CONCEITOS DE LEILÃO e a diferença entre o SAYC e o TWO OVER ONE GAME FORCE

O bonito no Bridge é que não há fórmulas de decisão que se aplicam para todas as situações, embora haja padrões que podemos seguir com certa segurança. Nesse sentido, há alguns conceitos de leilão, que estão implícitos em cada sistema, visando ajudar na tomada de decisão. De uma forma geral, o "decision maker" do Leilão, deve ser feito de forma cooperativa, de modo que cada jogador da dupla transmita uma informação ao outro para que a melhor decisão de leilão possa ser tomada. Aquele que já contou sua mão e não tem nada mais a acrescentar deve aguardar a decisão do outro, que assume neste momento ser o capitão da dupla. Algumas aberturas e seqüências definem claramente quem é o capitão do Leilão, e cabe a ele ser o "decision maker" do contrato final. Porém, num Leilão cooperativo, aquele que consegue sabe melhor a mão do outro passa a ser o natural capitão do Leilão. Portanto, entender quem passa a ser o capitão é fundamental para uma dupla ter sucesso nos seus Leilões. 

Neste texto queremos mostrar algumas das diferenças de conceitos entre o Standard American Yellow Card (SAYC) e o Two Over One Game Force (2/1), que são dois sistemas dos mais populares. 

No sistema Natural de naipe rico quinto, de onde o SAYC é sua evolução, o conceito ou máxima de Leilão que vigora desde os primórdios do "Bridge Contrato" é que "quanto mais alto você fala, mais jogo você tem", portanto pular mostra força. Ou seja, o SAYC faz o Leilão avançar no limite da força de cada mão.

No sistema 2/1 há uma inversão nos conceitos e princípios de Leilão, que muitas vezes força o Leilão para um contrato meio suicida considerando que isso, preventivamente, será um bom negócio, pois os oponentes caso não sejam atrapalhados poderão encontrar um naipe comum que lhes trará mais pontos que as multas que se recebe devido jogar num contrato alto demais para ser cumprido. Esse princípio se apóia no conceito de Vazas Totais que precisa ser bem conhecido por todo bridgista em evolução. 

Além disso, o sistema 2/1 ao estabelecer uma situação forçante a "game", preconiza que com uma mão mínima deve ser aplicado na segunda fala (ou 3a.)
o princípio do "fast arrive", que é um pulo a "game", para mostrar mão mínima no limite da primeira fala (12-14 HCP), enquanto que com mais jogo, numa concepção inversa ao SAYC, não há razão para se pular no Leilão, pois o Leilão já está definido como forçante a "game" e desta forma sobra mais espaço de Leilão para uma melhor comunicação entre os parceiros.


1) Vejamos essa diferença de "Conceitos de Leilão" no abono em naipe pobre:
No SAYC apoio simples em pobre naipe mostra 6 a 9 pontos e em salto no nível 3 mostra 10-11 pontos.
Exemplo:   Abridor     Respondedor
                       1                 2    <= no SAYC é   6-  9 pontos
                       1                 3    <= no SAYC é 10-11 pontos
                       1                 2    <= no SAYC é   6-  9 pontos
                       1                 3    <= no SAYC é 10-11 pontos
Porém, note que no SAYC não há uma boa voz para expressar um forte apoio em naipe pobre com 12-15 HCP. Muitas vezes é necessário marcar um falso naipe e criar uma situação forçante de modo que quando o apoio ao naipe pobre é feito pode não ficar claro que se trata de um bom abono. Isso ocorre devido ao fato que quando o Abridor inicia o Leilão em naipe pobre, o Respondedor com uma mão de 13-15 pontos, mesmo com abono quarto (ou até 5o.) no naipe do parceiro, marca 2ST quando com mão equilibrada, pois se marcasse um naipe rico e depois abonasse em pulo no nível isso seria indicação de um abono limite de 10-11 HCP. 

