ABERTURA DE 2 MULTI
autor: Roberto Mello
Normalmente ao se estruturar um sistema, usa-se as abertura de 2/2/2
em mãos de naipe sexto e mão fraca e a voz de 2ST como mão forte equilibrada de
20-21 HCP, porém muitas duplas preferem,
ou preferiam diante do desuso, usar as vozes de 2 e 2
para mostrarem uma mão de bicolor 5-5 ou 6-5 com um naipe rico e um naipe
pobre. Nesse caso a voz de 2ST fica reservada para bicolor de naipe pobre e a
voz de 2 adquire
múltiplas significações incluindo as aberturas de 2
e 2 de naipe sexto fraco
e a abertura de 2ST forte. Algumas duplas incluem no 2
multi as raras aberturas de mãos tricolores forte 20-23 HCP que são muito
difíceis
de serem marcadas no sistema natural.
Nota: Com a abertura de 2
multi, perde-se a abertura fraca de naipe sexto com Ouros, porém alguns
sistemas, como o usado pelo brasileiro Roberto Mello, a incluem na abertura de 2
forte, caso este que não iremos tratar aqui diante da sofisticação
necessária na abertura de 2,
sendo que sugerimos usar a abertura de 3
admitindo naipe sexto sólido, tal como a de 3.
1 - Abertura de
2 multi contendo naipe
fraco longo de
ou com 7 a 10 HCP.
Máximo (9 a 10
HCP com duas honras no naipe e uma honra lateral)
52 AQV974 K43 75 máximo
AJ9543
4 A74
1074 máximo
Mínimo (7 a 8 HCP com duas honras no naipe ou uma honra no
naipe e uma honra lateral)
Q4 AQ10642 876 84 mínimo
QJ6432
A43 85
104 mínimo
Casos de exceções:
As mãos submínimas
de 5 a 6 HCP podem ser abertas de 2
multi se a força estiver concentrada no naipe
da abertura ou se o naipe for 7º. A vulnerabilidade não pode ser
desvantajosa.
Submínimo (5 a 6 HCP).
AQ10954 2
854 832
Q1098654 K3
54 92
Quando o parceiro é passado,
pode-se abrir na 3ª posição de modo bem mais livre, e até com naipe 5º, com três das cinco honras, e se a mão
tiver um valor distribucional, levando também em consideração a
vulnerabilidade para poder atrapalhar o leilão adversário que tem na cruzeta
deles mais de 20 pontos.
AQJ32 864
7 10832
QJ7543
864 7
K53
As mãos supermáximas de 11 a 12 HCP só podem ser abertas de
2 multi em 4ª
posição ou vulnerável contra não. Os monocolores ricos na faixa de
11/12 HCP, nas demais posições, são abertas de 1 em naipe.
3 AQJ753
K95 J74
KQJ1092
32 32
KQ10
2 - Abertura de 2
multi com mão regular de 20-21 HCP ou 21-22 HCP (opção da dupla)
KQ64 AQ
KQ105 A104
QJ9
AQ KJ10
AKQ109
3 - Mão tricolor 4-4-4-1 ou 5-4-4-0 de 20 a
23 PH
AKQ2 AK64
Q AK94
AK84 AKQJ
- QJ942
DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO
1- Primeira Fala do Respondedor
Podemos separar as atitudes do Responder em 3 blocos:
a) quer parar o leilão por estar fraco supondo que a abertura é mão fraca
b) quer pesquisar a mão para avaliar a hipótese de game e até de Slam
c) quer fazer uma barragem assumindo que a abertura é fraca baseada em
monocolor rico
Em
(a) o respondedor
marca na expectativa de que o abridor tenha barragem em rico, que corresponde à
esmagadora maioria das mãos abertas com 2
multi. Nesse caso ele marca o seu naipe rico curto (dubleton ou seca) que ele supõe
ser o longo do abridor, ou marca o naipe acima 2
caso esteja curto em ambos os naipes ricos.
Em (b) ele marca 2ST ou naipe pobre em nível 3. Em (c) ele marca naipe rico em
nível 3 ou 4. Veja detalhamento e exemplos.
