ABERTURA DE 2 MULTI
autor: Roberto Mello

Normalmente ao se estruturar um sistema, usa-se as abertura de 2/2/2 em mãos de naipe sexto e mão fraca e a voz de 2ST como mão forte equilibrada de 20-21 HCP, porém muitas duplas preferem, ou preferiam diante do desuso, usar as vozes de 2 e 2 para mostrarem uma mão de bicolor 5-5 ou 6-5 com um naipe rico e um naipe pobre. Nesse caso a voz de 2ST fica reservada para bicolor de naipe pobre e a voz de 2 adquire múltiplas significações incluindo as aberturas de 2 e 2 de naipe sexto fraco e a abertura de 2ST forte. Algumas duplas incluem no 2 multi as raras aberturas de mãos tricolores forte 20-23 HCP que são muito difíceis de serem marcadas  no sistema natural. 

Nota: Com a abertura de 2 multi, perde-se a abertura fraca de naipe sexto com Ouros, porém alguns sistemas, como o usado pelo brasileiro Roberto Mello, a incluem na abertura de 2 forte, caso este que não iremos tratar aqui diante da sofisticação necessária na abertura de 2, sendo que sugerimos usar a abertura de 3 admitindo naipe sexto sólido, tal como a de 3.

1 - Abertura de 2 multi contendo naipe fraco longo de ou  com 7 a 10 HCP.
Máximo (9 a 10 HCP com duas honras no naipe e uma honra lateral)
52 AQV974 K43 75  máximo 
AJ9543 4 A74 1074 máximo
Mínimo (7 a 8 HCP com duas honras no naipe ou uma honra no naipe e uma honra lateral)
Q4 AQ10642 876 84 mínimo
QJ6432 A43 85 104 mínimo  

Casos de exceções: 
As mãos submínimas de 5 a 6 HCP podem ser abertas de 2 multi se a força estiver concentrada no naipe da abertura ou se o naipe for 7º. A vulnerabilidade não pode ser desvantajosa.

Submínimo (5 a 6 HCP).
AQ10954 2 854 832 
Q1098654 K3 54 92

Quando o parceiro é passado, pode-se abrir na 3ª posição de modo bem mais livre, e até com naipe 5º, com três das cinco honras, e se a mão tiver um valor distribucional, levando também em consideração a vulnerabilidade para poder atrapalhar o leilão adversário que tem na cruzeta deles mais de 20 pontos.
AQJ32 864 7 10832 
QJ7543 864 7 K53 

As mãos supermáximas de 11 a 12 HCP só podem ser abertas de 2 multi em 4ª posição ou vulnerável contra não. Os monocolores ricos na faixa de 11/12 HCP, nas demais posições, são abertas de 1 em naipe.

3 AQJ753 K95 J74 
KQJ1092 32 32 KQ10


2 - Abertura de 2 multi com mão regular de 20-21 HCP
ou 21-22 HCP (opção da dupla)
KQ64 AQ KQ105 A104
QJ9 AQ KJ10 AKQ109 


3 - Mão tricolor 4-4-4-1 ou 5-4-4-0 de 20 a 23 PH
AKQ2 AK64 Q AK94 
AK84 AKQJ - QJ942


DESENVOLVIMENTO DO LEILÃO 

1- Primeira Fala do Respondedor

Podemos separar as atitudes do Responder em 3 blocos:
a) quer parar o leilão por estar fraco supondo que a abertura é mão fraca
b) quer pesquisar a mão para avaliar a hipótese de game e até de Slam
c) quer fazer uma barragem assumindo que a abertura é fraca baseada em monocolor rico

Em (a) o respondedor marca na expectativa de que o abridor tenha barragem em rico, que corresponde à esmagadora maioria das mãos abertas com 2 multi. Nesse caso ele marca o seu naipe rico curto (dubleton ou seca) que ele supõe ser o longo do abridor, ou marca o naipe acima 2 caso esteja curto em ambos os naipes ricos. Em (b) ele marca 2ST ou naipe pobre em nível 3. Em (c) ele marca naipe rico em nível 3 ou 4. Veja detalhamento e exemplos.

