RESPOSTAS EM NÍVEL 3 APÓS ABERTURA DE 1ST
Num Leilão livre, isto é, sem
interferência dos oponentes, quando se joga que a resposta de 2
é um transfer para 3 e
a resposta de 2ST é um transfer para 3,
ambas aparentemente atuando como sign-off, porém podendo ser mãos
fortíssimas, as mãos 5-4 em naipe pobre ou mesmo
os bicolores 5-5 envolvendo um naipe pobre e um naipe podem ser melhor esclarecidas
através de uma convenção de Leilão que vamos explicar
abaixo.
Abridor Respondedor
1ST 2
<= transfer para 3 (1)
2ST <= transfer para 3 (2)
3 <= mão 5+
e 4
3 <= mão 2-2-5-4
3 <= mão 5+
4 e seca de (3154
ou 2164)
3 <= mão 5+
4 e seca de
(1354
ou 1264)
(1) Abridor Respondedor
1ST 2
?
Na seqüência do transfer para 3
o Abridor pode marcar "un passant" 2ST. Isso permite que o Abridor
possa convidar o Respondedor a game dizendo se tem ou não tem bom apoio em
com mão máxima.
Denomina-se de transfer com "pre-accept" a essa possibilidade de poder mostrar
interesse em jogar 3ST caso o naipe do Respondedor seja de convite.
Algumas duplas convencionam que "quebrar o transfer", ao marcar 2ST, indica não
interesse, ou provável dubleton branco de Paus, enquanto que marcar direto 3
mostra honra 3a. e máximo. Entenda-se máximo como ter controle nos outros
naipes e ter possibidade de se fazer mais 3 vazas imediatas, além das 6 vazas no
naipe do transfer.
Outras duplas internacionalmente convencionam exatamente o contrário, ou seja,
quebrar o tranfer mostra ter gostado da mão. Considerando que aqui no
Brasil muitos experts adotam que quebrar o transfer mostra não ter gostado da
mão e marcar 3
direto
mostra máximo e honra terceira, vamos adotar neste texto o que se joga mais no
Brasil. Assim, marcar direto mostra ter gostado da mão.
Por exemplo, se o Respondedor tiver uma mão tipo:
(a) xx
Jx xxx
KQ10xxx (b) xx
xx xxx
AQ10xxx (c) xx
Kxx xx
J1098xx
Abridor Respondedor
1ST 2
3
?
Em (a) e (b) o
Respondedor deve marcar 3ST, pois o Abridor está indicando interesse em jogar
3ST devendo ter uma honra terceira de Paus e Ases nos outros naipes. Já em (c) a mão deve ser de
sign-off mesmo e o Respondedor deve passar em 3.
(2) Abridor Respondedor
1ST 2ST <= transfer para 3
3
?
O mesmo critério anterior se aplica aqui, sendo a quebra do transfer a
marcação de 3
Por exemplo, se o Respondedor tiver uma mão tipo:
(a) xx
Jx AJ9xxx
xxx (b) xxxx
xx Qxxxxx
x (c) Ax
x 1087xxxx
xxx
Abridor Respondedor
1ST 2ST
?
Em (a) se o Abridor marcar 3
que indica não ter gostado da mão
o Respondedor deve corrigir para 3
que encerra o Leilão, porém se o Abridor marcar 3,
que significa que ele gostou da mão, o Respondedor deve aceitar o convite e
tentar game em 3ST. Em (b) e (c) o Respondedor tem uma mão de completo sign-off
e portanto deve recusar qualquer convite feito durante o transfer.
Marcação de bicolores 5-5 e unicolores forte
Abridor Respondedor
1ST
2 <= transfer para
2ST/3 3/3/3
<= mostram respectivamente 5-5
/ 5-5
/ 5-5
e além de forçante a game indicam interesse em Slam
Abridor Respondedor
1ST
2
2ST/3
4 <= mão forte, pede
início de cue-bid
Abridor Respondedor
1ST
2ST <= transfer para
2ST/3
3/3
<= mostram respectivamente 5-5
/ 5-5
e além de forçante a game indicam interesse em Slam
Abridor Respondedor
1ST
2ST
2ST/3
4 <= mão forte, pede
início de cue-bid
Abridor
Respondedor
Abridor Respondedor
1ST
2 <= transfer para
1ST 2
<= transfer para
2
2 <= indica bicolor 5-5
2
3 <= indica bicolor 5-5
forçante ao nível
3
forçante a game
Pesquisa da mão em nível 3
Abridor Respondedor
1ST 2
2
3 <= pergunta a mão
?
