CONVENÇÃO "4 WAY TRANSFER"

Para quem já joga Transfer para naipe maior (/ ou naipe rico como se fala aqui no Brasil) e usa o Transfer para naipe menor (/ ou naipe pobre como se fala aqui no Brasil) na voz de 2, a principal diferença está no uso estendido do Transfer. Ou seja, o Transfer para naipe rico continua igual ao tradicional criado por Oswald Jacoby, mas as vozes de 2 e 2ST são alteradas como se segue:
No  Tradicional usado no SAYC                       No  2/1 com "4 Way Transfer"
Abridor  Respondedor                                      Abridor  Respondedor
  1ST        2  <=Transfer para Pobre               1ST        2 <= Transfer para 3
Abridor  Respondedor                                      Abridor  Respondedor
  1ST        2ST <=Convite para 3ST                    1ST       2ST <= Transfer para 3

Mas qual é a vantagem do "4 Way Transfer" ?
No fundo ambos fazem Transfer também para naipe pobre, mas no "4 Way Transfer" elimina-se a voz de convite em 2ST para usá-la de modo a esclarecer qual o naipe a ser feito o Transfer e ganha-se uma voz para convidar o parceiro a jogar 3ST.

Assim, o Abridor pode quebrar o Transfer para informar ao parceiro que ele tem bom apoio no naipe do transfer. Isso é uma vantagem adicional que permite uma comunicação do Abridor com o Respondedor para uma avaliação melhor da mão em relação a se tentar ou jogar 3ST, pois o sign-off em naipe pobre no nível 3 deve ser dado com naipe longo, em geral sexto.

O objetivo primeiro do sign-off em naipe longo é permitir que esse naipe tenha assegurado que ele irá realizar as cartas pequenas vencedoras remanescentes (mico) após ceder algumas honras perdedoras. Além disso permite que através de corte se possa entrar na mão fraca e jogar dela para fazer finesses, caso contrário o Carteador terá que jogar tudo da mão e perde possibilidade de jogar por alguma colocação de Ás favorável.

Por outro lado, em sendo um naipe sexto que possui uma honra superior como A ou K, ou ainda possui honras como QJxxxx com um Rei em outro naipe, basta que o Abridor de 1ST tenha Axx ou Kxx para que exista a possibilidade de se fazer 5 vazas nesse naipe mais a honra lateral. Desta forma se o Abridor de 1ST tiver uma mão com 3 vazas rápidas (3 Ases ou 1 Ás + AK) a mão pode se configurar com alta chance de fazer 9 vazas no contrato de 3ST.

Concluindo, a vantagem do "4 Way Tranfer" está em permitir ao Abridor informar ao Respondedor se a mão tem apoio de Axx ou Kxx, ou ainda de 4 cartas, ou seja, se "gostou" ou não do naipe pobre. Ele pode dizer que a mão combinou (que gostou) marcando o naipe seguinte ao invés de fazer direto o transfer e consequente dizer que a mão não combinou marcando direto o naipe do sign-off. Vamos usar essa convenção de quebrar se gostou nos exemplos abaixo, porém algumas duplas preferem inverter a convenção e quebrar se não gostou. Isso fica a critério de cada dupla.

1) Abridor  Respondedor                      2) Abridor  Respondedor
     1ST        2 (transfer para )              1ST         2 (Transfer para )
     2ST        3ST (ok temos chance)          2ST         3 (sem entradas - muito fraco)
Em (1) a mão do Abridor poderia ser   J1084 A106 AK10 A95
              e do Respondedor poderia ser 74  Q5 842 KJ8432
Em (2) a mão do Abridor poderia ser   AQ8  KJ102  A109 K72
              e do Respondedor poderia ser 64   J865 J86543

3) Abridor  Respondedor                      4) Abridor  Respondedor
      1ST       2ST (Transfer para )            1ST         2ST (Transfer para )
       3       passo (ok não combinou)      3          3  (sem entradas - muito fraco)
Em (3) a mão do Abridor poderia ser   AJ32  KQJ9 A107 Q3
             e do Respondedor poderia ser  Q9  753  64  A98542
Em (4) a mão do Abridor poderia ser   K83  AKJ J1084 AJ10
             e do Respondedor poderia ser  974 64 K 9765432
     
Note que essa possibilidade de diálogo não existe no Transfer para naipe pobre usado tradicionalmente na voz de 2 (SAYC), razão pela algumas duplas que jogam SAYC, também adotam a convenção "4 Way Transfer".

Pergunta: E como fica a voz de convite para 3ST usada na resposta de 2ST?
Resposta: Para se fazer o convite é preciso então marcar 2 antes, mesmo não tendo naipe rico. Qualquer que seja a segunda fala do Abridor, o Respondedor marca então 2ST.

Mas se a fala do Abridor for 2 e ele tiver também naipe de Espadas, como é que se faz para não confundir com a hipótese do Respondedor ter naipe de Espadas e o Abridor preferir 3 a 2ST?
Resposta: É preciso alterar algumas vozes. A primeira delas é que após 2 do Abridor, se o Respondedor tiver 4 cartas de Espadas ele precisa marcar 2. Logo se não marcou é porque sua mão é de convite e sem naipe rico!

Pergunta: Mas como fica então a situação em que o Respondedor tem 5 Espadas e 4 Copas?
Resposta: Nesse caso, ao invés de fazer Stayman, o Respondedor pode fazer Transfer para Espadas, marcando 2, e depois marcar 3. No caso do Respondedor ter 4 Espadas e 5 Copas ele continua fazendo o Stayman e marcando 2 se o Abridor marcar 2.
O único problema problema dessa alteração é que com mão mínima (8-9 HCP) de 5 Espadas e 4 Copas, caso o Abridor tenha 2 cartas de Espadas e 3 cartas de Copas com mão mínima de ST (15 HCP) a dupla está sujeita a jogar 3ST com 23-24 HCP, pois sem opção de escolha para fit de 8 cartas o Abridor irá marcar 3ST.
A solução bem flexível adotada pelos experts foi de se usar a convenção Smolen deixando que após a resposta de 2 as vozes de 2 / 2 sejam consideradas em princípio como sign-off, de modo que somente com o máximo (17 hcp) e apoio terceiro, honra segunda nos ricos e Ases nos naipes pobres o Abridor deve convidar abonando o naipe 5o. do Respondedor. Estude a convenção Smolen.

Nota: No sistema 2/1 é padrão usar a voz de 2 como Stayman de naipe pobre. Veja mss.
           Logo se você vai jogar 2/1 pela primeira vez com outro parceiro faça acordo sobre o
           tranfer estendido.

/ /  /