ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE DOBRE PUNITIVO E INFORMATIVO Dobre
Informativo
na abertura do adversário:
quando o oponente abre, dobrar na primeira rodada do
leilão, significa que temos poucas cartas no naipe do adversário (dubleton,
seca ou chicana), e que temos 12 ou mais pontos. O parceiro só pode deixar
dobrado o leilão se tiver várias cartas (5 ou +) com honras aaltas no naipe do
adversário, caso contrário ele deve marcar seu naipe mais longo, ou o naipe
acima em mão fraca 4333 quando o naipe quarto for o naipe do adversário,
pois 1ST indicaria resposta semi-positiva com 7-10 pontos.
Exemplo1:
Abridor Overcaller
1
? <=
AQ1054
A975
3
KQ10
O que fazer? => Deve dobrar em preferência a marcar 1,
pois o
parceiro pode estar bem curto em Espadas (seca ou dubleton) e ter 4 ou mais cartas de Copas, ou ainda longo em
Paus. Desta forma dobrar dá mais possibilidades de se encontrar um naipe
comum (achar um
"fit"). Marca-se uma 1 quando se está curto num outro naipe, no caso,
em Copas ou em Paus.
Exemplo2:
Abridor Overcaller
1
?
AQ1054
A975
83
Q10 => Deve agora marcar 1
pois não tem 3 cartas em todos os outros naipes e não tem força na mão
para justificar dobrar e falar outro naipe caso o parceiro marque 2.
Caso vc marque 1
e depois de dois passes o Abridor marque 2
vc pode competir marcando 2.
Exemplo3:
Abridor Overcaller
1
?
AQJ1054
AJ75
8
A10 => Deve agora dobrar, pois embora tenha dubleton em Paus, se o parceiro
marcar 2
você pode marcar 2
pois tem mão forte com mais de 15 pontos em cartas altas.
O ato de dobrar e falar outro naipe indica mão com 16 ou mais pontos.
Recapitulando, para se dobrar informativo é preciso:
1) ter 3 cartas nos
outros 3 naipes caso a mão seja fraca entre 12-15 pontos, ou
2) é preciso ter
uma mão com 16+ pontos de modo que se o parceiro marcar
o naipe onde estamos curto, poderemos falar outro naipe para indicar mão forte.
Ou
seja, dobrar e depois
marcar outro naipe é sinal de dobre forte com pelo menos 16 pontos, pois
em mãos bicolores fraca não se dobra, mas sim adota-se a convenção "Michaels".
O dobro informativo vale para as aberturas
adversária de 1 em naipe,
de 2 fraca em naipe e de 3 fraca em naipe, porém não vale quando o adversário abre de 1ST. O dobro de
1ST é em princípio punitivo e requer outra abertura superior a 1ST em mãos equilibradas
(18 ou +) ou preferencialmente ter um naipe longo sólido (que perde no máximo uma vaza)
acompanhado de pelo menos 1 Ás e um Rei em naipe lateral.
Exemplo:
Abridor Você =>
AQJ1054
AJ75
8
A10
1ST dobro pois com naipe
sexto longo e pegas laterais vc irá fazer pelo menos 7 vazas
Abridor Você =>
KQJ5
KJ9
KJ3
A10
1ST dobro pois com 18 pontos
bem colocados dificilmente o Abridor irá cumprir o contrato
Abridor Você =>
AQ94
KJ75
K83
K10
1ST passo pois vc não tem
naipe sólido de ataque e estará sempre dando vaza ao jogar
Nota: o grande problema de dobrar 1ST com muito jogo é que o parceiro pode
querer tirar o dobro quando tiver um naipe longo e estiver com quase zero
pontos em cartas altas.
Quando o adversário abre de 4, o dobre
(informativo) indica estar curto em Copas e promete 4
cartas de Espadas. Não é punitivo, mas deve ter 3 ou 4 possíveis vazas
laterais para agüentar o dobre feito caso o parceiro opte por passar quando
estiver muito fraco. Se o dobrador tiver somente naipes
pobres ele deve dizer 4ST ao invés de dobrar.
