Comentários sobre
mãos de uso do GAZZILLI versão Hindu
Mãos do Abridor (1a. ou 2a. posição)
Para treinar o uso do Gazzilli, analise sua segunda fala nas respostas possíveis de 1
quando da abertura de 1
e nas respostas de
1ST quanda da abertura de rico. Considere também todas as terceiras falas
possíveis diante das
segundas falas possíveis do Respondedor. Segue as mãos e nossos comentários:
01)
K8xxx
KJx
AKQJx
-
1.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
bicolor 5-5 com 17+ hcp e portanto o Abridor deve pergunta a força da mão do
Respondedor.
se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque agora sua mão falando 3
que indica 5-5
e
se o Respondedor na 3a. fala marcar 3
(que indica 5+)
marque 4
se o Respondedor na 3a. fala marcar 3
8-9 abono segundo, a mão pode não combinar se
o Respondedor tiver honras em ,
logo passe não Vul, porém em jogo de quadro Vul
vale a pena arriscar 4,
embora
mesmo com Hx é puxado se o Respondedor não tiver
o A, pois vc está
sujeito a perder 3 vazas em
com esse naipe fraco de trunfo.
se o Respondedor na 3a. fala marcar 3ST passe
se o Respondedor na 3a. fala marcar 4
passe (ele pode ter x xx
xx AKxxxxxx)
se o Respondedor na 3a. fala marcar 4
marque 5 (ou 5
e se vier cue-bid em rico ....)
se o Respondedor na 3a. fala marcar 4
abono de honra segunda e 10-11 hcp passe, pois
vc não tem domínio no naipe de trunfo e se p Respondedor tivesse abono 3o. de
com 8-11 hcp ele teria marcado, após 2,
em salto 3.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp naipe 5o. ou 6o.) abone 3
convidando
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) passe
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres) arrisque 5
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3 não forçante
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp com 6)
faça tentativa de slam marcando 5
(pede 2H)
se o Respondedor marcar 3
(6-11 hcp e 10-11 pontos) marque 4,
pois seu naipe é muito fraco
02)
Kxx
AKJ10x
QJx
AQ
2.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <= 20
hcp balanceada com naipe rico 5o., então pergunta força da mão do
Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp) marque 2 que
indica 5 com apoio 3+
e 17+ hcp e
nesse caso em continuação o
Respondedor faz um relay em 2ST perguntando a mão do Abridor
e o Abridor marca 3ST que
indica mão 3=5-3-2 com 17-19 hcp
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) marque 3ST contando sua mão
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp naipe sexto sign-off) marque 4
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com 5+
além de 4)
marque 3ST ou 5
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3ST
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp 5-5
a mão pode ter Slam)
marque 5 (pede 2 honras
para marcar 6) ou 4ST e
se faltar 1 Ás pare em 5.
Outra fala seria
pular em 4 deixando a
conclusão do Leilão para o Respondedor, que
com AJxxx e A10xxx
deve passar, pois não sabe do seu QJx
e
o máximo cobrindo suas perdedoras laterais. Aqui a fala de 3
não
caracteriza sua verdadeira mão ao Respondedor e deve ser usada
quando sua mão for
Kx
AJ10xx
Jx
KQxx.
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 4.
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6+) marque 4
que pode ser interpretado como 5+,
ou como um cue-bid pedindo cue-bid de ,
e se vier 4 ou 5
marque ,
se vier 4 pergunte os
ases e com 2 marque 6.
02)
Kxx
AKJ10x
QJx
AQ
2.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <= 20
hcp balanceada com naipe rico 5o., então pergunta força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 3ST contando sua mão
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) marque 3ST mostrando mão balanceada
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 4+
e 3+) marque 3ST
mostrando mão balanceada
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3ST, está fora A
e AK?
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 4 ou
"un passant" cue-bid em 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp splinter seca de
e naipe 5+) marque 4,
bom naipe
03)
AKxxx
x
AKx
KQxx
3.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
5-4 com 17+, então pergunte a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 2 que
pode ser 5-4
com 15-16 hcp, ou uma mão de 17+ hcp de 5
com outro naipe. Nesse caso o Respondedor faz um relay em 2
e você esclarece a mão marcando 3
que indica 5-4
17-20 hcp. Cabe agora ao Respondedor definir o contrato final e se vc recebe
apoio de pergunte os
ases e se ele tiver 1 Ás marque 6.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp naipe 5+
e provável 1) passe,
pois é prenúncio de misfit
("in misfit hand drop the bidding as soon as possible" Terence Reese)
embora a mão seja muito forte e com sorte possa ganhar 4.
