DEFESA CONTRA DOBRE EM
1ST (15-17 HCP)
Se você senta na mesa com um novo parceiro e ocorre uma situação do seu
parceiro parceiro abrir o Leilão com 1ST e o Oponente a sua direita dizer
dobro. Sugerimos que você conduza o Leilão seguindo um tratamento
tradicional em que:
- o Redobro mostra que sua dupla detém a maioria dos pontos em cartas altas e
há um interesse em dobrar os oponentes;
- que a marcação de um naipe em nível 2 é sign-off indicando mão fraca;
- que o passo é uma exclusão das situações anteriores.
O significado tradicional do redobro do Respondedor
quando o dobro é punitivo é para jogar
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
redobro
tradicionalmente o redobro mostra uma mão regular de
6 a 7 pontos em cartas altas e pede para que o Abridor passe, pois considera
que ele terá boa chance de fazer o contrato caso os
oponentes passem.
Nesse caso, se os oponentes marcarem um naipe no Leilão, o dobro do Abridor ou
do Respondedor é punitivo, indica 4+ cartas no naipe, excepcionalmente 3
cartas com honra.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
redobro 2
passo
passo
? <= dobro é punitivo e a marcação de outro naipe no nível não é
forçante
O passe do Abridor, um "passo forçante", mostrando não ter cartas
de Paus que
justifiquem dobrar o Oponente2 transfere para o jogador da dupla que agora será o último
a falar a decisão de dobrar punitivo ou Leiloar algo. Ou seja, não deve, em
princípio, passar.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
redobro passo/2
passo 2
passo
passo
? <= dobro é punitivo e a marcação de
outro naipe no nível não é forçante
Agora o passo do Respondedor é que é forçante e o Abridor que está agora
na última posição é que deve dobrar punitivo ou Leiloar algo, não devendo portanto
passar.
Quando a mão do Respondedor é fraca, porém tem um
naipe 5o. ou 6o. o Respondedor marca seu naipe
Abridor Oponente1 Respondedor
Oponente2
1ST
dobro 2/2/2/2
<= mão fraca, naipe longo, Abridor deve passar
********************************************************************************
Por outro lado, se você está formando uma
parceria mais firme então sugerimos usar uma convenção mais
elaborada.
Dentre as várias existentes sugerimos o uso da Convenção Bergen contra
Dobre em 1ST.
Marty Bergen
desenvolveu um método de Leilão para situações em que o nosso oponente faz
um dobre punitivo contra nossa abertura de 1ST. A idéia básica dessa defesa é procurar minimizar o prejuízo
tentando achar um melhor contrato que 1ST dobrado, ou mesmo até achar um bom
contrato caso os oponentes decidam entrar no Leilão de forma competitiva por
um parcial.
Com essa convenção é também possível competir normalmente no Leilão caso o dobre
não seja punitivo e sim prometa valores de distribuição em um naipe
longo ou dois
naipes 5-5 e não prometa muitos
valores em cartas altas, tal como ocorre em convenções como DONT,
BROZEL em que o dobre mostra um naipe
sexto qualquer com cerca de 10 hcp. Nesse caso o parceiro do Abridor de 1ST irá
prosseguir no Leilão usando qualquer das convenções que a dupla tenha
adotado para fazer Transfer ou Stayman,
ignorando o dobre oponente. Ou seja, Jacoby Transfer (2/2),
Stayman (2), Gerber (4), etc
continuam valendo e portanto este é o ponto bom desta convenção.
Portanto diante da seguinte situação?
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
? <= antes de tudo pergunte o que significa o dobro
A) Quando o Dobre Oponente de 1ST
for punitivo então:
a1 - Sendo o Dobre realmente punitivo no caso do Respondedor ter um naipe
com 5o. ou 6o. de ele deve marcar
seu naipe para atrapalhar posssível encontro de "fit" no nível 2
pelos oponentes e o
Abridor deve passar mesmo com dubleton.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro 2
<= J9xxxx
xx xxx xx
(marcação obrigatória)
a2- O mesmo princípio de atrapalhar os oponentes
se aplica quando o Respondedor tem uma mão com menos de 4 hcp, porém com
naipe 7o. qualquer ou 6o. bem consistente de cartas intermediárias.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST dobro
? <=
QJ98xxx
xx xx
xx = marque 3
barragem (preemptive)
<= x
K109xxxx 109xx
x = 3 barragem
<= xx
xx J10965432
x = 3 barragem
<= xx
x 9xxx
KJ1098x = 3 barragem
a3- Após um dobre punitivo o redobro do Respondedor obriga o Abridor a marcar 2.
Nesse caso o Respondedor estará indicando que tem um naipe longo diferente de
Espadas. Assim,
se o naipe 5o. ou 6o. do Respondedor for
ele passa;
se o naipe 5o. ou 6o. do Respondedor for
ou ele corrige e o
Abridor passa, mesmo que tenha sido dobrado e o Abridor tenha dubleton.
Provavelmente este será o menos pior dos contratos!
Exemplos:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
Redobro passo
2
passo
? <= xxx
xx xxx
Q10xxx = passo
<= xx
Kx 109xxxx
xxx = 2
<= xxx
K1098x 9xxx
x = 2
a4- voz convencional: Após um dobre punitivo e
um redobre pedindo salvação em 2,
a voz de 2 é convite
indicando 5 a 7 hcp e naipe 6o. ou 7o. de .
