Sistema "Napolitano"
Resumido - Nelson & Carlão

1 - abertura de 1 - mão indefinida com 17 ou + pontos em cartas altas (HCP)
2 - abertura de 1/1/1 é naipe quarto com 12-16 HCP.
3 - abertura de 1ST indica naipe quarto ou quinto de até 16 HCP.
4 - abertura de 2 indica naipe sexto de Paus até 16 HCP.
5 - abertura de 2/2/2 unicolor naipe 6º com 6-11 HCP.

6 - abertura de 2ST mão regular com 21-22 HCP.
7 - abertura de 3ST naipe pobre fechado sem honra lateral.
8 - abertura de barragem com naipe 7º segue o esquema tradicional.

Detalhamento:

1) abertura de 1 pede controle e tem as seguintes respostas:
    1 => zero ou 1 controle (caso especial = 1 Ás com menos de 6
    1 => 2 controles (1 Ás ou 2 Reis)
    1 => 3 controles (A+K ou 3K)
    1ST => 4 controles
    2 => 5 controles
    2 => 6 ou + controles
    2 / 2 => zero controles com QJxxxx no naipe
    2ST => 9/10 HCP sem Ás e com 1 Rei em mão regular.
    3/3/3/3 => 0-1 controle - naipe 7º tipo QJxxxxx ou KJxxxxx
    3ST => 3 controles e naipe 6º fechado até Valete ou 7º fechado até Dama.
    4/4/4/4 naipe 7º tipo KQ10xxxx ou 8º tipo KJxxxxx

No caso de interferência até 2 os escalões de controle são marcados:
    passo = zero ou 1 controle
    dobro = 2 controles
    primeiro naipe acima = 3 controles
    segundo naipe acima = 4 controles
    terceiro naipe acima = 5 controles
   quarto naipe acima = 6 ou + controles

Obs. As vozes reservadas para QJxxxx de naipe rico somente são considerada um escalão quando for o naipe do adversário, e as vozes especiais para naipe sétimo continuam válidas para o quinto naipe acima em diante.

No caso de interferência em nível 3 a ação do Respondedor é natural, ou seja:
- dobro indica mão regular com 8-11 pontos,
- passo indica menos de 8 pontos,
- marcar naipe indica naipe sexto ou bom naipe quinto com 8-11,
- cue-bid indica mão de abertura,
- marcação de 3ST indica 8-11 pontos com 1 pega.

Segunda fala do abridor de 1:
a)   sobre resposta de 1/1/1 a voz de 1ST indica 17-20 HCP - mão regular
- nesse caso a voz de 2 do Respondedor é Stayman longo c/ máximo/mínimo
- caso a resposta tenha sido 1 as vozes em naipe no nível 2 são sign-off
- caso a resposta tenha sido 1 o leilão é forçante até 2ST ou 3 em naipe.

- caso a resposta tenha sido 1 o leilão é forçante a game exceto se o Respondedor fizer Stayman e após 2 de resposta marcar 2ST indicando mão tipo Axxx-xx-Kxxx-xxx, pois com mínimo o Abridor pode passar.

b)  sobre a resposta de 1/1/1 a voz de 2ST indica 23-24 HCP - mão regular
- nesse caso a voz de 3 do Respondedor é garozzo.
c)  sobre a resposta de 1ST/2/2 a voz de 2ST é mão regular 17-18 HCP mínimo e 3 pelo Respondedor é garozzo. Outras vozes indicam naipe quarto.
d)   sobre a resposta de 1 a voz de 3ST é mão regular 25-27 HCP e 4 é Baron.
e)  sobre a voz de 1, a voz de 1 ou 1 é forçante até 1ST ou pede abono 4º no naipe. O Respondedor marca 1ST sem naipe rico e mão equilibrada ou marca naipe pobre 6º. A idéia é que o Abridor pode estar marcando o naipe rico numa mão muito forte com naipe 6º pobre e naipe rico 4º.
f)  sobre a resposta de 1 a 2 fala de 2 ou 2 do Abridor não é forçante.
g) sobre a resposta de 1 o abridor estabelece forçante a game saltando em naipe e o Respondedor marca a segunda negativa em naipe acima, indicando mão branca.

