OVERCALL MANCA 2ST
No jogo de Bridge existe
duas situações bem distintas para competir que são:
a) Não Vulnerável contra Vulnerável e
b) Vulnerável contra não Vulnerável.
As situações de igual vulnerabilidade tendem a ser mais próximas de (a).
Consideração: quando o adversário abre de 1 em naipe, um overcall de 2ST é
considerado normalmente fraco (limitado a 6-11 HCP em mão 5-5), sendo portanto
uma proposta de defesa. Nos casos em que se tem uma bicolor muito forte, embora
o adversário tenha aberto, é possível se fazer um "game" diante da
força do bicolor. Nesse caso, a alternativa usada é dobrar e se o parceiro
marcar o naipe que estamos curto marcamos o primeiro naipe do bicolor. Porém
este esquema é confuso, e pode ser complicado caso os adversários façam
barragem, desta forma muitos jogadores optam por fazer um overcal tipo Michaels
cue-bid ou Unusual 2NT e depois ir no "escuro" para
"game", no naipe preferido pelo parceiro. Alguns dão um cue-bid
intermediário, porém o parceiro pode não avaliar bem a força da mão do
Overcall.
O overcall Manca de 2ST se aplica para bicolores fortes e pode ser usado
simultaneamente aos casos de bicolor fraco, para uso específico da situação
(b) onde não há muito sentido em propor defesa estando vulnerável contra não
vulnerável. Ou seja, nessa situação a proposta deve ser ofensiva, isto é,
com alta chance de fazer um "game", principalmente quando a abertura
em 3a. posição posição foi feita por uma dupla jogando Drury!
Vejamos como ele funciona:
Abridor Overcaller Respondedor Advancer
1naipe
2ST
passo
?
Contra qualquer abertura adversária ao nível de 1, a voz de 2ST mostra
bicolor, pelo menos 5-5, fortíssimo. É uma mão de até 4-5 perdedoras e com
isso o Advancer deve saber se ele tiver 2 coberturas, tipo 1 Ás lateral e Rei
no naipe do Overcaller, a mão deve ter "game" em naipe em naipe rico.
Como funciona o esclarecimento para os naipes do bicolor: O Advancer pergunta a
mão em 3, a não ser que o abertura tenha sido
de 1 caso em que o Advancer pergunta em 3.
As respostas são feitas dentro da lógica de que o 1o. escalão mostra o naipe
usado pelo Advancer para perguntar a mão e o primeiro naipe (em seqüência) do
bicolor; o 2o. escalão mostra novamente o naipe falado pelo Advancer mais o
naipe mencionado; e o 3o. escalão em 3ST são os naipes não mencionados
antes.
Abridor Overcaller Respondedor Advancer
1
2ST
passo 3
<= pergunta o bicolor
passo
?
O Overcaller marca:
3
= +
<= pergunta foi feita em Ouros, logo Ouros mais Copas
x KQJ10x
AKJxxx x
3
= +
<= no 2o. escalão pulou Copas, logo excluindo-se Paus, sobrou
e
AQJ9x Qx
AKJxx x
3ST = +
<= no 3o. escalão pulou Copas e Espadas, logo não tem Ouros, sobre os ricos
AK108x AKJ10x
xx x
Abridor Overcaller Respondedor Advancer
1
2ST
passo 3
<= pergunta o bicolor
passo ?
O Overcaller marca:
3
= +
<= a voz de 3 poderia não existir, porém
pode ser usada para 4-5 perdedoras
AK108x AK109x
xx x
3 =
+
- QJ9xxx
AKQ10xx x
3 =
+
AK108x 10x
KQ10xxx -
3ST = +
<= mão mais forte que 3, logo indica menos
de 4 perdedoras
AKJ98x AKJ10xx
x x
Abridor Overcaller
Respondedor Advancer
1
2ST
passo 3
<= pergunta o bicolor
passo ?
O Overcaller marca:
3 = +
x -x AQ10xx
AQJxxx
3 =
+ <= a voz de 3
poderia não existir, porém pode ser usada para 4-5 perdedoras
AKJ10x x
KJ10xxx x
3 = +
AKJ8x Kx x
KJ109x
3ST = +
<= mão mais forte que 3, logo indica menos
de 4 perdedoras
AKQ10x Kx
AJ109xx -
Abridor Overcaller
Respondedor Advancer
1
2ST
passo 3
<= pergunta o bicolor
passo ?
O Overcaller marca:
3 = +
x Kx AK8xx
AKJ8x
3 =
+
x AKJ10x xx
KQJxx
3 = +
<= a voz de 3 poderia não existir, porém
pode ser usada para 4-5 perdedoras
- KQJ10x
KQJxx AJx
3ST = +
<= mão mais forte que 3, logo indica menos
de 4 perdedoras
- KQJ10x
AKJ10x AQ10
Nota: quando há marcação de barragem, e a pergunta do bicolor não pode ser
feita pelo Advancer, o Overcaller querendo competir, marca seu bicolor no
primeiro naipe quando se têm dois naipes contíguos e dobre para indicar que os
naipes não se tocam.
Abridor Overcaller
Respondedor Advancer
1
2ST
4
passo
passo 4
<= indica + 3
<=
QJ1098x x x
AKQxx
5 <= indica pobres
<=
Qx - AQ9xxx
AKQ10x
dobro <= indica +
<=
AK108x x
AKJxx x
Concluindo: O Overcall Romano, que aparece na primeira versão do Manca, evita
que você seja "entupido", pois seu parceiro poderá valorizar uma
Dama e um Rei que tenha em cada um dos naipes do bicolor. Requer portanto uso
por jogadores experientes, que podem marcar um "game" valorizando
específicas cartas.
No entanto, essa ferramenta caiu em desuso pois algumas duplas que a usavam,
passavam mais de um ano sem ter ocorrência dessa situação. Ou seja,
convenções são boas quando ajudam no Bridge diário e são dispensáveis
quando raramente ocorrem.
Nesse sentido, nossa proposta é torná-la mais rara ainda, porém que seja
usada somente na condição de Vul contra não Vul, deixando assim a voz do
overcall de 2ST, tal como ela é usada pela dupla, nas outras condições de
vulnerabilidade.
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