No 2/1 o apoio em naipe pobre é invertido, com isso o apoio simples abre espaço para comunicação e o apoio em salto mostra uma barragem com apoio de 5 cartas. Além disso, resolve o problema de um apoio não limitado, pois na comunicação entre os parceiros o Respondedor com menos de 12 pontos pode esclarecer sua força limitada marcando 2ST ou abonando novamente o naipe pobre do parceiro. Veja exemplos em menores invertidos.
Exemplo:  Abridor   Respondedor
                     1           2 *     <= no 2/1 pode ser 9-11 pontos ou ilimitado forçante a "game"
                     1           3 **   <= no 2/1 é limitado entre 5-8 pontos com 5 cartas de apoio
                     1           2 *     <= no 2/1 pode ser 9-11 pontos ou ilimitado forçante a "game"
                     1           3 **   <= no 2/1 é limitado entre 5-9 pontos com 5 cartas de apoio
                                                  * forçante por uma volta    ** não forçante  

2) Vejamos agora a diferença de "Conceito de Leilão" na resposta em nível 2:
Num leilão sem interferência, após uma abertura em naipe rico, se a resposta foi em naipe pobre no nível 2, no SAYC está ainda indefinido se o Leilão será forçante a "game" ou não, pois pode ocorrer uma situação de "misfit" ou do Abridor e Respondedor terem mãos bem limitadas, sem pontos suficientes para se chegar a "game", que requer 25-26 pontos. 
A) Vejamos a seguinte situação no SAYC:
Abridor oponente Respondedor oponente
   1       passo             2*             passo           * forçante por uma volta
   2       passo              ?  <= a segunda fala (ou 3a.) do Respondedor irá definir sua força de mão

a) Se a segunda fala do Respondedor for apoio para 3 ele estará limitando a mão em 10-12 pontos com 4 cartas de Ouros, e então caberá ao Abridor, que passa agora a ser o capitão da mão, concluir se deve passar, ir a game em 3ST, ou 5 (ou até a 6), ou deve fazer um convite como se segue: 
     a1) com 3, forçante por uma volta, que mostra uma semi-pega em Copas e com outra pega de  Copas o Respondedor deve então marcar 3ST como tentativa de jogar contrato mais ambicioso; 
     a2) com 3 forçante por uma volta, que mostra bom naipe e aceita jogar 4 com dubleton de apoio;
     a3) com 4 forçante por uma volta, que mostra honra 2a. ou 3a. e que indiretamente mostra estar curto em Copas; 
     a4) com 4 convite, pedindo bom apoio em Ouros (2 honras) para ir a 5.
Note: que embora o capitão do Leilão possa estar sendo o Abridor, o capitão pode transferir essa função ao Respondedor para avaliar o limite de sua mão, que pode então decidir se aceita o convite marcando 5 (ou "un passant" aceita marcando 4 com honra segunda), ou recusa passando e encerrando o Leilão.

b) Se a segunda fala do Respondedor for 2, ele está mostrando uma mão irregular com 5 ou 6 cartas de Paus, porém indefinida em força,  tipo: 
       - x A10xx Qx KQJxxx ou
       - 9x AKxx 10x AK10xx ou
       - x AJx Kx KQxxxx, ou ainda
       - KQx Ax xxx AQxxx (querendo ouvir apoio de Paus!)  
Após a terceira voz do Abridor o Respondedor se torna o capitão da mão para uma decisão final de contrato, pois sua mão não é bem clara para o Abridor, e a mão do Abridor ficará clara para o Respondedor. O Respondedor pode inclusive ter uma mão com 5 cartas de Copas e 6 ou 7 cartas de Paus, caso em que irá marcar Copas novamente e o capitão ficará sendo o Abridor.      

c) Se a segunda fala do Respondedor for apoio em 2, este apoio pode ser dado com 3 cartas brancas ou com honra segunda, de modo que o Abridor com 12-13  pontos de abertura e naipe fraco de Espadas está liberado para passar. No entanto com 14 pontos ou 13 pontos e bom naipe de Espadas o Abridor deve fazer um convite com: 2ST, 3, 3, ou 3. Com 15-16  pontos o Abridor vai a "game".  

d) Se a segunda fala do Respondedor for 2ST, sua mão deve ser tipo 2=3=3=5 com 11-12 pontos e pega em Copas. O Abridor pode passar, pode fazer um convite mostrando melhor sua mão ou pode ir a "game", pois nessa seqüência ele ficou capitão do Leilão, visto que o Respondedor já definiu sua mão. 

