1- Baralho tem 52 cartas - 13 para cada jogador -
portanto 13
vazas
(tricks / Bazas)
A>K>Q>J>10>9>8>7>6>5>4>3>2 logo o Ás é a
carta maior para vencer a vaza.
2- Objetivo
do jogo - fazer vazas - marcar pontos a favor ou evitar que os oponentes marquem muitos pontos.
3- Fases do
jogo - Leilao
(bidding or auction / remate) - Carteio (seqüência na jogada
de cada carta durante o transcorrer das 13 vazas)
4- Leilão define o naipe trunfo - define
o Carteador (Declarante) e o Morto (dummy / muerto): no leilão uma dupla contrata
a obrigação de fazer um determinado número de vazas (7 a 13) e o
jogador da dupla que primeiro falou o naipe (Declarante) passa a ser o
Carteador. O jogador a esquerda do Declarante passa a ser o Saidor e joga a
primeira carta da primeira vaza a ser disputada. Nesse momento o parceiro
do Declarante coloca suas cartas na mesa e passa a ser o morto. O Declarante faz
o plano de jogo e serve cartas do morto e de sua mão, sendo que cabe ao morto
somente destacar na carta, dentre as outras cartas, a carta que o Declarante
menciona ser a carta que está servindo.
5- Hierarquia dos naipes (suit / palo) para efeito de leilão:
(maior)
Sem trunfos
Espadas Copas
Ouros
Paus (menor)
No Trumps (NT)
Spades
Hearts
Diamonds
Clubs <= inglês
Sin Triunfos
(ST)
Piques
Corazones Diamantes Tréboles <= Espanhol
Sans-Atout (SA)
Pique
Coeur Carreau
Trèfle <= Francês
San
Atout (SA)
Picche
Couri
Quadri
Fiore <= Italiano
6- Contagem dos pontos vazas após a sexta
vaza contratada:
- a vaza em naipe naipe pobre (minors/palos menores
) = 20 pontos;
- cada vaza em naipe rico ( majors / palos mayores
) vale 30 pontos;
- jogando em Sem Trunfos a 1a. vazavale 40 pontos e demais 30 pontos.
Nota1: no leilão dá-se o lance de 1
e isso significa prometer fazer 7 vazas, ou seja 1 + 6, portanto para contratar 13 vazas
dá-se o lance de 7 no naipe desejado, ou seja, 7 + 6.
Nota2: se no leilão o número de vazas contratados
atingir 100 ou mais pontos, então isso dá a dupla contratante a possibilidade de
ganhar um bônus (ou prêmio)
denominada de GAME (não vamos traduzir Game, mas se o fosse poderia ser por
Partida). Se o contrato for cumprido a dupla contratante, além dos pontos
relativos as vazas feitas, recebe mais o bônus. Se o contrato da dupla contratante
não somar 100 pontos (ex. contrato de 3
=> 3 x 30 que não atinge 100), mesmo que durante o carteio se consiga fazer
vazas a mais que somem ou ultrapassem 100 pontos, não será dado o bônus relativo de Game, e sim
somente um bônus menor de 50 pontos denominado de
PARCIAL.
Contagem dos pontos de Parcial => a cada contrato parcial
cumprido deve-se somar o valor de 50 pontos de prêmio de Parcial + valor de cada vaza
após a sexta (as seis primeiras não são somadas).
No
caso de contrato que atinge 100 pontos ("Game" em inglês, "Manga" em
espanhol, "Manche" em francês), após a sexta
vaza, deve-se somar aos pontos das vazas ao prêmio de:
- Game não vulnerável dá prêmio de 300 pontos
- Game vulnerável dá prêmio de 500 pontos
Em contratos para 12 ou 13 vazas ("Slam" em inglês,
"Chelem" em francês) há além do prêmio
de Game o prêmio de:
- "Pequeno Slam" requer 12 vazas e
dá prêmio adicional de 500 (nãoVul) e 750 (Vul) - "Grande Slam" requer 13 vazas e
dá prêmio adicional de 1000
(nãoVul) e 1500 (Vul)
Exemplos:
a) contrato de 2
onde foram feitas 9 (6+3) vazas = 3x30 + 50 = 140 pontos
b) contrato de 3ST vulnerável onde foram feitas 12 (6+6) vazas = 40 +
5x30 + 500 = 690 pontos
c) contrato de 6ST vulnerável onde foram feitas 12 vazas = 40 +
5x30 + 500 + 750 = 1440 pontos
d) contrato de 4
não vul onde foram feitas 10 (6+4) vazas = 4x30 + 300 = 420
pontos
7-
Devido ao fato que as vazas são
em geral feitas pelas cartas maiores (A/K/Q/J), foi feita uma contagem de pontos em cartas altas para
ser usado como referência para efeito do poder de fazer vazas em carteio com
mãos equilibradas e
usa-se isso na fase de leilão para dizer ao parceiro seu poder estatístico para fazer vazas.
