Considerações
iniciais: Quando uma dupla faz um leilão, além de contar os
naipes que possui um dos objetivos do sistema do Leilão
consiste em definir a faixa de pontos da abertura ou da
resposta. Há situações em que a abertura define sua
faixa de pontos numa única fala, porém há casos que ela
requer duas falas; igualmente a resposta pode definir numa
única fala o intervalo de seus pontos, por exemplo, 6 a 9 ou
10 a 11, ou pode necessitar de duas falas para contar a
força de sua mão.
Nas aberturas de naipe em nível 1
do sistema Natural vamos admitir que: - as respostas de
abono no nível 2 mostram 6 a 9 pontos e as no nível 3
mostram 10-11 pontos; - a resposta de 1ST mostra 6-10
pontos; - a resposta de outro naipe em nível 1 indica
pelo menos 6 pontos e limite superior indefinido;
Uma
parte do leilão consiste em somar pontos para saber se a
dupla deve parar em parcial ou deve ir a "game"
que requer 25 pontos (3ST, 4,
4)
ou 29 pontos (5,
5),
ou ir a pequeno Slam (33 pontos) ou a grande Slam (37).
Outra parte do leilão consiste em buscar encontro de naipes
("fit"), em geral de 8
cartas (4+4 ou 5+3), e ter cartas chaves para poder jogar um
contrato de game ou ainda um contrato de Slam.
Durante o Leilão a dupla tenta somar pontos através do
intervalo de pontos de sua marcação. Por exemplo, quando o
Abridor abre de 1ST que indica 15-17 pontos, o Respondedor,
que sabe que game em 3ST requer 25 pontos, se ele tiver
10-15 pontos deve marcar direto 3ST, pois de 25-32 pontos
foram atingidos. No entanto se ele tiver 8-9 pontos ele
precisa que o Abridor esteja no seu máximo que é 17 pontos
ou ainda 16 pontos com boas cartas intermediárias. Assim ele
faz um convite marcando 2ST, que o Abridor deve passar
quando tiver somente 15 pontos ou 16 pontos em mão 4-3-3-3
sem boas cartas intermediárias.
Quando o Abridor abre
de 1
ou 1
o Respondedor abonando em nível 3 está fazendo um convite ao
dizer que tem 10-11 pontos e nesse caso o Abridor com 13
pontos ou 14 feitos em mão 5-3-3-2 deve passar, pois tem o
mínimo da abertura, porém com 15+ pontos deve marcar game.
Outro caso bem interessante ocorre quando o Abridor de 1
ou 1
recebe abono ao direto no nível 2. Nesse caso, o Respondedor
está dizendo que tem 6 a 9 pontos e o Abridor com 16 a 17
pontos deve convidar o Respondedor a marcar game se estiver
no limite superior do intervalo de pontos de sua fala. Isto
é, se o Respondedor tem 8-9 pontos ele deve aceitar o
convite e marcar game: Abridor
Respondedor
Abridor
Respondedor 1
2
(6-9 e abono de 3-4 cartas)
1
2
(6-9 e abono de 3-4 cartas) 3<=convite
passo(6-7) ou 4(8-9)
3<=convite
passo(6-7) ou 4(8-9)
Dentro da seqüência anterior, uma forma mais objetiva de
se fazer uma tentativa ("trial bid") para ir a game é
pesquisar se o Respondedor tem algumas cartas chaves em
determinado naipe. Nesse caso se o Respondedor, além de ter
o máximo tiver controle no naipe em questão ele salta para
game em nível 4 e se não tiver ele encerra o Leilão em nível
3. Abridor
Respondedor
Abridor
Respondedor 1
2
(6-9 e abono de 3-4 cartas)
1
2
(6-9 e abono de 3-4 cartas) 3<=trial
bid 3
nega ou 4
aceita
3<=trial
bid 3
nega ou 4
aceita O trial bid tem vários modos de ser implementado,
vamos assumir aqui que o Abridor deve fazê-lo no seu naipe
fraco, onde ele tem, por exemplo 3 cartas pequenas. Nesse
caso o Respondedor, para aceitar o convite, deve ter nesse
naipe algo como: Ax, Kx, KJx, carta seca, ou ainda 6 cartas
brancas. Para estudar outras formas de se fazer
tentativas leia o texto
trial_bid.
A pesquisa de cartas chaves para Slam é feita depois de se
ter naipe abonado em salto monstrando 10-11 pontos. A
segunda fala do Abridor feita em outro naipe (cue-bid)
indica que ele tem o Ás desse naipe e pede para o
Respondedor marcar também seu Ás em seqüência. Outra forma
de fazer a persquisa é perguntar os Ases através da 4ST na
convenção Blackwood.
No texto que se segue veremos inúmeros exemplos de
leilão para fixar idéias e somar pontos.
TESTE A SEGUNDA FALA DO ABRIDOR
*******************************************************************
Suponha em cada
uma das mãos de bridge abaixo que os adversários nada falam
(leilão livre) e que você é o primeiro de mão. Qual é sua
primeira fala de leilão? Qual é sua segunda fala se o
parceiro marcou (a) 1ST (b) abonou em nível 2 (c) abonou em
nível 3 (d) outro naipe em nível 1?
Anote suas
marcações e depois confira com as sugestões abaixo.