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 2)
passe ou marque 3
esperando algo construtivo,
pois a chance das Espadas estarem 4 a 2 e vc dar 2 vazas de Espadas
obedece uma relação de 48% contra 35% do 3 a 3 ou 3 contra 2.
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 4ST e com 1 Ás marque 6
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6) marque 4
sua mão é muito forte, pode abonar com 1
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp apoio de 3)
tente 6 perguntando os
ases e com 2 ases ou
ainda com 1 Ás e a Q o
petit pode ser cumprido, ou na retranca, dê
um cue-bid em 4, que pede
cue-bid em 4 com o Ás,
se vier 4 passe.
04)
Kxx
J97xx
AK
AQx
4.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
mão balanceadam, 15-20 e rico 5o. deve passar por 2
Gazzilli, que pede a força da mão.
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp) marque 2ST que indica 5-3-3-2 e 15-17 hcp,
nesse caso em continuação o
Respondedor passa ou que esclarece a mão como se segue:
3
<=4-5
7-9 hcp sem pega de
=> marque 3ST com 17 hcp e apoio de
3
<=4-5
7-9 hcp sem pega de
=> passe, vai haver problema de comunicação
3
<=FG tem apoio de 3 e
pede cue-bid, marque 3ST mostrando
fraca e 2 pegas nos pobres
3
<=FG 6+, dê um
cue-bid em 4 e se vier 4
marque 5 pedindo duas
honras para Slam
3ST <=para jogar
4ST <=quantitativo a Slam,
marque 6ST, com 17 hcp
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) passe
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp naipe sexto sign-off) convide marcando 3
pois vc tem
bons laterais para cobrí-lo e Respondedor está curto em .
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com 5+
além de 4) marque 3
sign-off ou passe
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3ST ele pode ter o K
6o.
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp 5-5
a mão pode até ter Slam)
marque 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 4 seu
naipe de trunfo é fraco
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6+) marque 4
cue-bid e se vier 4
convide com 5
04)
Kxx
J97xx
AK
AQx
4.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
mão balanceada, 15-20 e rico 5o. deve passar por 2
Gazzilli, que pede a força da mão.
se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 2ST contando a mão balanceada com 16-17 hcp
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) passe, pois vc só tem 17 hcp
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 4+
e 3+) marque 2ST sign-off
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 3 sign-off
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
arrisque 3ST
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
passe
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp splinter seca de
e naipe 5+) marque 5
05)
KQJ10xx Ax
Kx
AJx
5.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
6 com 17+, então pergunte a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 3 para
indicar naipe sexto. Cabe agora ao Respondedor definir o contrato final. Se ele
marcar 4,
pergunte os ases se tiver 1 Ás marque 6.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp naipe 5+
e provável 1) passe
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 2)
convide em 3 pedindo
máximo com A e Q ou 2 Ks
quaisquer, ou marque um naipe pedindo apoio, por exemplo, 3.
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
arrisque 4 ele pode ter Q!
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
arrisque 4 seu naipe é
autônomo
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
arrisque 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6) marque 4
sua mão é forte e deve abonar com Ax
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp apoio de 3)
tente 6 marcando
cue-bid em 4 e se vier
4 marque 6,
se vier 4 (cue-bid de K
ou seca) pesquise por 1 Ás
para marcar 6, pois o
cue-bid em 4 sugere
10-11 hcp e 1 Ás.
06)
K8xxx
x
AJx
KJxx
6.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
5 e 4
11-16 hcp, então marque 2
para depois confirmar essa mão não FG
Se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 2 para
indicar 5 e 3+
11-14 hcpy e deixe que o Respondedor defina o contrato final.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp naipe 5+
e provável 1) passe
mesmo com seca
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 2)
passe
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 3
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3 e perceba que
se não
houve ainda interferência é porque quem tem jogo tem as Espadas
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6) passe
rápido
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp apoio de 3)
passe, pois com abono terceiro o naipe de trunfo
está muito frágil e sua mão é mínima.