Assim sendo: (Ás) A = 4 (Rei) K = 3
(Dama) Q = 2 (Valete)
J = 1
Embora não se conte o 10, que teria valor de meio ponto,
nem as outras cartas menores, é normal entre os bons jogadores valorizar uma mão contendo
cartas intermediárias como 10 e
9 juntos com Dama ou Valete em algum naipe, do que outra com cartas
pequenas. Ou seja, Q43 é inferior a Q109, ou J543 e inferior
a J1092 para efeito de avaliação do poder de fazer vazas em um
naipe qualquer.
8- Outra forma de valorizar um naipe para fazer vazas é avaliar seu
comprimento ("longer").
Um naipe de 6 ou 7 cartas
tem uma capacidade de fazer muitas vazas e na fase de Leilão as
duplas tentam mostrar ao parceiro não só o poder de fazer vazas
através de seus A, K, Q e J, mas também pelo comprimento do seu
naipe. Uma dupla que tem um naipe formado das cartas 8765 -
432 em princípio não irá ganhar nenhuma vaza, porém se os
adversários tiverem as cartas faltantes dividas 3 a 3 como, por
exemplo, AQJ - K109, após 3 rodadas no naipe a quarta carta fica do
naipe que está distribuído 4-3-3-3 será uma vaza certa em Sem
Trunfos. Dentro desse raciocínio a 5a. carta de um naipe quinto, a
5a e a 6a. carta de um naipe sexto, a 5a., 6a. e 7a. carta de um
naipe sétimo devem ser contadas como vazas certas.
9- Quando uma dupla tem junto
muitas cartas num determinado naipe (en inglês usamos a palavra "fit" para
indicar o encontro de dois naipes 4-4 ou 5-4 etc), isto dá a ela uma capacidade maior de fazer vazas em corte e cria o poder
de fazer vazas através do conceito de pontos de distribuição que serve de
referência para avaliar o poder da mão para fazer vazas.
Portanto devemos
considerar para efeito de estatística de fazer vazas também um critério de pontos pela
distribuição favorável da mão quando se tem apoio de 4 ou mais (4+) cartas no naipe
do parceiro e se está curto em um determinado naipe. Ou seja, uma mão 4-4-4-1
com apoio 4o. no naipe do parceiro tem mais valor de distribuição
que uma mão 4-3-3-3 com o mesmo apoio 4o. no naipe do parceiro.
Assim, todos os jogadores devem avaliar dinamicamente o valor de suas cartas
durante o Leilão, mas alguns chegam inclusive ao extremo de contar pontos de distribuição
para efeito de abertura da mão, quando a rigor devem inicialmente somente contar os pontos de
distribuição pelos naipes longos e os pontos de distribuição devem ser avaliados
somente após a dupla ter encontrado um "fit"
pelo menos oitavo com o parceiro.
Esses jogadores que valorizam a
mão com pontos de distribuição de naipe curto
contam a ausência de um naipe (chicana) como sendo 3
pontos de distribuição, a existência de somente uma carta de um naipe como sendo
2 pontos de distribuição e finalmente a existência de 2 cartas cartas de um
naipe como sendo 1 ponto de distribuição: - na abertura => chicana (void) = 3 seca (singleton)
= 2 dubleton = 1 e tripleton = zero
Dentro dessa consideração pode-se avaliar a priori os pontos de
distribuição de uma mão como se segue:
mão 4-3-3-3 = 0
mão 4-4-3-2 ou 5-3-3-2 => 1 ponto de distribuição
mão 5-4-2-2 ou 5-4-3-1 => 2 pontos de distribuição
mão 5-5-2-1 ou 6-4-2-1 => 3 pontos de distribuição
No entanto, o que vamos advogar aqui é que antes de começar o
Leilão, para efeito de abertura, somente se
considere os pontos de distribuição da mão pelo comprimento dos
naipes a partir de 5 cartas e se ignore os pontos de chicana, seca e
dubleton antes de se achar um fit com o parceiro.