e) Se a segunda fala do Respondedor for 3, em salto, isto é um splinter com apoio de Ouros, ou seja, seca de Copas e honra 4a. de apoio em Ouros. O Abridor com duas pegas em Copas deve marcar 3ST para indicar que grande parte de sua abertura está em Copas. No entanto, se seus pontos estiverem nos outros naipes e se seu naipe de Ouros tiver consistência ele pode pensar em Slam marcando seus Ases ("cue-bid") a seguir. 

f) Se a segunda fala do Respondedor for 3 ele está dando um sign-off com naipe longo de Paus e pode ser que tenha 9-10 pontos. A não ser que o Abridor tenha apoio de Paus com as cabeças (A ou KQ) nos seus naipes, para então ir a 5, ele deve passar, principalmente com seca! 

g) Se a segunda fala do Respondedor for 3, isto mostra uma honra 3a. de apoio em mão de convite (10-11) com bom naipe de Paus. O Abridor desguarnecido de cabeças nos naipes vermelhos e com mão de 12-13 pontos deve passar: AKJ109 Jxx Qxx Qx , caso contrário deve ir a "game". Pode inclusive convidar ou tentar Slam em mão especial, por exemplo: KQ109x x AKxx Kxx  <= tudo combina.

h) Se a segunda fala do Respondedor for 3ST, ele está mostrando boa pega em Copas com mão de mais de 12 pontos. Sua mão poderia ser: 9x K10x xx AKQ10xx ou Qx AQ9x Jxx KQ9x.

i) Se a segunda fala do Respondedor for 4, deve-se interpretar o salto como mostrando o naipe de Paus fechado e bem longo, porém uma marcação mais sofisticada e complexa poderia ser feita com forte apoio de Ouros (tipo KQxx) e casal quinto ou sexto de Paus. A mão é forçante a "game" e o Abridor deve dar "cue-bid", mostrando seus Ases, ou se tiver todos os controles imediatos, perguntar Ases e ir para Slam. Esses detalhes precisam ser combinados entre as duplas.

j) Se a segunda fala do Respondedor for 4, indicando forte abono (KQxx ou Axxxx), o Leilão ficou forçante a "game" e agora a idéia é pesquisar Slam. O Abridor deve dar "cue-bid" na seqüência mesmo se for com KQ no naipe. Caso tenha os controles imediatos (Rei, seca, Ás ou chicana) nos naipes ricos, e caso tenha naipe de Ouros consistente, o Abridor pode assumir que Paus não é problema e pode tentar Slam perguntando Ases com 4ST, etc.

k) Se a segunda fala do Respondedor for 4, novamente é uma situação de splinter, porém agora o abono é não em Ouros, mas sim em Espadas com honra terceira. Com um mínimo de 12-13 HCP, ou desvalorizando algum K, o Abridor deve marcar 4, porém com 14+ valorizando o A com duas ou três cartas brancas de Copas, e com consistente naipe de Espadas - condição fundamental - e controle imediato em Ouros, o Abridor deve pesquisar Slam.

l) Se a segunda fala do Respondedor for 4, está claro que sua mão tem 12-15 HCP, com honra terceira de Espadas, em mão tipo: 
    - K9x 10x Qx AKJ10xx, ou
    - Q10x 10x Qxxx AKQ10, ou
    - A9x A10x xx AJ10xx, ou ainda
    - 109xx 10x x AKQJxx. 
Perceba neste último exemplo, que a mão do Respondedor não tem honra terceira superior, mas tem 4 cartas de apoio e que o Respondedor deve marcar "game", e não deve fazê-lo direto na sua primeira fala, pois a mão pode ganhar Slam caso o Abridor tenha naipe bom de Espadas e controle de Copas. Exemplo: AKJxx x AQxx 10xx     

Nota: Estamos assumindo que a resposta com 12 a 15 pontos e 4 cartas de apoio é feita usando a convenção Jacoby 2NT, tanto no SAYC como no 2/1, embora isso não seja fundamental na estrutura geral desses sistemas, porém é bem aconselhável. 

