
- 4ST => pergunta de Áses;
- 5 => sign-off, quer
jogar 5;
- 5 => sign-off, quer
jogar 5;
- 2ST => resposta positiva, pesquisa a mão do Abridor, pode ser tentativa de
game ou de Slam:
3 => mão 4=5=1=3,
com tripleton de Paus;
3 => mão 4=5=3-1,
com tripleton de Ouros;
3 => mão 4=5=2=2,
dois dubletons e mão mínima (11 a 13 HCP);
3 => mão 4=5=2=2,
dois dubletons e mão máxima (bons 14 a 16 HCP);
3ST => mão 4=5=2=2, máximo com honra (A/K/Q) em ambos os dubletons;
4 => mão 4=5=0=4,
com 4 cartas de Paus;
4 => mão 4=5=4=0,
com 4 cartas de Ouros;
Após a resposta do Abridor descrevendo a distribuição da mão, todas as vozes
do Respondedor que levem a game ou a Slams são conclusivas (3ST/4/4/5/5/Slams).
A marcação de naipe rico ao nível de 3 é sign-off. Após a marcação de
tripleton em 3 ou 3,
o Responder pergunta se a mão é mínima ou máxima em 4
e o Abridor responde 4
mínimo e 4 máximo. A
voz de 4ST é pergunta de Ases.
- 3 => resposta
positiva, era usada originalmente para perguntar ao Abridor se ele tinha uma
honra em Ouros (Ax/Kx/Qxx) e ele dizia que sim marcando 3ST, o que servia para
jogar 3ST quando o Respondedor tivesse Paus fechado, ou servia para ir a Slam em
Ouros se Ouros fosse o naipe do Respondedor. No entanto, dada a raridade dessa
seqüência, optou-se por usar a voz de 3
como interrogativa do número de Honras Altas (A/K/Q) no naipe de Espadas e
depois no naipe de Copas, sendo que as respostas em escalão são:
- o primeiro naipe acima => 1 Honra Alta
- o segundo naipe acima => 2 Honras Altas
- o terceiro naipe acima => 3 Honras Altas
- o quarto naipe acima => nenhuma Honra Alta
Exemplos:
Abridor (Kxxx
KQxxx Ax
xx) Respondedor (
AQJx xx
xx AKQxx)
2
3 <= pergunta honras
em Espadas
3
=>
1H
3 <= pergunta honras
em Copas
4
=>
2H
4ST <= pergunta Ases
5
=>
2Áses
6 <= contrato
final
Abridor (KJ9x
AQxxx Qx
xx) Respondedor (
xxx KJ10x
Kx AKQJ)
2
3 <= pergunta honras
em Espadas
3
=>
1H
3 <= pergunta honras
em Copas
4
=>
2H
4 => contrato final
Abridor (AQ10x
AQxxx xx
xx) Respondedor (
xxx KJ10x
Ax AKQJ)
2
3 <= pergunta honras
em Espadas
3
=>
2H
3 <= pergunta honras
em Copas
4
=>
2H
4ST <= pergunta Ases
5
=> 2 Ases
6 <= contrato final
Após 2ST perguntando a mão se os Oponentes interferem em 3
ou 3 o Abridor fala:
- passo <= mão mínima e duas cartas na naipe adversário;
- dobro <= honra terceira ou 4 cartas no naipe adversário;
- 3 <= indeterminada
quanto a força, mas seca no naipe adversário;
- 3 <= máximo (14-16
HCP) honras nos ricos, mão 5-4-2-2;
- 3ST <= máximo (14-16 HCP) honras nos pobres e pega, mão 5-4-2-2;
- 4 no outro naipe pobre <= mão 4=5-4-0 com chicana no naipe adversário.
A Escolha do Respondedor quando tem que dar sign-off após 2
Flannery:
- xxx
xx Axxx
Kxxx <= prefira o "fit"
5-2;
- xxx
xx x
KQxxxxx <= prefira o "fit" 4-3 devido a seca de Ouros para
cortar 1 Ouros;
- xxx
x AQ109xx
Qxx <= passo, e torça para o Abridor não tenha chicana, ou 4 cartas
de .
- xxx
xx x
KQJxxxx <= 3
sign-off;
- x
xx J109xx
AKJxx <= 2
Mãos de Convite após abertura de 2
Flannery:
- Q10xx
x Axxx
KJxx <= 3
- xx
KJx KJxx
Kxxx <= 3
- Kxxx
xxx Axx
Axx <= 3
Mãos de Game:
- 9xxxxx
- Kx
Kxxxx <= 4
- AJxx
Qxx Kxx
Kxx <= 4
- 9x
Jxxx xxx
AKJx <= 4 Transfer para 4
protegendo possível honra em Ouros
- Q98x
Qx AQ10xx
xx <= 4 Transfer para 4
protegendo possível honra em Paus
- xxx
x AKxx
AKJ10x <= 3ST pois é remota a possibilidade de Slam em naipe pobre
Nota: Após interferência adversária todos os dobres do Respondedor são
punitivos.
Atacando Contra 2
Flannery
- atacar trunfo é estratégia dominante
- sair de Ás em naipe pobre busca realizar de imediato as ganhadoras
- com 4 trunfos atacar no naipe longo forçando o Carteador a cortar
Concluindo: As vantagens da convenção Flannery estão no fato de que:
1) praticamente descreve a mão com uma única voz e isso dá uma vantagem a
dupla abridora;
2) o oponente que quer intervir tem que fazê-lo no nível 3 e isso pode criar
"overbids" ou multas;
3) o Respondedor pode facilmente avaliar sua mão de acordo com seus naipes
ricos;
4) a reposta de 2ST permite fácil pesquisa nas possibilidade de game e Slams.
A desvantagem é que essas mãos 4=5=x-x não são tão freqüentes como a do
naipe sexto fraco de Ouros, de modo que a validade de usar esta ferramenta fica
algo que comprometida, tal como ficou a abertura de 2
tricolor. Além do que, jogando o sistema 2/1 com 1ST forçante invertido é bem
satisfatório o tratamento para as mãos 4=5-x-x, incluindo-se facilidades para
tratar a resposta com 5 cartas de Espadas. Ou seja, é tudo uma questão de
freqüência na ocorrência dessa distribuição.
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