Rubensohl ou Rubinsohl
O australiano Bruce Neill publicou um artigo no The Bridge World de 1983
explicando um método para uso em Leilão competitivo, imediatamente após um
overcall oponente. O Respondedor, usa então uma combinação de Transfer e
Lebensohl para melhor mostrar sua mão e força.
O conceito foi baseado num artigo publicado antes por Jeff Rubens (cerca de
1980), que usou o
termo Rubensohl para mostrar uma variante avançada do Lebensohl. Esse conceito
já tinha sido usado antes nos EUA pelo Word Grand Master Ira Rubin e portanto esta
convenção é também conhecida por Rubinsohl.
1) Após o parceiro ter aberto de 1ST (15-17 HCP) e o Oponente ter feito overcall
em naipe no nível 2:
1a) dobro é punitivo
Abridor Oponente Respondedor * natural
overcall
1ST 2naipe* dobro
<= punitivo, indica 4+ cartas e 6+ HCP
Nota: algumas duplas preferem jogar que quando o overcall foi em 2
ou 2 , o dobro não é punitivo e sim pedido de
naipe rico com mão limitada entre 6-8 HCP.
Nesse caso o Abridor marca:
- passa em 2 dobrado se tiver naipe de Paus
- 2 com 5 cartas de Ouros (ou passa se
tiver naipe de Ouros)
- 2 com 4 cartas e pode ter 4 cartas de Espadas
(Respondedor passa ou marca 2 )
- 2 com 4 cartas e nega ter 4 cartas de Copas
(Respondedor passa ou marca 2ST)
- 2ST negando rico e com pega em Paus.
1b) marcação de naipe em nível 2 é sign-off
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
2 /2 /2
<= sign-off
1ST 2
2 /2
<= sign-off
1ST 2
2
<= sign-off
1c) marcação de 2ST até 3 é Transfer para
naipe de hierarquia superior
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
2ST <= Transfer
para 3 pode ser sign-off
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
2ST <= Transfer
para 3 pode ser sign-off
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
2ST <= Transfer
para 3 pode ser sign-off
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
3 <= Transfer para 3
1ST 2
3
<= Transfer para 3
1ST 2
3 <= Transfer para 3
1ST 2
3
<= Transfer para 3
Com esse Transfer o Respondedor faz um convite ao Abridor sinalizando onde está
seu naipe quinto que poderá ser um sign-off caso o Abridor tenha mínimo ou
não tenha apoio. O Abridor decide se passa ao aceitar o Transfer, ou rejeita o
Transfer e vai a "game" em naipe rico ou em 3ST, ou ainda
excepcionalmente no naipe pobre do Respondedor.
Nota: No caso do Transfer para 3 ,
o Abridor não deve marcar 3ST mesmo com máximo, pois pode ser sign-off em
Paus, ou início de sign-off em outro naipe. Se após o Transfer o Respondedor marcar 3 ou
3 , naipes de hierarquia inferior ao overcall
oponente, então é sign-off.
Abridor Oponente Respondedor Oponente2
1ST 2
2ST
passo
3
passo 3 /3
<=sign-off
Abridor Oponente Respondedor Oponente2
1ST 2
2ST
passo
3
passo 3
<=sign-off
1d) se o Transfer é para o naipe oponente, então ele pede naipe rico
(Stayman) sinalizando que tem pelo menos um naipe rico quarto. O Abridor
marca seu naipe rico no nível 3 ou marque 3ST com pega. Caso contrário
aceita o Transfer marcando o naipe oponente para negar naipe rico e
pega. Quando o overcall oponente foi em naipe rico, então o Abridor
marca o outro naipe rico, diretamente em nível 4 com máximo e com o mínimo marca no nível 3.
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
3 <= não tenho 4 cartas
de Espadas nem pega em Copas
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
3ST <= não tenho 4 cartas de Copas, mas tenho pega de Espadas
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
3 <= não tenho 4 cartas
de Copas nem tenho pega de Espadas
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
3 <= tenho 4 cartas de
Espadas e mínimo
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
4 <= tenho 4 cartas de
Espadas e máximo
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
3 <= não tenho 4 cartas
de Copas, mas tenho 4 cartas de Espadas
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
2ST
3ST <= não tenho 4 cartas de naipe rico, mas tenho pega de
Paus
Nota: qualquer marcação do Respondedor, após o Transfer ser aceito ou
rejeitado, é forçante por uma volta, até que "game" ou slam seja
atingido. A voz de 4ST pergunta Ases na seqüência.