Bolsa
01 Bolsa 02
Bolsa 03 Bolsa 04
Bolsa 05
AK85
AQJ
AQ975
A75
93
K4
AQ9
K7
KQ10975
AJ98
J108
KJ6
5
K4
K3
AJ42
10965
AK975
A10
AKQ95
**********************************************************************
Bolsa 01
AK85
K4
J108
AJ42 01)
Esta mão tem 16 hcp e
como é balanceada (4-3-3-3 / 4-4-3-2 / 5-3-3-2), é aberta de
1ST.
Se o Respondedor marcar 2ST, indicando 8-9
pontos e convidando a 3ST, avaliamos nossa mão como média
(16 pontos) e a dúvida entre passar ou marcar 3ST deve ser
focada na fraca pega de Copas e no fato que o parceiro pode
ter três ou até duas cartas de Copas, pois não demonstrou
interesse em naipe rico. No entanto, num jogo de Quadra
estando vulnerável diante do valor do prêmio caso se faça "game"
devemos aceitar o convite esperando encontrar no parceiro 5
cartas de Ouros encabeçadas pelo Ás ou uma pega adicional de
Copas para dar tempo de firmamos algum naipe pobre. Se o
Respondedor marcar 2,
perguntando naipe rico, devemos marcar 2
e a seguir se ele marcar 3ST ou 4
passamos, porém se marcar 2ST, indicando 8 pontos e naipe de
Copas, a dúvida agora passa a ser o naipe de Ouros, pois a
nossa pega de Ouros é precária e provavelmente será este o
naipe de saída dos oponentes. Ou seja, embora o leilão possa
permitir alguma inferência da mão do parceiro não há clareza
se devemos passar ou marcar game. Considerando que o leilão
deu bons esclarecimentos aos oponentes, caso eles sejam uma
dupla forte, devemos passar, em caso contrário marcamos o
game.
Se o Respondedor marcar 3
pedindo apoio terceiro, considerando que temos honra segunda
devemos negar marcando 3ST.
*******************************************************************************
Bolsa 02
AQJ
AQ9
KJ6
10965
02)
Esta mão tem 17 pontos e por ser balanceada deve ser aberta
de 1ST. Se o Respondedor fizer
Stayman
perguntando naipe rico através da voz artificial de 2
devemos marcar 2,
que nega naipe rico, e se o Respondedor marcar 2ST, convite
(8-9 pontos) a game em 3ST, devemos marcar 3ST pois temos o
máximo com 17 hcp. Se o Respondedor marcar 3
ou 3
pedindo apoio com honra terceira devemos abonar pois temos
ótimo apoio.
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Bolsa 03
AQ975
K7
5
AK975
03)
Esta mão é irregular e tem 16 HCP mais 2 pontos pelos
dois naipes quintos. Mãos 5-5 com naipes de Espadas e Paus
com 12-15 pontos abrem-se de 1 Paus, mas com 16-20 pontos
abrem-se de 1.
A primeira fala é 1
e se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala deve ser 3,
que indica 16 a 20 pontos; se o Respondedor marcar 2
a segunda fala deve ser 4.
se o Respondedor marcar 3
devemos pensar nas cartas chaves que faltam para fechar a
mão. São elas:
K,
A,
A
e
Q
considerando que se o Respondedor possuir 3 dessas cartas há
muita chance de sucesso no Slam em 6
podemos iniciar uma pesquisar marcando 4,
que indica Ás de Paus e pede para o Respondedor marcar seu
próximo Ás se tiver. Se ele marcar 4
(A)
podemos perguntar os Ases e se ele tiver 2 Ases teremos boa
chance de ganhar um Slam difícil de ser marcado, pois a mão
provavelmente irá depender da finesse de Espadas e de firmar
o naipe de Paus. Quando o sucesso de um contrato depende de
acertar uma finesse em duas possíveis dizemos que estamos
jogando com 66% de chance. Se ao invés de 4
o Respondedor marcar 4
que nega
A,
o problema da mão fica sendo mais o
K
na mão do parceiro e podemos pesquisar isso marcando 5.
O Respondedor então passa sem nenhuma honra alta de Espadas
e marca 6
se tiver uma honra alta. Enfim é preciso pesquisar
a mão pois pode ter Slam.
*******************************************************************************
Bolsa 04
A75
KQ10975
K4
A10 04)
Esta mão é irregular e ela tem 16 HCP mais 2 ponto pelo
naipe sexto de Copas. A primeira fala é 1
e se o Respondedor marcar 1
ou 1ST, a segunda fala deve ser 3,
que indica naipe sexto e pede apoio de 2 cartas e 8-9 pontos
para ter "game" em 4;
se o Respondedor marcar 2
devemos marcar 4;
se o Respondedor marcar 3
podemos pesquisar a hipótese remota de Slam marcando 3
ou 4
na esperança de que o Respondedor marque o Ás de Ouros ou
simplesmente podemos perguntar os Ases e se ele tiver 2 Áses
marcar 6
e se tiver 1 Ás parar em 5.
A melhor voz é marcar 3
indicando uma tentativa de ir a Slam. Se o Responder marcar
4,
então perguntarmos os Áses, se marcar 4
indicando não ter nada de especial para marcar, então
passamos.
