DEFESA CONTRA ABERTURA DE
2 MULTI
Em geral a abertura de 2
multi indica uma mão fraca de 6 a 10 pontos com naipe sexto rico, embora possa
ser uma abertura forte de mão balanceada ou até de tricolor forte, porém quando
temos uma abertura fica complicado fazer um Leilão natural dizendo simplesmente
dobro considerando que podemos estar curto num dos naipes ricos. Ou seja, é preciso se estruturar, ter uma defesa
mais consistente para melhor competir, de modo que você e seu parceiro possam
ter elementos bem definidos para raciocinar na tomada de decisão, diminuindo
assim os
desencontros de Leilão.
Oponente você
2
?
você marca:
passo => Em geral quando se tem menos de 13 pontos e mão bem balanceada (4-3-3-3 /
4-4-3-2)
indicando que não tem mão adequada para competir no Leilão, por exemplo:
A9xx Jxx
QJxx KJ ou Q8x
K10xx Axxx
Kx devem dizer passo;
dobro => Indicando uma mão balanceada ou semi-balanceada com 15+ pontos ou
mais de 19+ HCP.
Nesse caso o Respondedor marca seu naipe rico como um sign-off para jogar:
AK9x
K9 QJx
A108x ou AQ
KQ109 AKQxx
x devem dizer dobro;
2
=> Indica estar curto em Espadas, é como se fosse um dobre para 1,
logo pode ter naipe 4o.
de Copas tipo AKxx, AQ98, KQ10x. A força da mão está entre 11-18 pontos, onde
quanto mais
fraca for a pontuação mais consistente e longo deve ser o naipe do overcall:
x
AJ98 QJx
AQxxx ou Jx
AK1098x Axx
xx devem dizer 2;
2
=> Indica estar curto em Copas, é como se fosse um dobre para 1,
logo pode ter naipe 4o. de
Espadas tipo AKxx, AQ98, KQ10x. A força da mão está entre 11-18 pontos, onde
quanto mais
fraca for a pontuação mais consistente e longo deve ser o naipe do overcall:
KJ10x
x QJ10x
AJxx ou KQJxx
xx Ax
Qxxx devem dizer 2;
2ST => Aqui, ao invés de indicar uma mão balanceada
com 16-17 pontos, indica um overcall forte em
um naipe pobre ou um bicolor rico+pobre 5-5 ou 6-5 bem competitivo com 9 a 15
HCP.
O Respondedor ao
marcar um naipe rico mostra uma mão semi-positiva 3/4 controles ou
positiva 5+ controles de modo a tornar o Leilão forçante por uma volta. A marcação de 3
é
início de sign-off e o overcaller (que deu o overcall) pode passar ou corrigir para o outro naipe
pobre, ou excepcionalmente para seu naipe rico quando tiver um bom bicolor
distribucional
tipo 6/5. ou ainda marcar naipe pobre no nível 4 pedindo 2 controles para ir a
game:
AK9xx 8 QJ9xxx
x ou x
KQ982 xx
AQJxx devem
dizer 2ST
x
Q98 AKQJxx
KJx ou Kx
x AQx
AKJ109xx devem dizer
2ST;
3
Natural, 11 a 15 pontos com naipe de Paus 6/7. e aparente desinteresse em rico;
3
Natural, 11 a 15 pontos com naipe de Ouros 6/7 e aparente desinteresse em rico;
nota: tanto 3
como 3 devem ser
entendidos como uma possível barragem no caso Abridor de
2 multi ter 20-21 ou
22-24 HCP balanceados, ou ainda tricolor forte, dificultando assim a
reorganização do Leilão da dupla oponente, mas pode também ser um naipe 5o. sólido em
mão que nega naipe
4o. rico:
9x
x AQJ98xx
Kxx ou Kxx
xx xx
AKJxxx devem dizer
seu pobre em nível 3;
3
Natural, 11 a 15 pontos, naipe 6/7;
xx AK98xx
QJx
Kx ou x
KQ1098xx Axx
Qx devem dizer 3
3
Natural, 11 a 15 pontos, naipe 6/7;
KJ109xx
Ax QJx
Ax ou KQJxxx
2 Axx
Kxx devem dizer 3
3ST Para jogar, pode
ser 19 ou mais pontos balanceados ou tentativa baseado em naipe pobre
logo e duas pegas laterais;
AK9x
AJ98 QJx
AQ ou KJx
K1098 AKx
KQx devem dizer
3ST
Kx Ax
x AKJ65432 ou Ax
Q10x AKQxxxx
x devem dizer 3ST
4
Naipe 7/8 de Copas fechado e pode ter Ás lateral, ignora a abertura de 2
multi, leia o texto
sobre a abertura Namyats aqui.
Ax
AKQJ98x Jx
Kx ou x
AKJ1098xx Axx
x devem
dizer 4
4
Naipe 7/8 de Espadas fechado e pode ter Ás lateral, ignora a abertura de 2 3NT
2 multi, leia
o texto sobre a abertura Namyats aqui.
AKQ10xxx
x xx
AKx ou AK1098xxx
KQx
-
Kx devem dizer 4
4/4
Segue a regra do 3/2 com naipe 7/8
não fechado.
AQJxxxx x
xx KQx ou x
KQ10987xx
-
Axxx devem dizer
seu rico no nível 4.
Em mãos com os dois naipes ricos e 13-15 pontos é melhor passar e depois
dobrar punitivo indicando ter 3 vazas no naipe trunfo do oponente.
Oponente você
Oponente parceiro
2
passo 2
(negativo) passo
passo dobro <=
punitivo (AK9x
AJ98 QJx
xx ou KQJx
K10982 Axx
x)
Oponente você
Oponente parceiro
2
passo 2
(negativo) passo
passo dobro <=
punitivo (AQ9x
A98x KQx
xx ou KQJ8
A10982 Axx
x)
Em mãos em que o overcaller passou e ele tem uma seca num dos naipes ricos, que
vai se tornar o naipe dos oponente, a reabertura pelo overcaller consiste em
falar um naipe seguinte indicando uma mão mais fraca com seus 10-12 em naipes
fracos para um overcall. Ou seja, é na reabertura de Leilão buscando ser
competitivo.
Conclusão: fica eliminado o overcall de 2ST com 15-17 pontos e mão balanceada,
que está incluído dentro do dobre após a abertura de 2
multi. Note que o dobre tem um espectro mais amplo.