OVERCALL ILÓGICO DE 1ST
Suponha
que você está em quarta posição e tem uma boa mão balanceada com 15-18
pontos em cartas. Suponha que o Leilão corre da seguinte forma:
Oponente1 parceiro Opontente2 você
1naipeX
passo
1naipeY ?
Questão: se o Abridor tem 13 pontos e o seu Respondedor tem pelo menos 6
pontos, quantos pontos sobram para seu parceiro? Será que não é aconselhável
saber até onde vai esse Leilão antes de se aventurar em marcar 1ST?
Diante dessa realidade de que mesmo com 15 a 18 pontos não se deve competir
nessa seqüência surge então o "Overcall Ilógico de 1ST" como uma
opção diferente de competir melhor no Leilão.
Regra1
- O Overcall Ilógico de 1ST, feito em quarta posição após os dois oponentes
terem marcado 1 naipe em nível 1, mostra pelo menos 9 cartas nos outros dois
naipes não falados e pelo menos 7 ou 8 pontos em cartas altas.
Exemplos:
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
1ST <= (5-4 ou 5-5 com
e e mão fraca de 7-11
HCP)
Colorário1:
Nessa
seqüência o dobre indica 4-4 nos outros dois naipes em mão fraca, quando não
vulnerável, para competir com pelo menos 8HCP, porém pode ter uma
excepcionalmente uma mão de mais de 16 pontos em cartas altas que será
esclarecida na segunda fala, através de um cue-bid:
Exemplos:
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
dobre <= (4-4 com
e e mão fraca de 8-11
HCP)
ou excepcionalmente mão forte com mais de 16 HCP
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
dobre <= (4-4 com
e e mão fraca de 8-11
HCP)
ou excepcionalmente mão forte com mais de 16 HCP
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
dobre <= (4-4 com
e e mão fraca de 8-11
HCP)
ou excepcionalmente mão forte com mais de 16 HCP
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
dobre <= (4-4 com
e e mão fraca de 8-11
HCP)
ou mão forte com mais de 16 HCP
Colorário2:
Nessa
seqüência a marcação de 2y (cue-bid no naipe do segundo oponente) indica uma
mão defensiva tipo 6-5 ou 5-5 com bons naipes:
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2T <= (6-5 ou
5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2 <= (6-5
ou 5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2 <= (6-5
ou 5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2 <= (6-5
ou 5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2 <= (6-5
ou 5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
Oponente1 parceiro Oponente2 você
1
passo 1
2 <= (6-5
ou 5-5 com e
e mão fraca de 7-11 HCP)
1naipeX
passo
1naipeY 1ST/dobro
passo
2x <= pede para marcar seu naipe mais longo podendo ter mão
fraca ou forte,
em princípio é uma situação de sign-off devido a "misfit".
O overcaller deve marcar seu naipe mais longo e ponto final.
Oponente1 parceiro
Opontente2 você
1naipeX
passo
1naipeY 1ST/dobro
passo
2y <= garante pelo menos 4 cartas de apoio num dos naipes,
transfere para o
parceiro a decisão de avançar ou não numa defesa posterior.
O overcaller marca então: 2ST com 5-5;
3z (naipe menos hierárquico) com mínimo da voz;
3w (naipe mais hierárquico) com máximo da voz.
Oponente1 parceiro
Opontente2 você
1naipeX
passo
1naipeY 1ST/dobro
passo
2ST <= positivo garante pelo menos 4 cartas de apoio num dos naipes,
provavelmente
tem também abono no outro naipe, e mostra interesse em competir.
O overcaller com 5-5 marca então:
3x ou 3y para indicar seu singleton e a decisão final do contrato é
transferida
ao parceiro do overcaller;
3z (naipe de menor hierarquia, mesmo sendo de 4 cartas) com 5-4 mínimo
agora a voz de 3ST pede ao overcaller marcar seu naipe mais longo
enquanto que a marcação de um naipe 3z ou 3w é sign-off;
3w (naipe mais hierárquico, mesmo sendo de 4 cartas) com 5-4 e máximo
agora a voz de 3ST pede ao overcaller marcar seu naipe mais longo.
Oponente1 parceiro
Oponente2 você
1naipeX
passo
1naipeY 1ST/dobro
passo
3x <= mão intermediária, gerando uma barragem, para competir
com pelo menos
4 cartas de apoio em um dos naipes do overcaller
Oponente1
parceiro Oponente2
você
1naipeX
passo
1naipeY 1ST/dobro
passo
2z/2w <= sign-off e pode ter somente 3 cartas no naipe
marcado
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