*****************************************************************
Bolsa
05
93
AJ98
K3
AKQ95
05) Esta mão é
irregular e tem 17 HCP, mais 1 ponto pelo naipe quinto de
Paus; A primeira fala é 1
e sobre 1,
1
ou 1ST marca-se 2
para indicar 16 a 20 pontos em mão 5-4.
Sobre 1
marcamos 3,
pois se o Respondedor tiver 4 cartas Copas e 6-7 pontos ele
pode passar. Sobre 2,
que indica 6 a 9 pontos, podemos passar, porém marcar 2
permite pesquisar a possibilidade de "game" se o parceiro
marcar 2ST mostrando pega de Espadas e Ouros ou marcar 2
mostrando honra de Espadas e interesse em game (8-9 hcp)
podemos marcar 3ST. Caso o Respondedor retorne o Leilão para
3
devemos passar. Sobre 3
de abono, que indica 10-11 pontos, temos que marcar game em
5,
ou em 3ST e portanto podemos continuar o leilão marcando 3
ou 3
(melhor), pois se o parceiro marcar 3
marcamos 3ST defendendo a saída de Ouros com o nosso Rei.
Podemos também ir direto a 5.
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Bolsa 06 Bolsa 07
Bolsa 08 Bolsa 09
Bolsa 10
KQJ32
KQJ54
Q98
AKJ98
KQ103
AQJ98
Q9874
KQ7
K109
AQJ9
K8
AJ
5
AJ4
9
2
K
AKJ975
97
A1075 Novamente tente considerar sua segunda fala caso o
Respondedor marque 1ST ou abone seu naipe em nível 2 ou 3,
para depois verificar as sugestões de respostas abaixo.
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Bolsa 06
KQJ32
AQJ98
K8
2 06) Esta mão tem 16 HCP mais 2 pontos pelos dois
naipes quintos, a primeira fala é 1
e: se o Respondedor marcar 1ST a segunda fala deve ser 3
que mostra uma mão de 16+ pontos; se o Respondedor marcar
2,
que indica 6 a 9 pontos, devemos marcar 4;
se o Respondedor marcar 3,
que indica 10-11 pontos, devemos refletir sobre quais cartas
seriam necessárias na mão do Respondedor para se ter sucesso
em 6.
A mão para não dar vaza precisa do:
A,
K,
A
e
A
para se pretender ir a 6
o Respondedor que marcou 11 precisa ter 3 dessas cartas,
sendo que necessariamente precisa ter 2 Áses para que a mão
dependa da finesse de Copas, porém se falta o Ás de Ouros o
sucesso do carteio depende também da colocação do Ás de
Ouros, caso o Respondedor não tenha a Dama de Ouros. Ou
seja, as cartas de Paus KQJ de nada adiantam na mão do
Respondedor. A conclusão é que embora o Respondedor possa
ter 3 cartas chaves:
A,
K,
A,
ou
K,
A
A,
a chance de estar ocorrendo isso é bem menor que 50%, talvez
10%, pois muito provavelmente o Respondedor tem alguma
figura em Paus, logo não se deve acreditar em Slam com essa
resposta. Uma possível tentativa seria marcar 4,
porém com dubleton em Copas o Respondedor poderia
interpretar essa voz como sendo o casal (AK) numa mão tipo
bicolor onde o que importa são dois Áses e marcar 6
que vai depender da finesse de Copas e, se o Ás do
Respondedor for de Paus, vai depender da Dama de Ouros ou
Rei de Paus na sua mão, pouco provável.
Outra
tentativa seria marcar 4,
mas se o Respondedor interpretar como chicana de Paus ele
irá desvalorizar um possível Ás de Paus de sua mão, e se ele
marcar 4
pode ser que ele tenha o Ás de Ouros e esteja valorizando o
Rei de Paus de sua mão interpretando que temos o Ás de Paus.
Enfim, diante da dificultada em se pesquisar a mão e do fato
que estaríamos tentando jogar um Slam com perigoso mesmo que
o Respondedor tenha 2 Ases, a melhor voz sobre a resposta de
3
é marcar somente 4!
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Bolsa 07
KQJ54
Q9874
AJ
K 07) Esta mão também tem 16 HCP, mas o Rei seco de Paus
desvaloriza esses 16 HCP, que requer o
A
ou a
Q
para poder baldar a possível perdedora de Ouros. No entanto
um bicolor 5-5 sempre valoriza a mão em 2 pontos. A
primeira fala é 1
e sobre 1ST de resposta a segunda fala deve ser somente 2,
embora a mão tenha 16 HCP, pois nesse caso se o Respondedor
marcar 3
indicando uma mão de 8-9 com 4 cartas de Copas, devemos ir a
4.
Se o respondedor abonar em 2
devemos pesquisar a mão pedindo ajuda no naipe de Copas
marcando 3.
Caso o Respondedor remarcar o abono de Espadas indicando mão
mínima 6-7 pontos ou ausência de apoio em Copas, então
passamos. No entanto, alguns jogadores mais otimistas marcam
4
direto sem fazer qualquer pesquisa e as vezes acertam, porém
correm sério risco de darem 3 vazas de Copas e mais 1 Ás.
Se o Respondedor marcar 3
devemos marcar 4.
