THROW-IN ou
ENDPLAY são praticamente sinônimos
Throw-in ou Endplay é uma situação de encerramento ("puesto a la
mano") em que o jogador que faz a vaza fica okrigado a fazer uma jogada que lhe pode ser prejudicial, ou seja, resulta em permitir uma vaza
não certa ao oponente.
Exemplo
a)
9
76
SUL, o Carteador, fez sua última vaza na morto,
N porém
sabendo que OESTE tem o J
e suas outras
J O
E J109 cartas
são de Copas, parte para dar um "throw-in"
K5
S
em
OESTE, ao invés de fazer a finesse de Copas.
7 O Carteador
joga Espadas e coloca OESTE em uma
AQ situação
de "endplay" ao ter que jogar Copas.
São muitas as situações em que isso pode acontecer e muitas vezes o Carteador
intencionalmente, como no exemplo acima, entrega a vaza que o oponente tem, para
dar-lhe um "throw-in", ou às vezes um jogador realiza suas vazas, mas
pode depois ficar numa situação de "endplay" permitindo uma vaza não certa ao
oponente.
1- throw-in devido a guarda de uma carta TOP é bem comum de ocorrer quando após fazer a vaza
da carta TOP o
jogador se vê obrigado a fazer uma volta que lhe é prejudicial e que cede uma
vaza ao seu oponente.
b)
954
Leilão: SUL OESTE NORTE ESTE
Qxx
1ST 2
3ST* passo *lebensohl sem pega
AKQx
passo passo
xxx
KQJxxx N
x vaza1: OESTE faz o K
K53 O E
J1098x vaza2: SUL faz o A
e ESTE balda

xxx S
J10x
vaza3-4: SUL faz AK de Paus e OESTE balda
x
J109x
vaza5-8: o morto faz 4 Ouros e OESTE balda
A10x e ESTE balda

Ax vaza9: SUL faz a Q e
OESTE balda Espadas
xxx Análise:
carteador tem duas opções de trown-in,
AKQxx jogar
Paus para ESTE e assumir que ESTE tem o K,
ou jogar o 10 para
OESTE e assumir que OESTE tem o K.
2- throw-in de trunfo é similar só que a possível vaza do oponente era uma
perdedora de trunfo do Carteador que o coloca em posição de não realizar sua vaza de
trunfo.
c) Q762
Contrato 4 saída Q
KQJ
vaza01: SUL faz o A
xxx
vaza02: SUL bate o A
e ESTE balda Paus
Kxx
vaza03: SUL joga Copas e ESTE faz o A
J9542
N - vaza04:
Este joga 9 e SUL faz o K
1087 O E
Axxx vaza05-06: NORTE faz Q
e J
QJ10
S 987x vaza07-08:
SUL o A e NORTE faz K
J10
Qxxxx Agora N-S tem 7 vazas e precisa fazer
+3 vazas
AK103 de
trunfo, incluindo o 10
que não faria.
543 vaza09:
SUL joga
ESTE faz Q
e OESTE balda 
AKx
vaza10: ESTE joga 9
TOP, mas OESTE corta.
Axx
vaza11: OESTE retorna Espadas e SUL faz o 10
e as outras vazas altas.
3- Throw-in de entrada ("entry") é uma situação em que o morto (ou
a mão) está firme, mas o
Carteador não tem comunicação para a entrada, porém ao ceder uma vaza ao oponente este,
que só
tem cartas menores que as maiores do morto, fica numa situação de "endplay"
e portanto o
Carteador realizar as vazas do morto.
d) QJ72
KQJ92
x
jogando 6ST SUL recebe a
xxx
saída de Q
8754
N xxx
O Carteador faz as 3 vazas no
10853 O
E xxx
naipe rico, bate o casal de Ouros
Q9
S J109x
bate o Rei de Paus e cede a
QJ10
xxx
vaza de Paus para Oeste que
AK
é obrigado a jogar uma carta
A
de naipe rico para o morto firme.