07)
Kx
AKJ10x
QJxxx
x
7.1 Abridor Respondedor
1
1
3 <=
mão de 5-5
com 14-16 hcp.
se o Respondedor marcar:
3
<=sign-off, passe
3
<=6, marque 4
3ST <=passe
4
<=FG, 4o. naipe marque 4
4
<=convite, marque 4,
dizenda que aceita jogar em 4 com
dubleton de apoio
4
<=8-11 hcp com 3,
passe, só tem 14 hcp, com KQ
vc poderia dizer 4, mas
é outra mão
07)
Kx
AKJ10x
QJxxx
x
7.2 Abridor Respondedor
1
1ST
3 <=
mão de 5-5
com 14-16 hcp.
se o Respondedor marcar:
3
<=sign-off, passe
3
<=provável pedido de pega, marque 3ST
3ST <=passe
4 <=sign-off,
provável 7, passe
4
<=convite, marque 4,
dizendo que aceita jogar em 4 com
dubleton de apoio
4
<=8-11 hcp com 3,
passe
08)
AKJxxx
x
AKxx
Qx
8.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2ST <=
6 e outro naipe 4o. com 17+,
é uma das 3 exceções de 17+ que não passa por 2
se o Respondedor marcar 3
é um relay perguntando o outro naipe 4o. e o Abridor marca:
3 com 6
e 4
3 com 6
e 4
3 com 6
e 4
e deixa que o contrato final seja decidido pelo Respondedor
se o Respondedor marcar 3 teoricamente
deve-se passar a não ser que o naipe seja
e nese caso
entre marcar 4 convite
ou 5 é uma questão de
palpite
se o Respondedor marcar 3
passe, pois o Respondedor deve ter 6+
se o Respondedor marcar 3
abono segundo, passe
se o Respondedor marcar 3ST passe, mesmo que estranhando essa marcação
se o Respondedor marcar 4
arrisque 5 pois ele deve
ter 6+
09)
Kxx
AJ97xx
AK
AQ
9.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
21
hcp semi balanceada deve ser aberta de 2,
mas como tem um naipe rico sexto fraco pode ser aberta em nível 1, embora o
Respondedor com 4 pontos e abono possa passar.
Se for aberta de 1 e o
Respondedor marcar 1
marca-se 2 para saber a
limitação de pontos do Respondedor.
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp) não se pode saltar em 3
com 3 cartas de ,
marca-se 2 e
nesse caso em continuação o
Respondedor faz um relay em 2ST perguntando a mão do Abridor
e o Abridor marca: 3
que indica 3=6
com 17+ hcp. Nesse momento é o Respondedor que
decide o contrato e portanto o
fato de ter aberto com 21 hcp pode gerar um "underbid" se o
Respondedor tiver 10-11 hcp.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) marque 4
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp naipe sexto sign-off) marque 4
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com 5+
além de 4)
marque 3ST
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3ST
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp 5-5
a mão pode ter Slam)
marque 5 ou 4ST
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 6
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6+)
pergunte os ases e marque 6
02)
Kxx
AJ97xx
AK
AQ
9.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
pergunta força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 3 contando sua mão
em parte, pois vc tem 2 pontos a mais do seria esperado, mas agora quem decide o
contrato é o Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp abono segundo) marque 4
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 4+
e 3) marque 3ST contando
sua mão
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3ST
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 5
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 3 de
apoio) marque 6
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp splinter seca de
e naipe 5+) marque 3
mostrando seu naipe 6o. e pedindo apoio ou a remarcação em 4,
que então mostraria 2 secas no Respondedor e portanto um naipe bem longo de
10)
AQJ9xxx
Ax
Kx kx
10.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
com 17+ hcp marca 2
perguntando a força da mão do Respondedor
Se o Respondedor marcar 2
(8-11 hcp) marque 3 para
indicar 6+ 17+ hcp sem 3
e aguarde a fala do Respondedor para depois marcar 4
contando que tem 7 cartas. Assim a definição do contrato final é
transferido duas vezes para o Respondedor.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp naipe 5+
e provável 1) faça uma
tentativa marcando 3
que deve ser entendido como convite se o Respondedor limitado a 7 hcp
tiver: A e Q ou tiver K e k nos laterais, pois 3
mostra naipe sólido.
