MINOR-SUIT STAYMAN - MSS (Stayman de naipe pobre)

Após a abertura de 1ST 15-17 HCP (ou 2ST 20-21 HCP) a resposta em 2D e 2 (ou 3D e 3 em abertura de 2ST) são normalmente reservadas para transferir o carteio para a mão forte cartear no naipe rico longo do parceiro. No entanto a resposta de 2S (ou 3 em abertura de 2ST) tem diferentes usos entre as duplas de Bridge.

Algumas duplas preferem jogar que a resposta de 2
S após abertura de 1ST seja um Transfer para Paus e que a resposta de 2ST seja um Transfer para Ouros. São duplas que jogam o "4 way transfer".

Algumas, que seguem o tradicional "Standard American" (SAYC), jogam que 2
S é um transfer para naipe pobre indicando  uma mão fraca de sign-off. O abridor marca 3C que o Responder passa se tiver naipe longo de Paus, ou corrigi para 3D se tiver naipe longo de Ouros. Isso permite reservar a voz direta de resposta em 3C e 3D para, a critério da dupla, marcar um unicolor forte de naipe pobre com interesse em Slam ou uma mão de convite para 3ST.

Finalmente, parte dos jogadores que usualmente preferem jogar 2/1 como sistema básico usam a resposta de 2S como pergunta de naipe pobre (minor suit stayman). Portanto, o uso do MSS é uma opção adotada ao sistema 2/1, mas não ao SAYC, porém pode também não ser usada no sistema 2/1 se assim a dupla fizer acordo para dar outro significado a voz 2 como resposta na abertura de 1ST.

Detalhamento do MSS 

Abridor  Respondedor  em Leilão Livre somente
   1ST            2   <= mss requer pelo menos 8 HCP e descarta a possibilidade de se jogar em naipe rico, porém o uso da convenção MSS não faz o Leilão ser necessariamente forçante a game caso não haja fit em naipe pobre e caso o Abridor não tenha pega ("stop" honra) em algum dos naipes ricos.

Em geral o Respondedor, que usa o mss tem uma mão com distribuição tipo 5-4-2-2 ou 5-4-3-1, com 9 cartas nos naipes pobres, porém há exceções em mãos de 16-17 HCP quando se usa o mss para poder pesquisar fit em naipe pobre, mesmo em mão 4-4-3-2 com dois naipes pobres ou até em mão 4-3-3-3 com um só naipe pobre, pois nesses casos a possibilidade de se desdobrar o fit 4-4 com um corte gera uma vaza adicional que não se teria jogando, por exemplo, em 6ST.
 
A convenção de Falas em Leilão sem interferência para o "mss" são:
Abridor     Respondedor
  1ST               2
S <= mss
   ?
O Abridor marca:
2ST => não tenho 4 cartas de naipe pobre e estou no mínimo;
3ST => não tenho 4 cartas de naipe pobre, mas estou no máximo com boas pegas nos naipes ricos;
3
C => tenho 4 cartas de Paus e mão mínima;
3
D => tenho 4 cartas de Ouros e mão mínima;
3H => tenho os dois naipes pobres e controle de Copas em mão mínima;
3S => tenho os dois naipes pobres e controle de Espadas em mão mínima;
4
C => tenho naipe de Paus e máximo com controle nos ricos;
4D => tenho naipe de Ouros e máximo com controle nos ricos.

A segunda Fala do Respondedor após:  1ST   2  3m (3 ou 3)

Se o Respondedor marcar outro naipe pobre é forçante e pede apoio com honra 3a. indicando naipe pelo menos quinto e negando apoio de 4 cartas no naipe pobre marcado pelo Abridor podendo ter uma distribuição do tipo, 5-3-3-2 ou 6-3-2-2 ou 6-3-3-1:
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST          2                                        1ST           2
    3          3 <= forçante                  3           4 <= forçante

Se o Respondedor marcar um naipe rico é um splinter (seca ou chicana) e o naipe pobre já está combinado:
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST            2                                        1ST           2
    3       3 ou 3 <= splinter             3      3 ou 3 <= splinte
r

