LEBENSOHL COMO DEFESA NA
INTERVENÇÃO ADVERSÁRIA
APÓS PARCEIRO ABRIR DE 1ST (15-17)
Essa convenção é usada após o
parceiro ter aberto de 1ST e após o oponente seguinte fazer uma
intervenção ("overcall")
em nível dois (2
/ 2
/ 2
/ 2).
Nesse caso a convenção de
Transfer fica
desativada e passa a valer a convenção Lebensohl, aqui analisada, que irá
suprir a falta da convenção
Stayman, pois esta ficou destruída pelo "overcall"
adversário.
Regra 1: A resposta dada em naipe em nível 2 é
"sign-off", ou seja, o
Abridor
deve passar.
Abridor Oponente Respondedor
1ST 2
(2
ou 2 ou 2)
<= "sign-off"
1ST 2
(2 ou 2)
<= "sign-off"
1ST
2
2
<= "sign-off"
Regra 2: O dobre é punitivo, exceto caso o dobre seja em 2 quando este indicar uma fala artificial alertada pelos oponentes (normalmente indicando um unicolor sexto qualquer), neste caso o dobre passa a ser a voz de Stayman, ignorando o "overcall" adversário. Ou seja, o dobre recupera a voz de Stayman evitando-se assim que se perca o uso dessa importante forma de se analisar a mão do abridor de Sem Trunfos.
Regra 3: A resposta de 2ST é indeterminada e força o abridor a marcar 3.
Segue as seguintes alternativas para o respondedor:
a) o Respondedor passa em 3
indicando que tem naipe longo de Paus e mão fraca;
Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
2ST
passo
3
passo
passo
passo
a mão do respondedor pode ser: 63
95 Q83
K98765
c) o Respondedor, na sua
segunda fala, marca 3ST indicando que tem pega no naipe adversário e
pontos suficientes para jogar "game", sem ter interesse em naipe
rico.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1 ST 2
2ST
passo
3
passo 3ST <= "sign-off"
Respondedor => Q106
95 AQJ873
96
Respondedor => K6
Q95 A73
K10962
Obs. Denomina-se "Reverse Lebensohl"
ao uso invertido da sinalização de pega
no naipe adversário, isto é, no "Reverse" marca-se 3ST direto quando se tem
pega.
d) o Respondedor, na segunda fala, marca o naipe
falado pelo adversário ("cue-bid"), que tem um significado (tipo Stayman) de pedir naipe rico,
porém adicionalmente dizendo ter pega no naipe da intervenção
adversária.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
2ST
passo
3
passo 3
<= informa ter 4 cartas de Copas e força
de game e pega, o abridor decide.
Respondedor => Q106
KJ95 Q873
K6
Respondedor => K6
QJ95 A7
J10962
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1 ST 2
2ST
passo
3
passo 3
<= "cue-bid" informa ter pega no naipe
adversário e ter um naipe rico.
Respondedor => Q1076
95 A8
K9643
=> 3
Respondedor => K986
AQ95 J973
6 => 3
e) o Respondedor, na segunda fala
marca um outro naipe hierarquicamente superior ao do adversário indicando, ter
naipe quinto com pega no naipe adversário e força de "game".
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
2ST passo
3
passo (3
ou 3)
<= informa ter pega no naipe
adversário e ter um naipe quinto
Respondedor => Q106
K9875 Q83
K6
=> 3
Respondedor => KQ762
5 A7
109642 => 3
Regra
4: quando o Respondedor dá um
"cue-bid" no naipe do oponente ele nega
pega neste naipe e indica ter naipe rico quarto, de modo que o abridor deve
marcar seu primeiro naipe rico em seqüência.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
3
<= informa NÃO ter pega no
naipe
e ter pelo menos um naipe rico quarto
Respondedor => KQ106
K987 3
J876
=> 3
Respondedor => KQ76
52 87
A10964 => 3
Regra 5: quando o Respondedor marca naipe nível 3 ele mostra que tem naipe
quinto e força de game, porém que não tem pega no naipe do adversário.
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
3
<=
indica força de game, naipe quinto e
ausência de pega no naipe adversário.
Respondedor => KQ1064
8
J73 K876
=> 3
Exemplo: Abridor Oponente Respondedor Oponente
1ST 2
(3
ou 3 ou
3) <= forçante – naipe
quinto
Regra 6: quando o Respondedor marca 3ST direto ele nega interesse em naipe rico e nega pega no naipe adversário, porém mostra força de game. O Abridor, quando não tem pega também, deve marcar naipe em nível 4 ou naipe pobre em nível 5 se tiver os dois e máximo.
Nota1: normalmente quando o adversário marca um "overcall" artificial indicando um bicolor, o "cue-bid" do Respondedor deve ser dado no naipe conhecido do bicolor.
Nota2: quando o "overcall" adversário é dado em nível 3, qualquer marcação
de naipe do Respondedor é forçante e indica naipe quinto, pois o dobre NÃO é
punitivo pela óptica do Respondedor e sim informativo indicando mão
equilibrada, e se presta a iniciar uma comunicação nas marcações de naipes
quartos, no entanto o Abridor pode convertê-lo em punitivo ao passar. Um "cue-bid" do
Respondedor pode indicar um bicolor ou interesse de slam!
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