B)
Vejamos agora as mesmas seqüências de Leilão do sistema 2/1 com uso do "fast arrive":
Abridor oponente Respondedor oponente
   1       passo             2              passo
   2       passo               ? <= forçante a game (12 ou + HCP)

m) se a segunda voz do Respondedor foi de 2 a situação é a mesma que em (b) podendo ser naipe de Copas, mas principalmente pedindo uma melhor explicação da mão do Abridor, que deve esclarecer como segue:
    m1) com 2 mostra ausência de pega de Copas e de apoio de Paus;
    m2) com 2ST mostra ter pega de Copas com 14+ ou mais pontos;
    m3) com 3 mostra ter apoio de Paus, que pode ser inclusive honra alta segunda;
    m4) com 3 mostra ter 5-5 nos naipes falados;
    m5) com 3 mostra ter apoio 4a. de Copas, mão tricolor;
    m6) com 3ST ("fast arrive") mostra ter pega de Copas com mão mínima 12 a 14- pontos.

n) se a segunda voz do Respondedor for 2, se estabelece Espadas como naipe trunfo e deve indicar apoio com honra 3a. em mão que não é mínima, ou seja, aceita pesquisar Slam. Todavia se o Abridor está no mínimo ele deve pular para 4 (fast arrive), pois de nada adianta ficar contanto detalhes da mão para ajudar os defensores na saída. Caso a mão não for mínima, então uma comunicação deve ser iniciada para esclarecimento mútuo das mãos: abonando Paus prioritariamente, ou marcando 2ST para mostrar mão tipo 5-4-2-2 com pega em Copas e honras intermediárias, ou dando "cue-bid" em 3 que mostra o A, ou remarcando Ouros para mostrar uma distribuição 5-5 ou bom naipe de Ouros, ou abonando Paus com honra segunda, ou pulando em 4 para mostra uma seca de Copas, etc. 

o) Se a voz fosse 2ST o Respondedor estaria mostrando pega de Copas com 14+ ou mais pontos em mão balanceada, passando para o Abridor a tomada de decisão, foi se o Abridor na terceira fala marcar game em 3ST ele estará mostrando mão mínima de 12-14.

p) Se a segunda voz do Respondedor for 3 ele está mostrando um sólido naipe de Paus e quer que o Abridor marque 3ST com mínimo e com uma pega de Copas, ou que esclareça melhor sua mão dando um cue-bid em Copas para indicar interesse em Slam, ou marque 3 para indicar 5-5 com ausência de pega de Copas, ou marque 3 para sugerir jogar em 4 com apoio de 2 cartas, ou que marque 4 indicando indiretamente uma seca de Copas e interesse em Slam, ou marque 5 ("fast arrive") para indicar dubleton de Copas sem 1o. e 2o. controles no naipe, em mão sem outra fala.

q) Se a segunda voz do Respondedor for 3 ele mostra honra 4a. com abono de Ouros e cabe ao Abridor se explicar melhor na sua 3a. fala. Não podemos esquecer que o Leilão é forçante a game e se o Abridor marcar 3ST ele estará simplesmente mostrando a pega de Copas em mão sem interesse de Slam.

r) Se a segunda voz do Respondedor for 3 é splinter como em (e), com a diferença que a mão mostra 14+ ou mais pontos ao valorizar a seca com o abono de 4 cartas em Ouros.

s) A voz de 3 não é usada normalmente, mas poderia ser convencionada pela dupla para indicar apoio com 2 horas altas, ou com 4 cartas brancas, ou ainda uma forma indeterminada de um dos dois casos citados, que se esclarece se o Respondedor marcar Espadas novamente. Situações estas que permitem a dupla ter o fundamental domínio no naipe de trunfo para poder pensar em pesquisar Slam.

t) Se a segunda voz do Respondedor for 3ST ele mostra uma pega em Copas com mão mínima de 12-14 pontos e ausência de interesse em Slam.

u) Se a segunda voz do Respondedor for 4, isso é um cue-bid com apoio de Ouros, mão tipo 6-4 com naipe de Paus encabeçado de casal e pelo menos uma honra alta em Ouros. A força da mão é somente na distribuição, não em pontos. Ou seja, o abono direto a 3 pode ter mais pontos.

v) Se a segunda voz do Respondedor for 4 é splinter como em (k), porém é uma  mão mais fraca em pontos do que o apoio em 2. O Respondedor simplesmente está contando sua mão com 12-14 pontos e seca de Copas com honra 3a. de apoio de Espadas e provável naipe 6o. de Paus. 

w) Se a segunda voz do Respondedor for 5, provavelmente ele tem um naipe 7o. ou 8o. não fechado, tipo: x x Kxx AQJ987xx ou A Jx Qxx KQJ9xxx

3) Vejamos agora a sofisticação do leilão para diferenciar uma resposta convite (limitada) com abono de 3 ou 4 cartas em naipe rico.