Assim vamos contar
pontos de distribuição para abertura como se segue:
mão 4333 ou 4432 ou 4441 => zero ponto de distribuição (só naipe 4o.)
mão 5332 ou 5431 ou 5422 => 1 ponto de distribuição (1 naipe 5o.)
mão 5521 ou 5530 => 2 pontos de distribuição
mão 6430 ou 6421 ou 6322 ou 6331 => 2 pontos de distribuição
mão 6520 ou 6511 => 3 pontos de distribuição
mão 661 => 4 pontos de distribuição
mão 7420 ou 7411 ou 7330 ou 7321 => 3 pontos de distribuição
mão 7-5-1 => 4 pontos de distribuição para efeito de abertura
mão 7600 => 5 pontos de distribuição (3 do naipe 7o. e 2 do naipe 6o.), mas é claro que para naipes longos o critério de
avaliação da mão deve ser feito em termos de perdedoras e o risco de
abertura deve ser avaliado com base numa antiga regra de perder 3
não vulnerável e perder 2 vulnerável. Veja explicação
aqui.
É claro que o critério que estamos propondo ao jogador principiante
é muito genérico, pois um expert em bridge sabe que uma mão de
distribuição 4333 tem um poder de fazer vazas menor que uma mão
4432, que por sua vez é inferior a uma mão 4441, considerando
que sempre há uma esperança de que a 4a. carta do naipe quarto fique
sendo uma vaza certa (mico). Da mesma forma, uma mão 64xx é
superior a uma mão 6322, mas essas filigramas de avaliação devem
vir normalmente com o tempo de prática dos jogadores.
Por outro lado, avaliando dinamicamente uma mão, quando o
Abridor encontrar um fit, pelo
menos 8o. com o parceiro, ele deve valorizar a mão na segunda fala
como se segue: - na resposta com 4+ cartas de abono =>
naipe lateral com chicana = 5
seca = 3 dubleton = 1
Para simplificar os pontos de distribuição vamos adotar que na abertura da mão
somente conta-se pontos de
distribuição pela quinta carta em diante de um naipe.
Assim uma mão com 1 naipe 5o. tem 1 ponto de distribuição,
uma mão com 2 naipes
5o. tem 2 pontos de distribuição e uma mão com naipe 6o. tem 2 pontos de
distribuição, e assim por diante. Porém quando a dupla encontra um apoio de 4+ cartas
a mão deve ser deve reavaliada em pontos para cartear nesse naipe seguindo a orientação de 5 pontos de distribuição pela chicana, 3
pela seca e 1 pelo dubleton em outros naipes.
10- Estatística de pontos
(cartas altas+distribuição) para Game ou Slam
em contrato em naipe: (fit
de 8 cartas => 44 ou 53) nível 1 (7 vazas) precisa ter 20-21
pontos
(fit de 8 cartas => 44 ou 53) nível 2 (8
vazas) precisa ter 22-23 pontos
(fit de 8 cartas => 44 ou 53) nível 3 (9
vazas) precisa ter 23-24 pontos (3NT) = para fazer 9 vazas requer 25 pontos (HCP) 4
ou 4
para 10 vazas requer 25 pontos (HCP + pontos de distribuição) 5
ou 5
para 11 vazas requer 29 pontos (HCP + pontos de distribuição)
-
para fazer 12 vazas (petit slam) = requer 33 pontos (mas não pode ter 2 perdedoras
imediatas, tal como faltar 2 Ases ou AK onde não se corta) -
para fazer 13 vazas (grand slam) = requer 37 pontos
Ou seja, o jogador principiante pode decorar que para ter "game" é
preciso ter 25 pontos e pode somar o valor de 1 Ás para obter as
outras estatísticas: 25+4=29 pontos, 29+4=33 pontos e 33+4=37
pontos. 11-
O dador (dealer) inicia
o Leilão e
suas as vozes
possíveis são: passo 1
1
1
1
1ST (requer ou promete fazer 7 vazas)
2
2
2
2
2ST (requer ou promete fazer 8
vazas)
3
3 3
3
3ST (requer ou promete fazer 9 vazas)
4
4
4
4
4ST (requer ou promete fazer 10 vazas)
5
5
5 5
5ST (requer ou promete fazer 11 vazas)
6
6
6 6
6ST (requer ou promete fazer 12 vazas)
7
7
7
7
7ST (requer ou promete fazer 13 vazas)
12- Para abrir o Leilão (dar o primeiro lance) o sistema de leilão chamado de Natural,
ou "Standard American", assume que o lance inicial de proposta de fazer
vazas inclua um mínimo desejado de 13 pontos para abertura de 1 em naipe. É
assumido também que o jogador que faz a abertura de 1 em naipe deve
ter vazas defensivos que se traduzam em pelo menos 2 vazas e
meia.
