CONCEITOS DE LEILÃO e a diferença entre o SAYC e o TWO OVER ONE GAME FORCE
O bonito no Bridge é que não há fórmulas de decisão que se aplicam
para todas as situações, embora haja padrões que podemos seguir com certa
segurança. Nesse sentido, há alguns conceitos de leilão, que estão implícitos
em cada sistema, visando ajudar na tomada
de decisão. De uma forma geral, o "decision maker" do Leilão, deve
ser feito de forma cooperativa, de modo que cada jogador da dupla transmita uma
informação ao outro para que a melhor decisão de leilão possa ser tomada.
Aquele que já contou sua mão e não tem nada mais a acrescentar deve aguardar
a decisão do outro, que assume neste momento ser o capitão da dupla. Algumas aberturas e seqüências definem
claramente quem é o capitão do Leilão, e
cabe a ele ser o "decision maker" do contrato final. Porém, num
Leilão cooperativo, aquele que consegue sabe melhor a mão do outro passa a ser o natural
capitão do Leilão. Portanto, entender quem passa a ser o capitão é fundamental para uma dupla ter sucesso
nos seus Leilões.
Neste texto queremos mostrar algumas das diferenças de conceitos entre o Standard
American Yellow Card (SAYC) e o Two Over One Game Force (2/1), que são dois
sistemas dos mais populares.
No sistema Natural de naipe rico quinto, de onde o SAYC é sua evolução,
o conceito ou máxima de Leilão que vigora desde os primórdios do "Bridge
Contrato" é que "quanto mais alto
você fala, mais jogo você tem", portanto
pular mostra força. Ou seja, o SAYC faz o Leilão avançar no limite da força
de cada mão.
No sistema 2/1 há uma inversão nos conceitos e princípios de
Leilão, que muitas vezes força o Leilão para um contrato meio suicida
considerando que isso, preventivamente, será um bom negócio, pois os oponentes
caso não sejam atrapalhados poderão encontrar um naipe comum que lhes trará
mais pontos que as multas que se recebe devido jogar num contrato alto demais
para ser cumprido. Esse princípio se apóia no conceito de Vazas Totais que
precisa ser bem conhecido por todo bridgista em evolução.
Além disso, o sistema 2/1 ao estabelecer uma situação forçante a "game",
preconiza que com uma mão mínima deve ser aplicado na segunda fala (ou 3a.) o princípio do "fast
arrive", que é um pulo a
"game", para mostrar mão mínima no limite da primeira fala (12-14
HCP), enquanto que com mais jogo, numa concepção inversa ao SAYC, não há
razão para se pular
no Leilão, pois o Leilão já está definido como forçante a "game"
e desta forma sobra mais espaço de Leilão para uma melhor comunicação entre os parceiros.
1) Vejamos essa diferença de "Conceitos de
Leilão" no abono em naipe pobre:
No SAYC apoio simples em pobre naipe mostra 6 a 9 pontos e em salto no nível
3 mostra 10-11 pontos.
Exemplo: Abridor Respondedor
1
2 <= no SAYC
é 6- 9 pontos
1
3 <= no SAYC é 10-11
pontos
1
2 <= no SAYC
é 6- 9 pontos
1
3 <= no SAYC é 10-11
pontos
Porém, note que no SAYC não há uma boa voz para expressar um forte apoio em naipe
pobre com 12-15 HCP. Muitas vezes é necessário marcar um falso naipe e criar
uma situação forçante de modo que quando o apoio ao naipe pobre é feito pode
não ficar claro que se trata de um bom abono. Isso ocorre devido ao fato que
quando o Abridor inicia o Leilão em naipe pobre, o Respondedor com uma mão de
13-15 pontos, mesmo com abono quarto (ou até 5o.) no naipe do parceiro, marca
2ST quando com mão equilibrada, pois se marcasse um naipe rico e depois
abonasse em pulo no nível isso seria indicação de um abono limite de 10-11
HCP.
No 2/1 o apoio em naipe pobre é invertido, com isso o apoio simples abre espaço para comunicação
e o apoio em salto mostra uma barragem com apoio de
5 cartas. Além disso, resolve o problema de um apoio não limitado, pois na
comunicação entre os parceiros o Respondedor com menos de 12 pontos pode
esclarecer sua força limitada marcando 2ST ou abonando novamente o naipe pobre
do parceiro. Veja exemplos em menores
invertidos.