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com 2)
marque 3 mostrando naipe
longo e sem específico
naipe fraco para fazer um "trial bid" pedindo apoio, logo o apoio
desejado deve ser de A ou K, e não de Q e J nos laterais.
se o Respondedor marcar 2ST (6-7 hcp com naipes pobres 5/4 ou 5/5)
marque 3 e o Respondedor
sabe que vc sabe que ele tem seca e mesmo assim vc prefere .
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3 como um convite
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3 como um convite
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6)
marque 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp apoio de 3) pense
em Slam e pergunte os ases.
11)
KQxxx
-
AJx
KJxxx
11.1 Abridor Respondedor
1
1ST
3 <=
com mão 5-5 e 14-16 hcp e se o Respondedor marcar:
3 então marque 5
sua distribuição recomenda
3 então passe,
provavelmente o Respondedor tem naipe sétimo
3 então passe
3ST voz esquisita, passe e se dobrarem marque 4
4 estando Vul marque 5
e nVul passe embora a mão seja atrativa
12)
KQxx
AKJ10x
Axx
x
12.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
com mão de 17+ hcp pergunte a força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp) então marca-se 2
que indica 5 e 3
com 17+ hcp.
então o Respóndedor faz um
relay em 2ST para perguntar a mão e
Abridor marca um splinter em 4
para indicar abono 4o. em mão 4=5=3=1
Agora cabe ao Respondedor definir o contrato final
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp e abono segundo), o Abridor marca 3
convite a 4 com
4 cartas
de abono e mão de 17 hcp.
se o Respondedor marcar 2
(5+ com 5-7 hcp e
provável seca de )
Abridor deve marcar 4
se o Respondedor marcar 2ST (5+
e 4 com 6-7)
marque 4 pois o Axx
ajuda muito
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
marque 3 como sign-off7
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp mão bicolor 5
e 5)
marque 4
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6)
marque um cue-bid em 4 e
se vier um cue-bid em
4 pergunte os ases pensando em jogar 6
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp apoio de 3) pense
em 6 e pergunte os ases
12)
KQxx
AKJ10x
Axx
x
12.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
esta é uma exceção que não passa pelo 2
Gazzilli para mostrar rever com 17+ hcp.
Na continuação se o Respondedor marcar 2ST provável (3=2=4=4) com 8-9 hcp,
marque 3 para
que o Respondedor possa ver melhor sua mão.
se o Respondedor marcar 3
passe, misfit, nada a fazer
se o Respondedor marcar 3
marque 5
se o Respondedor marcar 3
abono segundo 6-8 hcp, passe
se o Respondedor marcar 3
abono 3o. provavelmente de Ás arrisque 4
se o Respondedor marcar 3ST 9-11 hcp, passe.
13)
AKJxxx
x
AKxx
Qx
13.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2ST <=
após a resposta de 1ST, todas as mãos 6-4, rico e outro naipe com 17+ hcp, não
passam pela 2a. fala do Abridor em 2
Gazzilli. Nesse caso o Respondedor faz um relay em 3
perguntando a mão e o Abridor, nesse caso acima, marca 3
para mostrar seu 6-4.
Na continuação se
o Respondedor marcar:
3 que indica 6+
e sign-off, o Abridor deve passar diante do misfit
3 que indica abono
segundo e 6-7 hcp, o Abridor deve passar
3ST que mostra máximo 9-11 hcp com os outros dois naipes, o Abridor deve passar
4 que indica 6+
e sign-off, o Abridor deve passar
4 que é um convite para
5, o Abridor deve
aceitar e marcar 5
4 para jogar, o
Respondedor pode ter uma mão tipo:
x
KQJ987x
xxx
xx
4 para jogar, ex.
Qx
KJxx
xxx
A109x
14)
AKxx
AJ97xx
x
AQ
14.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
com mão de 17+ hcp pergunte a força da mão do Respondedor
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp), o Abridor marca 3
que indica 6 e 4
com 17+ hcp.
então o Respondedor pode
encerrar o Leilão em 4
com mínimo de 8-9 hcp ou tentar algo
dando algum cue-bid no nível
4, ou ainda perguntando os ases para ir a Slam.
se o Respondedor marcar 2
(5-7 hcp e abono segundo), o Abridor marca 4.
se o Respondedor marcar 2
(5+ com 5-7 hcp e
provável seca de )
Abridor pode arriscar 6
direto com boa chance de sucesso, pois a marcação de splinter em 4
não se aplica, ela conflita com a mão 5-5.