Abridor Você =>
AQ54
75
KJ32
AK10 ou
AQ8
5
KQ1086
AK104
4
dobro
Abridor Você =>
Q4
5
AJ1087
AKQ105 ou =>
4
A95
AK108
QJ1085
4
4ST
Quando o oponente abre de 4, o dobre é punitivo
e indica mão equilibrada, em geral com duas ou mais cartas no naipe de Espadas
e vazas certas nos outros naipes. Para se dobrar
informativo 4 marca-se 4ST, que indica tricolor ou pelo menos dois
naipes na mão do dobrador (55xx ou 5431), logo seu parceiro deve marcar em
seqüência seu primeiro naipe, mesmo que este seja quarto e haja outro quinto
de maior hierarquia.
Abridor Parceiro Respondedor Nós
4
dobro
passo
? com
10
K9745
8xx
K1087 <= passo
pois o parceiro pode ter
Kx
Q83
K107
AQ65
Abridor Parceiro Respondedor Nós
4
4ST
passo
? com
1054
K9745
8
K1087
<= 5
pois o parceiro pode ter
J
Q3
AK1075
AQ654
Quando o oponente abre de 5
ou 5 o dobre indica bons pontos, mas em princípio
nega vazas no naipe de barragem do oponente. Se o jogador em segunda posição
tiver interesse de jogar dobrado ele deve passar esperando que o parceiro
reabra o leilão com dobre, pois se ele dobrar há o perigo do parceiro marcar
o naipe que ele está curto e portanto não ser capaz de cumprir o contrato por falta de apoio em
trunfos.
Dobre
NEGATIVO
no overcall oponente.
Quando o parceiro abre e o
oponente dá um overcall em
nível 1, 2 ou 3, o dobre do Respondedor (parceiro do Abridor) não é punitivo e sim informativo, denominado de
dobre Negativo, que indica que
temos os naipes não falados e temos:
- acima de 6 pontos quando o dobre for em
nível 1,
- acima de 8 pontos quando o dobre for em nível 2 e
- acima de 10
pontos quando o dobre for em nível 3.
O Abridor pode até passar no
dobre informativo se tiver 4/5 cartas boas com honras no naipe do overcaller
(jogador que fez o overcall ou sobrefala) se estiver curto nos outros dois naipes não falados.
Quando o dobre negativo é feito no nível 1 há algumas convenções usuais
como:
Abridor Overcakker Nós
1
1
? => dobre indica 4 cartas nos naipes ricos e 6+ pontos
=> marcar naipe rico indica ter 4+ cartas
e 6+ pontos
Abridor Oponente Nós
1/1
1 ? => dobre indica ter 4 cartas e
6+
pontos
=> marcar1
indica ter 5+ cartas e 6+ pontos
Abridor Oponente Nós
1/1
1
? => dobre indica ter 4+ cartas de Copas e 8 ou +
pontos
Dobre
punitivo em leilão competitivo.
O dobre punitivo ocorre quando sabemos que temos mais
pontos que os oponentes e que eles estão nos impedindo que façamos um game
ou parcial em nosso contrato. Nesse caso, o dobre de um leilão que está em nível 4
ou 5 é punitivo e não mais informativo.
O dobre é punitivo também quando a dupla já se informou
o que tinha de se informar e o oponente ainda intervém no leilão para nos
tirar o carteio de um parcial ou game que vamos fazer, nesse caso a mão que tem
honra(s) no naipe do oponente deve dobrar punitivo.
O dobre é punitivo quando
é feito após uma seqüência em
que o parceiro abriu, o oponente dobrou, e o você Respondedor redobrou,
indicando estar curto no naipe do parceiro (Abridor) e ter 10+ pontos. Qualquer
dobre que se siga agora é punitivo e indica pelo menos 4 cartas no naipe
do oponente. Em geral o dobre pede também saída em trunfo para evitar que o
oponente faça vazas em corte no lado curto, isto é, no morto.
Respondedor:
AQ952
5
Q107
K1087
Exemplo1:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1
dobro redobro
passo
passo 1/2/2 dobro <= punitivo
obs. Quando se tem 9-10 pontos com abono quarto no
naipe do abridor não se redobra e sim marcar-se 2ST. Com abono quinto marca-se
game direto se a abertura for em naipe rico.
O dobre é punitivo quando uma dupla marca game para ganhar
e a outra marca um contrato superior em defesa.
Exemplo2:
Abridor Oponente1 Respondedor
Oponente2
1ST passo
3ST 4
passo passo dobro <= punitivo não precisa ter honras em mas HCP
Exemplo3:
Oponente1 Abridor Oponente2 Respondedor
passo 1
passo 2
2ST* 4
5
dobro <= punitivo
obs. neste exemplo 2ST* é um bicolor 5-5 ou 6-5 de naipe pobre e o
dobro do respondedor mostra não interesse em marcar 5
e sim interesse em punir 5, pois na
dúvida ele deve passar para deixar o parceiro decidir entre dobrar
ou
marcar 5.