1e) marcação de 3 pede pega no naipe do
overcall oponente
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3
<= pede pega de 
1ST 2
3
<= pede pega de 
1ST 2
3
<= pede pega de 
1ST 2
3
<= pede pega de 
Com essa fala de 3 o Respondedor não mostra
interesse em naipe rico e mostra ter pontos suficiente para "game",
cabe ao Abridor marcar 3ST com pega ou marcar seu primeiro naipe em seqüência
no nível 4, negando a pega no naipe oponente de overcall.
1f) marcação direta em 3ST é para jogar, promete pega.
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
3ST <= tenho pega de
sign-off
1ST 2
3ST <= tenho pega de
sign-off
1ST 2
3ST <= tenho pega de
sign-off
1ST 2
3ST <= tenho pega de
sign-off
1g) Quando
o oponente dobra 1ST do nosso parceiro a regra é:
- o passo pede ao Abridor redobrar caso o Advancer passar. Nesse caso o
Respondedor marca o seu primeiro naipe quarto buscando encontro de naipes, mesmo
que seja 4-3, ou passa no redobre;
- Redobro é Transfer para 2
- 2 é Transfer para 2 ,
- 2 é Transfer para 2 ,
- 2 é Transfer para 2 .
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST
dobro redobro <=
xx xx
xxx J98xxx
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST
dobro 2
<= xx xx
Q9xxx 98xx
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST
dobro
passo passo
redobro
passo 2
<= xxx
Jxxx Jxxx
xx
O Abridor passar com 3+ cartas em Ouros e com duas marca naipe rico
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST
dobro
passo passo
redobro passo
passo <= Qxx
Rxxx QJx
Jx
O Respondedor com 6 ou + pontos aceita jogar redobrado
2) Após
o parceiro ter aberto em nível 1 e o oponente ter feito um overcall em salto no
nível 2
2a) Passo do Respondedor indica zero a 9 HCP, cabe ao Abridor reabrir o Leilão
estando curto no naipe do overcall oponente.
2b) Dobre do Respondedor indica 8-9 HCP e seca ou dubleton no naipe do overcall
oponente. Busca disputar parcial, porém aceita penalizar o oponente caso o
parceiro passe com 4 cartas nesse naipe.
2c) Naipe marcado pelo Respondedor no nível 2 é (free-bid ou sign-off), indica
mão de 5-7 pontos com naipe quinto, tal como seria se seu parceiro abrisse de
1ST, o oponente fizesse overcall no nível 2, e você desse um sign-off no
nível 2.
2d) As vozes de Transfer são as mesma que em (1C), ou seja:
2ST Transfer para 3
3
Transfer para 3
3
Transfer para 3
3
Transfer para 3
Considerando que o Respondedor promete 10-11 HCP e 5 cartas no naipe, cabe ao
Abridor aceitar o Transfer como sign-off ou quebrar o Transfer indo a
"game" ou remarcando seu naipe no caso da impossibilidade de jogar no
naipe do Respondedor.
2e) Caso o Transfer seja para o naipe do overcall oponente, então o Respondedor
mostra pelo menos um naipe rico de 4 cartas e força de "game". O
Abridor segue o receituário de (1d).
2f) Caso o Respondedor der um cue-bid no naipe do overcall oponente, ele pede
pega para que o parceiro marque 3ST, ou marque outro naipe, pois ele tem força
de "game" com naipe pobre. Veja o receituário em (1e).2g) Caso o Respondedor
marque direto 3ST ele mostra ter pega e força de "game". Veja (1f).