Se o Respondedor marcar 3ST após o Abridor marcar seu naipe pobre então o Respondedor mostra mão tipo 5-4-2-2 com honras somente nos naipes pobres:
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST          2                                        1ST           2
    3          3ST <= não forçante          3          3ST <= não forçante


Se o Respondedor marcar 4 após o Abridor marcar seu naipe pobre então o Respondedor mostra que um fit em naipe pobre foi encontrado e está agora perguntando os Ases na convenção usada pela dupla. Por exemplo, se jogam RKC0314, então o Abridor com 0 ou 3 Key Card marca 5, com 1 ou 4 Key Card marca 5ST, com 2 Key Card sem a Dama de trunfo marca 5 e com 2 Key Card e a Dama de trunfo marca 5. Se jogam Blackwood pode ser entendido como Super Gerber onde se marcará em seqüência 5 se tem zero (ou 4) Ases, 5ST se tem um só Ás, 5 se tem dois Ases, ou 5 se tem três Ases. 
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST          2                                        1ST           2
    3          4 <= pergunta Ases        3          4 <= pergunta Ases

Se o Respondedor marcar 4ST quantitativo (não pergunta Ases, mas sim se o Abridor está no máximo ou no mínimo para jogar 6ST ou passar), após naipe pobre ter sido escolhido pelo Abridor, então ele indica interesse em Slam, porém não garante controle em nenhum naipe rico. O Abridor pode passar ou ainda dar sign-off no naipe pobre, ou ainda ir a Slam no naipe pobre possuindo controle nos ricos:
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST          2                                        1ST           2
    3          4ST <= convite                   3          4ST <= convite

Na Seqüência em que o Abridor não tem naipe pobre o Respondedor esclarece:
Tenho o mínimo da mão e estou marcando meu naipe pobre quinto em mão 5-4 em naipe pobre: 
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST          2                                        1ST           2
   2ST          3 <= convite                   2ST           3 convite 

Tenho mão de game com seca (ou chicana) no naipe mencionado, pode marcar naipe com 3 cartas ou marcar 3ST se seus pontos estiverem concentrados nos ricos e tiver boa pega onde estou curto. 
Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST            2                                        1ST           2
   2ST            3  <= splinter                  2ST           3  <= splinter

Abridor Respondedor                        Abridor  Respondedor
   1ST            2                                        1ST           2
   2ST           3ST <= para jogar              2ST          4ST <= convite a 6ST

Exemplos, após Abridor marcar 1ST e o Respondedor marcar 2:
a) xx  AQx  AJxx  KQxx  <= marca-se 3 para mostrar os pobres e controle em Copas
b) AKxx  Q9x  KJx  Kxx   <= marca-se 2ST para mostrar mínimo sem naipe pobre
c) AK10  AKxx  Kxx  10xx  <= marca-se 3ST para mostrar máximo sem naipe pobre
d) J98x  K10x  AQxx  AJ  <= marca-se 3 para mostrar mínimo com naipe de Ouros

Exemplo de Leilão:
Abridor Respondedor                                            Abridor         Respondedor
   1ST        2                                                               1ST               2
   2ST        3 <= convite                                          2ST               3 <= convite
   3 <=  convite cue-bid e                                      3ST <= sem abono, boa pega nos ricos    
                 abono com honra 3a.
Abridor Respondedor                                            Abridor         Respondedor
   1ST        2                                                               1ST                2
   2ST        3 <= convite                                           2ST                3 <= convite
 passo <= mínimo 15 HCP                                       passo <= mínimo 15 HCP   

Abridor Respondedor                                            Abridor         Respondedor
   1ST        2                                                               1ST                  2
   3         3 < tentativa de Slam                          3                   3 < tentativa de Slam
   3 <= cue-bid e abono com honra 3a.              3                   3 <= cue-bid, pode ser seca/chicana    
                mas não tem controle de ,                   4 <=honra   6<= mão combinou
                pois senão marcava Copas                   passo
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