C) No sistema SAYC quando o Respondedor faz um abono simples em naipe rico, o Abridor não pode saber se o abono foi dado com 3 ou 4 cartas de apoio. Basicamente ele assume que foi com 6 a 9 pontos. No entanto num leilão competitivo é possível esclarecer melhor a mão do Respondedor, conforme os exemplos abaixo:
Abridor  Oponente1 Respondedor Oponente2
  1          passo               2               passo
passo      dobro             passo               2
passo      passo                ? <= quais as falas do Respondedor?
3c1) Se o Respondedor marcar 3, em princípio, ele está mostrando apoio com 4 cartas, embora possa também ter seca de Espadas e não considere negócio deixar o Leilão em 2;
3c2) Se o Respondedor passar ele está mostrando apoio de 3 cartas e mínimo 6-7 pontos;
3c3) Se o Respondedor dobrar ele está mostrando apoio de 3 cartas e máximo 8-9 pontos com interesse em punir oponentes, pois deve ter 4 cartas de Espadas ou honras altas. Algumas dupla jogam que o dobre indica máximo com seca de Espadas, o que também é suportável para defender 2 caso o parceiro tenha 4 cartas de Espadas. Algumas duplas jogam que se o adversário é vulnerável então o dobre é punitivo em torneio de duplas indicando mão equilibrada, mas em competição (Quadra) o dobre indica sempre seca e máximo. Em todos os casos sempre com 3 cartas de apoio, pois com 4 cartas de apoio é estatisticamente favorável abonar novamente.
3c4) Se o Respondedor marcar outro naipe em nível 3 ele estará mostrando naipe 5o. ou 6o. onde ele tem honra alta e até propondo jogar nesse naipe caso haja um duplo fit.

Enfim, esses detalhes têm que ser combinados para se formar uma dupla que fale a mesma língua. O fato importante a destacar aqui, é que normalmente se apoia em nível 3 o naipe rico do parceiro quando se tem 4 cartas de abono.

Quando o Respondedor marca no SAYC uma mão de convite 10-11 pontos, como abaixo: 
Abridor  Oponente1 Respondedor Oponente2
  1          passo               3               passo
passo      dobro             passo               3
passo      passo                ? <= quais as falas do Respondedor
3c5) Se o Respondedor passar ele sinaliza 4 cartas de Copas sem outra ação possível;
3c6) Se o Respondedor dobrar ele sinaliza 3 cartas de Copas e honras ou naipe em Espadas;
3c7) Se o Respondedor marcar 4 ele mostra ter 4 cartas de apoio e provável seca no naipe adversário se sujeitando a ser dobrado como um negócio melhor do que deixar os oponentes ganhar 3.

D) No sistema 2/1 há dois modos bem conhecidos para fazer essa diferenciação:
3d1) Com a convenção Bergen a diferenciação entre o apoio 3o. e 4o. é imediata, pois todo apoio de 3 cartas com 6-9 pontos é feito em nível 2 e todo apoio com 4 cartas com 0-9 pontos é feito em nível 3. 

Abridor  Oponente1 Respondedor 
  1          passo             2    <= jogando Bergen apoio com 3 cartas 6-9 pontos
  1          passo             2    <= jogando Bergen apoio com 3 cartas 6-9 pontos 
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 0-6 pontos
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 0-6 pontos    
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 7-9 pontos
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 7-9 pontos
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 10-11 pontos
  1          passo             3    <= jogando Bergen apoio com 4 cartas 10-11 pontos
  1          passo             4    <= jogando Bergen apoio com 5 cartas 0-6 pontos
  1          passo             4    <= jogando Bergen apoio com 5 cartas 0-6 pontos        

