"Trial Bid"
é um termo em inglês que em Bridge se traduz como TENTATIVA
de GAME
Sabemos que para se chegar a game é necessário 25-26 pontos em mãos
equilibradas, mas muitos games podem ser feitos com 22-23 desde que algumas
combinações especiais ocorram, tais como, ter seca num naipe que o outro tem 3
cartas brancas, ter 5 cartas brancas num segundo naipe do Carteador, ter uma chave de apoio num naipe pesquisado numa tentativa. Enfim, são várias as
situações que durante uma TENTATIVA de GAME ("trial bid") uma dupla
pode concluir se deve ou não tentar o game. Portanto Trial Bid é qualquer
método que permita pesquisa para decidir após um abono simples de naipe rico
se a mão pode ter chance de fazer 10 vazas.
Evidentemente existem vários métodos de se convidar a game após um apoio
simples no nível 2 do tipo: Abridor Respondedor ou
Abridor Oponente Respondedor ou Abridor Oponente Respondedor
1
2
1
1
2
1
2
3
?
?
?
Toda dupla precisa ter sua convenção de "trial bid", pois não há
um método padrão e nem aqui estamos defendendo algum método, mas sim expondo
uma proposta e falando de algumas outras. Ou seja, se uma dupla não estabelecer
de comum acordo um método
de "trial bid" ela se mostrará não entrosada e poderá ensejar
entendimentos contraditórios durante o leilão, quando na verdade o objetivos
da convenção "trial bid" é para turbinar
a dupla e não para confundir a mente do parceiro! (o que
será que ele quer dizer com isso?)
Antes de mais vamos separar o que não é "trial bid" e que muitos
jogadores assumem ser!
Abridor Respondedor
1
2
3
<= essa marcação indica que o Abridor tem naipe sexto e mão fraca e teme
que
haja uma reabertura de leilão onde os oponentes ganham o parcial ou até que
cheguem a game com sucesso
nele!
Abridor Respondedor
1
2
3
<= idem e tem até nome esta conhecida convenção de sign-off: "one_two_three"
pois para os oponentes reabrirem é mais difícil em nível de 3
ou no nível 4.
Portanto, não usem este tipo de "trial bid" com um parceiro sem antes
combinar, pois este método se for usado como de "trial bid" é muito
pobre e só pesquisa se a mão do Respondedor é máxima, e esta seqüência tem
seu uso maior como barragem e não como convite.
Que Métodos de "Trial Bid" Usar?
1) Marcação de naipe lateral com pelo menos 3 cartas ou 4 cartas fracas é muito comum de ser
usado e nesse caso esse naipe mostra o ponto mais vulnerável do Carteador, daí
ser entendido como um "trial bid" no negativo. O
Respondedor então avalia sua mão como se segue:
a) remarca o naipe de abono, mostrando máxima fraqueza e não ter nada de bom a dizer;
b) marca um outro naipe no nível 3, de hierarquia menor ao naipe de abono,
indicando concentração de honras (ou uma seca ao invés de honras, caso seja
este o acordo prévio da dupla);
c) pula a game marcando direto o naipe abonado em nível 4, ou dá um cue-bid em
nível 4 considerando a hipótese de ser uma tentativa até para Slam!
Exemplo1 de tentativa
Abridor Respondedor
1
2
3
<= esta voz pede controle nesse naipe, é uma marcação no negativo
o Respondedor marca 3
com: Jxx
AQxx xx
Q10xx (bom controle de Copas)
marca 3 com:
10xxx AKx
Jxxx xx (bom controle
de Copas)
marca 3 com:
Kxxx xx
xxx KQxx (o Carteador
pode ter seca de )
marca 3 com:
Qxx Kxx
xxx QJ109 (não
controle de Ouros)
marca 3ST com: 10xx
QJx K10x
A1098 (mão equilibrada máxima)
marca 4 com:
Qxx Kxx
x Axxxxx (cue-bid e
controle de Ouros)
marca 4 com:
Qxx xx
AKxx 109xx (tenho
honras e naipe em Ouros)
marca 4 com:
Q10x x
Ax Q109xxx (splinter -
e controle de Ouros)
marca 4 com:
Qxxx Axx
x J109xx (controle
Ouros - seca)
Exemplo2 de tentativa
Abridor Respondedor
1
2
2ST <= esta voz mostra uma mão 5-3-3-2 com 15-17 HCP e
pede esclarecimento da mão do
Respondedor que pode até passar com mão mínima e equilibrada:
Respondedor marca Passo com:
xxx Q10xx
Kxx Q10xx (a mão
não oferece corte)
marca seca com mão mínima:
10xxx x
Qxxx KJxx (marca 3)
marca seca com mão mínima:
Jxx K10x
- Jxxxxx (marca 3)
marca 3 com mão
mínima: Kxx
xx Qxx
J10xxx (sem A e K lateral)
marca 3ST com mão máxima equilibrada:
Jxx K10x
K10x Q109x
marca 4 com mão máxima
de distribuição: Jxxx
xx
K10 A1098x
marca 4 com mão máxima
de distribuição: Qxx
AQx x
10xxxxx
Nota:
é comum também que o Respondedor marque honras no nível 3 ao invés de seca.
"trial bid"
no naipe longo é outro método usado onde busca-se duplo fit ou permitir
ao Respondedor reavaliar sua mão com base numa hipótese de segundo naipe
quinto ou quarto na mão do Abridor, o que obviamente mostra indiretamente os
naipes curtos do abridor.
Oposto ao método do "trial bid" no naipe longo, existe o método do "trial
bid" no naipe curto, em geral numa seca procurando valorizar os 14 a
16 HCP da abertura. Nesse caso o Respondedor pode reavaliar sua mão considerando a
carta seca do Abridor. Este método é bem efetivo, mas também expõe muito a
informação da mão do Abridor para os Oponentes, o que faz o ataque ser mais
eficiente.
Oposto ao método do negativo existe o "trial bid"
no positivo, onde a segunda voz do Abridor é mostrar o lateral de 2, 3
ou até de 4 cartas onde se tem concentração de honras altas. Isso permite uma
certa comunicação da dupla e o Respondedor pode por sua vez dizer também onde
ele possui honras altas, ou pode reavaliar sua mão para uma melhor ou pior
possibilidade de game. Honras duplicadas, por exemplo AQx - KJx no mesmo naipe
inferioriza a mão e KQx ou KJ10 - na seca também desvaloriza a seca.
Finalmente Two-Way Game Try é o método que
incorpora o "trial bid" no naipe longo com o "trial bid" no
naipe curto. O busca atender aqueles que querem unir as vantagens de mais de um
método. Para se usar esse "trail bid" composto é necessário
sacrificar a primeira voz do Abridor fazendo ela ser um "relay" ou voz
de espera na marcação do naipe seguinte:
Se o leilão foi:
Abridor Respondedor
Abridor Respondedor
1
2
* => relay
1
2
2*
2ST <= voz
obrigatória
2ST* 3
?
?
Em ambos os casos o Abridor a seguir marca seu naipe longo, sendo que se marcar
3 após o "relay" (voz de espera) de 2ST e
a voz obrigatória de 3
ele estará dizendo que seu segundo naipe longo, em geral 5 cartas, é em Paus,
para não perder o modo de explicitar o naipe de Paus. Por outro lado, o Abridor
marca direto no nível 3 a sua seca.
Nota: algumas dupla usam o "Two-Way Game Try" de forma modificada e ao
invés de marcar o naipe longo após o relay buscam marcar o lateral negativo
ou o lateral positivo, deixando sempre a marcação direta no nível para marcar
o naipe curto, seca ou chicana.
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