Rubensohl ou Rubinsohl O australiano Bruce Neill publicou um artigo no The Bridge World de 1983 explicando um método para uso em Leilão competitivo, imediatamente após um overcall oponente. O Respondedor, usa então uma combinação de Transfer e Lebensohl para melhor mostrar sua mão e força. O conceito foi baseado num artigo publicado antes por Jeff Rubens (cerca de 1980), que usou o termo Rubensohl para mostrar uma variante avançada do Lebensohl. Esse conceito já tinha sido usado antes nos EUA pelo Word Grand Master Ira Rubin e portanto esta convenção é também conhecida por Rubinsohl. 1) Após o parceiro ter aberto de 1ST (15-17 HCP) e o Oponente ter feito overcall em naipe no nível 2: 1a) dobro é punitivo Abridor Oponente Respondedor * natural overcall 1ST 2naipe* dobro <= punitivo, indica 4+ cartas e 6+ HCP Nota: algumas duplas preferem jogar que quando o overcall foi em 2 ou 2, o dobro não é punitivo e sim pedido de naipe rico com mão limitada entre 6-8 HCP. Nesse caso o Abridor marca: - passa em 2 dobrado se tiver naipe de Paus - 2 com 5 cartas de Ouros (ou passa se tiver naipe de Ouros) - 2 com 4 cartas e pode ter 4 cartas de Espadas (Respondedor passa ou marca 2) - 2 com 4 cartas e nega ter 4 cartas de Copas (Respondedor passa ou marca 2ST) - 2ST negando rico e com pega em Paus. 1b) marcação de naipe em nível 2 é sign-off Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 2/2/2 <= sign-off 1ST 2 2/2 <= sign-off 1ST 2 2 <= sign-off 1c) marcação de 2ST até 3 é Transfer para naipe de hierarquia superior Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 2ST <= Transfer para 3 pode ser sign-off 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 2ST <= Transfer para 3 pode ser sign-off 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 2ST <= Transfer para 3 pode ser sign-off 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 1ST 2 3 <= Transfer para 3 Com esse Transfer o Respondedor faz um convite ao Abridor sinalizando onde está seu naipe quinto que poderá ser um sign-off caso o Abridor tenha mínimo ou não tenha apoio. O Abridor decide se passa ao aceitar o Transfer, ou rejeita o Transfer e vai a "game" em naipe rico ou em 3ST, ou ainda excepcionalmente no naipe pobre do Respondedor. Nota: No caso do Transfer para 3, o Abridor não deve marcar 3ST mesmo com máximo, pois pode ser sign-off em Paus, ou início de sign-off em outro naipe. Se após o Transfer o Respondedor marcar 3 ou 3, naipes de hierarquia inferior ao overcall oponente, então é sign-off. Abridor Oponente Respondedor Oponente2 1ST 2 2ST passo 3 passo 3/3 <=sign-off Abridor Oponente Respondedor Oponente2 1ST 2 2ST passo 3 passo 3 <=sign-off 1d) se o Transfer é para o naipe oponente, então ele pede naipe rico (Stayman) sinalizando que tem pelo menos um naipe rico quarto. O Abridor marca seu naipe rico no nível 3 ou marque 3ST com pega. Caso contrário aceita o Transfer marcando o naipe oponente para negar naipe rico e pega. Quando o overcall oponente foi em naipe rico, então o Abridor marca o outro naipe rico, diretamente em nível 4 com máximo e com o mínimo marca no nível 3. Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 3 <= não tenho 4 cartas de Espadas nem pega em Copas Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 3ST <= não tenho 4 cartas de Copas, mas tenho pega de Espadas Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 3 <= não tenho 4 cartas de Copas nem tenho pega de Espadas Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 3 <= tenho 4 cartas de Espadas e mínimo Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 4 <= tenho 4 cartas de Espadas e máximo Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 3 <= não tenho 4 cartas de Copas, mas tenho 4 cartas de Espadas Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 2ST 3ST <= não tenho 4 cartas de naipe rico, mas tenho pega de Paus Nota: qualquer marcação do Respondedor, após o Transfer ser aceito ou rejeitado, é forçante por uma volta, até que "game" ou slam seja atingido. A voz de 4ST pergunta Ases na seqüência. 