Exemplo: Abridor Respondedor
1
2 *
<= no 2/1 pode ser 9-11
pontos ou ilimitado forçante a "game"
1
3 ** <= no 2/1 é limitado
entre 5-8 pontos com 5 cartas de apoio
1
2 * <= no 2/1 pode ser 9-11
pontos ou ilimitado forçante a "game"
1
3 ** <= no 2/1 é limitado
entre 5-9 pontos com 5 cartas de apoio
* forçante por uma volta ** não forçante
2) Vejamos agora
a
diferença de "Conceito de Leilão" na resposta em nível 2:
Num leilão sem interferência, após uma abertura em naipe rico, se a
resposta foi em naipe pobre no nível 2, no SAYC está ainda indefinido se o
Leilão será forçante a "game" ou não, pois pode ocorrer uma
situação de "misfit" ou do Abridor e Respondedor terem mãos bem limitadas, sem
pontos suficientes para se chegar a "game", que requer 25-26 pontos.
A) Vejamos a seguinte situação no SAYC:
Abridor oponente Respondedor oponente
1
passo 2*
passo * forçante
por uma volta
2
passo
? <= a segunda fala (ou 3a.) do Respondedor irá definir sua força de
mão
a) Se a segunda fala do Respondedor for apoio para 3
ele estará limitando a mão em 10-12 pontos com 4 cartas de Ouros, e então
caberá ao Abridor, que passa agora a ser o capitão da mão, concluir se deve
passar, ir a game em 3ST, ou 5 (ou até a 6),
ou deve fazer um convite como se segue:
a1) com 3, forçante por uma volta, que mostra
uma semi-pega em Copas e com outra pega de Copas o Respondedor deve então
marcar 3ST como tentativa de jogar contrato mais ambicioso;
a2) com 3 forçante por uma volta, que mostra
bom naipe e aceita jogar 4 com dubleton de
apoio;
a3) com 4 forçante por uma volta, que mostra
honra 2a. ou 3a. e que indiretamente mostra estar curto em Copas;
a4) com 4 convite, pedindo bom apoio
em Ouros (2 honras) para ir a
5.
Note: que embora o capitão do Leilão possa estar sendo o Abridor, o capitão pode
transferir essa função ao Respondedor para avaliar o limite de sua mão, que
pode então decidir se aceita o convite marcando 5
(ou "un passant" aceita marcando 4
com honra segunda), ou recusa passando e encerrando o Leilão.
b) Se a segunda fala do Respondedor for 2, ele
está mostrando uma mão irregular com 5 ou 6 cartas de Paus, porém indefinida
em força, tipo:
-
x
A10xx Qx
KQJxxx ou
-
9x
AKxx 10x
AK10xx ou
-
x
AJx Kx
KQxxxx, ou ainda
-
KQx
Ax xxx AQxxx
(querendo ouvir apoio de Paus!)
Após a terceira voz do Abridor o Respondedor se torna o capitão da mão para
uma decisão final de contrato, pois sua mão não é bem clara para o Abridor,
e a mão do Abridor ficará clara para o Respondedor. O Respondedor pode
inclusive ter uma mão com 5 cartas de Copas e 6 ou 7 cartas de Paus, caso em
que irá marcar Copas novamente e o capitão ficará sendo o Abridor.
c) Se a segunda fala do Respondedor for apoio em 2,
este apoio pode ser dado com 3 cartas brancas ou com honra segunda, de modo que
o Abridor com 12-13 pontos de abertura e naipe fraco de Espadas está
liberado para passar. No entanto com 14 pontos ou 13 pontos e bom naipe de
Espadas o Abridor deve fazer um convite com: 2ST, 3,
3, ou 3. Com
15-16 pontos o Abridor vai a "game".
d) Se a segunda fala do Respondedor for 2ST, sua mão deve ser tipo 2=3=3=5 com
11-12 pontos e pega em Copas. O Abridor pode passar, pode fazer um convite
mostrando melhor sua mão ou pode ir a "game", pois nessa seqüência
ele ficou capitão do Leilão, visto que o Respondedor já definiu sua
mão.