Na verdade a marcação
correta para este 6-4 é pular agora em 4.
se o Respondedor marcar 2ST (5+
e 4 com 6-7)
marque 4 pois a seca de x
não ajuda muito
e o carteio deve ser um corte cruzado para fazer 10 vazas.
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
passe é prenuncio de misfit
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp mão bicolor 5
e 5) pense em 6,
tem boa chance,
pergunte os ases e se o Respondedor tiver 1 Ás marque petit slam.
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp 6) pense
em Slam, marque cue-bid em 3
esperando por
4 e marque 5
pedindo 2 honras de apoio
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp splinter seca de
e naipe 5+) marque 5
evitando um Slam
inferior diante do misfit, ou em carteio difícil em 4
apesar do quase
certo dubleton de Copas na mão do Respondedor.
14)
AKxx
AJ97xx
x
AQ
14.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2ST <= mão 6-4 com
17+ hcp exceção que não precisa passar por 2
Gazzilli quando a resposta é dada em 1ST como no caso desta mão. Assim, o
Respondedor pode perguntar a mão em 3
ou dar um sign-off marcando seu naipe longo, provavelmente em 3
(ex.
xx
x
KJ108xxx
Jxx) ,
que obriga o Abridor a passar diante do misfit encontrado.
Se o Respondedor marcar 3
o Abridor marca 3 e
aguarda a decisão do Respondedor.
Se o Respondedor marcar 3
estará indicando um abono de 2 cartas e 6-7 hcp, sem interesse
maior em game com provável 3=2=4=4, mas o Abridor pode arriscar 4,
que não será fácil.
Se o Respondedor marcar 4,
que indica 8-11 hcp com abono 3o., o Abridor deve passar, mas
se quiser tentar Slam deve dar um cue-bid em 4
para ver se aparece o importante cue-bid
de 5.
15)
A
AJ109x Kxx
K10xx
15.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
mão de 5 e 4
limitada em 15 hcp também precisa passar por 2.
se o Respondedor marcar 2
(8+ hcp) então o Abridor marca 2
e o Respondedor faz um relay marcando 2
para o Abridor esclarecer sua mão não forçante:
Abridor marca 2ST com 2=5=2=4
e 11-16 hcp
marca 3 com 5-5
e 11-13 hcp (com 14-16 hcp teria pulado em 3)
marca 3 com 1=5=3=4
e 11-16 hcp
marca 3 com 6-4
e 11-16 hcp
marca 3 com 3=5=1=4
e 11-16 hcp
Assim, aqui o Abridor marca 3
e aguarda a voz do Respondedor que define o contrato
se o Respondedor marcar 2
(6-7 hcp com apoio segundo) o Abridor passa
se o Respondedor marcar 2
(5+ com 5-7 hcp e
provável seca de )
Abridor passa
se o Respondedor marcar 2ST (5+
e 4 com 6-7) o Abridor
marca 3 sign-off
se o Respondedor marcar 3
(6-7 hcp com naipe longo em )
passe ou convide em 4
se o Respondedor marcar 3
(8-10 hcp mão bicolor 5
e 5) passe
se o Respondedor marcar 3
(8-11 hcp abono de 3)
marque 4.
Mãos do Respondedor (3a. ou 4a. posição)
Analise sua fala de resposta diante da abertura de 1 em naipe rico. Depois
considere sua segunda e terceira fala caso o Abridor marque 2
Gazzilli. Finalmente considere também as outras segundas falas do Abridor até
3ST e explique qual será sua segunda fala. Veja nossos comentários aqui.
16)
KQxxx
x
xx
Jxxxx
16.1 Abridor Respondedor
1
1
2
?
A voz do Respondedor não é remarcar
pois o Abridor pode ter 5
e 4+ limitado a 16 hcp e
se fosse marcado 2 o
Abridor deve passar a menos que tenha 17+ com algo especial. Portanto o
Respondedor deve marcar a mão como tendo 4
e 5, o que obriga a
marcação de 3. E cabe
ao Abridor decidir o contrato final.
16)
KQxxx
x
xx
Jxxxx
16.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2
?
