Lebensohl após Revér
Nas seqüências em que o abridor abre de naipe pobre e sobre resposta em nível 1 marca outro naipe de maior hierarquia em nível 2, ele está marcando uma mão de 16-20 pontos. É portanto necessário ao respondedor saber distinguir se a força da mão do abridor está entre 16-17 ou 19-20.
Regra01- após uma marcação inversa (revér) do Abridor, a única voz não forçante a game dada pelo Respondedor é 2ST que força o Abridor a marcar 3 se este tiver uma mão mínima (16-17) ou a marcar outra coisa se tiver uma mão máxima (19-20). A mão de 18 pontos fica a critério do Abridor entendê-la como máxima ou mínima, conforme seja a voz inicial do Respondedor.
Regra02: a remarcação de naipe pelo
Respondedor ou seu apoio em naipe do
Abridor são vozes positivas e pode haver aí interesse em Slam.
Exemplo1 Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
-
1
-
2
-
2ST<= força voz de 3
se abridor tiver 16-17
3
=>mão mínima, logo, o passo ou 3
ou 3 é
sign-off
Exemplo2 Abridor Oponente
Respondedor Oponente
1
-
1
-
2
- (3 ou 3
ou 3 ou 3) <=forçante
a
game
ABERTURA DE 1 EM NAIPE – MÃOS 5-4-3-1 ou 5-4-2-2 de
16-20 HCP
Caso 1 - O naipe quarto tem hierarquia superior ao naipe
quinto.
Regra - abrir no naipe quinto e marcar na segunda fala o
naipe quarto em nível 2.
Exemplo1 para entendimento:
Bolsa 01 Leilão: Abridor Oponente
Respondedor Oponente
KQ108
1
passo 1
passo
98
2
passo ?
A5
AKQJ5
A marcação de 1 indicaria uma abertura de 12-15 pontos, porém a marcação de 2 indica uma mão de 16 a 20 pontos, com o adicional de mostrar 5 cartas de Paus e 4 cartas de Espadas.
? O respondedor pode ter uma mão mínima de resposta, uma mão suficiente em pontos para ir a "game" ou até ir para "Slam", por isso é necessário estabelecer uma comunicação de leilão para a dupla saber se pode parar o leilão antes de "game", ou deve seguir em frente, sendo que nesse caso o Capitão da dupla é o Respondedor.
A convenção Lebensohl de
"Revér" serve para resolver esse
problema, pois permite separar o intervalo, antes de 16 a 20, entre outros
dois de 16 a 18 (dezesseis a dezoito ruins) e 18 a
20 (dezoito bons a vinte).
A solução é o respondedor marcar 2ST pedindo
ao Abridor para marcar 3 se estiver no
intervalo inferior ou outra coisa se estiver no intervalo superior. Na
verdade, estando no limite superior, a terceira fala do Abridor, com uma
mão 5-4-2-2 deve ser 3ST e com uma mão 5-4-3-1 deve ser a marcação do
naipe terceiro que pode ser o naipe do Respondedor ou o quarto naipe
do leilão.
No exemplo: KQ108 98 A5 AKQJ5, onde o Abridor tem 19 pontos em cartas altas (HCP), sua terceira voz, após 2ST do Respondedor, deve ser 3ST que indica sua distribuição 5-4-2-2.
No entanto se a mão do Abridor fosse: KQ108 98 A5 AKJ53, com um total de 17 HCP, ele marcaria 3 em resposta a voz de 2ST, pois com 17 HCP ele estaria no intervalo inferior de sua voz de revér.
Para completar esse exemplo vamos supor algumas
hipóteses da mão do Respondedor:
abridor oponente respondedor oponente
1
passo 1
passo
2
passo ?
Hipótese 1 =
743 A1074
Q104
864
=> marcar 2ST indefinido
se o Abridor marcar 3 ou
3ST o Respondedor passa.