e) Se a segunda fala do Respondedor for 3, em
salto, isto é um splinter com apoio
de Ouros, ou seja, seca de Copas e honra 4a. de apoio em Ouros. O Abridor com
duas pegas em Copas deve marcar 3ST para indicar que grande parte de sua
abertura está em Copas. No entanto, se seus pontos estiverem nos outros naipes
e se seu naipe de Ouros tiver consistência ele pode pensar em Slam marcando
seus Ases ("cue-bid") a seguir.
f) Se a segunda fala do Respondedor for 3 ele
está dando um sign-off com naipe
longo de Paus e pode ser que tenha 9-10 pontos. A não ser que o Abridor tenha
apoio de Paus com as cabeças (A ou KQ) nos seus naipes, para então ir a 5,
ele deve passar, principalmente com seca!
g) Se a segunda fala do Respondedor for 3, isto
mostra uma honra 3a. de apoio em mão de convite (10-11) com bom naipe de Paus.
O Abridor desguarnecido de cabeças nos naipes vermelhos e com mão de 12-13
pontos deve passar: AKJ109
Jxx Qxx Qx ,
caso contrário deve ir a "game". Pode inclusive convidar ou tentar
Slam em mão especial, por exemplo: KQ109x
x AKxx Kxx
<= tudo combina.
h) Se a segunda fala do Respondedor for 3ST, ele está mostrando boa pega em
Copas com mão de mais de 12 pontos. Sua mão poderia ser:
9x K10x xx
AKQ10xx ou Qx
AQ9x Jxx
KQ9x.
i) Se a segunda fala do Respondedor for 4,
deve-se interpretar o salto como mostrando o naipe de Paus fechado e bem longo,
porém uma marcação mais sofisticada e complexa poderia ser feita com forte
apoio de Ouros (tipo KQxx) e casal quinto ou sexto de Paus. A mão é forçante
a "game" e o Abridor deve dar "cue-bid", mostrando seus
Ases, ou se tiver todos os controles imediatos, perguntar Ases e ir para Slam.
Esses detalhes precisam ser combinados entre as duplas.
j) Se a segunda fala do Respondedor for 4,
indicando forte abono (KQxx ou Axxxx), o Leilão ficou forçante a
"game" e agora a idéia é pesquisar Slam. O Abridor deve dar "cue-bid"
na seqüência mesmo se for com KQ no naipe. Caso tenha os controles imediatos
(Rei, seca, Ás ou chicana) nos naipes ricos, e caso tenha naipe de Ouros
consistente, o Abridor pode assumir que Paus não é
problema e pode tentar Slam perguntando Ases com 4ST, etc.
k) Se a segunda fala do Respondedor for 4,
novamente é uma situação de splinter, porém agora o abono é não em Ouros,
mas sim em Espadas com honra terceira. Com um mínimo de 12-13 HCP, ou desvalorizando
algum K,
o Abridor deve marcar 4, porém com 14+
valorizando o A com duas ou três cartas brancas
de Copas, e com consistente naipe de Espadas - condição fundamental - e controle
imediato em Ouros, o Abridor deve pesquisar Slam.
l) Se a segunda fala do Respondedor for 4,
está claro que sua mão tem 12-15 HCP, com honra terceira de Espadas, em mão
tipo:
- K9x
10x Qx
AKJ10xx, ou
- Q10x
10x Qxxx
AKQ10, ou
-
A9x A10x
xx AJ10xx, ou ainda
-
109xx 10x x
AKQJxx.
Perceba neste último exemplo, que a mão do Respondedor não tem honra
terceira superior, mas tem 4 cartas de apoio e que o Respondedor deve marcar
"game", e não deve fazê-lo direto na sua primeira fala, pois a mão
pode ganhar Slam caso o Abridor tenha naipe bom de Espadas e controle de Copas.
Exemplo: AKJxx
x AQxx
10xx
Nota: Estamos assumindo que a resposta com 12 a 15 pontos e 4 cartas de apoio é
feita usando a convenção Jacoby 2NT,
tanto no SAYC como no 2/1, embora isso não seja fundamental na estrutura geral
desses sistemas, porém é bem aconselhável.