A primeira fala do Respondedor aparentemente é 4,
a voz direta de 4 deve
ser entre 0-6 hcp, mas embora essa mão tenha 6 hcp ela tem uma seca e um
dubleton e isso valoriza muito a mão. Trocando Espadas por Copas e se a
abertura fosse 1 a
justificativa para pular em 4
é muito forte, pois os oponentes irão achar mais fácil o fit em Espadas. Mas
aqui se eles acharem o fit em 4
temos a voz de 4 no
mesmo nível. Assim, após marcar 1ST a segunda fala do Respondedor é 4
e agora o Abridor sabe que deve haver pelo menos uns 6 hcp na mão do
Respondedor que deve ter naipe 4o. ou 5o. de abono.
17)
KQxxx
Kx
x
AQxxx
17.1 Abridor Respondedor
1
1
2
?
O Respondedor tem mão positiva e portanto deve marcar 2,
que agora pergunta a mão do Abridor para que o capitão fique sendo o
Respondedor.
Se o Abridor marcar 2
que indica uma mão mínima tipo 5-3-3-2 com 3 cartas de ,
ou uma mão mínima com 5
e 4+ com 11-14 hcp ou
máxima com 5 e 4+
com 15-16 hcp, então o Respondedor poderia marcar 3,
4o. naipe FG, pedindo apoio de Espadas com 3 cartas ou marcação de 3ST com
pega de Ouros.
No entanto, se o Abridor tiver 4
a mão pode ganhar 6 se o
Abridor tiver algumas chaves como o K,
o A e o A,
ou trocando o A pelo J
e o A, etc.
Então o Respondedor deve marcar o relay de 2
que agora não é mais um sign-off e nem indica 5,
mas sim pergunta a mão do Abridor, que então pode marcar:
2ST com 2=5=2=4
11-16 hcp => Respondedor marca 3
cue-bid de apoio ou 4
esperando
cue-bid em 4 para então
dar cue-bid de apoio em 4,
mas
se vier 4 o contrato
encerra em 5
3 com 5
e 5+
com 11-13 hcp => Respondedor marca 4ST e passa em 5
(1-4) e marca 5
se a resposta for 5
(0-3) e marca 6 se vier
algo melhor
3 com 1=5=3=4
11-16 hcp => Respondedor marca 5,
pois a mão não é favorável
3 com 6
e 4
com 11-16 hcp => Respondedor marca 4,
pois não se sabe de 3 ases e da Q
3 com 3=5=1=4
11-16 hcp => Respondedor marca 4
3ST com
5-3-3-2
13-15 hcp => Respondedor pode reabrir em 4
esperando melhor contrato
em 4 ou 5,
ou mesmo em 4 se o
Abridor remarcar
se o Abridor marcar 2
que indica 3 e 5
com 17+ então o Respondedor deve fazer um Leilão para ir a 6
dando inicialmente um splinter em 4
ou perguntando direto os ases.
Se o Abridor marcar 2ST que mostra uma mão equilibrada de 15-17 Respondedor
deve marcar 4, que não
pode ser splinter - pois não há naipe combinado - e passa em 4
ou 5 que deve ser apoio
3o., porém se vier 4 o
Respondedor pode marcar 4
aceitando jogar no fit 5-2.
Se o Abridor marcar 3
que indica 5 e 4
com 17+ hcp sem 3 o
Leilão agora fica fácil, o contrato final será em 6
ou até em 7 se o
Abridor tiver 3 ases e o K.
Pergunte os ases e marque o contrato final se essas 4 cartas chaves forem
encontadas.
Se o Abridor marcar 3
que indica 5 e 4
com 17+ hcp sem 3 a mão
se mostra não favorável e qualquer Slam. O jeito é jogar no fit 5-2 de Copas.
Marque 4 encerrando o
Leilão embora se tudo estiver favorável a mão pode até ganhar Grand Slam.
Se o Abridor marcar 3
que indica 6 com 17+ hcp
sem 3 deve-se tentar
Slam. Marque 4 mostando
seu bicolor e se vier 4
marque 4 como que
encerrando o Leilão. Se vier abono em 5
marque 6. Se vier abono
em 5 (Ax)
pergunte os ases e se o Abridor tiver 3 ases marque 6.
Se tiver somente 2 ases passe em 5.