Hipótese 2 =
7432
A1074
Q102
84
=> marcar 2ST indefinido
se o Abridor marcar 3 o
respondedor dá sign-off em 3 ou em 4
em outra voz;
Hipótese 3 =
743 KQ10654
102
84
=> marcar 2ST indefinido
se o Abridor marcar 3 o
Respondedor dá sign-off em 3 ou em 4
em outra voz;
Hipótese 4 =
74 A10742
Q10984
4
=> marcar 2ST indefinido
Se o Abridor marcar 3 o
Respondedor marcar 3 que é um sign-off para
o Abridor escolher entre Copas e Ouros em nível 3, porém se o
abridor marcar 3ST deve passar, enquanto que se o Abridor marcar seu naipe
terceiro o Respondedor deve marcar "game" nesse naipe;
Hipótese 5 =
AJ74 A1074
102
864
=> marcar 3 forçante
com 2 ases e abono quarto, a mão pode ter até Slam e
portanto o Respondedor evita de pular em 4, que seria
conclusivo, e dá espaço para o Abridor falar mais ou concluir em 4
se estiver no intervalo inferior de seu rever;
Hipótese 6 =
A74
Q1074
K1042
84
=> marcar 3ST sign-off
a mão do Respondedor é boa, mas não há união de
naipes;
Hipótese 7 =
74 AKJ54
K2
8642
=> marcar 3 forçante
a mão pode ter Slam e cabe ao Abridor definir melhor
sua mão agora;
Hipótese 8 =
74 AKJ542
K42
86
=> marcar 3 forçante
a remarcação indica naipe bom e é forçante a
"game", o Abridor pode marcar 3ST e o Respondedor pode passar ou ir a 4
finalizando o leilão por falta de apoio melhor;
Hipótese 9 =
74 AKJ54
KJ984 8
=> marcar 3 forçante
a marcação de outro naipe indica 5-4 ou 5-5 nos
naipes vermelhos, e embora a mão seja boa, a ausência de união de naipes encaminha o
leilão para 3ST;
Exemplo2 para entendimento:
Bolsa 02 Leilão: Abridor Oponente
Respondedor Oponente
Q108
1
passo 1
passo
AK108
2
passo
?
AQJ95
5
A marcação de 1ST indicaria uma abertura de 12-15
pontos, porém a marcação de 2
indica uma
mão de 16 a 20 pontos, com o adicional de mostrar 5 cartas de Ouros e 4
cartas de Copas.
Dentro da convenção de Lebensohl de
Revér, a voz
de 2ST pede ao abridor para marcar 3 caso ele
esteja no limite inferior, com 16 a 18- , que é exatamente este
o caso do exemplo acima.
Vejamos agora a continuação de leilão nos exemplos que
se seguem:
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1
passo 1
passo
2
passo ?
Hipótese 10 = KJ743
Q764 84
86 =>
marcar 2ST indefinido
se o Abridor marcar 3 marcar
3 que indica mínimo e permite ao
Abridor
passar, porém se o Abridor marcar outra coisa diferente de 3
marcar 4
encerrando o leilão;
Hipótese 11 =
AJ932 QJ4 K102
84
=> marcar 3 forçante a game
o Abridor deve continuar o leilão marcando 3
e o Respondedor pode encerar o leilão em 4
(acertadamente,
pois já há um Paus perdedor) ou tentar Slam marcando 5
que pede bom abono de Espadas para marcar Slam;
Hipótese 12 =
J943 10654
102
AQ6
=> marcar 2ST indefinido
se o Abridor marcar 3 o
respondedor dá sign-off em 3
em caso
contrário, por exemplo abono de Espadas indicando o máximo, o
Respondedor deve decidir entre 3ST e 4;
Hipótese 13=
AK974 74
K10
AJ92
=> marcar 3 forçante
se o Abridor marcar 3
indicando apoio terceiro o Respondedor deve tentar marcar "Grand Slam"
em 7
caso obtenha a confirmação da Dama de trunfo e do Rei de
Copas;
Hipótese 14 =
AJ10974 74
102
Q64
=> marcar 2ST indefinido
e em qualquer situação dar "sign-off" em Espadas;
Hipótese 15 =
K974 74
102
AJ982
=> marcar 3ST "sign-off"
a mão mostra um desencontro de naipes e só resta
tenta game em 3ST;
Hipótese 16 = AQ1097
74 10
QJ1064
=> marcar 3 forçante
a mão mostra desencontro de naipes, mas se o abridor
tiver abono terceiro pode haver até Slam na mão, se o Abridor marcar 3ST
deve-se passar;
Hipótese 17 =
J9754 J974 10
A92
=> marcar 4 sign-off;
não interessa aqui saber o intervalo do Abridor, pois a
mão dificilmente terá Slam e mesmo game pode até não ser cumprido;
Hipótese 18 =
K1097 74
2
KJ10964
=> marcar 2ST indefinido
caso o Abridor marque 3
indicando mínimo, passar, caso o Abridor marque 3ST, passar, caso o Abridor
marque 3 indicando apoio terceiro e máximo,
marcar 4, caso o Abridor marque 4
que indica naipe terceiro marcar 5;
Concluindo, a convenção Lebensohl de Revér é um instrumento preciso para
racionalizar o leilão de mãos 5-4-x-x e portanto deve ser usado por uma
dupla bem integrada.
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