OVERCALL => SOBRE-FALA ou Intervenção  

Abridor Oponente
  1       1/1/1/1ST/2/2 ... todas possíveis sobre-falas são overcall

Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
  1          passo      2                   2 <= overcall           
 
Quando um dos jogadores de uma dupla intervem no leilão iniciado pela dupla oponente essa intervenção é denominada de "overcall", pois esse é termo natural usado na língua inglesa, portanto overcall é um linguajar corrente no meio bridgista para essa sobre-fala.

Essa fala de intervenção no leilão adversário não pode ser um dobre informativo, mas deve ser uma marcação de um naipe quinto bom (pelo menos duas honras altas).

Normalmente, após uma abertura adversária, o overcall exige pontuação de 8 a 16 Pontos Honra (PH) em cartas altas. É recomendado que não se dê overcall com mais de 16 PH, pois o parceiro com menos de 10 pontos e com ausência de uma marcação adequada (abono, marcação de outro naipe ou ainda marcação de Sem Trunfos) fica assim liberado de falar no leilão e pode portanto passar considerando que a dupla não tem pontos suficientes para atingir os 25 pontos PH necessários estatisticamente para almejar um provável "game".

No entanto, sempre que o parceiro tiver um abono ele deve fazê-lo considerando o overcall como se fosse uma abertura fraca, pois isso irá dificultar e atrapalha o leilão adversário tirando muitas vezes uma segunda fala do abridor. 

Como regra geral após um overcall o parceiro do overcaller ao marcar um outro naipe nega apio no naipe do overcaller (tem seca ou chicana) e isso portanto não é forçante, porém se essa marcação for um cuebid no naipe do abrior isso indica um mão de 11-13 PH com apoio de 3+ cartas no naipe do overcaller. logo é um convite a game.
Por outro lado se após o overcall seu parceiro (Advancer) marcar em salto outro naipe ele informa não ter o naipe do parceiro, mas ter um força de 13+ PH com naipe sexto e quer jogar game neste naipe se o overcaller possuir apoio terceiro ou honra segunda. Em caso de misfit (seca) o overcaller pode passar.

Há vários tipos de sobre-falas padronizadas (conhecidos e adotados) nos sistema de leilão, por exemplo:
- quando o adversário abre de 1 em naipe o overcall em salto é por convenção fraco e mostra naipe longo (6/7 cartas);
- quando o adversário abre de 2 fraco o overcall de 2ST indica uma mão de abertura de 1ST e segue-se que 3 é Stayman e assim por diante como se fosse uma abertura de 2ST com 15-17 hcp;
- quando o adversário abre de 4 Copas o overcall de 4ST não é pergunta de Ases, mas sim indicação de um bicolor 5-5 ou 6-5 em naipe pobre;
- quando o adversário abre de 1 em naipe o overcall no mesmo naipe em nível 2 é indicação de um bicolor 5-5 com 6 a 10 hcp (veja Michaels);
etc

Leia mais em www.bridge.pro.br/overcall2.htm
/ / /