Sistema "Napolitano"
Resumido - Nelson & Carlão
1 - abertura de 1 - mão indefinida com 17 ou + pontos em cartas altas
(HCP)
2 - abertura de 1/1/1 é naipe quarto com 12-16
HCP.
3 - abertura de 1ST indica naipe quarto ou quinto de
até 16 HCP.
4 - abertura de 2 indica naipe sexto de Paus até 16
HCP.
5 - abertura de 2/2/2
unicolor naipe 6º com 6-11 HCP.
6 - abertura de 2ST mão regular com 21-22
HCP.
7 - abertura de 3ST naipe pobre fechado sem honra lateral.
8 - abertura de barragem com naipe 7º segue o esquema tradicional.
Detalhamento:
1) abertura de 1 pede controle e tem as seguintes respostas:
1
=> zero ou 1 controle (caso especial = 1 Ás com menos de 6
1 => 2 controles (1 Ás ou 2 Reis)
1 => 3 controles
(A+K ou 3K)
1ST => 4 controles
2 => 5 controles
2 => 6 ou + controles
2 / 2 => zero controles com QJxxxx no naipe
2ST => 9/10 HCP sem Ás e com 1 Rei em mão regular.
3/3/3/3 => 0-1 controle - naipe 7º tipo QJxxxxx ou KJxxxxx
3ST => 3 controles e naipe 6º fechado até Valete ou 7º fechado até Dama.
4/4/4/4
naipe 7º tipo KQ10xxxx ou 8º tipo KJxxxxx
No caso de interferência até 2 os escalões de controle são marcados:
passo = zero ou 1 controle
dobro = 2 controles
primeiro naipe acima = 3 controles
segundo naipe acima = 4 controles
terceiro naipe acima = 5 controles
quarto naipe acima = 6 ou + controles
Obs. As vozes reservadas para QJxxxx de naipe rico somente são considerada um escalão quando for o naipe do adversário, e as vozes especiais para naipe sétimo continuam válidas para o quinto naipe acima em diante.
No caso de interferência em nível 3 a ação do
Respondedor é natural, ou seja:
- dobro indica mão regular com 8-11 pontos,
- passo indica menos de 8 pontos,
- marcar naipe indica naipe sexto ou bom naipe quinto com 8-11,
- cue-bid indica mão de abertura,
- marcação de 3ST indica 8-11 pontos com 1 pega.
Segunda fala do abridor de 1:
a) sobre resposta de 1/1/1
a voz de 1ST indica 17-20 HCP - mão regular
- nesse caso a voz de 2 do
Respondedor é Stayman longo c/ máximo/mínimo
- caso a resposta tenha sido 1 as vozes em naipe no nível 2 são sign-off
- caso a resposta tenha sido 1 o leilão é forçante até 2ST ou 3 em naipe.
- caso a resposta tenha sido 1 o leilão é forçante
a game exceto se o Respondedor fizer Stayman e após 2
de resposta marcar 2ST indicando mão tipo Axxx-xx-Kxxx-xxx, pois com mínimo o
Abridor pode passar.
b) sobre a resposta de 1/1/1 a voz de 2ST indica 23-24 HCP - mão regular
- nesse caso a voz de 3 do
Respondedor é garozzo.
c) sobre a resposta de 1ST/2/2 a voz de 2ST é mão regular 17-18 HCP mínimo e 3
pelo Respondedor é
garozzo. Outras vozes indicam naipe quarto.
d) sobre a resposta de 1
a voz de 3ST é mão regular 25-27 HCP e 4
é Baron.
e) sobre a voz de 1, a voz de 1 ou 1 é forçante até 1ST ou pede abono 4º no naipe. O Respondedor marca 1ST sem naipe rico e mão equilibrada ou marca naipe pobre 6º. A idéia é que o
Abridor pode estar marcando o naipe rico numa mão muito forte com naipe 6º pobre e naipe rico 4º.
f) sobre a resposta de 1 a 2 fala de 2 ou 2 do
Abridor não é
forçante.
g) sobre a resposta de 1 o abridor estabelece
forçante a game saltando em naipe e o Respondedor marca a segunda negativa em naipe acima, indicando mão branca.