3d2) No sistema 2/1 devido a resposta de 1ST, na abertura de naipe rico, ser forçante por uma volta, o apoio de 3 cartas em naipe rico não precisa ser direto, ou seja o Abridor não vai passar (mesmo no caso do Respondedor ser passado). Assim sendo, convenciona-se, que o apoio direto em nível 3, indica um apoio limitado em 10-11 pontos, mas necessariamente com 4 cartas, enquanto que um apoio feito em nível 3, mas que antes passe pela resposta de 1ST forçante, somente tem 3 cartas de abono.
   Abridor             Respondedor 
     1                          1ST               
2/2/2                3  <= apoio com 3 cartas e 10-11 pontos
   Abridor             Respondedor 
     1                           3 <= apoio com 4 cartas e 10-11 pontos

4) Vejamos agora a diferença de Conceito de Resposta no nível 1 na abertura de 1
  Abridor   Oponente   Respondedor 
     1           passo             ?   <= o que é prioritário marcar?
Vamos imaginar algumas mãos - todos Vul:              SAYC          2/1
4.1 =>
Qxxx      Qxxx     Axxx        x               1             1
4.2 => Jxxx       Qxx       KQxxx      x               1             1
4.3 => x             Qxxx     K987xx    xx             1             1
4.4 => Jx           Qxxx     A987xxx  x               1             1
4.5 => Qxx        AKxx     AJxxx       x               1             1
4.6 => Q10xxx Q10xxx Jx              x              1             1

4a) No SAYC 
A filosofia de resposta no SAYC busca de modo natural encontrar um "fit" para ter um contrato mais jogável. O raciocínio óbvio é ir marcando naipes em seqüência de cima para baixo. Esse procedimento padrão tem vigorado desde os tempos iniciais que se criou Leilão em Bridge. Nos casos em que se têm um naipe 5o. de maior hierarquia e outro 4o. de menor hierarquia, marca-se primeiro o naipe 5o. e depois, se houver oportunidade, marca-se o naipe 4o. no nível 2, pois o parceiro pode ter 4 cartas nesse naipe e o objetivo de resposta do SAYC é encontrar "fit". Quando se tem dois naipes quintos marca-se primeiro o de maior hierarquia, para depois marcar o outro no nível 2. 

Evidentemente há exceções e estas estão relacionadas com o conceito de como parar o Leilão quando o Respondedor tem uma mão fraca, menos de 10 pontos, e o Abridor já limitou sua mão em menos de 15 pontos.  

4b) No 2/1
A filosofia de resposta no 2/1 privilegia a busca imediata pelo "fit" em naipe rico. Pelos idos da década de 60, Dick Walsh, um "expert" jogador de Bridge do lado do Pacífico nos Estados Unidos, preconizava com sucesso seu modo de marcar primeiro o naipe rico quarto. Dick Walsh é um dos criadores do 2/1, pois ele ajudou os escritores como Max Hardy a publicar em 1982 o sistema 2/1 que os experts estavam jogando na década de 70.  

Não perder fit em naipe rico é muito importante e inclusive o sistema "Match Point Precision" (C. C. Wei & Ron Andersen - 1975)  teve muito sucesso em torneios por estar estruturado para jogar parcial em naipe rico. O Sistema Kaplan-Sheinwold de 1972 também aderiu a este tratamento de resposta que é hoje conhecido nos cartões de convenções como resposta "Walsh Diamond" na abertura de 1.

Evidentemente é necessário sacrificar alguns detalhes como por exemplo perder um "fit" no naipe de Ouros. Além disso foi preciso posteriormente criar convenções de Leilão, como o "Check Back Stayman" e "New Minor Forcing", para descobrir naipe rico em mãos de resposta com força de convite ou força de game.

Abridor Respondedor
    1           1
     ?  <= quando a resposta foi Ouros, então o Respondedor precisa dizer se sua mão 
                é balanceada (4-3-3-3, 4-4-3-2 ou 5-3-3-2) ou irregular (5-4-x-x ou 6-3-x-x).
Portanto com as seguintes mãos:
KQxx Kxx Jxx Axx ou => 1ST
Qxx AJxx xx KQJx ou
 => 1ST
Kx Qxx xxx AKJ98      => 1ST
o Abridor marca 1ST na segunda fala.
Porém com as seguintes mãos:
KQx x x Jxx AKxxx  => 1
Kx AJxx xx KQJxx   => 1
Kx Kxx Jx AQ98xx  => 2
o Abridor marca mão irregular (naipe de Paus 5o. ou 6o.).