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Bolsa 08
Q98
KQ7
5
AKJ975 08) Esta mão tem 15 HCP e mais 2 pontos pelo
naipe sexto de Paus. A primeira fala é 1
e se o respondedor marcar: 1
devemos desvalorizar a seca de Ouros e marcar somente 2;
1
ou 1
devemos marcar 3
esperando que ele remarque o naipe rico para que possamos
aboná-lo com 3 cartas; 1ST devemos marcar 3
que é um convite a 3ST indicando possível seca. O
Respondedor se tiver o máximo 8-10 hcp, deve então marcar
onde tem pega, caso tiver o mínimo deve passar.
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Bolsa 09
AKJ98
K109
AJ4
97 09) Esta mão é regular e tem 16 HCP podendo ser aberta
de 1ST, mas como ela tem naipe rico quinto onde os pontos
estão concentrados é melhor abrir de 1
e se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar como segunda
fala 2ST que pede ao Respondedor para passar com 6-7 pontos
e marcar 3ST com 9-10 pontos. Se o Respondedor marcar 2
devemos marcar 2ST dizendo a ele que nossa mão é regular e
tem 16-17 pontos. Ele então marca 3
para passar, ou 3ST com máximo e mão balanceada e 4
com máximo e 4 cartas de abono. Se o Respondedor marcar 3
marcamos "game".
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Bolsa 10
KQ103
AQJ9
9
A1075 10)
Esta mão tricolor tem 16 HCP. A primeira fala é 1.
Se o Respondedor marcar 1
devemos marcar 1
e se ele a seguir: - marcar 1
nossa mão valoriza e devemos marcar 4;
- marcar 1ST (6-10) devemos marcar 2ST convidando a 3ST caso
ele tenha 9-10 pontos; - marcar 2
devemos marcar 4.
Se o Respondedor marcar 1
ou 1
devemos valorizar a seca de Ouros e abonar em 4
ou 4.
Muitas duplas usam de prudência e quando o Respondedor
marca um naipe rico somente abonam em salto ao nível 3 dando
chance que o Respondedor com naipe 4o. e 6-7 pontos possa
passar. Se o Respondedor marcar 1ST devemos marcar 2ST
convidando a "game" com 9-10 pontos.
*****************************************************************************
Teste
sua marcação de Segunda Fala e veja depois nossa sugestão
abaixo
Bolsa 11 Bolsa 12
Bolsa 13 Bolsa 14
Bolsa 15
AKQ3
KQ10
Q975
10987
KJ
42
97432
K73
A109
KJ95
AKJ7
AJ8
A3
AKJ
AK2
542
AQ
AK75
A108
QJ75
*****************************************************************************
Bolsa 11
AKQ3
42
AKJ7
542 11) Esta mão é regualar e tem 17 HCP, no
entanto ela não deve ser aberta de 1ST pois possui
concentração de honras em dois naipes e tem outros dois
naipes brancos (ausência de honras). Podemos imaginar
que o naipe de Ouros é quinto e fazer um revér em Espadas.
Portanto a primeira fala será 1:
Se o Respondedor marcar 1
marcamos 2;
Se o Respondedor marcar 1
marcamos 3
sugerindo uma mão de 16-17; Se o Respondedor marcar 1ST
devemos marcar 2ST convidando; Se o Respondedor marcar 2
devemos marcar 2
esperando que o Respondedor marque 2ST para jogar 3ST; Se
o Respondedor marcar 3
devemos marcar 3
esperando passar se o Respondedor marcar 3ST ou indo a 5
marcar qualquer outra coisa. Ou seja, a idéia básica é
dar elementos ao Respondedor para decidir se pode marcar 3ST
ou não.
********************************************************************************
Bolsa 12
KQ10
97432
AJ8
AQ 12) Essa mão é regular e tem 16 HCP com 5 cartas de
Copas. A dúvida que surge é se a mão deve ser aberta de 1
ou de 1ST. Considerando que se a abertura for em Copas uma
resposta de 1ST perde parte das vantagens da mão receber uma
saída favorável ao cartear em Sem Trunfos e se o parceiro
tiver o naipe de Copas, diante de uma abertura de 1ST ele
pode fazer Stayman e o Carteador ser a mão forte que abriu
de 1ST. Além disso o naipe de Copas é muito fraco e pode ser
considerado como se fosse de 4 cartas. Portanto a
primeira fala será 1ST e se o Respondedor marcar: - 2
(Stayman) pergunta de naipe rico, marcamos 2;
- 2ST (8-9) convite, devemos aceitar e marcar 3ST pois
qualquer saída em naipe rico não será problema e o parceiro
deve ter naipes pobres onde temos boas honras de apoio.
********************************************************************************
Bolsa 13
Q975
K73
A3
AK75 Esta mão balanceada tem 16 hcp e deve ser aberta de
1ST. Se o Respondedor marcar 2
perguntando naipe rico marcamos 2.
Se o Respondedor marcar 2ST convidando a game devemos
desvalorizar a mão devido poucas cartas intermediárias e
somente 16 pontos, portanto passamos em 2ST. Se o
Respondedor marcar 3
ou 3
indicando ter mais de 10 pontos e naipe 5o. rico, devemos
aboná-lo indiretamente marcando 4
(cue-bid).