Abridor Respondedor
  2         ?  <= veja a seguir o significado das marcações possíveis


2 - Em princípio indica resposta com mão negativa caso o naipe longo do Abridor seja Copas. 
exemplo: AK84 96 8532 V94 
exemplo: A42 6 KQ753 K1093 
exemplo: A4 Q64 QJ64 Q1076 

2 - Em princípio é mão negativa caso o naipe longo do Abridor seja Espadas, porém mostra que a mão agüenta jogar em Copas no nível 3 caso Copas seja o naipe longo do Abridor. Portanto, nesse caso, é um convite para o Abridor marcar 4 se estiver no máximo e marcar 3 se estiver no mínimo.
exemplo: A3 K865 AQ85 9854 
exemplo: 5 K865 J765 9854
exemplo: 5 KQ65 AJ76 AQ54 


3
- Significa que o Respondedor pode cartear em Copas ou em Espadas no nível de 3 ou superior, sendo portanto um convite para o Abridor marcar game se estiver no máximo.
exemplo: AK104 J64 KJ53 76
exemplo: Q105 Q105 J3 AKQJ5 

3 - Significa que o Respondedor pode cartear em Espadas no nível de 3 ou Copas no nível de 4.
exemplo: A54 QJ765 9853 7
exemplo: K105 K865 AJ65 98 

2ST - Resposta positiva, possui uma mão tal que pode cartear game se o abridor tiver o máximo da abertura de barragem ou tiver uma honra lateral chave para a mão ter sucesso. Na verdade pode ser até uma pesquisa para slam. Em caso que a mão não combinou então o leilão pode terminar em nível 3. Há casos de blefe (2ST psíquico) onde o Respondedor depois termina a mão em nível 3, mesmo que o Abridor esteja no máximo. Nesse há indícios de que foi uma marcação positiva psíquica e os adversários podem tentar reabrir o leilão ou dobrar, porém se a resposta do Abridor foi de mínimo e o leilão se encerrar no nível 3 os adversários ficam mais no escuro e terão dificuldade de reabrir o leilão. 

exemplo: AQ84 K64 KJ5 874 
exemplo: Q65 K4 J964 Q876 

3, 3 - Natural, resposta positiva, forçante por uma volta com naipe 6º bom onde pede apoio de 3 cartas.
exemplo: A2 96 KQJ543 A94
exemplo: 5 K8 AQ76 AK9854 

3, 3 - barragem, pelo menos apoio terceiro para qualquer naipe rico, o Abridor passa ou corrige.

4 - Resposta indefinida, pode ser mão forte ou fraca, porém indica aceitar jogar em qualquer naipe rico.
exemplo: AQ84 1098642 8 J9 
exemplo: Q32  QJ82 AKJ10 A4
exemplo: 1095 865 AKJ AKQ9

3ST, 4, 5 e 5 são raras respostas conclusivas e encerram o leilão.
exemplo:  QJ2  AQ KQ AKQ1092 <= 3ST
exemplo:  2 Ax AKJ876542 <= 5
exemplo:  AKQJ32  2 KQJ9 K4 <= 4 

Segunda Fala do Abridor

Na segunda voz o abridor define sua mão:
d) com mão regular forte (20/21 HCP) marca ST no nível mínimo;
e) com tricolor forte (20/23 HCP) marca o naipe abaixo da seca, isto excluindo as declarações reservadas para os monocolores ricos. Quando o naipe da seca coincide com uma voz reservada para os monocolores, o abridor marca ST em salto para mostrar este tricolor específico.
f) Com monocolor rico, no caso de início de sign-off, o abridor passa no naipe rico de resposta ou corrige o naipe.

Abridor Respondedor
  2      2    <= início de sign-off, resposta negativa
    ?
Passo - indica ter barragem com naipe de Copas.
2 - corrige para indicar ter barragem com naipe de Espadas.
2ST - mostra mão regular de 20 a 22 HCP.
        a seqüência que se segue é a mesma adotada pela dupla na abertura de 2ST forte
3 - mostra mão tricolor forte com seca de Ouros e 20-23 HCP.
3 - mostra mão tricolor forte com seca de Copas e 20-23 HCP.
3 - mostra mão tricolor forte com seca de Espadas e 20-23 HCP.
3 - mostra mão tricolor forte com seca de Paus e 20-23 HCP.