Abridor
Respondedor
2
? <= veja a seguir o significado das marcações possíveis
2 - Em
princípio indica resposta com mão negativa caso o naipe longo do Abridor seja
Copas.
exemplo:
AK84 96
8532 V94
exemplo: A42
6 KQ753
K1093
exemplo: A4
Q64 QJ64
Q1076
2 -
Em princípio é mão negativa caso o naipe longo do Abridor seja Espadas,
porém mostra que a mão agüenta jogar em Copas no nível 3 caso Copas seja o
naipe longo do Abridor. Portanto, nesse caso, é um convite para o Abridor
marcar 4 se estiver no
máximo e marcar 3 se
estiver no mínimo.
exemplo:
A3 K865
AQ85 9854
exemplo: 5
K865 J765
9854
exemplo: 5
KQ65 AJ76
AQ54
3
-
Significa que o Respondedor pode
cartear em Copas ou em Espadas no nível de 3 ou superior, sendo portanto um
convite para o Abridor marcar game se estiver no máximo.
exemplo:
AK104 J64
KJ53 76
exemplo: Q105
Q105 J3
AKQJ5
3 -
Significa que o Respondedor pode cartear em Espadas no nível de 3 ou Copas no nível de 4.
exemplo:
A54
QJ765 9853
7
exemplo: K105
K865 AJ65
98
2ST - Resposta
positiva, possui uma mão tal que pode cartear game se o abridor tiver o
máximo da abertura de barragem ou tiver uma honra lateral chave para a mão ter
sucesso. Na verdade pode ser até uma pesquisa para slam. Em caso que a mão
não combinou então o leilão pode terminar em nível 3. Há casos de blefe
(2ST psíquico) onde o Respondedor depois termina a mão em nível 3, mesmo que
o Abridor esteja no máximo. Nesse há indícios de que foi uma marcação
positiva psíquica e os adversários podem tentar reabrir o leilão ou dobrar,
porém se a resposta do Abridor foi de mínimo e o leilão se encerrar no nível
3 os adversários ficam mais no escuro e terão dificuldade de reabrir o
leilão.
exemplo:
AQ84 K64
KJ5 874
exemplo: Q65
K4 J964
Q876
3,
3 -
Natural, resposta positiva, forçante por uma volta com naipe 6º bom onde pede apoio de 3 cartas.
exemplo:
A2
96 KQJ543
A94
exemplo: 5
K8 AQ76
AK9854
3, 3
- barragem, pelo menos apoio terceiro para qualquer naipe rico, o Abridor passa
ou corrige.
4 -
Resposta indefinida, pode ser mão forte ou fraca, porém indica aceitar jogar
em qualquer naipe rico.
exemplo: AQ84
1098642 8
J9
exemplo: Q32
QJ82 AKJ10
A4
exemplo: 1095
865 AKJ
AKQ9
3ST, 4, 5
e 5 são raras respostas
conclusivas e encerram o leilão.
exemplo:
QJ2 AQ
KQ AKQ1092 <= 3ST
exemplo: 2
2 Ax
AKJ876542 <= 5
exemplo:
AKQJ32 2
KQJ9 K4 <= 4
Segunda Fala
do Abridor
Na segunda voz o abridor define sua mão:
d) com mão regular
forte (20/21 HCP) marca ST no nível mínimo;
e) com tricolor forte (20/23 HCP) marca
o naipe abaixo da seca, isto excluindo as declarações reservadas para os
monocolores ricos. Quando o naipe da seca coincide com uma voz reservada para os
monocolores, o abridor marca ST em salto para mostrar este tricolor
específico.
f) Com monocolor rico, no caso de início de sign-off, o abridor
passa no naipe rico de resposta ou corrige o naipe.
Abridor
Respondedor
2
2
<= início de sign-off, resposta negativa
?
Passo - indica ter barragem com
naipe de Copas.
2 - corrige
para indicar ter barragem com naipe de Espadas.
2ST - mostra mão regular de 20 a
22 HCP.
a seqüência que se segue é a mesma
adotada pela dupla na abertura de 2ST forte
3 - mostra
mão tricolor forte com seca de Ouros e 20-23 HCP.
3 -
mostra mão tricolor forte com seca de Copas e 20-23 HCP.
3 -
mostra mão tricolor forte com seca de Espadas e 20-23 HCP.
3
- mostra mão tricolor forte com seca de Paus e 20-23 HCP.
Abridor Respondedor
2
2 <= convite a
4.
?
Passo - Monocolor de Espadas.
3 - Monocolor de
Copas
mínimo.