1e) marcação de 3 pede pega no naipe do overcall oponente Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3 <= pede pega de 1ST 2 3 <= pede pega de 1ST 2 3 <= pede pega de 1ST 2 3 <= pede pega de Com essa fala de 3 o Respondedor não mostra interesse em naipe rico e mostra ter pontos suficiente para "game", cabe ao Abridor marcar 3ST com pega ou marcar seu primeiro naipe em seqüência no nível 4, negando a pega no naipe oponente de overcall. 1f) marcação direta em 3ST é para jogar, promete pega. Abridor Oponente Respondedor 1ST 2 3ST <= tenho pega de sign-off 1ST 2 3ST <= tenho pega de sign-off 1ST 2 3ST <= tenho pega de sign-off 1ST 2 3ST <= tenho pega de sign-off 1g) Quando o oponente dobra 1ST do nosso parceiro a regra é: - o passo pede ao Abridor redobrar caso o Advancer passar. Nesse caso o Respondedor marca o seu primeiro naipe quarto buscando encontro de naipes, mesmo que seja 4-3, ou passa no redobre; - Redobro é Transfer para 2 - 2 é Transfer para 2, - 2 é Transfer para 2, - 2 é Transfer para 2. Abridor Oponente Respondedor Oponente 1ST dobro redobro <= xx xx xxx J98xxx Abridor Oponente Respondedor Oponente 1ST dobro 2 <= xx xx Q9xxx 98xx Abridor Oponente Respondedor Oponente 1ST dobro passo passo redobro passo 2 <= xxx Jxxx Jxxx xx O Abridor passar com 3+ cartas em Ouros e com duas marca naipe rico Abridor Oponente Respondedor Oponente 1ST dobro passo passo redobro passo passo <= Qxx Rxxx QJx Jx O Respondedor com 6 ou + pontos aceita jogar redobrado 2) Após o parceiro ter aberto em nível 1 e o oponente ter feito um overcall em salto no nível 2 2a) Passo do Respondedor indica zero a 9 HCP, cabe ao Abridor reabrir o Leilão estando curto no naipe do overcall oponente. 2b) Dobre do Respondedor indica 8-9 HCP e seca ou dubleton no naipe do overcall oponente. Busca disputar parcial, porém aceita penalizar o oponente caso o parceiro passe com 4 cartas nesse naipe. 2c) Naipe marcado pelo Respondedor no nível 2 é (free-bid ou sign-off), indica mão de 5-7 pontos com naipe quinto, tal como seria se seu parceiro abrisse de 1ST, o oponente fizesse overcall no nível 2, e você desse um sign-off no nível 2. 2d) As vozes de Transfer são as mesma que em (1C), ou seja: 2ST Transfer para 3 3 Transfer para 3 3 Transfer para 3 3 Transfer para 3 Considerando que o Respondedor promete 10-11 HCP e 5 cartas no naipe, cabe ao Abridor aceitar o Transfer como sign-off ou quebrar o Transfer indo a "game" ou remarcando seu naipe no caso da impossibilidade de jogar no naipe do Respondedor. 2e) Caso o Transfer seja para o naipe do overcall oponente, então o Respondedor mostra pelo menos um naipe rico de 4 cartas e força de "game". O Abridor segue o receituário de (1d). 2f) Caso o Respondedor der um cue-bid no naipe do overcall oponente, ele pede pega para que o parceiro marque 3ST, ou marque outro naipe, pois ele tem força de "game" com naipe pobre. Veja o receituário em (1e). 2g) Caso o Respondedor
marque direto 3ST ele mostra ter pega e força de "game". Veja (1f). 4) Jogando Rubinsohl -
interferência no nível 3 após abertura de 1ST ou 1naipe
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