Abridor marca: 3 com
mão 4-3-3-3
O Respondedor faz relay em 3
e Abridor esclare o naipe:
3 <= 3-3-3-4
e 3ST <= 3-3-4-3
Abridor marca: 3 com os
dois naipes pobres na mão 2-3-4-4
Abridor marca: 3 com os
dois naipes pobres na mão 3-2-4-4
Abridor marca: 3ST com pobre 5o.
O Respondedor poder fazer relay em 4
para saber o naipe quinto
Abridor marca 4
com 5
marca 4 com 5
(nega A) e marca 4
com 5 e A
Abridor Respondedor
1ST 2
2
3 <= pergunta a mão
?
Abridor marca: 3 com
dois naipes 4-4
Abridor marca: 3 com
dois naipes 4-4
Abridor marca: 3 com
dois naipes 4-4
Abridor marca: 3ST com mão de 1 só naipe: 3-4-3-3
Abridor Respondedor
1ST 2
2
3 <= pergunta a mão
?
Abridor marca: 3 com
dois naipes 4-4
Abridor marca: 3 com
dois naipes 4-4
Abridor marca: 3ST com mão de 1 só naipe: 4-3-3-3
Marcação de mãos de 5-4
Abridor Respondedor
1ST 3 <= mão
5+ e 4
?
3 <= relay, pergunta
a mão do Respondedor
Respondedor marca:
3 com
seca de em mão x=1=4=5+
10-14 hcp
Abridor marca 3 com pega
de negando pega de
e o Respondedor decide
Abridor marca 3ST com pega nos ricos e sem interesse de Slam em pobre
Abridor marca naipe pobre em nível 4 com interesse de Slam e pedindo cue-bid
3 com
mão 1=x=4=5+
10-14 hcp
Abridor marca 3ST com boa pega nos ricos ou marca naipe pobre em nível 4
3ST com mão
2=2=4=5
10-14 hcp
4ST com mão 2=2=4=5
15-16 hcp quantitativo (convite)
5ST com mão 2=2=4=5
17-18 hcp forçante Slam (Abridor escolhe o contrato)
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-3-2
Marcação de mãos de 2-2-5-4
Abridor Respondedor
1ST
3 <=
2-2-5-4
?
3 <= tem pega
de e não tem pega de
3 <= tem pega
de e não tem pega de
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4 <= mão
máxima com 4+
4 <= mão
máxima com 4+
Marcação de mãos de x-1-5+4
Abridor Respondedor
1ST
3 <= x-1-5+4
?
3 <= tem pega
de e não tem pega de
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4 <= mão
máxima com 4+
4 <= mão
máxima com 4+
Marcação de mãos de 1-x-5+4
Abridor Respondedor
1ST
3 <= 1-x-5+4
?
3ST <= não tem interesse em naipes pobres, provável mão: 4-4-2-3
4 <= mão
máxima com 4+
4 <= mão
máxima com 4+
Marcação de Smolen em mão 6-4
ou 5-4
ou 6-4
ou 5-4
Abridor
Respondedor
Abridor Respondedor
1ST 2
1ST 2
2
3 <= Smolen (6-4)
2
3 Smolen (6-4)
?
?
Abridor
marca:
Abridor marca:
3
apoio 3.
mínimo
3ST nega apoio 3o.
3ST nega apoio
3o.
4 apoio 3
máximo e cue-bid
4
apoio 3 máximo e
cue-bid
4 apoio 3
máximo e cue-bid
4
apoio 3 máximo e
cue-bid
4 apoio 3
mínimo
Abridor
Respondedor
Abridor Respondedor
1ST 2
1ST 2
2
3 <= Smolen (6-4)
2
3 Smolen (6-4)
3
?
3ST ?
Respondedor
marca:
Respondedor marca:
3ST com mão 5-4-2-2
4 splinter (mão 6-4)
interesse em Slam
4
splinter
4 splinter (mão 6-4)
interesse em Slam
4
splinter
4 para jogar
4 cue-bid sem controle
nos
pobres
4ST quantitativo mão 5-4-2-2
e
4 para
jogar
Abridor passa ou marca 6ST
Nota: duas seqüências não forçante a game
Abridor
Respondedor
Abridor Respondedor
1ST 2
1ST 2
2
2 (5-4
7/8
hcp)
2
2 (5-4
7/8 hcp)
?
?
Abridor passa com apoio 2o. ou
mínimo
Abridor passa com apoio 2o. ou mínimo
apoia com 3 e
máximo
apoia com 3 e máximo
/ / /