B) Vejamos agora as mesmas seqüências de Leilão do sistema 2/1 com uso do "fast arrive":
Abridor oponente Respondedor oponente
1
passo 2
passo
2
passo
? <= forçante a game (12 ou + HCP)
m) se a segunda voz do Respondedor foi de 2
a situação é a mesma que em (b) podendo ser naipe de Copas, mas
principalmente pedindo uma melhor explicação da mão do Abridor, que deve
esclarecer como segue:
m1) com 2 mostra
ausência de pega de Copas e de apoio de Paus;
m2) com 2ST mostra ter pega de Copas com 14+ ou mais pontos;
m3) com 3 mostra ter apoio de Paus, que pode
ser inclusive honra alta segunda;
m4) com 3 mostra ter 5-5 nos naipes falados;
m5) com 3 mostra ter apoio 4a. de Copas, mão
tricolor;
m6) com 3ST ("fast arrive") mostra ter pega de Copas com mão mínima 12 a 14-
pontos.
n) se a segunda voz do Respondedor for 2,
se estabelece Espadas como naipe trunfo e deve indicar apoio com honra
3a. em mão que não é mínima, ou seja, aceita pesquisar Slam. Todavia se o Abridor
está no mínimo ele deve pular para 4 (fast
arrive), pois de nada adianta ficar contanto detalhes da mão para ajudar os
defensores na saída. Caso a mão não for mínima, então uma comunicação
deve ser iniciada para esclarecimento mútuo das mãos: abonando Paus
prioritariamente, ou marcando 2ST para mostrar mão tipo 5-4-2-2 com pega em Copas
e honras
intermediárias, ou dando "cue-bid" em 3
que mostra o A, ou remarcando Ouros para
mostrar uma distribuição 5-5 ou bom naipe de Ouros, ou abonando Paus com honra
segunda, ou pulando em 4 para mostra uma seca
de Copas, etc.
o) Se a voz fosse 2ST o Respondedor estaria mostrando pega de Copas com
14+ ou mais pontos em mão balanceada, passando para o Abridor a tomada de
decisão, foi se o Abridor na terceira fala marcar game em 3ST ele estará
mostrando mão mínima de 12-14.
p) Se a segunda voz do Respondedor for 3 ele
está mostrando um sólido naipe de Paus e quer que o Abridor marque 3ST com
mínimo e com uma pega de Copas, ou que esclareça melhor sua mão dando um cue-bid
em Copas para indicar interesse em Slam, ou marque 3
para indicar 5-5 com ausência de pega de Copas, ou marque 3
para sugerir jogar em 4 com apoio de 2 cartas,
ou que marque 4 indicando indiretamente uma
seca de Copas e interesse em Slam, ou marque 5
("fast arrive") para indicar dubleton de Copas sem 1o. e 2o. controles no naipe,
em mão sem outra fala.
q) Se a segunda voz do Respondedor for 3 ele
mostra honra 4a. com abono de Ouros e cabe ao Abridor se explicar melhor na sua
3a. fala. Não podemos esquecer que o Leilão é forçante a game e se o Abridor
marcar 3ST ele estará simplesmente mostrando a pega de Copas em mão sem
interesse de Slam.
r) Se a segunda voz do Respondedor for 3 é
splinter como em (e), com a diferença que a mão mostra 14+ ou mais pontos ao
valorizar a seca com o abono de 4 cartas em Ouros.
s) A voz de 3 não é usada normalmente,
mas poderia ser convencionada pela dupla para indicar apoio com 2 horas altas,
ou com 4 cartas brancas, ou ainda uma forma indeterminada de um dos dois casos
citados, que se esclarece se o Respondedor marcar Espadas novamente. Situações estas que permitem
a dupla ter o fundamental domínio no naipe de trunfo para poder pensar em
pesquisar Slam.
t) Se a segunda voz do Respondedor for 3ST ele mostra uma pega em Copas com
mão mínima de 12-14 pontos e ausência de interesse em Slam.
u) Se a segunda voz do Respondedor for 4, isso
é um cue-bid com apoio de Ouros, mão tipo 6-4 com naipe de Paus encabeçado de
casal e pelo menos uma honra alta em Ouros. A força da mão é somente na
distribuição, não em pontos. Ou seja, o abono direto a 3
pode ter mais pontos.
v) Se a segunda voz do Respondedor for 4 é
splinter como em (k), porém é uma mão mais fraca em pontos do que o
apoio em 2. O Respondedor simplesmente está
contando sua mão com 12-14 pontos e seca de Copas com honra 3a. de apoio de
Espadas e provável naipe 6o. de Paus.
w) Se a segunda voz do Respondedor for 5, provavelmente ele tem um naipe 7o. ou 8o. não fechado, tipo: x x Kxx AQJ987xx ou A Jx Qxx KQJ9xxx
3) Vejamos agora a sofisticação do leilão para
diferenciar uma resposta convite (limitada) com abono de 3 ou 4 cartas em naipe rico.