Se o Abridor marcar 3
que indica 4 e 6 com
17+ hcp a mão deve ter Slam. Pergunte os ases e se o Abridor tiver 3 ases
marque 7 que não pode
ser ruim. Se tiver só 2 ases marque 6.
Se o Abridor marcar 3ST que indica 5-3-3-2 com 18-19 hcp marque 4
para o Abridor escolher entre
e e depois marque Slam
naquele que vc receber abono 3o., ou marque Grand Slam se vc conseguir pesquisar
o K e os 3 ases
faltantes.
Se o Abridor marcar 4
que indica 5 e 5
com 17+ pergunte os ases e se ele tiver 3 ases marque 7,
pois ele deve ter o K e
em último caso joga-se pela finesse.
Se o Abridor marcar 4
que indica 5 e 5
com 17+ encerre o Leilão em 4.
A mão é de misfit.
18)
KJxxxx
x
xxx
Jxx
18.1 Abridor Respondedor
1
1
2 <=
com essa mão só há uma resposta, 2.
Se o Abridor marcar 2ST, com mão tipo 1=5=4-3 ou 1=6=4-2 de 18-20 hcp, marque 3,
naipe acima,
e se Abridor marcar 3 na
3a. fala passe
Se o Abridor marcar 3
que indica 5-5
e 17+ hcp, o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3
que indica 5-5
e 17+ hcp, o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3
que indica 6+ e 17+ hcp,
o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3
que indica apoio 3o. e 16-17 hcp, o Respondedor deve passar, pois com
19-20 hcp o Abridor marcaria 4.
Se o Abridor marcar 3ST (18-20 hcp), passe, provavelmente ele quer receber uma
saída favorável
Se o Abridor marcar 4,
que indica mão de 6-5
e 17+ hcp, marque 5
valorizando o J ou passe
Se o Abridor marcar 4,
que indica mão de 6-5
e 17+ hcp, passe
18)
KJxxxx
x
xxx
Jxx
18.2 Abridor Respondedor
1
4 <= 0-6 hcp e
5+ cartas de apoio no naipe trunfo
19)
x
AJ97xx
xxx
Qxx
19.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
agora marca-se 4 com 5+
trunfos de apoio e 7-9 hcp, para diferenciar do abono
direto em 4, que indica
0-6 hcp, embora no bridge competitivo os oponentes devam
achar o fit de Espadas e provavelmente marcar 4
que pode ganhar ou ser uma ótima
defesa, desta forma quando se está em 3a. posição, ou seja, quando o 4o. de
mão não
provavelmente tem abertura com Espadas, admite-se o pulo direto a 4.
19.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2 <=
marca-se negativo com abaixo de 8 hcp, logo a voz é 2
sign-off com 5+
Se o Abridor marcar 2ST, com mão tipo 5=1=4-3 ou 6=1=2-1 de 18-20 hcp, marque 3,
naipe acima,
e se Abridor marcar 3 na
3a. fala passe
Se o Abridor marcar 2
que deve indicar 6 e
17-18 hcp o Respondedor deve passar
Se o Abridor marcar 3,
que indica 5-5
e 17+ hcp o Respondedor deve marcar 4
Se o Abridor marcar 3,
que indica 5-5
e 17+ hcp o Respondedor deve marcar 4
Se o Abridor marcar 3,
que indica apoio 3o. 16-17 hcp o Respondedor deve marcar 4
Se o Abridor marcar 3,
que indica 6 e 19-20
hcp, marca 4, pois vc
tem 1 Ás e uma Q.