Voltando agora para as mãos iniciais temos a seguinte análise a fazer:

4.1 => Qxxx Qxxx  Axxx  x  
No SAYC a marcação de 1 é correta, buscando não perder esse naipe se o parceiro tiver uma mão tipo:   Kxx Jx K10xx AQxx, pois se 1 for marcada, a segunda fala do Abridor será 1ST e nada mais restará ao Respondedor senão passar.
No 2/1 marca-se 1 em mãos fracas para evitar perder o fit, pois se a resposta for 1 o Abridor com mão equilibrada marcará 1ST, ou seja, somente marcará 1 se tiver 5 (ou 6) cartas de Paus. Além disso, pode haver interferência e atrapalhar a descoberta do naipe rico, e encontrar o fit de Ouros não é muito importante em torneio de dupla, pois 2 marcados e cumpridos vale 90, enquanto que qualquer dois em naipe rico vale 110;

4.2 => Jxxx  Qxx  KQxxx   x   
No SAYC marca-se certamente 1, pois se o parceiro tem naipe de Espadas ele o marca depois e não se dá tanto importância em relação a uma possível interferência em 2 dificultando, pela fraqueza da mão, em achar depois o naipe de Espadas.
No 2/1 a marcação é 1 pois se o parceiro marcar depois 1ST, marca-se a voz natural de 2 que o parceiro já sabe que é naipe maior que o naipe rico. Ou seja, no 2/1 perde-se a possibilidade de jogar num fit 5 a 3 de Espadas após o Respondedor marcar 2, pois será assumido que o naipe de Espadas é mais curto que Ouros e com abono 3o. em ambos a preferência será para Ouros que pode ser até 6o. nessa seqüência. Portanto, com 5 cartas de Espadas e 4 cartas de Ouros, o Respondedor com mão fraca tem que escolher entre passar em 1ST ou marcar 2. Em princípio uma remarcação Espadas após 1ST é sign-off com naipe 6o. ou 5o. muito sólido, tipo KQ108x ou QJ109x, pois o Abridor pode ter dubleton e um naipe tipo Qxxxx ou J10xxx não é remarcável.   

4.3 => Qxxx   K987xx   xx            
No SAYC está claro que a primeira fala do Respondedor deve ser  1 e se o Abridor não marcar 1 que nesse caso deve ser abonada, então a segunda fala será 2 sign-off.
No 2/1 mesmo com naipe 6o. de Ouros Walsh recomenda a voz de 1 e depois se o Abridor marcar 1 é que se mostra o naipe longo de Ouros sem medo que o parceiro interprete isso como um quarto naipe forçando o Leilão a game. 

4.4 => Jx  Qxxx   A987xxx  x  
No SAYC a primeira fala do Respondedor  é 1
No 2/1 também deve ser 1, marcar 1 é ser muito radical possuindo 7 cartas de Ouros.

4.5 => Qxx   AKxx   AJxxx  
No SAYC a primeira fala é do naipe mais longo, no exemplo é 1
No 2/1, quando se tem força de abertura, pode ser feito um rever na segunda fala. Portanto a primeira fala do Respondedor também é 1, para depois marcar 2, caso o Abridor marque 1ST na segunda fala.

4.6 => Q10xxx Q10xxx Jx  x
No SAYC, marca-se primeiro 1 e depois sobre 1ST ou 2 marca-se 1. Ou seja, mesmo possuindo somente duas Damas é impensável passar em 1 com carta seca.
No 2/1 somente a marcação de Ouros seria sign-off dentro do "Walsh Diamond", a mudança de naipe de Espadas para Copas é forçante por uma volta, portanto se queremos parar o Leilão temos que remarcar o naipe da primeira fala. Como marcação menos pior pode-se marcar 1, dando chance do Abridor marcar 1, e caso o Respondedor marcar 1ST remarcamos Copas no nível 2.      

5) O conceito de quando o Leilão é Forçante ou Convite 
Retrospectiva: Um sistema de Leilão precisa ter mecanismos para definir quando o Leilão é forçante, quando se faz uma pesquisa tentando "game", ou quando se faz um "sign-off".

