Regra do 3 e 2

Esta regra óbvia é bem antiga e de negócio. Ela nos diz que uma abertura de barragem, além de mostra menos pontos que uma abertura normal de naipe em 1 e ter seus pontos concentrados no naipe mencionado, deve levar em consideração o número de vazas que se arrisca a perder caso o parceiro tenha uma mão branca, sem nada. Ela é portanto uma questão de seguro no risco da barragem, mas também é uma orientação para o parceiro querer arriscar em marcar game.

Princípio da Negociação:
1- Pode-se perder 3 vazas não vulnerável quando o adversário é vulnerável, ou seja, caso o adversário tenha game e portanto faça 600 pontos, pode-se perder até 500 pontos.

2- Pode-se perder 2 vazas quando se é vulnerável contra adversário também vulnerável, ou seja, caso o adversário tenha game e portanto faça 600 pontos, pode-se perder somente 500 pontos.

3- Pode-se perder 2 vazas não vulnerável se o adversário também não é vulnerável, ou seja, caso adversário tenha game e faça 400 pontos, pode-se perder somente 300 pontos.

4- Pode-se perder 1 vaza vulnerável se o  adversário não for vulnerável, ou seja, caso o adversário tenha game e faça 400 pontos, pode-se perder somente 200 pontos.

Portanto devemos aprender a contar perdedoras para avaliar as aberturas de barragem.

Exemplos de contagem de mão:
img_site/spades.gifAQJxxxx img_site/hearts.gifxx img_site/diamonds.gifKx img_site/clubs.gifxx =>soma de perdedoras: ½ em img_site/spades.gif+2 em img_site/hearts.gif+1,5 em img_site/diamonds.gif+2 em img_site/clubs.gif= 6.
Assim, com 6 perdedoras podemos abrir de 4
img_site/spades.gif não vul x vul, logo ao abrir de 4img_site/spades.gif passamos ao parceiro a informação de que temos 6 perdedoras e que se ele tiver 3 ganhadoras vamos fazer o contrato; mas com 6 perdedoras Vul contra Vul devemos abrir de 3img_site/spades.gif e se formos Vul contra não Vul somente podemos abrir de barragem em 2img_site/spades.gif para perder 1 down somente.

img_site/spades.gifAKJxxxxx img_site/hearts.gifxx img_site/diamonds.gifx img_site/clubs.gifxx  =>soma de perdedoras: 0 em img_site/spades.gif+2 em img_site/hearts.gif+1 em img_site/diamonds.gif+2 em img_site/clubs.gif= 5.
Assim, com 5 perdedoras abre-se de 4
img_site/spades.gif não vul x não vul e também vul x vul, logo, é necessário 2 vazas na mão do parceiro para cumprir o contrato. Com 5 perdedoras Vul contra não Vul abre-se de 3img_site/spades.gif e informamos o parceiro que temos 5 perdedoras.

img_site/spades.gifx img_site/hearts.gifKQJ10xxx img_site/diamonds.gifx img_site/clubs.gifJ1098 =>soma de perdedoras: 1 em img_site/spades.gif+1 em img_site/hearts.gif+1 em img_site/diamonds.gif+ 3 em img_site/clubs.gif= 6.
Assim, a abertura recomendada é de 4
img_site/hearts.gif não Vul contra Vul e de 3img_site/hearts.gif Vul contra Vul e de 2img_site/hearts.gif Vul contra não Vul.

img_site/spades.gifx img_site/hearts.gifJx img_site/diamonds.gifAx img_site/clubs.gifKQJxxxxx => soma de perdedoras: 1 em img_site/spades.gif+2 em img_site/hearts.gif+ 1 em img_site/diamonds.gif+1 em img_site/clubs.gif= 5.
abertura recomenda é de 5
img_site/clubs.gif não Vul contra vul, e para não pular 3ST, abrir de 3img_site/clubs.gif Vul contra Vul e Vul contra não Vul podemos abrir de 1img_site/clubs.gif e também abrir de 3img_site/clubs.gif desobedecendo a regra, pois com 8 cartas dificilmente seremos punidos no nível 3.