2) As aberturas de 1/1/1
tem uma segunda fala em ST para indicar mão regular e em naipe para indicar um naipe de igual ou maior comprimento que o primeiro.
a) Mãos com 4 cartas de Copas e 4 cartas de Espadas, abrem-se de 1.
b) As vozes de abono em nível 3 do respondedor são limit-bid (10-11).
c) As vozes de abono em nível 4 do respondedor são barragem com menos de 7 HCP e naipe 6º ou quinto com boa distribuição.
d) Sobre abertura em naipe rico os splinters marcados em 4 ou 4 requerem mão de abertura com 12-15 HCP .
e) A resposta em salto noutro naipe indica mão de 16 ou mais pontos e bom naipe.
f) Sobre abertura de 1 em naipe a resposta de 1ST indica mão de 6 a 9
HCP.
g) Sobre abertura de 1 em naipe a resposta de 2ST indica mão de 10-12 HCP sem naipe quinto.
h) Sobre a abertura de 1 em naipe a voz em nível 2 é forçante até 2ST ou a 3 em naipe.
g) As aberturas em inversa em salto indicam segundo naipe sólido e 5º em mão especial com 15-16
HCP.
No caso de interferência:
- o dobre até 3
indica mão regular com 8-11 pontos, cabe ao Abridor decidir se passa ou marca sua inversa;
- a marcação de naipe é sign-off e indica naipe sexto com 6/8 HCP, se o
Abridor reabrir fica sendo forçante por uma volta o leilão;
- a marcação de naipe em salto é forçante a game;
- o cue-bid em princípio pede pega e estabelece
seqüência forçante a game.
- a marcação de ST ao nível é convite com 9-11, podendo o
Abridor passar.
3) As aberturas de 1ST indicam mão regular com naipe de Paus quarto ou quinto e o
Respondedor marca:
a) 2 com 4 cartas de Paus e 6 a 9 pontos
b) 2 para iniciar um sign-off, obrigando o
Abridor a marcar 2.
c) 2 / 2 com 9-15 pontos e naipe quinto, o
Abridor marca:
2ST com 12-14 sem abono
3ST com 15-16 sem abono e pega nos outros.
3 com abono terceiro e mínimo
outro naipe (não
) com abono de honra terceira e máximo.
3
mínimo sem abono com naipe quinto de Paus.
d) 3 / 3 convite com naipe 6º e 7 e 8 pontos.
e) 2ST com 10/11 convidando a game.
f) 3
com abono limitado em 10-11.
g) 3ST com 12/15
HCP.
h) 3
forçante, o Abridor com mínimo marca 3ST se tiver pega nos ricos, ou marca o rico que controla. Com máximo e abono, abona em 4 ou dá cue-bid em 4.
No caso interferência, as marcações ignoram o overcall, sendo que o dobro é punitivo, e o cue-bid em princípio um pedido de pega, de modo que o abridor marca ST com pega, remarca Paus com mínimo e dá outro cue-bid com máximo e sem pega.
4) Abertura de 2
indica monocolor Paus (6º ou 7º) e permite ter naipe rico quarto.
a) o
Respondedor marca 2 convencional para pedir naipe rico:
a1) o abridor marca 2 ou 2 com 4 cartas no naipe.
a2) marca 3
com uma pega em outro naipe, indicando uma mão mínima, de modo que o
Respondedor pode passar ou marcar 3
para saber a pega (3ST = Ouros, 3
= Copas, 3 = Espadas)
a3) marca 2ST com mão máxima e pega em 2 naipes, nesse caso o
Respondedor marca:
3 sign-off ou
3 para perguntar
mão e o
Abridor esclarece:
3 com pega em Ouros e Copas,
3 com pega em Ouros e Espadas,
3ST com pega nos dois ricos.
a4) marca naipe em salto para indicar uma pega e máximo, mostrando interesse em 3ST,
o
Respondedor marca 3ST ou 4
sign-off.
b) os apoios de 3
e 4
são tipo barragem indicando mão de 8 ou menos HCP.
c) as vozes de 2 e 2 são forçantes por uma volta e pedem apoio terceiro ou indicam um início de inversa em Paus com naipe quarto, cabendo ao abridor:
c1) remarcar Paus com mínimo e sem abono,
c2) marcar 2ST com máximo e pega nos outros naipes
c3) abonar em nível 3 com mínimo
c4) marcar outro naipe rico em nível 2 se for possível.
c5) marcar game com 4 cartas de apoio
c6) marcar splinter com 4 cartas de apoio e máximo.
d) a voz de 2ST é convite e indica mão equilibrada com 10/11 HCP, o
Abridor marca 3 como sign-off, se tiver mínimo, principalmente com seca em naipe rico.
No caso de interferência o dobro é punitivo e outras as outras vozes ignoram o overcall, mas o cue-bid é forçante a game ou até pode mostra interesse para Slam em naipe de Paus, de modo que o Abridor marca inicialmente ST se tem pega no naipe adversário ou remarca naipe com o mínimo e dá cue-bid com o máximo.
Nota Geral: durante o leilão a voz de 4ST é um cue-bid declarativo de máximo dentro do que foi falado no leilão, não sendo portanto pergunta de ases, após cue-bids terem sido introduzidos na seqüência.