********************************************************************************
Bolsa 14
10987
A109
AKJ
A108 Esta mão bem balanceada com seus 16 hcp deve ser
aberta de 1ST e se o Respondedor marcar: 2
perguntando naipe rico, marcamos 2;
2ST convidando a 3ST devemos aceitar, mesmo com 16, devido
termos muitas cartas intermediárias; 3
mostrando mais de 10 pontos e naipe quinto, devemos abonar
indiretamente marcando 4
que é um
cue-bid negando
A
e mostrando ter honra de Copas com pelo menos 3 cartas de
apoio. 3
mostrando mais de 10 pontos e naipe quinto, devemos abonar
em 4
sem dar cue-bid devido não
termos nenhuma honra em Espadas, embora o abono seja 4o.
********************************************************************************
Bolsa 15
KJ
KJ95
AK2
QJ75 Esta mão balanceada tem 18 hcp e deve ser aberta de
1.
Se o Respondedor marcar 1
ou 1
devemos saltar em 2ST para mostrar 18-19 hcp. Se o
Respondedor marcar 1
podemos arriscar marcar 4,
mas a marcação em 4
deve ser reserva para mãos
distribucionais onde o naipe de Paus é longo. Assim, também
sobre 1
de resposta deve-se pular em
2ST para mostrar a mão balanceada e depois na terceira fala
pular em 4.
Se o Respondedor marcar 1ST marcamos 3ST. Se o
Respondedor marcar 2
ou 3
devemos marcar 3ST.
********************************************************************************
RESPOSTA APÓS ABERTURA DE 1ST EM
LEILÃO LIVRE
Suponha em
cada uma das mãos de bridge abaixo que os adversários nada
falam e você é o terceiro de mão e seu parceiro abriu de
1ST. Regra estatísticas para mãos equilibradas
(balanceadas) de resposta: 1 - com menos de 8 pontos
passar; 2 - com 8-9 pontos e mão equilibrada marcar 2ST
convite a 3ST; 3 - com 10-15 pontos e mão equilibrada
marcar 3ST 4 - com 16-17 pontos e mão equilibrada marcar
4ST convite a 6ST 5 – com 18 pontos e mão equilibrada
marcar 6ST 6 - com 19 pontos e mão equilibrada marcar 5ST
convidando a 7ST 6 - com 20+ pontos e mão equilibrada
marcar 7ST.
Quando se
tem mão irregular (tipo 5-4-2-2 ou 5-4-3-1) e pelo menos um
naipe rico quarto perguntamos o naipe rico do abridor
dizendo 2
que é a convenção
STAYMAN abaixo explicada: - o abridor responde 2
se não tiver naipe rico; - o abridor responde 2
se tiver naipe de Copas ou ambos ricos; - o abridor
responde 2
se tiver naipe de Espadas e não tiver naipe de Copas. -
após a resposta ao Stayman na segunda voz do Abridor, se o
respondedor marcar 2ST o Abridor se tiver os 2 naipes ricos
marca 3,
com 15-16 pontos e marca 4
com 17 pontos; se o abridor não tiver naipe rico e tiver
15-16 ele passa em 2ST e com 17 pontos marca 3ST.
Quando o respondedor tem um naipe rico quinto e não
tem naipe naipe rico quarto ele faz um TRANSFER para que o
Abridor fique o declarante do seu naipe quinto. Para isso
ocorrer ele marca: 2
quando o seu naipe quinto for Copas => obriga o Abridor a
marcar 2;
2
quando o seu naipe quinto for Espadas => obriga o Abridor a
marcar 2.
Após o Transfer o Respondedor passa com menos de 8 pontos,
marca 2ST com 8-9 pontos e marca 3ST com 10-15 pontos.
Se o naipe rico for sexto o Respondedor convida marcando
o naipe em nível 3 e vai a game marcando o naipe em nível 4:
Abridor Respondedor
Abridor Respondedor 1ST
2
<=transfer
1ST 2
<=transfer 2
3
<=convite
2
4
<=encerra Leilão
Nota: uma abertura de
1ST pode ser reduzida idealmente a uma abertura com 4 ases.
Nesse caso se o Respondedor tiver um naipe sétimo encabeçado
de K, por exemplo KJ98732, podemos idealizar que o Abridor
tenha o Ás desse naipe e que vamos fazer 7 vazas nesse
naipe, logo, com mais 3 ases laterais teremos 10 vazas
necessárias para game. Assim, com naipe sétimo encabeçado de
Ás ou Rei podemos fazer um transfer e ir depois direto a
game.
*************************************************************************
Teste suas
respostas nas bolsas que se seguem assumindo que a abertura
foi de 1ST: Bolsa 16 Bolsa 17
Bolsa 18 Bolsa 19
Bolsa 20
K8532
K1042
Q98
Q975
K32
4
AQ97
J7
K107
AJ98
J108
KJ65
J87
J104
K9765
K542
5
AK975
A105
5 Veja depois abaixo nossa sugestão de Leilão
**************************************************************************
Bolsa 16
K8532
4
J108
K542 16) marca-se 2
(transfer para
)
na primeira fala de resposta e depois surge a dúvida do que
marcar: - passar é razoável, mas a mão pode combinar e
fazer game; - 2ST mostrando 8-9 pontos com naipe rico
quinto de Espadas não é muito boa pois a mão tem seca; -
3
aparenta ser uma melhor voz pois define a distribuição
5-4-x-x da mão, mas se o Abridor não tiver apoio de 4 cartas
de Paus, nem 3 cartas de Espadas ele vai marcar 3ST
admitindo que a mão é forçante a "game". Portanto cada
jogador pode assumir um critério diferente para marcar uma
mão que não tem claramente definida qual é a melhor opção de
Leilão, pois ela pode gerar um "underbid" (deixar de marcar
o real valor da mão) passando, uma distorção da mão marcando
2ST com 7 pontos e seca, um "overbid" (marcando um valor
acima do valor real da mão) marcando 3 Paus. Ou seja, a
mão é boa para se jogar Espadas caso o Abridor possuir honra
terceira ou quarta e 16-17 pontos em cartas altas, que não
sejam concentrados em Copas para valorizar a seca.