4 - Monocolor de copas máximo.
2ST - Mão regular de 20 a
22 HCP.
3 - Tricolor com seca de
Ouros.
3 - Tricolor com seca de
Copas.
3ST - Tricolor com seca
de Espadas, pois 3 é voz
reservada para sign-off.
3 - Tricolor com seca de
Paus.
Abridor Respondedor
2
2ST <= pergunta a mão (Relé).
?
3 - Monocolor de
Copas e máximo (9-10 HCP).
3 - Monocolor de
Espadas
máximo.
3 - Monocolor
de Copas mínimo (7-8 HCP).
3 -
Monocolor de Espadas mínimo.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4 - Tricolor com seca de
Ouros.
4 - Tricolor com seca de
Copas.
4 - Tricolor
com seca de Espadas.
4
- Tricolor com seca de Paus.
Abridor Respondedor
2
3, 3
<= resposta natural e positiva com naipe sexto, pede apoio de 3 cartas.
?
3, 3 -
Monocolor máximo ou mínimo sem apoio para o naipe do respondedor.
4,
4 - Monocolor máximo com apoio
para o naipe do respondedor.
Apoio direto ao naipe - Mínimo com apoio, o naipe do monocolor
rico do Abridor permanece oculto.
3ST - Mão regular de 20-22 ou tricolor com seca ou chicana no naipe do
respondedor.
4ST - Pergunta de
Ases, com mão equilibrada forte ou tricolor forte com abono no naipe do
respondedor.
Abridor Respondedor
2
3 <=
barragem para qualquer que seja o monocolor rico
?
Passo - Monocolor de
Copas.
3 - Monocolor de Espadas,
simples correção da voz.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4,
4, 4,
4 - Tricolor de 20-23
HCP marcando o naipe abaixo da
seca.
Abridor Respondedor
2
3 <= positivo
para jogar game em Copas
?
Passo - Monocolor de
Espadas.
4 - Monocolor de
Copas.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4 - Tricolor com seca de
Ouros.
4 - Tricolor com seca de
Copas.
4ST - Tricolor com seca
de Espadas, pois 4 é voz
reservada para mostra o monocolor.
4 - Tricolor com seca de
Paus.
Abridor Respondedor
2
4 <= indefinido
na força da mão, quer jogar game em naipe rico
?
Passo - Monocolor de
Copas.
4 - Monocolor de
Espadas, simples correção da voz.
4ST - Mão regular de 20 a 22 HCP.
5,
5, 5,
5 - Tricolor, marcando o naipe abaixo da seca.
Seqüência após resposta de 2
Abridor Respondedor
2
2
2
?
Passo - Aceita correção para cartear em 2.
2ST - Relé, pergunta pelo máximo ou
mínimo e honra lateral.
3
indica mão mínima
3,
3, 3
indica o naipe da honra lateral e máximo (2 honras no naipe e honra lateral)
naipe fechado (AKQxxx)
3,
3, 3 -
Natural naipe sexto ou sétimo, não forçante, não aceita cartear em Espadas.
3,
4 - Barragem.
Tratamento para Tricolores
Abridor
Respondedor
2
2
3/3/3/3
? após saber a seca/chicana do Abridor o Responder
passa
- quer jogar nesse naipe (sinal de "misfit" com naipe longo na seca/chicana)
Marca naipe - Natural, não
forçante.
Marca a seca (naipe acima)- Pergunta de
controles. Na seqüência de tricolores fortes, o Ás vale dois controles e o Rei
um controle. Uma nova marcação da seca, após o pedido de controles, pergunta
pelo número de Damas.
Marca seca em
salto - Conclusivo, com monocolor. Quer
cartear no naipe curto do abridor.
Nota: considerando que o tricolor forte certamente possui Ases ou
Reis, a resposta do número de controles tem seu primeiro escalão (marcação
do naipe acima) com 6 ou menos controles, além do que está excluído nesses
tricolores a hipótese de contabilizar Rei seco. Veja a tabela abaixo:
Tabela do número de controles nos tricolores
fortes
Escalão Número de
controles (A=2,
K=1)
1º
6 ou
menos
2º
7
3º
8
4º
9, etc.