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
Redobro passo
2 qualquer
2 <=
KJxxxx
x xx
Q10xx <= convite a game
QJ9xxx
xx A10x
10xx <= convite a game
K1098xxx
x x
Q10xx < = convite a game
Q109xxxx
xx K10xx
- < = convite a game
a5- voz convencional: Após um dobre punitivo e redobre pedindo
salvação em 2, a voz
em salto de
3 ou 3
são análogos convites com naipe longo. De modo que o Abridor com honra 3a. e
Ases deve tentar game. Exemplos
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
Redobro passo
2
passo
3
passo
3ST <=
AQ10x
Qxx Axx
Axx
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
Redobro passo
2
passo
3
passo
3ST <=
Q109x
Kxx KJ10
AQJ
B) Quando o dobro Oponente não e punitivo e obriga o parceiro a falar
No caso em que o Dobre adversário não é punitivo a convenção Bergen utiliza
algumas falas convencionais para mostrar uma mão fraca de 6 a 7 hcp, porém
competitiva para disputar um parcial quiça até para tentar um
"game".
b1 - escolha qual será o significado do redobre de
sua dupla
proposta b1.1: o redobre indica uma mão fraca (6 a 7 hcp) com os dois naipes
pobres:
exemplo: Kxx
xx Qxxx
Jxxx
exemplo: xx
Qx Qxxx
Q9xxx
exemplo: xx
x QJxxx
K8xxx
exemplo: x
AJx Qxxx
109xxx
proposta b1.2: o redobre indica uma mão fraca (6 a 7 hcp) com seca ou chicana
em 1 naipe rico
exemplo: Jxx
x Axxx
J9xxx
em geral uma distribuição
exemplo: x
Kxxx Q10xx
Q9xx
tipo 5-4-3-1
exemplo: 8xxxx
- Qxxx
Axxx
exemplo: x
Kxx KJxx
108xxx
O tratamento tradicional também pode ser uma
escolha para o Redobro, porém sugerimos que use a proposta b1.1 que
permitirá ao Abridor uma segurança de fit confortável até o nível
3.
C) Independentemente do dobre ser punitivo ou
competitivo
Quando o Respondedor tem uma mão 5-4-x-x
ou 4-4-4-1 com até 7 hcp ele deve competir pelo parcial ou evitar que o
Leilão fique em 1ST dobrado se ele tiver entre 0-3 hcp. Nesse último caso
até com mão 4-4-3-2 o Respondedor deve falar no Leilão buscando um fit pelo
menos de 7 cartas. A regra a seguir é bem simples, fale primeiro o naipe de
menor hierarquia.
c1- Após um dobre a marcação direta de 2
mostra naipe de e
outro naipe de hierarquia superior.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
2
passo
? <= O Abridor com 4 cartas de
passa; com 3 cartas de
e mão 4-3-3-3 passa; com 3 cartas
de e mão 4-4-2=3
passa, porém se for dobrado pode arriscar marcar um naipe superior;
com 2 cartas de e
naipe e 5 marca 2
aceitando jogar em qualquer "fit" 4-3 superior;
com 4-4-3=2 e duas cartas de
marca seu primeiro naipe superior.
exemplo: Kxxx
xx xx
Jx xxx <= marca-se 2
xxx
Qxxxx x
KJxx <= marca-se 2
xxx
x Qxxx
K8x xx <= marca-se 2
x
Jxxx Q xxx
109xx <= marca-se 2
c2- Após um dobre a
marcação direta de 2
mostra naipe de e
outro naipe superior.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
2
passo
? <= O Abridor com 4 ou 3 cartas de
passa; com 2 cartas de
marca 2, que pode ser
naipe terceiro, aceitando jogar também com 3 cartas em 2.
exemplo: Kxxx
xxx Qxxx
Jx <= marca-se 2
xx
Qxxx Kxxxx
xx <= marca-se 2
Jxxx
xxxx Q xxx
x <= marca-se 2
x
Jxxxx AJxx
109x <= marca-se 2
c3- voz convencional 1: Após um dobre a
marcação direta de 2
mostra naipes ricos e o Abridor escolhe passar ou abonar convidando a game se
tiver o máximo com 4 cartas de um deles com bom apoio no noutro.
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1ST
dobro
2
passo
? <= O Abridor com 4 cartas de
e 3 ou 2 em marca 2,
com 4 e 4 nos ricos passa e se houver dobre muda para ,
com 3 e 3 nos ricos segue a mesma tática, passa e se houver dobre muda para
e com máximo e 4 cartas de abono tenta competir até no nível 3 se não for
vulnerável.
exemplo: Kxxxx
9xxxx xx
x <= marca-se 2
xxxx
Qxxxx x
Kxx <= marca-se 2
Kxxxx
KJxx xx
xx <= marca-se 2
J10xx
QJxx xx
xxx <= marca-se 2
Em resumo, após um dobre punitivo de 1ST os significados das falas do Respondedor são:
Responder |
significado |
Redobre |
obriga o Abridor a marcar 2 |
2 |
mostra e mais um naipe de hierarquia superior |
2 |
mostra e mais um naipe de hierarquia superior |
2 |
mostra e |
2 |
mostra 5+ é sign-off |
3 |
mostra 6+ é sign-off |
3 |
mostra 6+ é sign-off |
3 |
mostra 6+ é sign-off |
3 |
mostra 6+ é sign-off |