Sinalização Padrão: "Standard Carding" é um modo antigo, porém
ainda muito usado, de colocar uma carta alta (digamos 7 para cima) para dizer
que há interesse nesse naipe. Exemplos:
caso 1 - Sinalização de Atitude (mostrando interesse ou desinteresse no naipe)
Quando um dos atacantes inicia uma carta alta o outro atacante serve uma carta alta
para encorajar o parceiro a continuar no naipe ou uma carta baixa para
desencorajar o parceiro de continuar no naipe.
Vejamos alguns exemplos:
Jogando um contrato com trunfo em naipe de Ouros, onde as carta de Espadas são:
a)
morto
b) morto
c) morto
Q93
983
QJ432
defensor1 defensor2 defensor1
defensor2 defensor1 defensor2
AK82
107
AK52
Q107
AK65
1087
carteador carteador
carteador
J654
J64
9
Em (a) defensor1 inicia jogando o A
e defensor2 joga o 10
para mostrar interesse de cortar a terceira rodada de Espadas. O Dez de Espadas
é uma chamada para continuar no naipe. Após a jogada de
K
e do eco de defensor2 jogando primeiro grande e agora pequena, defensor1 obedece
e continua no naipe e defensor2 corta a terceira rodada no naipe de Espadas. Na terceira rodada
de Espadas, defensor1 pode ainda sugerir uma preferência de retorno entre os
naipes de Copas e Paus. Considerando que o trunfo é Ouros e que o ataque foi em
Espadas, defensor1 joga o 8
para mostrar interesse em Copas e joga 2
para mostrar interesse em Paus.
Em (b) defensor2 também serve o 10
para mostrar que tem interesse que defensor1 continue no naipe, pois agora ele
tem a Dama de Espadas que irá fazer a vaza na terceira rodada de Espadas. Note
que defensor1 não sabe se o parceiro tem dubleton ou tem a Dama, ele
simplesmente obedece a sinalização de continuar no naipe.
Em (c) após defensor1 jogar o A
defensor2 servir o 7,
defensor1 observa suas cartas e as do morto e logo nota que o Sete de Espadas é
a menor carta excluindo as outras a vista, logo ele sabe que seu parceiro
colocou uma carta pequena para sinalizar 3
cartas (ou uma carta). Se a carta servida por defensor2 fosse o
10,
mesmo que o carteador servisse o 9
defensor1 deve considerar que o carteador está com o Oito ou com o Sete de
Espadas, ou com ambos. É claro que a jogada do 7
poderia ser carta seca, mas dependendo do leilão defensor1 deve inferir quem é
o candidato maior em ter a carta seca. Há casos em que mesmo sendo o Carteador
o mais provável, para se derrubar o contrato, é preciso arriscar que a seca
seja do seu
parceiro.
Atacando em Espadas contra Sem Trunfos, atacante1 sai de
K:
d) morto
e) morto
f) morto
93
93
973
defensor1 defensor2 defensor1
defensor2 defensor1 defensor2
KQ104
8752 KQ104
J72
KQ1065
J2
carteador
carteador
carteador
AJ6
A865
A84
Em (d) a Atitude correta de defensor2 é indicar se tem ou
não o J assumindo que
saída de Rei promete a Dama e provavelmente o 10 ou 9. Portanto defensor2 deve
servir o 2. Nesse caso
defensor1 não continua no naipe no caso do Carteador fiar a primeira vaza, pois
isso daria de presente uma vaza ao Carteador.
Em (e) defensor2 deve indicar interesse e deve servir
o 7. Nesse caso
defensor1 percebe que o Sete é uma carta que encoraja a continuação, logo,
no caso do Carteador fiar a primeira vaza, defensor1 joga depois o
4
para o J de atacante2.
Em (f) defensor2 é obrigado a chamar servindo o
J
na primeira vaza, pois se colocar o 2
fatalmente defensor1 irá mudar de naipe. Em certos casos esse sacrifício de
Valete pode levar a uma perda de vaza em situações onde defensor1 tem 4 cartas
ou tem 5 cartas sem o 10, por exemplo, KQ98x.
caso 2 - Sinalização de Contagem (indica número par ou impar de cartas):
servir inicialmente uma carta pequena indica número impar (3 ou 5 cartas);
servir inicialmente a segunda maior cartas indica número par (4 ou 6 cartas); e
servir inicialmente a carta maior indica duas cartas:
Uma situação típica está em otimizar a quebra de comunicação do carteador
com o morto através da sinalização de contagem par ou impar. Vejamos alguns
exemplos:
g)
defensor1 morto
defensor2 Carteador
Leilão
9864
KQJ102
A53
7
defensor2 Carteador
73
4
J75
AKQ10982
1
4 <=fim
QJ94
K63
A1085 72
Q1093
8654
K2
AJ7
Após o ataque de Ouros, o Carteador corta a terceira rodada de Ouros e tira 3
trunfos para então jogar Espadas. Defensor1 serve o
8,
e Atacante2 deve inferir que este 8
é uma sinalização de 4 cartas, pois se defensor1 tivesse 3 cartas ele
serviria a sua menor carta para mostrar número impar de cartas. Assim sendo defensor2 cobre o Rei de Espadas com o Ás e quebra a comunicação com o
morto.
h)
defensor1 morto defensor2 Carteador
Leilão
964
KQJ102
A53
87
Atacante2 Carteador
73
4
J75
AKQ10982 1
4 <=fim
J1094
632
AKQ8
75
K1073
8642
QJ9
A5
No entanto se as cartas fossem como acima, defensor1 ataca de
J
e na terceira rodada o carteador corta Ouros, tira os trunfos e joga o
7.
Defensor1 serve o 4
e nesse caso defensor2 não serve o A
e deixa o Carteador fazer a primeira rodada de Espadas, mas faz o
A
na segunda rodada de Espadas, quebrando a comunicação da mão e do morto, pois
a sinalização de defensor1 foi clara de número impar de cartas.
i)
defensor1 morto defensor2 Carteador
Leilão
94
KQJ102
A53
876
Atacante2 Carteador
73
4
J75
AKQ10982
1
4 <=fim
J1094
632
AKQ8 7
K1073
8642
QJ9
A5
Nesta terceira situação, o Carteador corta a segunda rodada de Ouros e após
destrunfar joga Espadas (qualquer carta) e agora defensor1 serve
9,
sua carta mais alta, para indicar dubleton. O Carteador fia a primeira e a segunda
rodada de Espadas e faz o A
na terceira, cortando a comunicação da mão e do morto.
Ou seja, com um método de sinalização de contagem de cartas fica mais fácil
raciocinar e acertar, porém, mesmo assim, há casos em que é preciso um certo
palpite para acertar a jogada correta. Imagine a mesma situação do exemplo (f)
trocando o 9 de defensor1 pelo
8 do Carteador. O Carteador joga então uma carta diferente do
9
e defensor1 serve sua maior, mas para defensor2 não está claro que este
8
é a maior pois o 9 não
está a vista. Aparente esta é uma sinalização de 4 cartas e defensor2 pode
perfeitamente errar o palpite e entrar de A.
No entanto um outro raciocínio que defensor2 pode fazer é que se seu parceiro
tiver 4 cartas, o Carteador terá então uma mão 1=7=1=4 e não uma mão do
tipo 7-3-2-1 que é mais provável do que mão de duas secas!
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