Se o Abridor marcar 3ST, que indica mão balanceada 18-20 hcp, passe
Se o Abridor marcar 4,
que indica mão de 6-5
e 17+ hcp, marque 5
Se o Abridor marcar 4,
que indica mão de 6-5
e 17+ hcp, marque 5
Se o Abridor marcar 4,
passe
20) AJxxx
9x KQxxx x
20.1 Abridor Respondedor
1
1
2
2 <= mão de 7+ hcp,
vamos saber agora a mão do Abridor
se o Abridor marcar 2,
que sua mão limitada, provavelmente de 5
e 4 devemos mostrar o
nosso
bicolor no intervalo 8-10 hcp e deixar que o Abridor defina o contrato final
se o Abridor marcar 2,
que indica apoio de pelo menos 3
e 17+ hcp, deve-se fazer o relay em 2ST para saber a mão do Abridor que
marca:
3
indicando 3=5=1=4
17+ hcp, Respondedor marca 4,
seca de não valoriza a
mão
3
indicando 3=5=4=1
17+ hcp, Respondedor marca 6,
depois de perguntar ases
3
indicando 3=6=x=x
17+ hcp, Respondedor marca 4
3
indicando 4=5=2=2
17+ hcp, Respondedor marca 6
se Abridor tiver 3 ases
3ST indicando 3=5=x=x
17+ hcp, Respondedor marca 4
4
indicando 4=5=3=1
17+ hcp, Respondedor marca 6
se Abridor tiver 2 ases e KQ
4
indicando 4=5=1=3
17+ hcp, Respondedor marca 4
20) AJxxx
9x KQxxx x
20.2 Abridor Respondedor
1
4 <= splinter 10-11
hcp e 4+ cartas de apoio
se o Abridor marcar 4
cue-bid, marca-se 5
negando controle de e
possível chicana de
se o Abridor marcar 4
cue-bid, marca-se 4
se o Abridor marcar 4
sign-off, passar
21)
Ax
x
Qxxxx
Jxxxx
21.1 Abridor Respondedor
1
1ST
2
?
o Respondedor com menos de 8 pontos deve marcar que tem os pobres, logo sua voz
é 2ST que indica 6-7 hcp e 5/4 nos pobres.
Se na continuação o Abridor marcar:
passo, indica uma mão balanceada de 15-17 hcp
com boa pega de
3
sign-off, provavelmente com 5
e 4 até 17 hcp, então
o Respondedor passa
3
sign-off, provavelmente uma mão balanceada com 3,
sem boa pega de , ou uma
mão de 17
hcp tipo 5 e 4,
sem boa perspectiva de game, então Respondedor passa
3,
não FG, 6+ 17-18 hcp,
pede 7 hcp com 2 cartas de apoio para marcar 4,
Respondedor passa
3,
FG, mão tipo 5-6
com 17+ hcp ou 4-5+
com 18-20 hcp, Respondedor marca 3ST
3ST, para jogar, provavelmente bons 18-20 hcp
4,
convite, 5-4
17-18 hcp, Respondedor com 5
marca game em 5
4,
convite, 5-4
17-18 hcp, Respondedor com 5
marca game em 5
4,
para jogar
5,
para jogar
5,
para jogar
21)
Ax
x
Qxxxx
Jxxxx
21.2 Abridor Respondedor
1
1ST
2
?
o Respondedor com menos de 8 pontos deve marcar que tem os pobres, logo sua voz
é 2ST que indica 6-7 hcp e 5/4 nos pobres.
Se na continuação o Abridor marcar:
passo, indica uma mão balanceada de 15-17 hcp
com boa pega de
3
sign-off, provavelmente com 5
e 4 até 17 hcp, então
o Respondedor passa
3
sign-off, provavelmente uma mão balanceada com 3,
sem boa pega de , ou uma
mão de 17
hcp tipo 5 e 4,
sem boa perspectiva de game, então Respondedor passa
3,
não FG, 5+ e 5
com 17-18 hcp, pede 7 hcp e 3 cartas de apoio de
para marcar 4, ou
2 cartas de apoio em
para marcar 4 e
Respondedor da sign-off em 3
3,
não FG, 6+ com 17+ hcp,
Respondedor marca 4 na
esperança de uma saída favorável
3ST, para jogar, provavelmente bons 18-20 hcp
4,
convite, 5-4
17-18 hcp, Respondedor com 5
marca game em 5
4,
convite, 5-4
17-18 hcp, Respondedor com 5
marca game em 5
4,
para jogar
5,
para jogar
5,
para jogar
22)
KQxxx
Kx
x
AQxxx
EM CONSTRUÇÃO
23)
KJxxxx
x
xxx
Jxx
24)
AKJxxx
x
xxx
Qxx
25)
AJxxx 9x
KQxxx x
26)
KQxx
xx
xxx
Jxxx
27)
xx
Kx
QJx
AQxxx
28)
x
Jx
KJ987xx
xxx
29)
x
Axx
KQxxx
AQxx
30) AJx
9x KQxxx
Jxx