3) Após o parceiro ter aberto e um overcall ter sido feito em nível 1 ou 2
3a) 2ST Transfer para Paus e novo naipe ou passo é sign-off
Abridor Overcaller Respondedor
1
1 2ST <= Transfer p/3 que pode ser o
naipe longo do Respondedor ou
um naipe que ele irá mencionar depois para ser sign-off
Abridor Overcaller Respondedor
1
2
2ST <= Transfer p/3 que pode ser o
naipe longo ou
um naipe que ele irá mencionar depois para ser sign-off
Abridor Overcaller Respondedor
1
2
2ST <= Transfer para 3 que pode ser o
naipe longo ou um naipe que ele irá mencionar depois para ser sign-off
Nos exemplos acima o Respondedor pode ter a mão:
x xx
xxx K1098xxx ou
no primeiro caso a mão:
QJx x
A10xx KQ10xx
esperando marcar depois 3 e 4
no segundo caso a mão:
xx x
Q10xxxxx 10xx para
dar sign-off depois em 3
no terceiro caso a mão:
xx KJxxxx
x J10xx para dar
sign-off depois em 3
3b) Após o 2ST pedindo Transfer para 3 o abono é mão de 10-11 pontos - convite
Abridor Overcaller Respondedor Advancer
1
2
2ST
passo
3
passo 3
<= convite 10-11 pontos
Abridor Overcaller Respondedor
1
2
2 <= apoio fraco, geralmente 3 cartas
Abridor Overcaller Respondedor
1
2
3 <= barragem, geralmente 4 cartas
Nota:
Se a abertura foi 1 o convite é feito marcando
3ST após o Transfer para 3 , pois 3ST direto é
para cartear e indica pega.
3c) Se o Respondedor der um cue-bid no naipe do overcall, após o Transfer para
3 , ele indica mão balanceada com força
de "game".
Nota: o Abridor deve quebrar o Transfer para 3
com mãos especiais para evitar ter que jogar um contrato indevido.
Um aspecto importante do princípio do Rubensohl (ou Rubinsohl) é que ele pode
ser generalizado para jogar em Leilão competitivo quando o oponente faz
overcall em nível 1 ou 2. Evidentemente, muda-se toda a estrutura de
tratamento para Leilão competitivo. Por exemplo, com isso pode-se distinguir o
valor de um apoio direto, que passa a ser mais
fraco, de um apoio via Transfer, que passa ser mais consistente, além disso
pode-se introduzir uma sequência forçante ou passável ("free-bid"):
Abridor Overcall Respondedor Advancer
1
1
2 <= Transfer p/
9-10 HCP
(permite trial bid);
1
1
2 <= Apoio direto é mais fraco
5-7 HCP
(evita trial bid);
1
1
2 <= Transfer p/ sign-off que pode
ser quebrado com abertura forte,
caso o Respondedor marque outro naipe este será forçante por uma volta;
1
2
2 <= Transfer para Espadas
9-10 HCP;
1
2
2 <= apoio direto é mais fraco
5-7 HCP;
1
2
2 <= Transfer para Copas, sign-off que pode
ser quebrado com abertura forte, caso o Respondedor marque outro naipe este será forçante por uma volta;
3d) Após um dobro em nível 1
Abridor Overcaller Respondedor
1
dobro 1ST <= Transfer
para Paus, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Ouros, 9-10 HCP
1
dobro 2
<= apoio direto, mais fraco, 5-7 HCP
1
dobro 1ST <= Transfer
para Paus, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Ouros, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Copas, 9-10 HCP
1
dobro 2
<= apoio direto, mais fraco, 5-7 HCP
1
dobro 1ST <= Transfer
para Paus, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Ouros, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Copas, sign-off
1
dobro 2
<= Transfer para Espadas, 9-10 HCP
1
dobro 2
<= apoio direto, mais fraco, 5-7 HCP
4) Jogando Rubinsohl -
interferência no nível 3 após abertura de 1ST ou 1naipe
4a) Outro naipe marcado pelo Respondedor é forçante a "game"
4c) Dobro é informativo e limitado para competir (9-11 HCP)
4d) Outro naipe falado pelo Abridor não é forçante a "game"
4e) Dobro pelo Abridor é informativo para competir (curto no naipe oponente)
5) Jogando Rubinsohl na intervenção
Finalmente, o princípiio do Rubensohl (ou Rubinsohl) pode ser usado pelo
Advancer ao apoiar o naipe do overcaller, ou ainda em criar uma situação
forçante como tentativa de "game":
Abridor Overcaller Respondedor Advancer
1
1
passo ?
Advancer marca:
2 <= Transfer para 2
com 9-10 HCP
2 <= apoio direto, mais fraco, 6-8 com 3
cartas
3 <= apoio direto em salto, 6-8 com 4 cartas
2 <= cue-bid, tentativa de "game",
forçante por uma volta
obs. Em Construção
/ / /
|