C) No sistema SAYC quando o Respondedor faz um
abono simples em naipe rico, o Abridor não pode saber se o abono foi dado com 3 ou
4 cartas de apoio. Basicamente ele assume que foi com 6 a 9 pontos. No entanto
num leilão competitivo é possível esclarecer melhor a mão do Respondedor,
conforme os exemplos abaixo:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1
passo
2
passo
passo
dobro
passo
2
passo
passo
? <= quais as falas do Respondedor?
3c1) Se o Respondedor marcar 3,
em princípio, ele está
mostrando apoio com 4 cartas, embora possa também ter seca de Espadas e não
considere negócio deixar o Leilão em 2;
3c2) Se o Respondedor passar ele está mostrando apoio de 3 cartas e mínimo 6-7
pontos;
3c3) Se o Respondedor dobrar ele está mostrando apoio de 3 cartas e máximo 8-9
pontos com interesse em punir oponentes, pois deve ter 4 cartas de Espadas ou
honras altas. Algumas dupla jogam que o dobre indica máximo com seca de Espadas, o que
também é suportável para defender 2 caso o
parceiro tenha 4 cartas de Espadas. Algumas duplas jogam que se o
adversário é vulnerável então o dobre é punitivo em torneio de duplas
indicando mão equilibrada, mas em competição (Quadra) o dobre indica sempre seca
e máximo. Em
todos os casos sempre com 3 cartas de apoio, pois com 4 cartas de apoio é
estatisticamente favorável abonar novamente.
3c4) Se o Respondedor marcar outro naipe em nível 3 ele estará mostrando naipe
5o. ou 6o. onde ele tem honra alta e até propondo jogar nesse naipe caso haja
um duplo fit.
Enfim, esses detalhes têm que ser combinados para se formar uma dupla que fale a
mesma língua. O fato importante a destacar aqui, é que normalmente se apoia em nível 3 o
naipe rico do parceiro quando se tem 4 cartas de abono.
Quando o Respondedor marca no SAYC uma mão de convite 10-11 pontos, como
abaixo:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1
passo
3
passo
passo
dobro
passo
3
passo
passo
? <= quais as falas do Respondedor
3c5) Se o Respondedor passar ele sinaliza 4 cartas de Copas sem outra ação
possível;
3c6) Se o Respondedor dobrar ele sinaliza 3 cartas de Copas e honras ou naipe em
Espadas;
3c7) Se o Respondedor marcar 4 ele mostra ter 4
cartas de apoio e provável seca no naipe adversário se sujeitando a ser
dobrado como um negócio melhor do que deixar os oponentes ganhar 3.
D) No sistema 2/1 há dois modos bem conhecidos para fazer essa
diferenciação:
3d1) Com a convenção Bergen a diferenciação entre o apoio 3o. e 4o. é imediata,
pois todo apoio de 3 cartas com 6-9 pontos é feito em nível 2 e todo apoio com
4 cartas com 0-9 pontos é feito em nível 3.
Abridor Oponente1 Respondedor
1
passo 2 <=
jogando Bergen apoio com 3 cartas 6-9 pontos
1
passo 2
<= jogando Bergen apoio com 3 cartas 6-9 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 0-6 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 0-6 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 7-9 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 7-9 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 10-11 pontos
1
passo 3
<= jogando Bergen apoio com 4 cartas 10-11 pontos
1
passo 4
<= jogando Bergen apoio com 5 cartas 0-6 pontos
1
passo 4
<= jogando Bergen apoio com 5 cartas 0-6 pontos
3d2) No sistema 2/1 devido a resposta de 1ST, na abertura de naipe rico, ser forçante por uma volta,
o apoio de 3 cartas em naipe rico não precisa ser direto, ou seja o Abridor
não vai passar (mesmo no caso do Respondedor ser passado). Assim sendo,
convenciona-se, que o apoio direto em nível 3, indica um apoio limitado em
10-11 pontos, mas necessariamente com 4
cartas, enquanto que um apoio feito em nível 3, mas que antes passe pela
resposta de 1ST forçante, somente tem 3 cartas de abono.