2) As aberturas de 1/1/1 tem uma segunda fala em ST para indicar mão regular e em naipe para indicar um naipe de igual ou maior comprimento que o primeiro.
a) Mãos com 4 cartas de Copas e 4 cartas de Espadas, abrem-se de 1.

b) As vozes de abono em nível 3 do respondedor são limit-bid (10-11).
c) As vozes de abono em nível 4 do respondedor são barragem com menos de 7 HCP e naipe 6º ou quinto com boa distribuição.
d) Sobre abertura em naipe rico os splinters marcados em 4 ou 4 requerem mão de abertura com 12-15 HCP .
e) A resposta em salto noutro naipe indica mão de 16 ou mais pontos e bom naipe.

f) Sobre abertura de 1 em naipe a resposta de 1ST indica mão de 6 a 9 HCP.
g) Sobre abertura de 1 em naipe a resposta de 2ST indica mão de 10-12 HCP sem naipe quinto.
h) Sobre a abertura de 1 em naipe a voz em nível 2 é forçante até 2ST ou a 3 em naipe.
g) As aberturas em inversa em salto indicam segundo naipe sólido e 5º em mão especial com 15-16 HCP.

No caso de interferência:
- o dobre até 3 indica mão regular com 8-11 pontos, cabe ao Abridor decidir se passa ou marca sua inversa;

- a marcação de naipe é sign-off e indica naipe sexto com 6/8 HCP, se o Abridor reabrir fica sendo forçante por uma volta o leilão;
- a marcação de naipe em salto é forçante a game;
- o cue-bid em princípio pede pega e estabelece seqüência forçante a game.
- a marcação de ST ao nível é convite com 9-11, podendo o Abridor passar.

3) As aberturas de 1ST indicam mão regular com naipe de Paus quarto ou quinto e o Respondedor marca:
a) 2 com 4 cartas de Paus e 6 a 9 pontos

b) 2 para iniciar um sign-off, obrigando o Abridor a marcar 2.
c) 2 / 2 com 9-15 pontos e naipe quinto, o Abridor marca:
         2ST com 12-14 sem abono
         3ST com 15-16 sem abono e pega nos outros.
         3 com abono terceiro e mínimo
         outro naipe (não ) com abono de honra terceira e máximo.
         3 mínimo sem abono com naipe quinto de Paus.
d) 3 / 3 convite com naipe 6º e 7 e 8 pontos.
e) 2ST com 10/11 convidando a game.

f) 3 com abono limitado em 10-11.
g) 3ST com 12/15 HCP.

h) 3 forçante, o Abridor com mínimo marca 3ST se tiver pega nos ricos, ou marca o rico que controla. Com máximo e abono, abona em 4 ou dá cue-bid em 4.
No caso interferência, as marcações ignoram o overcall, sendo que o dobro é punitivo, e o cue-bid em princípio um pedido de pega, de modo que o abridor marca ST com pega, remarca Paus com mínimo e dá outro cue-bid com máximo e sem pega.

4) Abertura de 2 indica monocolor Paus (6º ou 7º) e permite ter naipe rico quarto.
a) o Respondedor marca 2 convencional para pedir naipe rico:

   a1) o abridor marca 2 ou 2 com 4 cartas no naipe.
   a2) marca 3 com uma pega em outro naipe, indicando uma mão mínima, de modo que o
   Respondedor pode passar ou marcar 3 para saber a pega (3ST = Ouros, 3 = Copas, 3 = Espadas)
   a3) marca 2ST com mão máxima e pega em 2 naipes, nesse caso o Respondedor marca:
         3 sign-off ou
         3 para perguntar mão e o Abridor esclarece:
                      3 com pega em Ouros e Copas,
                      3 com pega em Ouros e Espadas,
                     3ST com pega nos dois ricos.
     a4) marca naipe em salto para indicar uma pega e máximo, mostrando interesse em 3ST,
     o Respondedor marca 3ST ou 4 sign-off.
b) os apoios de 3 e 4 são tipo barragem indicando mão de 8 ou menos HCP.
c) as vozes de 2 e 2 são forçantes por uma volta e pedem apoio terceiro ou indicam um início de inversa em Paus com naipe quarto, cabendo ao abridor:
     c1) remarcar Paus com mínimo e sem abono,
     c2) marcar 2ST com máximo e pega nos outros naipes
     c3) abonar em nível 3 com mínimo
     c4) marcar outro naipe rico em nível 2 se for possível.
     c5) marcar game com 4 cartas de apoio
     c6) marcar splinter com 4 cartas de apoio e máximo.
d) a voz de 2ST é convite e indica mão equilibrada com 10/11 HCP, o Abridor marca 3 como sign-off, se tiver mínimo, principalmente com seca em naipe rico.

No caso de interferência o dobro é punitivo e outras as outras vozes ignoram o overcall, mas o cue-bid é forçante a game ou até pode mostra interesse para Slam em naipe de Paus, de modo que o Abridor marca inicialmente ST se tem pega no naipe adversário ou remarca naipe com o mínimo e dá cue-bid com o máximo.

Nota Geral: durante o leilão a voz de 4ST é um cue-bid declarativo de máximo dentro do que foi falado no leilão, não sendo portanto pergunta de ases, após cue-bids terem sido introduzidos na seqüência.