SISTEMA RBB - Revista Brasileira de Bridge -
publicação fev/2002 no. 296
O sistema RBB foi criado para ser usado no
Painel dos Experts da Revista Brasileira de Bridge ao propor problemas de
marcações de leilões em determinadas situações.
O RBB é um sistema Natural rico quinto (nos moldes do Standard American) onde a
abertura de naipe pobre pode ter 3 cartas (com 3 cartas em ambos os pobres, nas mãos 4-3-3-3,
abre-se de 1 Paus).
Repostas às Aberturas de 1 em naipe pobre:
- Apoio invertido:
simples = 10+ pontos com 4 cartas, nega naipe rico;
em salto = 6/9 pontos pontos com 5 cartas;
segunda fala do Abridor
. 2ST = mínimo com 3 cartas;
.remarcação = mínimo com 4 cartas;
.outro naipe = máximo e pode ser indicação de honras
.outro naipe em salto = máximo,
splinter (carta seca/chicana);
.3ST = 18+/20- pontos, com 3 cartas no naipe de abertura
- Após a resposta de 1 em naipe:
- 2ST = Forçante a Game (FG), com mão regular (18-20)
pode ter abono 4o. ou mão 5-4-2-2 com abono 4o.
- 3ST = mostra naipe longo, mão forte e pega em laterais (pode ter
seca)
- marcação de outro naipe em salto duplo = splinter, mão forte
com abono
- remarcação do naipe de abertura (4/4)
em nível 4
mostra naipe sexto encabeçado por AK e abono quarto
- abono no naipe rico em salto no nível 4 (4/4)
mostra mão fraca, distribucional, com abono 4o. ou 5o.
- Após 1/1
seguido de 1ST mostrando mão regular de 12-14 pontos
- 2 = Check
back Stayman:
.2 = sem abono terceiro
ou o outro naipe rico
.2/2
= abono 3o. ou outro naipe (com os dois marca-se 2)
- Após 1/1
seguido de 2ST mostrando mão regular de 18-20 pontos
- 3 = Check
back Stayman
.3 = sem abono 3o. ou
outro naipe rico
.3/3
= abono 3o. ou o outro naipe rico (com os dois marcar 3)
.4/4
= abono 4o.
.remarcação do naipe pobre (4/4)
mostra abono com 5-4-2-2
- Após 1 em naipe seguido de remarcação do naipe
- novo naipe
é natural forçante por uma volta (F1)
- 1ST = 6-9 pontos
- 2ST = natural, convite 10-12 pontos sem naipe rico
- 3ST = natural, 13-15 pontos sem naipe rico
- 2 após 1
é natural com pelo menos 10 pontos (F1)
- segunda fala do Abridor:
.2 = mínimo, mão
irregular, pode ter mão 5-4-2-2
.2/2
= máximo, pode ser somente honras no naipe
.2ST = mínimo, mão regular, não forçante (NF)
.3 = máximo, mão
irregular, abono 4o.
.3/3
= mínimo, splinter com abono 4o.
- salto em novo naipe = mão forte mais de 15
pontos
(de passado, mostra bom naipe 5o. e abono 4o. = "fit
show")
Respostas às aberturas de 1 em naipe rico
- 1
sobre 1 = natural, naipe
4o.
segue seqüência similar a 1/1
e resposta de 1,
inclusive a seqüência
sobre 1ST (o Abridor com 15+/18- deve marcar por baixo 2/2
com 3 cartas)
- 1ST = até 11 pontos
- segunda fala do Abridor:
.2/2
pode ser 3 cartas e está limitado a 17 pontos
.2
na abertura de 1 é pelo
menos naipe 4o. até 17 pontos
- segunda fala do Respondedor:
.2ST é convite com 10/11 pontos
.novo naipe é "sign-off"
.2ST =
natural (FG) 18+/20
.naipe novo
em duplo salto é auto splinter em monocolor fortíssimo
- 2 sobre 1 = FG (exceto se o respondedor remarcar seu naipe)
- segunda fala do Abridor:
.outro naipe
inferior em nível 2= natural, naipe 4o. e força indefinida
.remarcação
do naipe rico de abertura = neutro, geralmente mínimo
.2
(abertura 1) ou 3/3(sem
saltar ou abonar) = natural 16+ pontos
.2ST =
natural 16 pontos
.naipe em
salto é splinter com abono 4o.