Muitos jogadores passam com seca para o parceiro decidir e dobram com duas
cartas no naipe de defesa para avisar o parceiro das perdedoras imediatas. Mas o
mais significativo está em dobrar com honras (não o Ás) no naipe da defesa,
pois isso diminui o valor da mão para competir em nível 5 caso o parceiro
tenha seca, ou até chicana.
Exemplo4.
Abridor Oponente1 Respondedor
Oponente2
1
2
2
2
3
dobro <= punitivo ou cooperativo
obs. neste exemplo Oponente2 marcou, em princípio, que não tem abono de
Ouros e que tem honras em Espadas, logo o dobro indica honras em Copas e estar
curto em Espadas. O Oponente2 só deve tirar o dobre se tiver apoio
de 3 cartas em Ouros e naipe longo de Espadas com seca de Copas.
4) Dobre
responsivo
é um tipo de dobre negativo
que ocorre quando os oponentes se abonam numa típica seqüência como
abaixo:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1
dobro
2
dobro
passo ?
nota1: quanto Oponente1 dobrou ele informou que tem em princípio
3 cartas nos outros 3 naipes ou mão indefinida muito forte. Oponente2 ao dobrar
informou que não tem um naipe quinto, ou mais longo, mas e que possui dois naipes
quartos com pelo menos 8-9 pontos.
nota2: se Oponente2 marcasse um naipe isso não seria
forçante, ou seja, o dobrador só deve falar novamente se tiver mão forte com 16
ou mais pontos, mas pode abonar com 4 cartas se o leilão for empurrado para o nível 3.
nota3: da mesma forma se Oponente2 após dobrar, transferindo a
marcação de naipe para Oponente1, falar um outro naipe em nível 3, ele
simplesmente está negando apoio no naipe marcado por Oponente1 e está marcando um
dos seus dois naipes.
nota4: a voz forte é o cue-bid ou após o dobre uma marcação
de naipe em salto.
Oponente2:
52
532
QJ107
KQ108
Exemplo:
Abridor Oponente1 Respondedor Oponente2
1
dobro
2
dobro
passo
2
passo 3
<= indica ter Paus e Ouros
passo 3
passo passo
passo
Obs. Se Oponente2 tiver:
Q52
532
Q107
KQ108 ele passa em 2.
Se Oponente2 tiver:
Q2
532
Q107
KQ1087
ele marca 3
direto.
Dobre de
3ST convenções populares:
- Quando o parceiro fala um naipe no leilão e os
oponentes vão para 3ST o dobre pede saída no naipe marcado pela dupla
atacante.
- Se o dobre foi feito por quem deu o overcall é sinal que falta somente uma
honra no naipe e que ele tem Ás lateral e portanto esse dobre exige a saída no
naipe do overcall.
- Se foi dado pelo parceiro de quem deu
o overcall, é sinal que este tem uma honra alta no naipe do overcall (A/K/Q) e
segura algum naipe do adversário.
- Quando ambos os defensores falaram naipes distintos
no leilão, o dobre pede saída no último naipe falado.
- O dobre de 3ST, quando não há interferência no leilão, pede
ao saidor que saia no primeiro naipe marcado pelo jogador que será o morto.
- Quando não houve marcação de naipe pelo morto, num leilão tipo 1 ST
passo 3ST dobro - o dobre pede saída no naipe rico curto do saidor.
O dobre
de petit slam ou grand
slam, feito pelo parceiro do
saidor em contrato carteado em naipe, pede saída no naipe mais longo do saidor.
É sinal que haverá um corte nesse naipe. Porém se o dobrador marcou um naipe
no leilão, o dobre proíbe a saída nesse naipe, mesmo em contrato de ST, e
sugere que o dobrador tem honras altas em outro naipe.
Quando o oponente é o
Abridor e o nosso parceiro dobra, se o Respondedor do Abridor marcar naipe e nós passarmos por falta de pontos, o
segundo dobre do parceiro continua sendo dobre informativo e pede que mencionemos
nosso naipe mesmo que estejamos com muito pouco jogo. Evidentemente com 5 cartas,
preferencialmente 6 cartas,
no naipe adversário e sem naipe para falar devemos passar.
Texto mais amplo aqui
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