Nota1: Quando o parceiro não é passado não se pode abrir de barragem Vul quando não se tem entrada certa, por exemplo:
img_site/spades.gifKx img_site/hearts.gifxx img_site/diamonds.gifx img_site/clubs.gifKQJ10xxxx
Nota2: Quando o parceiro é passado a barragem em nível 2 Vul contra nVul pode ser feita com 13-14 HCP, por exemplo:
img_site/spades.gifAKJ10xx img_site/hearts.gifJx img_site/diamonds.gifKx img_site/clubs.gifQx  ou img_site/spades.gifJxx img_site/hearts.gifx img_site/diamonds.gifAQJ109x img_site/clubs.gifAJx.
Nota3: Quando o parceiro não é passado, em igual vulnerabilidade, é necessário ter no naipe duas das três maiores honras e no máximo uma honra lateral. Aceita-se situações de exceção com AJ109xx e uma honra lateral.
Nota4: Com vulnerabilidade favorável pode-se abrir de barragem no nível 2 com somente 5 cartas no naipe:
img_site/spades.gifKQJ10x img_site/hearts.gifxx img_site/diamonds.gifJxx img_site/clubs.gifQJx  ou img_site/spades.gif10x img_site/hearts.gifAKQxx img_site/diamonds.gifJxxx img_site/clubs.gifxx 
Nota5: Após a abertura de barragem e a intervenção do oponente o dobre é punitivo.
Nota6: Após uma abertura de barragem a mudança de naipe pelo parceiro pede apoio de 3 cartas ou de honra segunda, é portanto forçante por uma volta.
Nota7: A experiência tem mostrado que não se deve abrir de barragem com um outro naipe rico quarto ou outro naipe pobre quinto+.
Nota8: Após uma abertura de barragem em nível 3, algumas duplas avançadas, interessadas em Slam, pesquisam a seca na mão do parceiro que pode ter um distribuição 7-3-2-1.
Assim, quando a abertura é em 3
img_site/clubs.gif a voz de 3img_site/diamonds.gif pede a seca e o Abridor remarca o naipe quando não tem seca; na abertura de 3img_site/diamonds.gif/3img_site/hearts.gif/3img_site/spades.gif a pesquisa da seca é feita em 4img_site/clubs.gif.
Nota9: Após uma abertura de 2 fraca, o Respondedor com 3 cartas de apoio e mão limitada a 12 HCP não pode passar e deve abonar o parceiro do Abridor.
Nota10: Após uma abertura de 2 fraca, a resposta em 2ST pede o lateral do Abridor. O Abridor remarca o naipe se não tiver honra lateral, mas se tiver AKQxxx deve marcar 3ST.

Situações de Blefe:
Imagine que você tem
img_site/spades.gif10xxx img_site/hearts.gifxxx img_site/diamonds.gifJxxx img_site/clubs.gifKxx  e o Leilão corre:
parceiro  oponente1  você oponente2
   2
img_site/spades.gif            passo         ?  => 3ST é uma boa voz para atrapalhar um provável Slam 
Imagine que você tem
img_site/spades.gif10xxx img_site/hearts.gifx img_site/diamonds.gifJxxx img_site/clubs.gifAKxxx  e o Leilão corre: 
parceiro oponente1  você oponente2
   3
img_site/diamonds.gif          passo       ?  => 5img_site/clubs.gif é uma boa voz para indicar saída, caso haja dobro marcar 5img_site/diamonds.gif   

Aberturas especiais de Barragem
Mundialmente quanto se tem naipe sétimo ou oitavo fechado com AKQxxxxx/x
essas mãos possuem abertura especial:
1- Gambling – abertura de 3ST indica na pobre fechado com as três honras top e com 7 ou 8 cartas. Essa abertura nega honras laterais, logo o parceiro com mão fraca deve marcar 4
img_site/clubs.gif que pode ser corrigido para 4img_site/diamonds.gif pelo Abridor.
Algumas duplas usam a voz de 4
img_site/diamonds.gif para perguntar a seca e o Abridor marca 4ST quando tem 7-2-2-2 sem seca e marca 4img_site/hearts.gif com seca de Copas, 4img_site/spades.gif com seca de Espadas, marca seu naipe longo 5img_site/clubs.gif ou 5img_site/diamonds.gif com seca no outro menor.
Imagine que você tem
img_site/spades.gifxx img_site/hearts.gifAx img_site/diamonds.gifJxx img_site/clubs.gifAKJxxx  e o parceiro abre de 3ST, você quer então jogar game em 5img_site/diamonds.gif mas um passant pergunta a seca ....
Parceiro Oponente1 Você Oponente2
   3ST         passo        4
img_site/diamonds.gif      passo
    4
img_site/spades.gif         dobro        ? => agora você vê uma enorme chance em Slam e marca 6img_site/diamonds.gif
Algumas duplas, após a abertura de 3ST usam a voz de 4ST como convite a 6ST  se o Abridor tiver naipe oitavo e se tiver naipe sétimo ele passa.
Nota11: essa abertura não pode ter chicana (void). Mão com chicana abre-se de 1 em naipe mesmo com 9 HCP.

2- NAMYATS – é uma abertura similar com naipe rico 7º/8º fechado com AKQxxxx/x.
A abertura de 4
img_site/clubs.gif indica naipe fechado de Copas(img_site/hearts.gif);
A abertura de 4
img_site/diamonds.gif indica naipe fechado de Espadas(img_site/spades.gif).
Nessa abertura pode-se convencionar que não pode ter chicana ou Ás lateral, porém pode ter 1 Rei(K).
O Respondedor pode perguntar pelo segundo controle (K ou seja) marcando o naipe seguinte, ou seja, na abertura de 4
img_site/clubs.gif a voz de 4img_site/diamonds.gif interroga e o Abridor marca sign-off em 4img_site/hearts.gif quando não tem nem seca nem Rei lateral.
Novamente a voz de 4ST pede marcação de 6 no naipe longo quando o naipe é 8º.

A vantagem dessas marcações especiais de barragem é que o carteio pode ser transferido para a outra mão que vai defender a saída. Por exemplo, o parceiro abre de 4
img_site/clubs.gif e o você tem a mão Kxx xxx Axx AKQJ, está claro que vc com 5 vazas certas e ele com 7 vazas certas o problema é defender a saída de Espadas.

Outro exemplo, vc tem AKxxx AKxx Jx Jx e o parceiro abre de 3ST, logo sua marcação deve ser 5
img_site/clubs.gif corrigível para 5img_site/diamonds.gif, pois você contou 11 vazas. Nesse caso o contrato em 3ST está sujeito a dar 5 vazas na saída.

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