Por exemplo, 2 Ases e 1 Rei (3 vazas defensivas), ou KQx KQx e Kx (2,5 vazas
defensivas), ou AQx e KQ (2,5 vazas defensivas). Exemplo:
Axxx
xx
xx
AKxxx ou
KQx
Kxxx
xx
KQxx (onde x indica carta intermediária ou pequena).
Desta forma, uma mão tipo
AQJ8765432
4
5
6, que
possui 7 pontos em cartas altas e 6 pontos devido ao naipe longo com
10 cartas não se presta para abertura de 1 em naipe e sim abrir o
leilão em 4.
Ou seja, com mãos totalmente desbalanceadas e com um poder de fazer
muitas vazas no naipe longo não se abre de 1 em naipe e portanto
não obedece a necessidade de ter 2,5 vazas defensivas para se
iniciar o Leilão.
13- Quando o
Leilão é aberto, o parceiro do
Abridor
recebe o nome de Respondedor e, em situações de ausência de naipe naipe
longo, este só deve falar no Leilão com 6 ou mais pontos em
cartas altas. Porém com naipe muito longo (6 cartas, 7 cartas, ...) existem exceções que permitem ao
Respondedor falar com menos de 6 pontos, mas isso requer acordo
entre os parceiros da dupla para
saber que vozes irão esclarecer essa fraqueza. Por exemplo, após
uma abertura de 1 uma resposta em 3
pode indicar 7 cartas de Copas e mão de menos de 5 pontos em cartas
altas (xx KQ109xxx
xx xx)
mas com naipe bom. 14- Quando o
Leilão é iniciado pelo oponente
(jogador da outra dupla), que também
tem uma mão com 13 ou mais pontos, é uma convenção falar DOBRO (em inglês
Take Out Double) para dizer que também
se tem uma abertura com pelo menos 3 cartas nos outros naipes
estando-se provavelmente curto (duas ou uma carta) no
naipe do abridor.
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte tem um dobre ideal com: AJxx
KQxx Kxxx
x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte tem um dobre ideal com: AJxx
KQxx x
QJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte tem um dobre ideal com: AJxx
x Kxxx
AKxx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte tem um dobre ideal com: x
AQxx Kxxx
AJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte deve dobrar com: AJxx
KQxx Kxx
xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte deve dobrar com: AJxx
KQx xx
QJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte deve dobrar com: AJxx
Kx Jxxx
AJx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente seguinte deve dobrar com: Ax
AQxx Kxx
J10xx
15- Quando o
Leilão foi iniciado pelo oponente, no caso de se ter um
naipe quinto com duas honras altas (A,K,Q,J) ou naipe sexto. com uma
honra maior (A ou K ou Q), e 9 a 12 pontos em cartas altas (HCP), pode marcar seu naipe. Isto se chama
dar "overcall" (sobrefala, falar depois de outro ter feito o primeiro
lance no leilão).
Se o Abridor abriu de 1
o oponente pode dar um overcall com: AKQ10x
xx xssx
xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente pode dar um overcall com: xx
KQJxx xx
QJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente pode dar um overcall com: K108xxx
xx AK
10xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente pode dar um overcall com: AQx
QJ109xx xx
xx
Há casos em que, mesmo tendo uma abertura de 13-16 pontos, é preferível marcar
naipe com 5 ou + (5+) cartas ao invés de dobrar devido ter dubleton ou seca em naipe não falado:
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 1
com: AJ
KQ10xx Kxxx
xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 1
com: AJ9xx
Qx Kx
QJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 2 com:
Jx
Ax K9xx
AQ10xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 2 com: Qx
Ax KQJxxx
K10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 1
com: AKJxx
xx KJxx
xx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 2 com: xx
AQ10x xx
KQJ10x
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 2 com: Jxx
Kx AKJxxx
Jx
Se o Abridor abriu de 1
o oponente marca 2 com:
Axx
AQJ10x Qx
J10x
16-
No entanto em mãos com mais de 16
pontos em cartas altas não se deve dar simples overcall com naipe
longo, pois o parceiro pode passar e a mão ter potencial para game. Nesse caso, é recomendado dobrar e depois marcar o naipe quinto ou sexto
para melhor mostrar a força da mão.