Abridor Respondedor
  2       2   <= convite a 4.
   ?
Passo - Monocolor de Espadas.
3 - Monocolor de Copas mínimo.
4 - Monocolor de copas máximo.
2ST - Mão regular de 20 a 22 HCP.
3 - Tricolor com seca de Ouros.
3 - Tricolor com seca de Copas.
3ST - Tricolor com seca de Espadas, pois 3 é voz reservada para sign-off.
3 - Tricolor com seca de Paus.

Abridor Respondedor
  2      2ST   <= pergunta a mão (Relé).
   ?
3 - Monocolor de Copas e máximo (9-10 HCP).
3 - Monocolor de Espadas máximo.
3 - Monocolor de Copas mínimo (7-8 HCP).
3 - Monocolor de Espadas mínimo.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4 - Tricolor com seca de Ouros.
4 - Tricolor com seca de Copas.
4 - Tricolor com seca de Espadas.
4 - Tricolor com seca de Paus.

Abridor Respondedor
  2      3, 3  <= resposta natural e positiva com naipe sexto, pede apoio de 3 cartas.
    ?
3, 3 - Monocolor máximo ou mínimo sem apoio para o naipe do respondedor.
4, 4 - Monocolor máximo com apoio para o naipe do respondedor.
Apoio direto ao naipe - Mínimo com apoio, o naipe do monocolor rico do Abridor permanece oculto.
3ST - Mão regular de 20-22 ou tricolor com seca ou chicana no naipe do respondedor.
4ST - Pergunta de Ases, com mão equilibrada forte ou tricolor forte com abono no naipe do respondedor.

Abridor Respondedor
  2       3   <= barragem para qualquer que seja o monocolor rico
   ?
Passo - Monocolor de Copas.
3 - Monocolor de Espadas, simples correção da voz.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4, 4, 4, 4 - Tricolor de 20-23 HCP marcando o naipe abaixo da seca.

Abridor Respondedor
   2      3  <= positivo para jogar game em Copas
    ?
Passo - Monocolor de Espadas.
4 - Monocolor de Copas.
3ST - Mão regular de 20-22 HCP.
4 - Tricolor com seca de Ouros.
4 - Tricolor com seca de Copas.
4ST - Tricolor com seca de Espadas, pois 4 é voz reservada para mostra o monocolor.
4 - Tricolor com seca de Paus.

Abridor Respondedor
  2       4  <= indefinido na força da mão, quer jogar game em naipe rico
   ?
Passo - Monocolor de Copas.
4 - Monocolor de Espadas, simples correção da voz.

4ST -
Mão regular de 20 a 22 HCP.
5, 5, 5, 5 - Tricolor, marcando o naipe abaixo da seca.

Seqüência após resposta de 2

Abridor Respondedor
  2      2
  2       ?
Passo - Aceita correção para cartear em 2.
2ST - Relé, pergunta pelo máximo ou mínimo e honra lateral.
         3 indica mão mínima
         3, 3, 3 indica o naipe da honra lateral e máximo (2 honras no naipe e honra lateral)
         naipe fechado (AKQxxx)
3, 3, 3 - Natural naipe sexto ou sétimo, não forçante, não aceita cartear em Espadas.
3, 4 - Barragem.

Tratamento para Tricolores
Abridor                   Respondedor
   2                         2
3/3/3/3             ?   após saber a seca/chicana do Abridor o Responder
passa - quer jogar nesse naipe (sinal de "misfit" com naipe longo na seca/chicana)
Marca naipe - Natural, não forçante.
Marca a seca (naipe acima)- Pergunta de controles. Na seqüência de tricolores fortes, o Ás vale dois controles e o Rei um controle. Uma nova marcação da seca, após o pedido de controles, pergunta pelo número de Damas.
Marca seca em salto - Conclusivo, com monocolor. Quer cartear no naipe curto do abridor.

Nota: considerando que o tricolor forte certamente possui Ases ou Reis, a resposta do número de controles tem seu primeiro escalão (marcação do naipe acima) com 6 ou menos controles, além do que está excluído nesses tricolores a hipótese de contabilizar Rei seco. Veja a tabela abaixo:

Tabela do número de controles nos tricolores fortes
Escalão   Número de controles (A=2, K=1)
1º             6 ou menos
2º             7
3º             8
4º             9, etc.