Tabela do número de Damas
Escalão Número de
Damas
1º
Zero
2º
1
3º
2
4º
3
5º
4
Exemplo de diálogo em mão
tricolor
Leilão
Abridor Respondedor
Abridor Respondedor
AK64 QJ953 2
2 <= resposta
negativa
AK97
64
seca de => 3
4 <= pergunta
controles
KQJ5 98
7 controles => 4
6 <= conclusivo
5
AJ97
passo
nota: se os 7 controles forem 3 Ases e 1 Rei (15 HCP), necessariamente 6 a 8
HCP incluem Damas e Valetes importantes para o sucesso de 6,
caso falte o Rei de trunfo e 1 Ás o contrato depende de uma finesse, finalmente
perceba que não hipótese de faltar 2 Ases, pois não se conta controle de Rei
seco.
Abridor Respondedor Abridor Respondedor
4
53
2
2
KQ85 109763
seca de
=> 3
4 <= conclusivo
AKQ5
983 passo
AKQ4
98
Abridor Respondedor
Abridor Respondedor
-
J965432 2
2
AKQ7 6 seca de
=> 3
4 <= conclusivo.
AK953
82
passo
A764
1052
Abridor Respondedor
Abridor
Respondedor
A
643
2
2
AK87 QJ1032 seca de
=> 3
3 <= pergunta
controles
AKQ4 983
10 controles => 4
5 <= pergunta
Damas
A764
K2
uma Dama => 6
7
Abridor Respondedor
Abridor
Respondedor
QJ9532 2 2
2 <= aceita jogar em
Copas
K87
642 2
3 <= corrige para
Paus (não forçante)
-
KQ64 4
5 <= aceita jogar
game
Q764
AK10643
Passo
Abridor Respondedor
Abridor Oponente1
Respondedor Oponente2
QJ2
K43
2
passo 2
passo
KJ9765
-
Passo Dobro 3
<= conclusivo
Q5
K1076
86
QJ9743
Seqüência
após resposta de 2
Abridor Respondedor
2 2
2ST
<=20-22 ? <= segue agora seqüência que a dupla adota na
resposta de mão regular forte
Abridor
Respondedor
2
2 <= convite
para Copas e mão negativa para Espadas
3/3/3/3ST
? <= após Abridor mostra tricolor forte
Marca naipe -
Natural - sign-off.
Marca
seca - Pergunta de
controles.
Marca seca em
salto - Conclusivo, tem monocolor e quer jogar nesse naipe (em geral
sétimo).
Segue
o mesmo tratamento dos tricolores na resposta de 2.
Seqüência
após resposta positiva de 2ST
Abridor Respondedor
2
2ST <= pergunta a mão
3/3
? <= após saber que a mão do monocolor sexto é mínima
Respondedor decide:
Passo <= sem interesse em marcar game.
4/4 <= marcação de game é conclusivo.
Naipe
<= outro naipe é Natural e forçante, pode ser controle com interesse em
Slam
Abridor deve
marcar seca ou honra lateral se tiver
Abridor Respondedor
2
2ST
3 (
máximo) ?
3 <= Conclusivo.
Nesta seqüência 2ST pode ter sido psíquico ou somente a resposta de máximo com
Espadas interessava para a marcação de game.
Naipe <= outro é Natural e forçante por uma volta, abridor dá cue-bid de seca ou abona se gostou.
4
(game) <= Conclusivo.
Seqüência após
resposta de 3/3
Abridor Respondedor
2
3 <= Natural e
positiva, forçante por uma volta.
3ST 4
<= pergunta se mão forte equilibrada ou tricolor.
?
4ST <=
Abridor informa não ter apoio, mão tricolor com seca de Paus.
Naipe ( 4,
4, 4
) <= indica mão equilibrada, e controle de Ás no naipe marcado.
4
<= Mão tricolor
máxima.
Após
resposta de 3 ou
superior 4
Abridor Respondedor Abridor
Respondedor
2
3
2
4
3ST
?
4ST ?
O Abridor mostra mão forte
equilibrada e segue-se tratamento para essas mãos.
INTERVENÇÃO ADVERSÁRIA
Como norma geral, o dobre do Respondedor é
punitivo, no entanto há casos especiais que a mão do Abridor tem naipe
autônomo e está com seca ou chicana no naipe adversário e pode preferir tirar
o dobre assumindo a responsabilidade pela opção.
Abridor Oponente Respondedor Oponente
2 2 dobro passo
3 <=
- KQJ987
J543 1093
/ / /