AKxxxx
AKxx
4) Throw-in de eliminação é uma situação em que o jogador após fazer uma
vaza fica obrigado a retornar corte
e balda que permite ao Carteador baldar uma perdedora e desdobrar o naipe
trunfo.
e)
A1054
N-S VUL
10xx
Leilão
Axx
SUL OESTE NORTE ESTE
A76
1
2 *
dobro passo *michaels
2
N
J3
3 **
passo 4
passo ** controle 
QJ9xx
O E
xx
4
passo 6
todos passam
Q10987 S
Jxx
saída Q
Qx
J10xxx
KQ876
Análise: supondo que o naipe pobre de OESTE
AKx
seja Ouros numa mão 5521 ou 6511, então o plano é
Kx
eliminar os Ouros, bater o casal de Paus e dar a mão
K83
para OESTE na terceira rodada do naipe de Copas. OESTE só terá então naipes vermelhos e portanto voltará corte e baldae
e o Carteador baldará então uma carta perdedora de Paus
do morto e cortará na mão, o que lhe permitirá fazer 12 vazas.
f)
K10x
Outro exemplo de throw-in após eliminação
K10xxx
Leilão:
xxx
SUL OESTE NORTE ESTE
xx
2ST passo 3 *
passo *transfer
xx
N
J986 3
passo 3ST
passo
xxx
O E 7
4
todos passam
K8xx S
J102 vaza1-2: OESTE faz AK
de Paus
AKxx
10xxxx vaza3: OESTE joga trunfo
AQxx vaza4-5:
SULr tira os trunfos
AQJx vaza6-9:
SULr faz AKQ e
corta a última 
AQ9
vaza10: SUL puxa
do morto e se ESTE colocar
QJ uma carta menor que o 9
ele joga o 9,
caso ESTE servir o 10 ou o J
ele cobre de Q e
agora OESTE
fica em "endplay", retornando Ouros ou corte e balda.
Nota: esta configuração AQ9 ou AJ10 são muita usadas para dar throw-in.
Um interessante final de throw-in de trunfo após eliminação:
Nessa posição o Carteador precisa fazer 3 vazas para cumprir o contrato com
trunfo Espadas:
g) Q
-
97 O
Carteador não consegue fazer a finesse de Espadas
-
pois
a Q ficou seca no morto
neste final de 3 cartas
J5
- com uma perdedora certa de Ouros e outro, meio
-
8 enfumaçada, de trunfo.
8
J Agora SUL joga Ouros e ESTE
faz o J, mas não tem
-
9 uma outra jogada senão a de corte e
balda.
98 SUL corta de 8
e agora OESTE ficou num tipo de
- throw-in
de trunfo. Se subcortar com o 5
NORTE
5 balda Ouros
e depois faz
a Q. Se recortar com o J
-
NORTE irá recortar de Q
e depois
SUL fará o 9. Como fazer 9
vazas carteando 3 Paus? h)
J94
10843
N-S Vul
K1063
52
Leilão: OESTE NORTE ESTE SUL
K102 ======
A863
1 passo
1
3
K73
= N =
J65
passo passo passo
AQ9 = O E =
J8742
J764 = S =
3
saída 2
====== vaza1 ESTE faz o
A e retorna 3
Q75 vaza2 SUL serva Q e OESTE faz
o K e
retorna
E
AQ9
vaza3 O morto
faz o J.
5 vaza4 SUL faz o K
AKQ1098 vaza5 SUL faz o A
e ESTE balda o
2 Análise: Está claro para SUL que OESTE deve ter o
K e portanto
somente uma seqüência de "endplays" ou throw-in poderá salvar SUL de ir
down. vaza6 SUL joga Ouros e OESTE faz o Ás
e retorna Q vaza7 Sul faz o Rei de
Ouros e balda uma Copas vaza8 Sul joga Ouros
e corta eliminando Ouros de Oeste vaza9 Sul
faz a Dama de Paus vaza10 Sul joga
e entrega
a mão para Oeste que fica encerrado em
 vaza11 Oeste retorna
, pois ficou em "trow-in" e Sul
faz a
Q vaza12-13 Sul faz o último
Paus e o
A e cumpre o contrato.
Questão de terminologia: Clyde Elton Love, em seu livro "Bridge Squeezes
Complete", pag. 84/85, alerta que há uma diferença entre o termo em
inglês "end play" e "endplay". Entende-se "end play"
como sendo o final, ou as últimas vazas, de uma mão. Por outro lado, o termo
"endplay" deve ser usado em situações de squeeze, strip e trump
coups ou suas combinações. De forma prematura deu-se o nome de "endplay"
a estas situações devido isto ocorrer no final do carteio, no entanto, um
"endplay" pode ocorrer em qualque fase do carteio, inclusive no seu
início.
i)
K754
Depois de um leilão tumultuado
10986
N-S chega ao contrato de 7
QJ10 que
somente ganha devido
K9 OESTE
estar em "endplay" na saída!
Q103
N
986
KJ3
O
E 7542 -
sair de Paus permite que o K
balde uma
- S
72 - sair de Copas permite fazer a Q
e firmar o 10
AQJ10754
8632 - sair de Espadas permtie
fazer o J e firmar o 7
AJ2
AQ
Realmente um "endplay" na saída!
AK986543
-
/ / /
|