LEBENSOHL APÓS O ADVERSÁRIO ABRIR DE 2 FRACO E PARCEIRO DOBRAR

Quando o adversário abre de 2 fraco (2D, 2H ou  2S) indicando um unicolor sexto com 7 a 10 pontos, o dobre indicativo de abertura requer pelo menos 13 pontos em cartas altas e se a força da mão que dobra for limitada a 15 HCP requer pelo 3 cartas nos outros 3 naipes. 

Quando se tem um bicolor costuma-se marcar o naipe adversário (dar um "cue-bid") para indicar uma mão 5-5 ou 6-5 não necessariamente muito forte. 

Quando a mão é equilibrada e com pelo menos uma pega e meia no naipe da abertura (AJx ou K10xx), com 15-17 pontos costuma-se marcar 2ST e com 18-20 pontos costuma-se marcar 3ST partindo do princípio estatístico de que o parceiro deve ter seus 6-7 pontos em cartas altas.

Vejamos agora as regras a serem usadas quando o Parceiro dobra diante da situação: 
       Oponente Parceiro Oponente Nós
          2 fraco    dobro      passo       ?
Atitude: com zero a 6 pontos => dar "sign-off"; 
Atitude: com 7 a 9 pontos      => convidar o parceiro a "game"; 
Atitude: com 10 ou + pontos => tentar game.

Regra 1: a marcação de qualquer naipe em nível 2 é "sign-off", indicando mão de menos de 7 pontos. O Parceiro dobrador reabre o leilão somente se tiver uma mão com mais de 19 HCP ou uma mão de distribuição muito forte.
Exemplo: Oponente Parceiro Oponente  Nós
                      2H            dobro      passo      2S => indica "sign-off"
                                                                      por ex.   S J954  H 53 D J9432 C 42

Regra 2: a marcação de 2ST pede ao parceiro dobrador que marque 3C caso tenha um dobre limitado. Segue-se depois de 3C várias alternativas possíveis de fala ao respondedor:
a) passar em 3C caso tenha naipe de Paus ou marcar outro naipe de hierarquia inferior ao do oponente abridor para caracterizar mão fraca com menos de 7 pontos. Note que o respondedor pode só ter naipe quarto para dar o "sign-off".
Exemplo: Oponente Parceiro Oponente Nós
                       2S          dobro       passo     2ST
                     passo         3C          passo   (passo ou 3D ou 3H <= sign-off)
                                                                        S 975 H 953 D J94 C K542 <= passar

Nota: O Parceiro Dobrador somente deve evitar a marcação de 3C se tiver uma mão muito forte.
Exemplo: Oponente Parceiro Oponente Nós
                     2S           dobro       passo     2ST <= Transfer para 3C
                   passo         3H           passo     4H
Nós: S 9 H J953 D J942 C K842 <= pretendemos passar em 3C porém após 3H devemos marcar game, pois o parceiro deve ter uma mão forte tipo:
S A4 H AK1072 D AQ7 C QJ7

b) Na segunda fala marca-se um naipe hierarquicamente superior ao do abridor para indicar uma mão forçante a game com pega no naipe do abridor e naipe quinto com mais de 10 pontos.
Exemplo: Oponente Parceiro  Oponente    Nós
                       2D           dobro      passo         2ST        
                     passo          3C        passo   (3H ou 3S) <= forçante a game
                                                                              S A4 H K10752 D Q97 C Q98

c) na segunda fala dá-se um "cue-bid" no naipe do abridor indicando mais de 10 pontos e pelo menos um naipe rico quarto com pega no naipe do adversário.
Exemplo: Oponente Parceiro  Oponente    Nós
                      2H           dobro         passo       2ST       
                    passo         3C            passo        3H  <= indica 4 cartas de Espadas
                                                                           S Q974 H A7 D Q7 C KJ973

d) na segunda fala marca-se 3ST indicando força de game, ausência de naipe rico, pega no naipe do adversário.
Exemplo:
Oponente Parceiro  Oponente    Nós
                      2D           dobro       passo         2ST        
                   passo           3C          passo         3ST <= sign-off
                                                                            S 94 H K107 D AJ7 C QJ764

Regra 3: Com 7 a 9 pontos faz-se convite marcando naipe em nível sem dar salto e sem passar por 2ST.
Exemplo: Oponente Parceiro  Oponente       Nós
                       2S          dobro      passo    (3C ou 3D ou 3H) <= convite
                                                                      S 874 H K1072 D 7 C KJ1087 <= 3H

Regra 4: com 10 ou mais pontos e ausência de pega no naipe do adversário dá-se um "cue-bid" para perguntar naipe rico quarto.
Exemplo: Oponente Parceiro  Oponente    Nós
                      2D           dobro       passo          3D  <= pede naipe rico

Regra 5: com 10 ou mais pontos e ausência de naipe rico e ausência de pega marca-se 3ST para indicar naipes pobres e força de game.
Exemplo: Oponente Parceiro  Oponente    Nós
                      2H           dobro       passo        3ST <= nega pega e naipe rico      
                                                                                                   S 8 H J7 D Q1087 C AKJ973

Nota: O dobrador se não tiver pega deve reabrir o leilão.

SITUAÇÕES EM QUE NÃO SE APLICA O LEBENSOHL CONTRA 2 FRACO

Oponente Parceiro Oponente Nós
 2 fraco      dobro      passo       ? <= aqui se aplica, já vimos o texto todo

Oponente Parceiro Oponente Nós
                                                    passo
    2 fraco    dobro      passo       ?  <= aqui também se aplica, mesmo sendo passado

 Oponente Parceiro Oponente     Nós
                      passo    2 fraco     passo
   passo        dobro      passo       ?  <=
aqui não se aplica o parceiro é passado

Oponente Parceiro Oponente Nós
                                    2 fraco    passo
    passo    dobro       passo       ?  <= aqui você
precisa combinar com o seu parceiro, pois
                                                                alguns jogadores entendem que não se aplica, pois o
                                                                parceiro está em 4a. posição e nesse caso pode estar
                                                                reabrindo o leilão com 10 pontos e curto no naipe, logo
                                                                cabe ao Reabridor fazer um convite em nível 3 com mão
                                                                de 15 a 18 HCP. já outros, menos prudentes, assumem
                                                                que também aqui se deve adotar Lebensohl, porém isso
                                                                pode gerar "overbid", tal como deseja a dupla que abriu
                                                                de 2fraco para atrapalhar o leilão.

/ / /