.remarcação
em salto = mão forte e naipe autônomo
- salto em novo naipe = mão forte mais de 15
pontos
- abono simples (2/2)
= 6 a 9 pontos com 3 ou 4 cartas
- abono em salto (3/3)
= convite com 4 cartas (10-11 pontos)
(para abonar
no nível 3 com 3 cartas convidando marca-se antes 1ST)
- abono em 4/4
= forte abono (5/6 cartas) mão fraca
- 2ST = abono 4o. FG
- segunda fala do Abridor
.remarcação no
nível 3 = naipe 6o. boa mão
.novo naipe ao
nível 3 = natural
.3ST = natural, boa
mão
.remarcação no
nível 4 = mínimo (12-14 pontos)
.novo naipe em
nível 4 = seca
- 3
(sobre 1) ou 4
(sobre 1) = naipe longo,
mão de barragem
- 3ST = splinter no outro naipe rico, 10 a 12 pontos
- 4/4
= splinter, 10 a 12 pontos
- De passado: salto em
novo naipe = convite com bom naipe 5o. e abono;
2 = Drury
(convite com 10-12 e abono)
Desenvolvimento do leilão após abertura de 1 em
naipe
- 4o. naipe = forçante a game
- 4o. naipe em salto = forçante com mão 5-5
- convites naturais naturais, após naipe rico abonado em nível 2
.2ST = mostra mão regular de 16 pontos
.outro naipe mostra honras e pede explicação de honras do
respondedor
.remarcação no nível 3 pergunta máximo (8-9 pontos) ou mínimo
(6-7 pontos)
- Sobre reversa:
- remarcação do respondedor é naipe 5o., neutro
- 4o. naipe ao nível 2, ou se não for possível, 2ST =
negativa, mão fraca
- outra voz = natural FG
Abertura de 1ST (requisitos: 15+/18- pontos, mão
regular)
- 2 = Stayman
(na
seqüência 3/3
é natural FG)
- 2/2
= transferência para naipe superior (Jacoby
Transfer)
- 2 = pede naipe pobre
(vide mss)
- 2ST = natural, convite com 8/9 pontos
- 3/3
= natural, convite com 6 pontos e naipe sexto
- 3/3
= artificial, convite a Slam em naipe pobre
- 4/4
= artificial, transferência para 4/4
- a transferência para naipe rico feita em
nível 2 e depois abonada em
nível 4, é mais forte e tentativa a
Slam se Abridor tiver o máximo
(não se usa a antiga convenção Gerber
de pergunta de Ases)
- 4/4
= conclusivo (para jogar)
- 4ST = quantitativo, convite a 6ST
Abertura de 2ST requisitos: 20+/22- pontos, mão regular
- 3
= Stayman (na
seqüência 4/4
é natural FG)
- 3/3
= transferência para naipe superior (Jacoby
Transfer)
- 3 = pede naipe pobre
(vide mss)
- 4/4/4/4
= transferência para naipe superior 4/4/4/5
- 3ST = quantitativo (convite a 6ST)
Abertura de 2 FG
requisitos: mão regular de 23+ pontos ou irregular de 21+ pontos
- 2 = neutro ("waiting"),
nega ausência de clara voz positiva
(a
segunda voz do Respondedor no naipe pobre mais barato é segunda negativa 0-3
pontos)
- naipe = bom naipe 5o. encabeçado de honra maior
- outras = naturais
Abertura de 3ST
("gambling") requisito: naipe pobre 7o. ou 8o. fechado e máximo Dama
lateral
- A resposta em 4 é
para passar ou corrigir para 4
- A resposta em 5 é
para passar ou corrigir para 5
- 4/4/5/Slams
são marcações conclusivas
Abertura de 2/2/2
requisitos: naipe 6o., barragem (vide artigo
aqui)
- 2ST = pede honra lateral
(Abridor só mostra honra se estiver no máximo e marca 3ST com AKQxxx)
- abonos = barragem
- naipe rico sobre pobre = forçante, pede abono
- naipe pobre sobre rico = cue-bid
Abertura de 3/3/3/3
requisitos: naipe 7o., barragem (Regra
do 3 e 2)
- abonos = barragem
- naipe rico sobre pobre = forçante, pede abono
- naipe pobre sobre rico = cue-bid F1
- marcação de game = conclusivo
- 4ST = pergunta Áses
Abertura de 4/4/4/4
requisitos: naipe 7o. ou 8o., barragem (Regra
do 3 e 2)
- naipe rico sobre naipe pobre = conclusivo
- naipe pobre sobre naipe rico = cue-bid F1
- marcação de game = conclusivo
- 4ST = ´pergunta Ases
Leilão Competitivo
- dobres negativos, responsivos e competitivos (vide dobres)
- sobre interferência adversária:
.abono em salto = fraco, 4 cartas
.salto em outro naipe = fraco, naipe 6o. ou 7o.