Conclusão: não há uma clara unanimidade na marcação da mão.
Nota: algumas duplas jogam que após o transfer, em havendo 4
cartas do naipe transferido e 16-17 hcp o Abridor deve pular
em nível 3 no naipe transferido. Assim, essa é a solução
para este tipo de mão, ou seja, se ocorreu uma anunciada
combinação com um fit de 9 cartas o Respondedor deve ir a
game.
*************************************************************************
Bolsa 17
K1042
AQ97
KJ65
5
17) marca-se 2
Stayman perguntando naipe rico: - se a resposta foi de 2
marca-se 3ST; - se a resposta foi de 2
marca-se 4;
- se a resposta foi de 2
marca-se 4.
Obs. Uma marcação mais audaciosa e provavelmente
acertada, seria após uma resposta de naipe rico, considerar
a mão como possível de se jogar "petit slam" e portanto
perguntar os áses e se o abridor marcar que tem 3 Ases
marcar 6 no naipe rico, caso contrário parar em 5 no naipe
rico.
Nota: jogadores avançados usam uma convenção de
Leilão denominada de "splinter"
para indicar uma carta seca após ter um naipe combinado.
Assim, uma marcação bem adequada após o Abridor marcar um
naipe rico seria pular em 4.
Isso indica ao Abridor que o Respondedor tem 4 cartas do se
naipe rico e tem carta seca de Paus. Nesse momento o Abridor
entende que o Respondedor tem interesse em jogar Slam, mas
quer saber se os pontos do Abridor estão em Paus ou em
outros naipes. Se o Abridor possuir
KQx
ou KJx sua mão desvaloriza e ele deve encerrar o Leilão
marcando o naipe rico combinado, porém se possuir
Axx
ou
xxx
sua mão fica valorizada e com pelo menos 2 Ases ele deve
tentar o Slam.
Nota2: jogadores avançados jogam
também um segundo Stayman para naipe pobre. Assim, após uma
resposta do Abridor em 2
o Respondedor pode perguntar qual é o naipe pobre do
Abridor. Nesse caso ele faz o Stayman para naipe pobre em 3
e o Abridor marca: 3
=> tenho 1 naipe pobre 4o.
(Responder pergunta o pobre em 3
e Abridor marca 3
com Paus e 3ST com Ouros) 3
=> tenho 2 naipes pobres e 3 cartas de Copas 3
=> tenho 2 naipes pobres e 3 cartas de Espadas 3ST =>
tenho 1 naipe pobre 5o.
(Respondedor pergunta o pobre com 4
e Abridor marca 4
com Ouros e 4
com Paus)
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Bolsa 18
Q98
J7
J87
AK975 18) marca-se 3ST pois temos 11 pontos com mão
regular (balanceada). Veja que essa marcação é baseada
em estatística, mas se o Abridor tiver 2 cartas pequenas de
Copas, ou de Ouros, muito provavelmente o contrato não será
cumprido embora possa ser feito um contrato em 5
ou mesmo em 4
se o Abridor tiver naipe de Espadas. No entanto, não há
procedimentos com vantagem justificada estatisticamente para
se pesquisar onde o Abridor não tem carta alta, portanto
marque 3ST que estatisticamente sua dupla na maioria das
vezes irá cumprir o contrato; Fazer um Stayman sem naipe
rico pode ser perigoso, pois se o Abridor marca 2
e então você pular em 3ST, com também 4 cartas de Espadas o
Abridor irá preferir jogar em 4.
Pode até ser o contrato que irá ganhar, mas provavelmente um
dos oponentes terá também 4 cartas de Espadas, o que irá
dificultar para o contrato ser cumprido.
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Bolsa 19
Q975
K107
J104
A105 19) marca-se 3ST pois temos 10
pontos com mão 4-3-3-3. Embora se tenha naipe rico uma mão
4-3-3-3 praticamente não produz um corte que se justifique
jogar para fazer 10 vezes ao invés de se jogar para fazer
somente 9 vazas. Evidentemente que haverá mãos em que o
Abridor terá 4 cartas de Espadas e que jogar em Espadas será
melhor, mas ao fazer o Stayman estamos também dando
informações para os oponentes sobre a mão do Abridor. Ou
seja, marcar 3ST pode até propiciar uma saída de Espadas que
seria então favorável. As justificativas para se marcar 3ST
direto são maiores do que para se fazer a pergunta de naipe
rico.
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Bolsa 20
K32
AJ98
K9765
5 20) marca-se 2
e se o abridor responder 2
marcamos 4;
se o abridor responder 2
ou 2
marcamos 3ST.