Tabela do número de Damas
Escalão Número de Damas
1º          Zero
2º           1
3º           2
4º           3
5º           4

Exemplo de diálogo em mão tricolor           Leilão
Abridor   Respondedor                        Abridor   Respondedor
AK64   QJ953                                   2         2 <= resposta negativa
AK97   64                seca de => 3         4 <= pergunta controles  
KQJ5   98              7 controles => 4         6 <= conclusivo
5          AJ97                                  passo
nota: se os 7 controles forem 3 Ases e 1 Rei (15 HCP), necessariamente 6 a 8 HCP incluem Damas e Valetes importantes para o sucesso de 6, caso falte o Rei de trunfo e 1 Ás o contrato depende de uma finesse, finalmente perceba que não hipótese de faltar 2 Ases, pois não se conta controle de Rei seco. 

Abridor   Respondedor                         Abridor   Respondedor
  4       53                                             2         2
  KQ85  109763      seca de =>   3         4  <= conclusivo
  AKQ5  983                                     passo
  AKQ4  98

Abridor   Respondedor                         Abridor   Respondedor
  -           J965432                               2         2
  AKQ7   6                 seca de =>  3         4 <= conclusivo.
  AK953 82                                       passo
  A764   1052

Abridor Respondedor                             Abridor Respondedor
  A          643                                          2         2
  AK87   QJ1032        seca de =>   3         3  <= pergunta controles
  AKQ4  983           10 controles =>   4         5  <= pergunta Damas
  A764   K2                uma Dama =>   6         7

Abridor      Respondedor                        Abridor Respondedor
QJ9532     2                                            2       2 <= aceita jogar em Copas
K87           642                                       2       3 <= corrige para Paus (não forçante)
-                KQ64                                    4       5 <= aceita jogar game
Q764        AK10643                           Passo

Abridor    Respondedor          Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
QJ2         K43                        2       passo               2            passo
KJ9765   -                          Passo     Dobro               3 <= conclusivo
Q5           K1076
86           QJ9743

Seqüência após resposta de 2

Abridor        Respondedor
  2                    2
  2ST <=20-22   ? <= segue agora seqüência que a dupla adota na resposta de mão regular forte

   Abridor             Respondedor
     2                          2  <= convite para Copas e mão negativa para Espadas
3/3/3/3ST        ?    <= após Abridor mostra tricolor forte
Marca naipe - Natural - sign-off.
Marca seca - Pergunta de controles.
Marca seca em salto - Conclusivo, tem monocolor e quer jogar nesse naipe (em geral sétimo).
Segue o mesmo tratamento dos tricolores na resposta de 2.

Seqüência após resposta positiva de 2ST

Abridor  Respondedor
   2        2ST  <= pergunta a mão
3/3     ?    <= após saber que a mão do monocolor sexto é mínima Respondedor decide: 
Passo   <= sem interesse em marcar game.
4/4 <= marcação de game é conclusivo.
Naipe    <= outro naipe é Natural e forçante, pode ser controle com interesse em Slam
                     Abridor deve marcar seca ou honra lateral se tiver

Abridor             Respondedor
  2                          2ST
  3 ( máximo)    ?
3 <= Conclusivo. Nesta seqüência 2ST pode ter sido psíquico ou somente a resposta de máximo com Espadas interessava para a marcação de game.
Naipe <= outro é Natural e forçante por uma volta, abridor dá cue-bid de seca ou abona se gostou.
4 (game) <= Conclusivo.

Seqüência após resposta de 3/3

Abridor Respondedor
  2       3  <= Natural e positiva, forçante por uma volta.
  3ST      4  <= pergunta se mão forte equilibrada ou tricolor.
   ?
4ST <= Abridor informa não ter apoio, mão tricolor com seca de Paus.
Naipe ( 4, 4, 4 ) <= indica mão equilibrada, e controle de Ás no naipe marcado.
4 <= Mão tricolor máxima.

Após resposta de 3 ou superior 4

Abridor Respondedor Abridor Respondedor
  2      3              2       4
 3ST       ?               4ST        ?
O Abridor mostra mão forte equilibrada e segue-se tratamento para essas mãos.

INTERVENÇÃO ADVERSÁRIA

Como norma geral, o dobre do Respondedor é punitivo, no entanto há casos especiais que a mão do Abridor tem naipe autônomo e está com seca ou chicana no naipe adversário e pode preferir tirar o dobre assumindo a responsabilidade pela opção.
Abridor  Oponente Respondedor Oponente
   2          2             dobro            passo
   3 <= - KQJ987 J543 1093 

/ / /