Exemplo: com AKJxxx
Kx x
AQJx após
uma abertura de 1
deve-se dobrar mesmo com seca no naipe de Ouros. Se o parceiro
marcar 2,
então marca-se 2.
O parceiro saberá então que sua mão tem mais de 16 pontos em cartas
altas e pelo menos 5 cartas de Espadas.
17- Mãos
balanceadas (equilibradas ou regulares) são as que possuem distribuições: 4432 (21%) 5332 (15%) 4333 (10%),
sem chicana e seca e
1 só dubleton.
18- Mãos irregulares possuem distribuições: 5431 (12%) ou 5422 (10%) ou 6322 (6%) ou
6421 (5%) 6331 (3%) ou
5521 (3%) ou 4441 (3%) naipe quarto numa
mão ocorre 35% naipe quinto ocorre
44% naipe
sexto ocorre 16% naipe sétimo ocorre
3% naipe oitavo ocorre 0,5%
19- Durante o Leilão uma dupla
pode avaliar se tem ou não condições de tentar um contrato em "game" (que requer
25 pontos) ou se deve parar em parcial. Para tanto, o Abridor busca na sua
segunda voz definir o intervalor de pontos que sua mão tem. Com isso o
Respondedor na sua segunda fala pode avaliar se deve ou não avançar no Leilão.
Assim, uma abertura de 1 em naipe pode variar de 13 a 21 pontos.
No Leilão as mãos
balanceadas com 13-14 pontos são abertas em
1 em naipe e o Abridor na sua segunda fala (marca) 1ST para indicar mão
balanceada. Exemplos:
Jx
K10xx AJx
KJ10x
abre-se de 1 e
após
resposta 1 marca-se
1ST
Jx
KJ10xx A10x
KJx abre-se
de 1 e após resposta
1 marca-se 1ST
KJx
xx AKJx
J10xx
abre-se de 1 e
após
resposta 1 marca-se
1ST
AJx
Jx Qxxx
KQJx abre-se
de 1 e após resposta 1 marca-se 1ST
Assim, o Respondedor, depois da segunda fala do Abridor deve somar pontos
para ver se a mão tem chance de se jogar game que requer 25. Se o Abridor
limitou a mão em 14 pontos ao marcar 1ST na segunda fala, o Respondedor precisa
ter 11 pontos para marcar 2ST convidando o Abridor a marcar 3ST e este marca
game com 14 pontos e passa com 13 pontos. Se o Respondedor tem
de 12 a 16 pontos
ele deve marcar direto 3ST se tiver também uma mão balanceada.
20- No Leilão as mãos balanceadas entre 15-17 pontos em cartas altas
são abertas de 1ST. A abertura de 1ST já define na primeira fala quantos
pontos tem o Abridor. Nesse caso quem irá comandar o Leilão para definir o
contrato final será o Respondedor. O estudo da abertura de 1ST é um capítulo a
parte em qualquer sistema de Leilão e envolve várias convenções. Um detalhamento
dessa abertura deve ser visto a parte. No entanto, o Respondedor com mão
balanceada deve usar a regra geral de com 10-15 pontos ele marca direto 3ST, com
8-9 pontos ele convida marcando 3ST e o Abridor vai para 3ST com 17 pontos. Se o
Respondedor tiver 0-7 pontos ele deve passar com mão balanceada. Evidentemente
com mais de 15 pontos o Respondedor deve pensar em marcar 6ST ou até 7ST
simplesmente somando pontos para se chegar a 33 pontos ou a 37 pontos.
21- As mãos as irregulares 5422 e 5431 (com seca ou dois dubletons) de 16-17 são abertas de 1 no naipe
mais longo, ou no caso de mãos tricolores (4441) no naipe debaixo da seca.
Quando a seca for Espadas abre-se de Ouros.
Essas mão são difícies de serem esclarecidas em algumas sequências e assim
muitas vezes devem ser marcadas como se fossem mãos de 13-15, porém quando o
parceiro faz algum convite então deve-se aceitar imediatamente. Exemplos:
Ax
KQ10xx Ax
QJ10x essa
mão com 17 pontos (16 hcp + 1 ponto pelo naipe 5o.) abre-se de 1
e sobre a resposta de 1
marca-se 2 tal como se
fosse uma mão de 13-15
pontos, porém se o parceiro marcar 2ST convidando a game marca-se 3ST.
