Problema: Qual é a melhor linha de carteio na seguinte mão e o porquê?
QJ3
KJ10987
Contrato 6
AK
saída 10
65
ESTE serve 2
======
! N ! Este
problema, procura mostrar ao principiante ou intermediário em
! O E ! Bridge, que existe também
finesse de corte. Além disso, ele serve para
! S ! fomentar no jogador a preocupação de analisar outras linhas de carteio,
====== não tão óbvias, de modo a mostrar os
parâmetros mais usuais que
AK765
permitem ao carteador se definir por uma ou outra linha
de carteio
-
com base em uma maior chance de sucesso.
872
AQ432
Um jogador que ainda não meditou neste tipo
de problema tem o impulso inicial de concluir que a solução óbvia consiste na
finesse de Paus e em cortar o naipe de Paus. No entanto a saída de trunfo pode ser um prenúncio de que o naipe
de Paus não vai dividir 3 a 3 e que se a finesse não for bem sucedida uma nova
jogada de trunfo comprometer o sucesso do contrato.
Veja agora a tabela-01 de distribuição de resíduos – click aqui
e observe nela os resíduos quando falta 5, 6 e 7 cartas num naipe, que se
referem aqui respectivamente aos naipes de Espadas, Paus e Copas.
O naipe de Paus em questão possui 7 cartas e o resíduo é de 6
cartas onde as duas distribuições mais prováveis são:
cada oponente ter 3 cartas, isto é, distribuição 3 a 3 com cerca de 36% ou um dos
oponentes com 4 cartas e o outro com 2 cartas, isto é, distribuição 4 a 2 com
cerca de 48%. Vamos ignorar as distribuições mais raras de 5 a 1 e 6 a zero
para simplificar.
A chance dos Paus estarem 4 a 2 é maior que estarem 3 a 3 numa relação aproximada de 48 contra 36 ou 4 conta 3, ou seja, mesmo que a finesse de Paus seja bem sucedida se o Rei de Paus estiver quarto só vamos ter 2 trunfos na mesa para cortar os Paus duas vezes e portanto o terceiro Ouros não pode ser cortado e será perdedor, além do que a comunicação para a mão tem que ser feita no corte de Copas e se os trunfos estiverem 4 a 1 haverá também uma perdedora de trunfo. Portanto o contrato, após a saída de trunfo depende 100% da finesse de Paus para ser bem sucedido.
O naipe de Copas possui 6 cartas e as distribuições dos resíduos mais prováveis são:
Um dos oponentes ter 4 cartas e o outro 3 cartas, isto é, distribuição 4 a
3 com cerca de 62% e a outra é um oponente ter 5 cartas e o outro somente 2, ou seja,
distribuição 5 a 2 com cerca de 30% de chance. Vamos ignorar as distribuições mais
raras e considerar que temos algo
aproximado de 2 contra 1 em favor do naipe dividir 4 a 3 e não 5 a 2
independente de como seja a distribuição de nossas 6 cartas, no caso, 6 a
zero.
Observando melhor o naipe de Copas percebe-se que somente A e Q são as cartas altas que faltam. Considerando que essas cartas podem estar dividas entre os oponentes em 50% das vezes e 25% das vezes juntas na mão de OESTE e 25% das vezes juntas na mão de ESTE, a estratégia de fazer uma finesse de corte consiste em jogar uma carta alta e se esta não for coberta por uma carta superior, deixamos correr e baldamos uma perdedora (no caso uma carta de Paus). Depois repetimos o processo e isso resulta numa relação de quase 3 contra 1 (75%) de que vamos achar pelo menos uma honra alta em ESTE.
Finalmente o naipe de Espadas, no caso o naipe de trunfo do problema, tem uma chance a priori de estar dividido 3 a 2 em cerca de 68% contra 28% de estar dividido 4 a 1. Em geral devemos jogar o naipe assumindo que ele deve estar dividido 3 a 2 devido a alta chance dessa distribuição, no entanto é a divisão 4 a 1 é sempre algo a se considerar na escolha de uma melhor linha de carteio.
Para se calcular a probabilidade de dois eventos necessários basta
multiplicar a probabilidade de ambos (PA AND PB = PA.PB) e como a probabilidade é um valor entre
zero e um, isso sempre gera uma probabilidade menor.
A nossa solução consiste portanto em fazer a vaza de Valete de Espadas na mesa
e jogar o
K,
sendo que, se ESTE colocar o Ás então cortamos, jogamos Espadas para a Dama do
Morto e retornamos em Espadas para tirar todos os trunfos necessários, mesmo
que estejam 4 a 1. A seguir jogamos Ouros para o Rei da mesa e puxamos o Valete
de Copas deixando-o correr, pois as outras cartas de Copas são altas.
Se OESTE fizer a vaza, nossa estratégia é a mesma, isto é, destrunfar terminando na mesa caso a volta tenha sido Ouros, e jogar Copas novamente esperando que a outra honra esteja agora com ESTE para podermos cortar e retornar ao morto com as Copas firmes.
Não fosse o fato que há casos em que trunfo 4 a 1 e OESTE fazendo a vaza e retornando Ouros tira uma entrada do morto, poderíamos dizer que a chance de que pelo menos uma honra esteja em ESTE (75%) e que as Copas se dividam 4 a 3 (62%) ou 5 a 2 (30%), em casos favoráveis como honra segunda, poderemos estimar que essa linha de carteio atinge cerca de 70%. Veja a tabela de casos de sucesso aqui.
Portanto nossa probabilidade de sucesso será perto de : (0,62+0,30) x 0,75 = 70%
Note que na solução pela finesse de Paus temos várias situações a serem
calculadas separadamente para depois compor a união dessas probabilidades:
caso1: finesse correta, Paus 4 a 2 ou 3 a 3 e Espadas 3 a 2
=> nesse caso chance das
Espadas 3 a 2 => 0,68 (0,70 reajustada após 1a. vaza)
=> nesse caso chance da
finesse correta => 0,50
=> nesse caso chance dos Paus
estão 4 a 2 ou 3 a 3 => 0,48 + 0,36 = 0,84
probabilidade = 0,70 x 0,50 x 0,84 = 29,4% para ocorrer os 3 eventos
caso2: finesse correta (0,50), Paus 3 a 3 (0,36) e Espadas 4 a 1 ou 3 a 2 (0,30
+ 0,70)
=> 0,50 x 0,36 x 1 = 0,18 ou
18%
Considerando que a união de dois eventos A e B se dá pela relação:
PA U
PB = PA
+ ( 1 - PA
) . PB
e considerando o caso1 como PA
e o caso 2 como PB
temos:
caso1 U caso2
= 0,294 + ( 1,0 - 0,294 ) . 0,18
= 0,294 + ( 0,706 ) . 0,18
= 0,294 + 0,127 = 0,421 ou 42,1% ou seja algo bem inferior.
Nota: Curiosamente, se o contrato fosse um "grand slam", a linha de se usar a finesse de Paus
+ Paus 3 a 3 e Espadas 3 a 2, necessária para fazer 13 vazas cortando um Paus e
um Ouros tem uma probabilidade de sucesso aproximada de: 0,50 x 0,36 x 0,70 =
0,126 ou 12,6%, enquanto que a linha de encontrar duas honras altas de Copas em
Este com distribuição 4 a 3 tem probabilidade aproximada de 0,25 x 0,62 x 0,70
= 0,108 ou 10,8%, algo pouco inferior.
/// fim ///