Jogadores avançados após a resposta de
2
fazem uma pergunta em 3
para saber se o Abridor possui outro naipe. Nesse caso o
Abridor marca 3
com Ouros, remarca seu naipe rico com Paus e marca 3ST com
mão 4-3-3-3. Assim, se o Abridor possuir naipe de Ouros a
mão pode até ter Slam em Ouros e perder 3ST se o Abridor
tiver duas ou três cartas brancas em Paus!! Portanto a
convenção dos experts é após a resposta do Stayman em 2
ou 2
a marcação de 3
não é naipe e sim uma pergunta se o Abridor tem um segundo
naipe. O Abridor marca 3
com, marca 3ST com um único naipe, remarca seu naipe rico
com o naipe de Paus e marca o outro naipe rico se tiver os
dois ricos. Com isso os experts fazem um Leilão mais
científico para jogar 3ST ou 5
ou 6
nessa mão.
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Teste agora suas respostas, após 1ST de abertura, nas
seguintes mãos
Bolsa 21 Bolsa 22
Bolsa 23 Bolsa 24
Bolsa 25
K853
Q4
Q98
Q9
K9873
QJ98
Q98
K7
KJ10987
97
J86
KJ98
5
QJ4
97654
A2
J687
AKJ975
A7
5 Depois veja nossas sugestões de respostas abaixo
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Bolsa 21
K853
QJ98
J86
A2 21)
Essa mão tem 10 HCP e diante da abertura de 1ST devemos
jogar game pois o Abridor deve ter entre 15 e 17 HCP que
somado com nossos 10 HCP atinge 25 a 27 pontos. A dúvida
agora é achar o melhor contrato: 3ST, 4
ou 4.
Portanto a primeira voz de resposta é 2
(Stayman) para saber se o Abridor tem naipe rico. Se tiver
marcamos game nesse naipe, caso contrário marcamos 3ST.
Alguns jogadores preferem marcar direto 3ST o que não
deixa de ser também uma marcação possível. As equipes que
jogam as Olimpíadas de Bridge usam de programa de simulação
para determinar qual a melhor porcentagem de sucesso entre
tentar jogar 3ST ou 4 em naipe rico quando se tem 10 hcp com
dois naipes na configuração 4-4-3-2. Assim seria o caso de
se avaliar computacionalmente essa mão.
No entanto,
entendemos que a melhor estratégia para se atingir o melhor
contrato seria jogar 3ST somente quando o Abridor tenha mão
4-3-3-3 e portanto devemos fazer o Stayman perguntando o
naipe rico do parceiro. Se ele marcar que não tem naipe rico
então marcamos 3ST, porém se ele marcar que tem um naipe
rico então perguntamos se ele tem outro naipe com a voz de 3.
Se ele tiver a distribuição de mão 4-4-3-2 então jogamos no
nível 4 no naipe rico. Se ele marcar 3ST em resposta então
passamos.
Nota: o senão dessa sofisticação é que isso
também dá muita informação para os oponentes e ao se marcar
3ST direto como muitos jogadores preferem fazer, eles estão
contando com o erro do ataque quando este tem poucas
informações de Leilão para avaliar a melhor saída.
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Bolsa 22
Q4
Q98
KJ98
J687 22) Essa mão tem 9 HCP, portanto
está no limite para se convidar o parceiro a marcar 3ST. O
Abridor deve aceitar se ele tiver 17 HCP ou 16 HCP com boas
cartas intermediárias (9 e 10 junto com Valetes e Damas).
Portanto a resposta é 2ST convite.
Na verdade, pelo
fato de termos 2 naipes, sempre há uma change de um naipe de
4 cartas estar dividido 4-3-3-3 e portanto isso dá uma
vantagem adicional em relação a uma mesma mão onde a 4a.
carta de um dos naipe pobres fosse colocada em Espadas
fazendo da mão a distribuição 4-3-3-3. Assim, em jogos de
quadra e estando vulnerável os experts arriscam marcar
direto 3ST sem convidar, porém quando tem a mão 4-3-3-3 eles
convidam.
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Bolsa 23
Q98
K7
5
AKJ975 23) Essa mão tem 13 HCP, mas tem naipe sexto e
vale 15 pontos. O problema da mão é tentar chegar em um Slam
certo que os oponentes não irão fazer duas vazas de imediato
(AK
ou dois Áses quaisquer). Outro problema está em saber se o
parceiro tem a Dama de Paus ou pelo menos 3 cartas em Paus.
Mesmo 3ST pode cair se o Abridor tiver Q9x ou Q8xx de Ouros
de modo que os oponentes podem fazer 5 vazas na saída de
Ouros se o saidor tiver KJ765 ou KJ9xx. A forma mais
simples de fazer uma tentativa de Slam é marcar 3
(no caso forçante) na primeira fala de resposta. Se o
Abridor marcar 3ST então passamos, pois ele estará negando
Qxx de Paus ou 4 cartas de apoio e marcando mínimo da mão.
Com apoio o Abridor deve abonar marcando 4.
Nesse caso podemos prosseguir o Leilão marcando o Rei de
Copas através de 4.
