Solução do Problema: CARTEIO VENCEDOR CONTRA QUALQUER DISTRIBUIÇÃO

Uma das máximas da teoria de squeeze é que uma ameaça só é efetiva se estiver bem colocada, isto é, aquele oponente que mantém o controle da ameaça deve baldar antes. Esse conceito básico serve para justificar uma jogada de segurança em determinado naipe, que se defende contra a hipótese de mais de uma ameaça mal posicionada, como veremos na mão clássica, que se segue, e que demonstra a beleza do jogo de bridge e da técnica do squeeze.

Norte
AKQ4
J
AJ3                     Carteando 6ST, Sul recebe a saída de 6 de Copas.
K9632               Pergunta: Qual é o carteio imperdível que Sul deve executar
                               para vencer contra qualquer distribuição dos naipes?
Sul
632                    Nota: considere a configuração de E-O sempre a pior possível
AKQ10               depois de cada jogada feita.
K106
A108


Análise: Temos 3 vazas em Espadas, 4 vazas em Copas, 2 em Ouros e 2 em Paus, ou seja, temos 11 vazas e podemos obter a décima segunda vaza. da divisão das Espadas, da finesse de Ouros ou finalmente do bom palpite ao jogar o naipe de Paus.

Em se pensando num squeeze simples nos naipes pretos ou um duplo com central em Ouros, os naipes pretos podem estar distribuídos de 4 formas:

  1. OESTE ter ambos, nesse caso o carteio, após ceder uma vaza de Paus, consiste em fazer um squeeze de aparência ou a finesse de Ouros contra ESTE, pois OESTE marcado com duas cartas pretas somente poderá ter uma carta de Ouros após a batida das Copas e se for a Dama cairá depois da batida do Ás de Ouros. O detalhe é portanto desblocar o Valete de Ouros para poder fazer a finesse de 10.
  2. OESTE ter 4 Paus e ESTE ter 4 Espadas, nesse caso estamos diante de um squeeze duplo com central Ouros. Após ceder uma carta de Paus e bater as cabeças de Paus e Espadas na quarta vaza de Copas squeezamos OESTE entre Ouros e Paus e portanto baldamos Paus se OESTE baldar Ouros, e simultaneamente squeezamos ESTE entre Espadas e Ouros, de modo que o terceiro Ouros fica firme na mão ou a quarta Espadas fica firme no morto.
  3. ESTE ter 4 Espadas e 4 Paus, nesse caso ambas ameaças, de Paus e Espadas, estarão mal colocadas para haver um squeeze simples. Portanto temos que fazer uma jogada de segurança contra Paus 4 a 1. Como o 4 a 1 pode ter uma honra seca em Oeste ou as duas honras juntas em Este, significa que devemos bater o Rei de Paus do morto para evitar a honra seca e depois fazer finesse de 10 para evitar as duas honras juntas. É essa jogada de segurança que define como manipular o naipe de Paus e é o ensinamento deste tema de mão.
  4. Oeste ter 4 Espadas e Este ter 4 Paus, nesse caso estamos diante de um squeeze duplo com central Ouros. Após ceder uma vaza de Paus e bater as cabeças de Paus e Espadas, na quarta vaza de Copas squeezamos Oeste entre Espadas e Ouros e portanto baldamos Espadas caso Oeste balde Ouros, e simultaneamente squeezamos ESTE entre Paus e Ouros, de modo que o terceiro Ouros da mão fica firme se ESTE baldar Ouros. Na verdade este squeeze não será necessário porque a jogada de segurança dos Paus, citada antes, firmará uma décima segunda vaza em Paus.

/ / /