Abridor
Respondedor
1
1ST
2/2/2
3 <= apoio com 3 cartas e 10-11 pontos
Abridor Respondedor
1
3 <= apoio com 4 cartas e 10-11
pontos
4) Vejamos agora a diferença de Conceito de Resposta no
nível 1 na abertura de 1
Abridor Oponente
Respondedor
1 passo
? <= o que é prioritário marcar?
Vamos imaginar algumas mãos - todos Vul:
SAYC 2/1
4.1 =>
Qxxx
Qxxx
Axxx
x
1
1
4.2 => Jxxx
Qxx
KQxxx
x
1
1
4.3 =>
x
Qxxx
K987xx
xx 1
1
4.4 => Jx
Qxxx
A987xxx
x
1
1
4.5 => Qxx
AKxx
AJxxx
x
1
1
4.6 => Q10xxx
Q10xxx Jx
x
1
1
4a) No SAYC
A filosofia de resposta no SAYC busca de modo natural encontrar um "fit"
para ter um contrato mais jogável. O raciocínio óbvio é ir
marcando naipes em seqüência de cima para baixo. Esse procedimento
padrão tem vigorado desde os tempos iniciais que se criou Leilão em
Bridge. Nos casos em que se têm um naipe 5o. de maior hierarquia e outro 4o. de
menor hierarquia, marca-se primeiro o naipe
5o. e depois, se houver oportunidade, marca-se o naipe 4o. no nível 2, pois o parceiro pode
ter 4 cartas nesse naipe e o objetivo de resposta do SAYC é encontrar "fit". Quando se tem dois naipes quintos marca-se primeiro o de maior
hierarquia, para depois marcar o outro no nível 2.
Evidentemente há exceções e estas estão relacionadas com o conceito
de como parar o Leilão quando o Respondedor tem uma mão fraca, menos de 10
pontos, e o Abridor já
limitou sua mão em menos de 15 pontos.
4b) No 2/1
A filosofia de resposta no 2/1 privilegia a busca imediata pelo "fit"
em naipe rico. Pelos idos da década de 60, Dick Walsh, um "expert" jogador de Bridge do lado do
Pacífico nos Estados Unidos, preconizava com sucesso seu modo de marcar
primeiro o naipe rico quarto. Dick Walsh é um dos criadores do 2/1, pois ele
ajudou os escritores como Max Hardy a publicar em 1982 o sistema 2/1 que os
experts estavam jogando na década de 70.
Não perder fit em naipe rico é muito importante e inclusive
o sistema "Match Point Precision" (C. C. Wei & Ron Andersen -
1975) teve muito sucesso em torneios por estar estruturado
para jogar parcial em naipe rico. O Sistema Kaplan-Sheinwold de 1972 também aderiu a este tratamento de
resposta que é hoje conhecido nos cartões de convenções como resposta "Walsh
Diamond" na abertura de 1.
Evidentemente é necessário sacrificar alguns detalhes como por exemplo perder um "fit"
no naipe de Ouros. Além disso foi preciso posteriormente criar convenções de
Leilão, como o "Check Back Stayman" e "New Minor Forcing", para
descobrir naipe rico em mãos de resposta com força de convite ou força de
game.
Abridor Respondedor
1
1
? <= quando a resposta foi Ouros, então o
Respondedor precisa dizer se sua mão
é balanceada (4-3-3-3, 4-4-3-2 ou 5-3-3-2) ou irregular (5-4-x-x ou 6-3-x-x).
Portanto com as seguintes mãos:
KQxx
Kxx Jxx
Axx ou => 1ST
Qxx
AJxx xx
KQJx ou => 1ST
Kx
Qxx xxx
AKJ98 => 1ST
o Abridor marca 1ST na segunda fala.
Porém com as seguintes mãos:
KQx
x
x Jxx
AKxxx => 1
Kx
AJxx xx
KQJxx => 1
Kx
Kxx Jx
AQ98xx => 2
o Abridor marca mão irregular (naipe de Paus 5o. ou 6o.).