Se o Abridor marcar 4
então a mão pode ter Slam e perguntamos os Ases e marcamos 6
se ele tiver 2 Ases, pois tendo controle imediatos dos
naipes laterais e sabendo que dominamos o naipe de
trunfo então poderemos tentar buscar as vazas que faltam. No
entanto se o Abridor marcar 5 Paus, devemos passar pois o
naipe de Espadas está furado!
Outra estratégia
possível, porém inferior, seria perguntar direto os Ases
através de 4
Gerber e se o
Abridor mostrar que tem 3 Ases (marcando 4ST), vamos a 6,
porém se marcar 4
(dois Ases) ou 5
(1 Ás) então marca-se 5
sign-off. Note que o uso do Gerber precisa ser estudado para
não confundir se 5
não seria pergunta de Reis ou seria naipe para se jogar.
No entanto, após a marcação de 3
forçante a game e talvez a Slam, o Abridor com honra 3a. não
precisa abonar direto para caracterizar o naipe de Paus. Ele
faz um abono indireto dando um cue-bid no nível 3 e assim se
ele não marcar 3,
o que já mostra uma vaza perdedora, e marcar 3
que mostra também ausência do
A
a mão ficou inviabilizada de se pensar em Slam e devemos
marcar 3ST. Porém que o cue-bid for em 3
então deve-se marcar 3
esperando o cue-bid em 3
para viabilizar um Slam em 6.
Acreditamos que essa estratégia de marcar cue-bids em nível
3 quando se tem apoio no naipe forçante do Respondedor é
mais adequada. Evidentemente duplas bem entrosadas
podem usar de Transfer para naipe pobre seguido de um
"splinter" em Ouros, para transferir ao Abridor a
continuação do Leilão de modo que este possa avaliar as
informações passadas de bom naipe em Paus e seca de Ouros
para decidir entre parar em 5
ou tentar o pequeno Slam em 6.
Se após 4
o Abridor marcar algum controle em naipe rico a voz do
Respondedor é 5,
pois ele praticamente já contou sua mão.
Conclusão
somente depois das 52 cartas estarem a vista é que se saberá
o melhor contrato, mas existe diálogos no Leilão que
permitem a dupla se aproximar do Slam de forma mais
científica!
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Bolsa 24
Q9
KJ10987
QJ4
A7 24) Essa mão tem 12 HCP mais 2 pontos
pelo naipe sexto e portanto vale 14 pontos. Para as
duplas que ainda não jogam Transfer a voz é 3
indicando naipe pelo menos 5o. e mão forçante a game. A
convenção que a dupla deve adotar é abonar direto 4
com 3 cartas brancas e mínimo e marcar 3ST com dubleton de
Copas. Porém com honra 3a. e máximo (mão de ST baseada mais
em Ases e Reis do que de Damas e Valetes), deve-se dar um
cue-bid de Ás no primeiro naipe que se segue. Ou seja, se
marcar cue-bid em 4
nega
A
e se marcar cue-bid em 4
nega também
A.
Dessa forma o Respondedor cooperativamente com o Abridor
podem conjuntamente avaliar a viabilidade do Slam.
Para as duplas que jogam Transfer considerando a teoria que
a mão que abriu de 1ST deve cartear para receber uma saída
favorável deve-se na primeira fala fazer um Transfer para
Copas marcando-se 2.
Se a mão de Resposta tiver 8 pontos com naipe sexto
marca-se 3
para convidar. No entanto neste exemplo a mão tem os pontos
para "game" e portanto após o Transfer deve marcar 4,
visto que desse modo não há uma boa estratégia para se
pesquisar a mão.
Nota: quando se tem mão fraca de 5-6
HCP, mas 6 ou 7 cartas de Copas há um outro tipo de Transfer
diretamente feito no nível 4 (Texas Transfer) onde a
voz de 4
faz Transfer para Copas e a voz de 4
faz Transfer para Espadas, objetivando dificultar a voz de
interferência do oponente, o que permitiria uma organização
no Leilão dos oponentes.
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Bolsa 25
K9873
97
97654
5 25) Aqui a voz do Respondedor deve ser para encerrar o
Leilão. Para quem não joga Transfer marca-se direto 2.
Se os oponentes forem a 3
considerando a mão 5-5 pode-se ainda marcar 3
mostrando ao parceiro o bicolor fraco da mão. Para quem
joga Transfer marca-se 2
pedindo ao parceiro para marcar 2.
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Teste suas marcações de Resposta para abertura de 1ST do
parceiro:
Bolsa 26
Bolsa 27 Bolsa 28
Bolsa 29 Bolsa 30
K853
Q4
Q975
Q9
K3
4
AQ974
K73
K7
AJ95
A1087
KJ6542
53
AKJ4
976
AJ42
5
AK75
Q10874
AJ105
Bolsa 31
Bolsa 32 Bolsa 33
Bolsa 34 Bolsa 35
8
Q4
QJ10987
QJ975
KQ
AK43
AQ974
K7
K97
5
J108
KJ65
5
4
K10976
AJ942
5
A975
AQ87
A9754
Bolsa 36
Bolsa 37 Bolsa 38
Bolsa 39 Bolsa 40
K
A9542
QJ875
75
-
9874
74
K7
K109
AJ98
A754
KJ654
532
AKJ104
AJ76
AJ42
A
AK9
Q108
AJ1095
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