Note que com a mão Ax
KQ10xx xx
QJ10x
deve-se passar em 2ST
pois a mão é mínima (13 pontos).
xx
Kx AKJ10x
KQxx abre-se
de 1 e sobre a resposta
de 1/1
marca-se 2 como se fosse
uma de 13-15 pontos, porém se o Respondedor convidar em 2ST marca-se 3ST.
Kxxx
xx AKJ10x
Ax com
esses 16 pontos (15 hcp + 1 ponto pelo naipe 5o.) abre-se de 1
e após
a resposta de 1 marca-se
3 mostrando 16-17
pontos.
A10x
KJxx x
KQJxx
com esses 15 pontos (14 hcp + 1 ponto pelo naipe 5o.) abre-se de 1
e após a resposta de 1 a seca
deve ser valorizada e a mão vale 18 pontos, mas a
marcação de 3 é
aconselhada, pois o Abridor pode ter 6-7 pontos somente
com naipe 4o. e se tiver 8+ o Respondedor vai em frente.
AJxx
KQ10x x
AQ10x
Essa mão tricolor com 16 pontos abre-se de 1
e sobre a resposta de 1 marca-se 1 como se fosse
uma mão de 13-15 pontos, mas se a resposta
fosse 1/1
a mão vale 19 pontos e devemos abonar no nível 3 ou até no
nível 4 com um mínimo de 6-7 pontos o Respondedor poderá ganhar game.
22- No Leilão as mãos irregulares de 18-19 pontos 5422 ou 5431 são abertas de 1 em
naipe e devem ser marcadas em "revér" ou em salto na segunda fala.
Exemplos:
Kx
KQ10xx Ax
KQJx
Essa mão com 19 pontos (18 hcp + 1 pelo naipe 5o.) abre de 1
e sobre a resposta em 1 ou em 1ST
marca-se 3 em salto mostrando
18-19 pontos. Agora
cabe ao Respondedor definir o contrato final somando pontos.
Axx
AQxx x
AQJ10x Essa
mão de 18 pontos (17 hcp + 1 pelo naipe 5o.) abre de 1
e sobre a
resposta de 1/1
marca-se revér em 2 que
indica mão de 18-19 pontos.
23- No Leilão as mãos balanceada de 18-19 pontos são abertas de 1 em naipe e
depois salta-se em 2ST.
Ax
KQ10x AJx
KJ10x Essa
mão de 18 pontos abre-se de 1
e sobre qualquer resposta de naipe
em nível 1 marca-se 2ST para mostrar 18-19 pontos.
Ax
AKJ10x Axx
QJ10 Essa
mão de 18 pontos abre-se de 1
e sobre a resposta de: 1
marca-se
2ST para indicar 18-19 pontos; 1ST marca-se 3ST para indicar 18-19 pontos;
2/2
marca-se 3ST para indicar 18-19 pontos
abono em
2 marca-se 3ST e o
Respondedor com 4 cartas de apoio marca 4
ou
até passa com mão 4333.
24- No Leião as mãos balanceadas de 20-21 pontos são abertas
de 2ST e cabe ao Respondedor ser o capitão da mão para definir o contrato
final, pois essa mão, tal como a de abertura de 1ST, define bem o valor da mão
para se tentar game, Slam ou mesmo ficar em parcial quando o Respondedor tem uma
mão também balanceada, porém de menos de 4 pontos.
25- No Leilão as mãos irregulares de 22 ou mais pontos são
abertas de 2.
Veja detalhamento dessa abertura no estudo a parte em
abertura de 2Paus.
26- No Leilão mãos com 6-10 HCP de naipe 7o. com 2
honras altas são abertas de 3 em naipe e são chamadas de mãos de barragem
("preemptive" em inglês, "barrage" em francês) e as de naipe 8o. são abertas de 4 em naipe.
Veja estudo em regra três dois.
27- No Leilão as mãos de naipe sexto com pelo menos 1
honras alta e 6-10 pontos nos naipe de Ouros, Copas ou Espadas, são abertas
respectivamente de
2,
2,
2 e são chamadas de mãos de abertura de 2 fraca.
Veja estudo a parte em naipe
sexto fraco.
28- No Leilão as mãos balanceadas de 25-27 pontos são abertas de 3ST após acordo
entre os parceiros da dupla, pois existem duplas que usam essa abertura de 3ST
para indicar um naipe pobre de 7 ou 8 cartas com naipe fechado, isto é, que tem AKQ (xx
xx
AKQJxxx
xx ou
xx
Jx
x
AKQxxxxx
) e nada mais.
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