Muitos bridgistas escolhem seus parceiros de torneio quase momentos antes do início do jogo e não há tempo hábil para se combinar detalhes. Digamos que concordem em jogar a famosa convenção do quarto naipe forçante a "game" e logo no início surge o seguinte Leilão:
Abridor     Respondedor          
   1                1
   1                3 <= qual a força?
     ?
Vamos supor que o Abridor tenha:
a) K10xx x QJx AK9xx
b) A10xx 10x QJx AK9x
A resposta é simples, se a dupla combinou que estão jogando a marcação do quarto naipe como um mecanismo de estabelecer uma situação de Leilão forçante a "game" então, devido o Respondedor não ter marcado o quarto naipe, no caso 2 (voz artificial), o pulo de resposta do Respondedor deve ser  considerado convite a "game" em 4. Portanto com a mão (a) o Abridor deve passar e com a mão (b) deve marcar 4.
Nesse caso, uma mão possível para o Respondedor seria Jx AQJ8xx Kxx xx

Com uma mão com força de "game", tipo Qx AQJ8xx Kxx Jx  o Respondedor marcaria:
Em (a)  Abridor  Respondedor                em (b)  Abridor  Respondedor
                  1             1                                             1                1
                  1             2                                             1                2
              3ou2ST      3                                             2ST               3
                  3ST         passo                                           4             passo

No entanto se a dupla jogasse que a marcação do quarto naipe é forçante somente por uma volta o salto de resposta passa a ser forçante a "game" e nesse caso em (a) o Abridor marcaria 3ST negando o apoio segundo pedido e em (b) marcaria 4.

Nota: algumas duplas combinam em jogar o salto de resposta como sendo naipe 6o. convite a game com 9-11 HCP (ao invés de ser natural forçante forte com 16 ou + pontos, ou ser fraco com menos de 7 HCP). Nesse caso a voz de resposta em pulo é forçante a "game", pois para a lógica do sistema de Leilão ficou resolvido que as mãos intermediárias de naipe 6o. com 9-11 seriam tratadas na reposta da 1a. fala, como um salto de resposta, sacrificando o uso tradicional, e muito útil, da resposta em salto para indicar uma mão de resposta de mais de 16 pontos em cartas.

Mostramos com isso que o importante é a estrutura do Sistema de Leilão ser coerente, pois algumas convenções estão sendo usadas para suprir as necessidades de lógica do sistema de Leilão.

Por exemplo, jogando SAYC, sem convenções adicionais especiais a seqüência de Leilão:
(c) Abridor  Respondedor                                         (d)  Abridor  Respondedor
          1             1                                                              1              1
          1             2  <= forçante natural                        1ST              2 <=não forçante natural
(e) Abridor  Respondedor                                         (f)  Abridor  Respondedor
          1             1                                                              1              1
          1             2  <= forçante natural                        1ST              2 <=não forçante natural
Em (c) devemos considerar que um dos princípios consagrados pelo "Contract Bridge Culbertson System" no Blue Book de Ely Culbertson de 1933 já impunha que a mudança de naipe é forçante por uma volta. Logo o Abridor não pode passar e deve se explicar melhor.
Em (d) devemos considerar que um outro princípio consagrado por Culbertson após o Abridor marcar na sua segunda fala 1ST limitando e caracterizando a mão, a segunda fala do Respondedor marcando um naipe de hierarquia menor não é forçante e simplesmente pede ao Abridor para escolher um deles como contrato final.

Jogando 2/1, que na evolução incorpora o uso de modernas e sofisticadas convenções empregada pela maioria dos bridgistas nos dias de hoje, as falas de 2 em (c) e 2 em (e) são tratadas como falas artificiais da convenção do quarto naipe forçante (a "game" ou por uma volta), enquanto que em (d) e em (f), respectivamente, são tratadas como um "check back stayman" na convenção "New Minor Forcing". De certa forma estes mecanismos de pesquisa e meios para se manter um Leilão forçante são bem bem similares, diferenciando basicamente pela segunda voz do Abridor ser em ST ou em naipe.

Concluindo: cabe ao leitor dominar estas convenções e analisá-las com o parceiro antes que um mal entendido ocorra quando o Leilão já começou.   
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