Voltando agora para as mãos iniciais temos a seguinte análise a fazer:
4.1 => Qxxx
Qxxx
Axxx
x
No SAYC a marcação de 1 é
correta, buscando não perder esse naipe se o parceiro tiver uma mão tipo:
Kxx
Jx K10xx
AQxx, pois se 1 for marcada, a segunda fala do
Abridor será 1ST e nada mais restará ao Respondedor senão passar.
No 2/1 marca-se 1 em
mãos fracas para evitar perder o fit, pois se a resposta for 1
o Abridor com mão equilibrada marcará 1ST, ou seja, somente marcará 1
se tiver 5 (ou 6) cartas de Paus. Além disso, pode haver interferência e
atrapalhar a descoberta do naipe rico, e encontrar o fit de Ouros não é muito
importante em torneio de dupla, pois 2
marcados e cumpridos vale 90, enquanto que qualquer dois em naipe
rico vale 110;
4.2 => Jxxx
Qxx
KQxxx
x
No SAYC marca-se certamente 1,
pois se o parceiro tem naipe de Espadas ele o marca depois e não se dá tanto
importância em relação a uma possível interferência em 2 dificultando,
pela fraqueza da mão, em achar depois o naipe de Espadas.
No 2/1 a marcação é 1
pois se o parceiro marcar depois 1ST, marca-se a voz natural de 2
que o parceiro já sabe que é naipe maior que o naipe rico. Ou seja, no 2/1
perde-se a possibilidade de jogar num fit 5 a 3 de Espadas após o Respondedor
marcar 2, pois será assumido que o naipe de
Espadas é mais curto que Ouros e com abono 3o. em ambos a preferência será
para Ouros que pode ser até 6o. nessa seqüência. Portanto, com 5 cartas de Espadas e 4 cartas de Ouros, o Respondedor
com mão fraca tem
que escolher entre passar em 1ST ou marcar 2.
Em princípio uma remarcação Espadas após 1ST é sign-off com naipe 6o. ou 5o. muito sólido, tipo KQ108x ou QJ109x, pois
o Abridor pode ter dubleton e um naipe tipo Qxxxx ou J10xxx não é remarcável.
4.3 =>
x
Qxxx
K987xx
xx
No SAYC está claro que a primeira fala do Respondedor deve ser 1 e
se o Abridor não marcar 1
que nesse caso deve ser abonada, então a segunda fala será 2
sign-off.
No 2/1 mesmo com naipe 6o. de Ouros Walsh recomenda a voz de 1
e depois se o Abridor marcar 1 é que se mostra
o naipe longo de Ouros sem medo que o parceiro interprete isso como um quarto
naipe forçando o Leilão a game.
4.4 => Jx
Qxxx
A987xxx
x
No SAYC a primeira fala do Respondedor é 1
No 2/1 também deve ser 1,
marcar 1 é ser muito radical possuindo 7
cartas de Ouros.
4.5 => Qxx
AKxx
AJxxx
x
No SAYC a primeira fala é do naipe mais longo, no exemplo é 1
No 2/1, quando se tem força de abertura, pode ser feito um rever na segunda
fala. Portanto a primeira fala do Respondedor também é 1,
para depois marcar 2, caso o Abridor marque 1ST
na segunda fala.
4.6 => Q10xxx
Q10xxx Jx
x
No SAYC, marca-se primeiro 1 e
depois sobre 1ST ou 2 marca-se 1.
Ou seja, mesmo possuindo somente duas Damas é impensável passar em 1
com carta seca.
No 2/1 somente a marcação de Ouros seria sign-off dentro do "Walsh
Diamond", a mudança de naipe de Espadas para Copas é forçante por uma
volta, portanto se queremos parar o Leilão temos que remarcar o naipe da
primeira fala. Como marcação menos pior pode-se marcar 1,
dando chance do Abridor marcar 1, e caso o
Respondedor marcar 1ST remarcamos Copas no nível 2.
5) O conceito de quando o Leilão é Forçante ou Convite
Retrospectiva: Um sistema de Leilão precisa
ter mecanismos para definir quando o Leilão é forçante, quando se faz uma
pesquisa tentando "game", ou quando se faz um "sign-off".