.cue-bid = abono limite ou +
.cue-bid em salto = splinter
.após resposta em nível 1 em naipe e interferência em 4a.
posição = dobro/redobro indica 3 cartas de abono ("support double")
Sobre dobro punitivo da
abertura de 1ST
- passo = aceita jogar 1ST dobrado
- redobro = quer punir adversário se marcar naipe
- naipe em nível 2 = natural, fraco e naipe longo
Sobre dobro da abertura de
1 em naipe
- redobre = quer punir ou mostrar força de 10+pontos
- marcação de naipe em nível 1 = F1
- marcação de naipe em nível 2 = NF
- salto em novo naipe = NF
- duplo salto em novo naipe = splinter com abono de 4 cartas
- 2ST = abono de 4 cartas e 10-11 pontos
Após interferência no
nível 2
- sobre 1ST = uso da convenção Lebensohl
- marcação de 2 em naipe = NF
- marcação de 3 em naipe = FG
- 2ST = é artificial e obriga a 3
segunda fala do Respondedor:
.naipe = conclusivo, para jogar
.cue-bid
= indica pega e pelo menos 1 naipe rico
4o. (interferência de 2
até 3)
.3ST = indica pega e ausência de naipe rico
- 3ST direto = força de game e ausência de pega
- cue-bid direto = força de game, pelo menos 1 naipe rico, ausência de pega
- dobre = informativo
Leilão Defensivo
- Interferência com naipe em salto = mão fraca, naipe longo
(não se aplica sobre abertura de barragem ou reabertura em 4a.
posição)
- cue-bid sobre naipe rico = Michaels
(bicolor de um pobre com o outro rico)
- cue-bid sobre naipe pobre = natural, bom naipe
- cue-bid em salto sobre naipe pobre = natural, barragem
- cue-bid em salto sobre naipe rico = pede pega para jogar 3ST (naipe pobre
sólido)
- interferência de 2ST em salto = bicolor dos naipes de menor hierarquia
excluindo naipe de abertura
- dobres informativo sobre abertura de barragem até 4
- reabertura com ST em 4a. posição:
.1ST = 10 a 14 e segue-se leilão natural, sem Stayman ou
transferências
.2ST = 18 a 19 e segue-se sistema com Stayman e transferências
- Lebensohl após dobre do parceiro a uma abertura adversária de 2 fraca
- sobre interferência ou dobre do parceiro = cue-bid F1, novo naipe NF
- sobre interferência de 1ST do parceiro, segue tudo como na abertura de 1ST
- interferência sobre 1ST adversário = usa-se ASPTRO
modificado:
.2 =
bicolor de com outro
.2 =
bicolor de com outro
.2ST = bicolor de pobres
.2/2/3/3
= natural naipe longo
Aproximação de Slam
- pergunta de Ases Romana (Avarelli)
e na interferência DOPI
- cue-bids em geral
- 5ST em salto =Grand Slam Forcing (GSF)
Saídas
- Com honra são naturais = cabeça de seqüência
- quarta carta
/ / /