Muitos bridgistas escolhem seus parceiros de torneio quase momentos antes do
início do jogo e não há tempo hábil para se combinar detalhes. Digamos que
concordem em jogar a famosa convenção do quarto naipe forçante a
"game" e logo no início surge o seguinte Leilão:
Abridor
Respondedor
1
1
1
3 <= qual a força?
?
Vamos supor que o Abridor tenha:
a) K10xx x
QJx AK9xx
b) A10xx 10x
QJx AK9x
A resposta é simples, se a dupla combinou que estão jogando a marcação do
quarto naipe como um mecanismo de estabelecer uma situação de Leilão
forçante a "game" então, devido o Respondedor não ter marcado o
quarto naipe, no caso 2
(voz artificial), o pulo de resposta do Respondedor deve ser considerado convite a
"game" em 4. Portanto com a mão (a)
o Abridor deve passar e com a mão (b) deve marcar 4.
Nesse caso, uma mão possível para o Respondedor seria Jx
AQJ8xx Kxx
xx
Com uma mão com força de "game", tipo
Qx AQJ8xx
Kxx Jx o Respondedor marcaria:
Em (a) Abridor
Respondedor
em (b) Abridor Respondedor
1
1
1
1
1
2
1
2
3ou2ST
3
2ST
3
3ST
passo
4
passo
No entanto se a dupla jogasse que a marcação do quarto naipe é forçante
somente por uma volta o salto de resposta passa a ser forçante a
"game" e nesse caso em (a) o Abridor marcaria 3ST negando o apoio
segundo pedido e em (b) marcaria 4.
Nota: algumas duplas combinam em jogar o salto de resposta como sendo naipe 6o.
convite a game com 9-11 HCP (ao invés de ser natural forçante forte com 16 ou
+ pontos, ou ser fraco com menos de 7 HCP). Nesse caso a voz de resposta em pulo
é forçante a "game", pois para a lógica do sistema de Leilão ficou
resolvido que as mãos intermediárias de naipe 6o. com 9-11 seriam tratadas na
reposta da 1a. fala, como um salto de resposta, sacrificando o uso tradicional,
e muito útil, da resposta em salto para indicar uma mão de resposta de mais de
16 pontos em cartas.
Mostramos com isso que o importante é a estrutura do Sistema de
Leilão ser coerente, pois algumas convenções estão sendo usadas para suprir
as necessidades de lógica do sistema de Leilão.
Por exemplo, jogando SAYC, sem convenções adicionais especiais a seqüência
de Leilão:
(c) Abridor
Respondedor
(d) Abridor Respondedor
1
1
1
1
1
2 <= forçante
natural
1ST
2 <=não forçante natural
(e) Abridor
Respondedor
(f) Abridor Respondedor
1
1
1
1
1
2 <= forçante
natural
1ST
2 <=não forçante natural
Em (c) devemos considerar que um dos princípios consagrados pelo "Contract
Bridge Culbertson System" no Blue Book de Ely Culbertson de 1933 já
impunha que a mudança
de naipe é forçante por uma volta. Logo o Abridor não pode passar e deve
se explicar melhor.
Em (d) devemos considerar que um outro princípio consagrado por Culbertson
após o Abridor marcar na sua segunda fala 1ST
limitando e caracterizando a mão, a segunda fala do Respondedor marcando um
naipe de hierarquia menor não é forçante e simplesmente pede ao Abridor para
escolher um deles como contrato final.
Jogando 2/1, que na evolução incorpora o uso de modernas e sofisticadas
convenções empregada pela maioria dos bridgistas nos dias de hoje, as falas de
2
em (c) e 2 em (e) são
tratadas como falas
artificiais da convenção do quarto
naipe forçante (a "game" ou por uma volta), enquanto que em (d) e
em (f), respectivamente, são tratadas como um "check back stayman"
na convenção "New Minor
Forcing". De certa forma estes mecanismos de pesquisa e meios para se
manter um Leilão forçante são bem bem similares, diferenciando basicamente
pela segunda voz do Abridor ser em ST ou em naipe.
Concluindo: cabe ao leitor dominar estas convenções e analisá-las com o
parceiro antes que um mal entendido ocorra quando o Leilão já começou.
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